Que seja infinito enquanto dure

Casadas! Mariées!

Por onde começar? Dois anos atrás eu me apaixonei perdidamente. Dois meses depois do nosso primeiro beijo decidimos morar juntas. Quatro meses depois eu tinha a certeza absoluta que queria acordar todos os dias da minha vida ao lado dela. Semana passada, depois de muitos meses de planejamento, papelada e burocracia, nós nos casamos no consulado geral da França em Jerusalém. Conclusão? O amor move montanhas e tudo é possível na Terra Santa.

Recém casadas, saindo do consulado da França em Jerusalém. Note que na primeira foto do post, por falta de amigos/familiares presentes, jogamos arroz em nós mesmas. Será que dá sorte do mesmo jeito?

As comemorações começaram ontem. Fizemos um brunch em casa e convidamos os amigos que moram aqui. Preparei alguns pratos e pedi pra cada pessoa trazer algo pra comer ou beber. Algo vegano, claro. Dos presentes no brunch, sete eram veganos, um vegetariano e nove onívoros. Sempre me emociono ao ver meus amigos não-vegs comer minha comida e dizer que adoraram. Dessa vez a emoção foi ainda maior já que quando disse que gostaria que eles trouxessem algo vegano pro brunch ninguém (nem meus amigos palestinos ultra carnívoros) reclamou e no final todos elogiaram a comida e me agradeceram. Foi lindo ver meu amigo Ala chegar com uma caixa de achocolatado de soja, que ele confessou nem suspeitar da existência até aquela manhã, e meu amigo Ghassan, que nunca passou um dia sequer da sua vida sem comer um pedaço de carne, dizer que queria se mudar pra minha casa pra poder degustar minha comida todos os dias.

Anne adora comida tanto quanto eu, embora ela prefira mil vezes comer do que preparar. Queríamos celebrar nosso casamento de maneira descontraída, cercada por amigos verdadeiros e ótima comida. Essas fotos são da primeira parte do buffet. Tinha (feito por mim) salada de batata e pesto, salada de feijão fradinho, patê de tomate seco e semente de girassol, (feito pelos convidados) salada de macarrão, creme de pimentão grelhado, bolinhas de massa folhada recheadas com azeitonas, cream cheese, pão pita e baguete integral. Pra beber: três tipos de suco fresco, chá preto com frutas vermelhas (“Mariage Frères”, uma das minhas marcas preferidas de chás) e café da Eritrea, presente de uma amiga que acaba de chegar de uma visita  a esse país. Pra quem não sabe (eu não sabia até ontem), o café nasceu na região da África onde hoje estão a Etiópia e a Eritrea. Nossa amiga Sophie explicou que nesses países o café é quase sagrado e que eles torram os grãos verdes e moem minutos antes de preparar o café. O ritual todo leva quase duas horas e é repetido religiosamente todos os dias. Espero ter outra oportunidade de provar café da Eritrea pois sem dúvida nenhuma foi o melhor café que já tomei.

Também tinha mangas, uvas, figos secos, azeitonas pretas, pimentão vermelho em tirinhas e chips apimentados sobre a mesa. A segunda parte do buffet (Anne estava ocupada comendo e não tirou fotos) tinha: (feito por mim) bolinhos de aveia e passas, (feito pelos convidados) compota de figos e alecrim, pêras em calda e mousse de chocolate. Seguidos de mais café e chá verde com flores e frutas (“Le palais des thés”, minha outra marca preferida de chás).

Ghassan (de costas) durante sua missão impossível: convencer quatro vegs que carne é a coisa mais deliciosa do planeta. Isso foi antes dele provar as comidas sobre a mesa e voltar correndo pra cozinha dizendo: “Eu quero me mudar pra sua casa e comer isso todos os dias”. Ghassan é um dos nossos amigos palestinos que sabem que somos um casal. Depois de ter nos felicitado pelo casamento ele disse: “Se por acaso alguém causar qualquer tipo de problemas pra vocês, essa pessoa vai se ver comigo e com a minha família”. Ele vem de uma das maiores e mais importantes famílias cristãs da região e ninguém aqui quer ter problemas com eles. Ghassan mora no meu coração e não paga aluguel, como diria minha irmã Edna.

Temos a imensa sorte de ter amigos dos mais diferentes meios e países. Nessa foto tem representantes da Alemanha, Turquia, França, Itália, Palestina e Israel.

Moramos numa casa palestina tradicional que tem cerca de cem anos, feita com pedras extraídas dos arredores da cidade. As paredes têm quase um metro de espessura e o teto é em forma de cúpula. Mas a melhor parte dessa casa é o pequeno pátio, onde realizamos todos os eventos durante os meses quentes. Quando transformo minha casa em restaurante, por exemplo, é aqui que comemos. No fundo tem uma escada que leva a um jardim com oliveira, limoeiro, figueira, vinhas… As vezes Anne e eu tomamos café embaixo da figueira, escutando os passarinhos. Agradeço sempre aos céus por morar tão bem (principalmente quando penso na kitnete de 14m², com banheiro do lado de fora e no sexto andar de um prédio sem elevador em Paris onde morei durante seis anos).  A planta do lado esquerdo foi o presente de casamento de duas amigas francesas.

Conseguimos fazer uma pequena celebração descontraída, tranquila e delicada. Exatamente como queríamos. Uma comemoração com a nossa cara. Mas essa foi só a primeira de uma série de celebrações. Quando uma brasileira casa com uma francesa na Palestina é impossível fazer uma festa só. No final do ano terá um brinde na família de Anne e em julho do ano que vem uma grande festa na França. A festa no Brasil por enquanto ainda não tem data.

Pedimos a alguns amigos pra tirar fotos com a máquina de Anne. Essa foto, tirada por Andrea, um amigo italiano, é a minha preferida. Tudo que sobrou da maravilhosa mousse de chocolate de Johanna (a amiga alemã que me ensinou a fazer mutabal).

Eu, tomando o precioso café da Eritrea, e minha esposa. Anne é minha esposa! Anne é minha esposa! Continuo repetindo isso pois ainda parece maravilhoso demais pra ser verdade.

Não sei se estávamos mais felizes pelo reconhecimento da nossa união, pelo triunfo do nosso amor ou por ter amigos maravilhosos que respeitam nossas escolhas, sejam elas amorosas ou gastronômicas, e nos apoiam incondicionalmente. Eu sinto um imenso orgulho do nosso casal, da nossa história, dos nossos valores, dos nossos amigos e da vida que escolhemos ter.

Uma vida guiada exclusivamente pelo amor. Amor uma pela outra e amor ao próximo.

38 comentários em “Que seja infinito enquanto dure

  1. (L)
    O príncipe está na cozinha neste momento fazendo uma receita de gaspacho que o site diz ser vegana pra gente tomar bem gelado (Porque aqui está mais quente e seco que o fogo do inferno). Você está orgulhosa de mim? risos…
    Porque eu certamente tenho muito orgulho de ser amiga de uma pessoa como você, Sandrica!!!!

    Desejo a você e à Anne MUITAS felicidades e que a vida as trate bem.

    Sua casa é linda, vc, a Anne e a galera tb (Senti que Ghassan é meio máfia – quero ser amiga dele!).

    Beijos!!

  2. Estou olhando esse site a mais de horas e pensando no que escrever… são tantas as palavras que gostaria de te falar, tantas coisas gostaria de te desejar… enfim, vou usar meu singelo português mesmo e dizer que desejo do FUNDO do meu coração muita, mas muita felicidade pra vcs duas. Anne, seja mais que bem vinda a familia! Vc é muito especial e muito querida por mim. Fico feliz em saber q vc faz minha irmã feliz. Fico feliz em saber que vc a faz sobressair o que há de melhor nela. Sim, um dia ela me disse isso: “Ao lado de Anne eu so afloro as coisas boas dentro de mim, ela me transforma em alguém que so quer fazer o bem.”
    Acho que depois disso so o que tenho a dizer é FELICIDADES AS DUAS…. que Deus ilumine sempre o caminho de vcs e que juntas construam e vivam uma linda vida!
    Um bjao grande,
    Luca

  3. Que LINDO isso!!!
    Senti uma energia MUITO boa olhando as suas fotos e lendo este post.
    Encontrar a felicidade ao lado de quem se ama realmente não tem preço!
    Engraçado eu não conhecer vocês pessoalmente, mas o tanto que eu escuto falar já me deixa familiarizada com a história e fico feliz, de verdade, com essa conquista!
    Desejo à vocês toda a felicidade que se possa desejar…
    Parabéns pelo casamento, que a nova etapa seja cheia de coisas boas.
    =o)

  4. Ah, o amor, o amor! Como é bom amar e ser amado por essa pessoa, hein, branquinha? Desejo que vcs sejam muito felizes e que espalhem esse amor pra todo lado. E o bacuri? Vai rolar? 🙂 bjs

  5. Obrigada pelas mensagens e pelo carinho. Quando a gente mora tão longe da familia e da maioria dos amigos, esse tipo de atenção conta ainda mais.

    Mona, se você um dia quiser me visitar aqui, pode deixar que te apresento Ghassan e o resto da mafia. Se você comer churrasco com eles é capaz da familia te adotar!

    Rachel, obrigada pelos votos.

    Lulu, seu comentario fez nossos olhos se encherem de lagrimas.

    Cidoca, obrigada pelo abestalhamento. Podemos comemorar meu casorio em dezembro, quando eu passar por ai?

    Gabi, também sinto que ja te conheço, de tanto ouvir falar de você. Agradeço imensamente pela mensagem.

    Lilian, minha linda, estamos tentando espalhar o maximo de amor possivel ao nosso redor. Quanto ao bacuri, meu irmão Edinho me ensinou que quem gosta de criança é lombriga e papa-figo.

  6. Sandra, já estava há tantos meses, talvez até anos querendo te escrever, pedir notícias, mas depois de ter lido este post não tinha mais desculpas, eu tinha que te escrever!

    Menina, você é indescritível! A sua maneira de falar da Anne é simplesmente arrepiante, ela deve ser uma pessoa realmente MUITO MUITO especial. Na quinta-feira quando recebi o seu email falando do casamento eu pude receber sim, através da tela do meu computador todas as vibrações positivas e a felicidade que você passa através do que você escreve. Só posso te desejar que esta felicidade continue assim, plena e que vocês possam continuar vivendo este grande amor por muitos e muitos anos. Você pode sim ter muito orgulho da sua história e da sua vida.

    Fora isso, já tem um tempinho que dou uma olhadinha sempre que posso no seu blog e as receitas são maravilhosas. Acho fantástico você divulgar este modo de vida diferente da maioria. Eu tenho planos de me tornar naturopathe num futuro próximo e acho que suas receitas combinam perfeitamente com esta minha futura carreira.

    Um grande beijo para vocês duas e me avise quando você estiver na França, quem sabe a gente pode se encontrar? A gente se mudou daquele micro apertamento que você conheceu e agora temos a possibilidade de receber os amigos decentemente:) Me mantenha informada.

    Beijão, Simone

  7. Duas mulheres incríveis!
    Parabéns pela união, meninas.
    Impossível utilizar palavras melhores.. eu resumiria vocês em: “Uma vida guiada exclusivamente pelo amor. Amor uma pela outra e amor ao próximo.”
    Continuem dando o exemplo e só a felicidade chegará até vocês.. desejo tudo de melhor, de verdade.
    Grande abraço!

  8. Oi Sandra, achei seu blog por indicacao de um amigo comum, o Allen, e confesso que estou maravilhada. Sou onivora, aprendi isso com vc, mas adorei as fotos, as receitas e fiquei com agua na boca a cada post lido, morrendo agora de vontade de visitar uma feira na palestina ( nao encontrei como vc foi parar ai) e comer o pate de beringela. Achei sua casa linda e acredito q vc e anne sao uma inspiracao. Todo dia desejo aos meus filhos uma vida rica de experiencias, como a sua, tao lindamente retratada nesse blog. Obrigado por compartilhar com desconhecidos como eu as cores belissimas que compoe sua vida! Tassianna, Natal, Brasil

  9. Eu que descobri o blog há poucos dias, to vasculhando os posts e encontrei esse, tão lindo. Uma declaração de amor pura e sincera. Deu até um nó na garganta (sou uma manteiga derretida mesmo rs). Desejo felicidades as duas. (com um ano de atraso rs).

    1. Obrigada, Emanuella. Ja faz quase um ano, como o tempo passa rapido… A festa que queriamos fazer na Franca era pra ter acontecido durante essas ferias (mais precisamente semana passada), mas tivemos varios problemas tecnicos e os planos foram temporariamente anulados.

  10. Sandra, a sua história de vida me inspira. Eu sou vegetariana há muito tempo, mas depois de virar leitora assídua do seu blog fiz várias mudanças na minha vida. A primeira e mais importante foi aprender a cozinhar ( coisa que tem dado certo segundo os comentários do meu marido) para poder fazer a mudança para a dieta vegana. Cada dia fico mais feliz com minha escolha. Muita felicidade para você e Anne. E continue firme inspirando outras pessoas.

    1. Camila, fico muito feliz em saber que o blog te inspirou a aprender a cozinhar. Esse é um conhecimento indispensável pra todos (vegs ou não). Quanto a continuar inspirando outras pessoas, bem, vou fazer o possível:-)

  11. Sandra querida (posso chamá-la assim né?)

    Eu já sabia que havia muito mais neste blog do que receitas veganas, mas tenho tentado degustá-lo lentamente como quem saboreia um bom vinho (ops, esta não é a melhor imagem pra você, rsrss). Hoje cheguei neste post maravilhoso. Estou emocionada, sem palavras. Como é bom saber que coisas tão doces e belas acontecem por esse mundo a fora e, ainda mais, em uma terra tão bela e tão sofrida.
    Hoje vou dormir com a alma leve, pensando em você, na Anne e no meu Levi, que graças aos seus ensinamentos está gestando no escurinho de minha cozinha.

    Boa noite meninas ( acho que pra vocês já é bom dia né). Quando eu fazia Yoga tinha um mantra que eu adoro. Quero oferecê-lo a vocês: “Que o eterno sol te ilumine, que o amor te rodeie e que a luz pura interior guie teu caminho”.

    Com carinho

    Sandra

    1. Lindo esse mantra, Sandra. Muito obrigada pelo comentário tão bonito. Transmitirei a mensagem a Anne quando falar com ela hoje (ela está atualmente em Gaza, trabalhando).

  12. Nossa, só vi esse post agora, linkado no do aniversário do blog agora em 2013! Adorei ver fotos da sua casa, Sandra, que não sabia ser de pedra! Linda, linda casa, adorei as fotos da reunião com os amigos, adorei ver fotos suas e de Anne juntas (acho que nunca tinha visto vcs assim, tão de pertinho). Fico feliz que vcs continuam juntas e felizes. Adoro histórias de amor <3

  13. Sandra… escolhi esse post pra comentar porque ele foi um daqueles que encheu meu olhos de lágrimas. Escrevi um email pra você faz um tempo, mas não sei se chegou :/
    Resumindo:
    Não te conheço, nunca falei com você na minha vida e eu sinto como se você fosse minha melhor amiga. Tenho 16 anos e sou vegetariana há pouco tempo, faço suas receitas e tento sempre seguir suas dicas pra ter uma vida mais saudável. Me emociono muito com sua história porque lembra minha mãe, que sempre foi uma guerreira, também nordestina e morreu faz 2 meses. Admiro seu trabalho e sua coragem demais! Luto todos os dias para que no futuro eu consiga ser um pouquinho do que você é e do que minha mãe foi. Obrigada por ser maravilhosa!

  14. Olá Sandra,
    encontrei o seu blog há meses, procurando por receitas na Internet. Aqui é fantástico e você escreve de uma forma incrível. Eu e Amanda, minha companheira há 6 anos, já testamos várias receitas e só hoje, quando eu procurava por ideias de aperitivos vegetarianos (pois estamos de passagem na casa de uma amiga) encontrei este post sobre o seu casamento… eu fiquei muito emocionada! Muito obrigada por compartilhar! Quem sabe surja a oportunidade, caso vocês estejam no Brasil, de virem para a comemoração que oficializa a união que eu e Amanda vimos pensando há tempos? Mais uma vez, gratidão e muita luz.

    1. Mariana, quanta honra ser convidada pra oficialização da sua união:) Muito obrigada. Estarei no Brasil em breve, mas acho que dessa vez não sairei de Natal. Vocês por acaso moram em Natal? Ficaria bem mais fácil fazer uma visita…

      1. Oi Sandra, nós vivemos em Campinas-SP, mas há 5 anos meus pais e irmãos moram em Natal 🙂 Quem sabe não coincide estarmos lá, seria muito legal; quaisquer novidades sobre nossa ida para a Cidade do Sol dou um toque! Muito obrigada!

  15. Oi Sandra, que lindo post. Aos poucos vou descobrindo um pouco mais além das receitas maravilhosas neste blog. Hoje fiquei encantada com sua história na Palestinha. Um blog que tem histórias lindas, receitas deliciosas e inteligentes além de pessoas muito muito interessantes. Fiquei com vontade de conhece-las. A fotos dos mercados parecem um sonho e sua casa um atelie de sabores. Fiquei água na boca e muita vontade de participar desse jantar na sua casa. (olhas só já me convidando, rsrs) Quem sabe vcs nao passam por aqui na Áustria um dia e tentaremos explorar as possibilidades veganas locais? Lendo sobre o casamento de vcs me fez lembrar um pouco do meu casamento com meu marido aqui nos alpes, as burocracías que enfrentamos pelo fato de eu ser estrangeira e ambos estudantes, ou seja, sem ganho fixo, já foi complicado, imagino para vcs como deve ter sido. Ainda bem que vcs tem amigos preciosos aí que as protegem e acolhem. Cada post me faz viajar como se estivesse lendo um romance. Sugiro que vc escreva mais um livro, além dos de receitas claro, mas sim um livro com sua linda história familiar, escolhas pessoais, amor, sabores e sonhos, pois transmitirá nao só inspiracao mas também aprendizado para muitos leitores.

  16. Li esse preciosidade, só hoje!!! Tô aqui muito emocionada e feliz por ver que as pessoas se encontram,sim!!!! Aliás, encontro de almas, ou reencontro de almas que se escolheram antes de vir para este plano…..

    1. Obrigada:) Pois é, quando duas pessoas precisam se encontrar elas se encontram nas situações e lugares mais inusitados. Eu conheci Anne no campo de refugiados onde trabalho…

  17. Olá, meu nome é Claudia e moro na Holanda, gosto muito de escrever para pessoas que moram fora do Brasil para trocar idéias sobre os paises que moramos,
    Desculpe eu não li todo o texto do blog, eu fiquei na dúvida quem é Anne das duas??
    Se tiverem tempo podem me escrever para trocar ideias, eu sempre faço isso quando encontro blogs de brasileiros fora do Brasil é curiosidade de saber como nós vivemos em outros paises!
    Beijos e muitas felicidades,
    Claudia

  18. Faz pouquíssimo tempo que descobri essa preciosidade de blog e já testei algumas receitas, sou onívora. Mas adoro comida, comida boa, gostosa. E que post maravilhoso, me emocionei com a linda história de vocês, sempre é tempo de desejar felicidade e muita saúde para vocês.

Deixe uma resposta