O que faz um bom chocolate

Tenho uma relação estranha com chocolate. Eu não gosto de comê-lo puro mas gosto de preparações com chocolate. Chocolate quente, por exemplo. Eu provei vários chocolates quentes na minha vida. A maioria não passava de leite com achocolatado totalmente sem graça. Na Espanha o chocolate quente é  bem espesso (tomado tradicionalmente com churros) e tem quase uma conscistência de pudim. Provei alguns chocolates quentes pegajosos e ultra doces, feitos com leite condensado e chocolate ao leite. Esses últimos parecem ser os mais apreciados no Brasil mas estão longe de ter minha simpatia. Tenho aversão à coisas doces demais e fico enjoada só em pensar em tomar esse tipo de bebida. Mas acabei encontrando um chocolate quente perfeito pro meu gosto, inspirado em uma receita francesa.  A textura é cremosa e encorpada o suficiente pra fazer da bebida algo especial mas não tão espessa a ponto de parecer um mingau. O sabor é intenso sem ser enjoativo. E além de tudo a receita é simplérrima. Enfin, a receita perfeita… pra alguém capaz de apreciar um estilo de sobremesa mais intenso e menos doce. Tenho consciência que o estilo de sobremesa nacional é bem diferente do que descrevi acima e que muitos vão preferir acrescentar algumas latas de leite condensado e umas colheradas de maizena ao seu chocolate quente. Vão em frente, eu não estou aqui pra julgar ninguém! Mas pra aqueles que quiserem experimentar algo mais sofisticado aqui vai minha receita.

Antes, porém, preciso explicar algo. Escolher um chocolate de ótima qualidade é indispensável. Infelizmente o chocolate vendido no mercado brasileiro tem pouco teor de cacau e muito, muito açúcar. Outro problema é achar chocolate vegano no nosso país. Enquanto no resto do mundo a separação é muito clara (“chocolate ao leite” tem leite, todos os outros-na grande maioria dos casos- não tem) aí tudo é mais confuso. Mas as coisas estão mudando e uma pesquisa rápida na internet me mostrou que já tem bons chocolates no mercado nacional. A Garoto produz um “talento” com 55% de cacau e a Kopenhagen vende barras com 70%, sem falar da suíça Lindt que pode ser encontrada aí e que tem chocolates maravilhosos que vão de 70 a 85%. Só não esqueça de ler a lista de ingredientes pra se certificar que o chocolate é vegano. Uma dica: um bom chocolate tem no mínimo 50% de cacau e contém apenas manteiga de cacau,  massa de cacau e açúcar. Baunilha e leticina de soja também são encontradas em bons chocolates mas fuja de tudo que tiver óleo vegetal, gordura hidrogenada, produtos químicos que contém números ou qualquer outro ingrediente estranho.

Chocolate Quente

O ideal pra essa receita é um chocolate com 50% de cacau. O sabor é intenso o suficiente sem ser super forte ou amargo. Caso você não encontre um bom chocolate meio amargo ou não saiba qual o teor de cacau do seu chocolate (quase nunca vem escrito na embalagem aí), acrescente uma colher de sopa rasa de cacau (cacau puro, sem açúcar) ao chocolate quente pra intensificar o sabor. Se você gostar de sabores mais intensos ainda, como eu, use um chocolate com 70% de cacau. Eu não adoço meu chocolate quente  mas dependendo do chocolate e do leite de soja usado (alguns são mais ou menos  doces) será necessário acrescentar um pouco de açúcar. Porém tente manter o nível de doce baixo pra apreciar melhor o sabor do chocolate.

Ingredientes

2x de leite de soja

80g de chocolate com 50% de cacau  picado(ou 80g de chocolate meio amargo mais 1CS rasa de cacau)

açúcar a gosto (opcional)

2 pitadas de canela

Modo de preparo

Numa panela pequena, ferva o leite de soja mexendo sempre com um batedor de arame. Isso vai fazer o leite ficar espumoso. Tire do fogo e junte o chocolate picado. Bata vigorosamente (com o batedor de arame) até o chocolate derreter completamente e uma camada de espuma se formar. Caso também esteja usando o cacau, dissolva o pó em um pouquinho de leite frio antes de juntar ao leite quente e só depois acrescente o chocolate picado. Bata tudo até ficar homogêneo e com um pouco de espuma. Não deixe de usar o batedor, só assim os ingredientes ficarão bem incorporados e o chocolate quente ficará cremoso. Prove e adoce, se preciso. Distribua a bebida em duas xícaras, polvilhe com a canela e sirva imediatamente. Serve duas pessoas.

8 comentários em “O que faz um bom chocolate

  1. Parabéns, esse blog é maravilhoso, e vai facilitar pra mim, pois vou cozinha lá em Itajá com suas receitas. Bjs e sucesso.

    1. Sheila, eu tentei uma vez e gostei, mas o sabor ficou bem diferente, claro. Confesso que prefiro chocolate quente com leite de soja (cappuccino tambem), mas talvez seja porque aqui tem um leite de soja muito bom, mil vezes melhor do que tudo que provei no Brasil. Entao experimente uma vez com leite de amendoas e veja o que voce prefere.

  2. Fazem algumas semanas que eu descobri o sabor maravilhoso do leite de amêndoas e ando viciada …rs… Mas, não sei porque, tive a impressão de que ele poderia não se dar bem com o aquecimento. Vou tentar…
    E você tem toda razão com relação ao leite de soja: os produzidos aqui no Brasil são horríveis… Ugh!
    Adorei o blog.
    Querida, obrigada pela sua atenção.

    abs
    Sheila

    1. Sheila, eu adotei o leite de amêndoas e agora não posso mais viver sem. Até postei minha receita aqui no blog. Leite de amêndoas engrossa um pouco quando aquecido, o que é uma coisa boa quando se trata de chocolate quente pois fica ainda mais cremoso. O que me incomodou um pouco foi a combinação do sabor ligeiramente azedinho do leite de amêndoas e o chocolate amargo que uso. Mas como disse, talvez a mistura te agrade. Se tentar não deixe de dividir os resultados comigo 🙂

  3. Sandra, hoje fiz um chocolate quente e usei um leite que tem dado muito certo com minhas meninas. Faco um mix de leite de amendoas com leite de aveia numa proporcao um pouch menor para este ultimo e agradou muito meu paladar no quesito sabor, leveza e textura, porem, confesso que so havia experimentado a versao tradicional. Bom FICA a dica, ate mais Le

Deixe uma resposta