Nutrição x Macarrão

Salada de macarrão com brócolis e pesto

(Você sabia que ao clicar em qualquer foto do blog ela fica do tamanho da tela? Não?! Estranhamente algumas fotos que publico aqui ficam ligeiramente “borradas”, como essa de cima. Experimente ver a foto em tamanho gigante e admire todo o esplendor verdoroso dessa salada.)

Ninguém pode negar a praticidade do macarrão. Ele cozinha em poucos minutos, é barato, satisfaz  a fome mais voraz e pode ser misturado a um número quase infinito de ingredientes. É o primeiro prato que a maioria das pessoas aprendeu a fazer e é o melhor amigo de quase todos os jovens que moram sozinhos ou que começaram a preparar a própria comida em casa. Eu mesma vivi de espaguete com molho de tomate e sardinha durante seis meses quando me mudei pra Paris e cada centavo que saía do meu bolso era contado (perdão, veganos sensíveis, mas eu ainda não tinha adotado o veganismo naquela época). Macarrão quebra um galhão! Estou pensando em fazer camisetas e adesivos com essa frase. Acho que será um sucesso entre pessoas que têm de 15 a 25 anos.

Mas, embora eu deva a vida àquele espaguete francês de 0,90€, macarrão não entra na minha lista de comidas preferidas. Tenho a impressão que meu desgosto (“desgosto” aqui significa “ato de des-gostar”) por macarrão foi se acentuando com o tempo e tem dois motivos. Primeiro: macarrão enche barriga, certo, mas não alimenta. Eu faço uma distinção bem clara entre comida que alimenta (cheia de nutrientes) e comida que preenche o vazio do estômago mas que é nutricionalemente pobre. Segundo: com tanta coisa deliciosa pra se comer, por que comer macarrão? Sei que alguns vão discordar dizendo que macarrão é uma das coisas mais saborosas do mundo. Não preciso entrar em uma discussão sobre o assunto, afinal todos sabemos que gosto é como nariz, cada qual tem o seu e ponto final. Continue comendo seu prato de massa que eu continuo comendo meu quinoa e ninguém perturba ninguém.

O problema é que moro com uma das maiores fãs de macarrão que já conheci. Anne poderia comer macarrão todos os dias durante anos sem nunca reclamar. A única coisa que a impede de transformar macarrão na base da sua alimentação é minha falta de entusiamso por esse produto. Mas equilíbrio é tudo e acabamos chegando a um acordo. Macarrão tem que ser integral, preparado com muitos, muitos legumes e comido no máximo uma vez por semana. Eu sei, pode parecer tirania mas não me importo. Quem manda na minha cozinha sou eu e ela sabia disso quando casou comigo!

Essa receita de salada da macarrão é um ótimo exemplo desse nosso acordo. Preciso misturar uma boa dose de legumes ao macarrão pra ter a sensação de estar comendo algo nutritivo e não engolindo um prato de papel picado (heresia, eu sei, mas é assim que o meu estômago analisa um porção de massa). Ao juntar bastante brócolis e tomate, a quantidade de nutrientes aumenta sensivelmente e o pesto e as azeitonas trazem muito sabor (e mais nutrientes) ao prato. No final eu e Anne ficamos felizes e nosso casamento está salvo.

Salada de macarrão com brócolis e pesto

Esse pesto é uma interpretação livre da receita tradicional. Originário de Gênova (Itália), o pesto clássico é feito com mangericão, pignoli, alho e sal. As mamas picam tudo com uma faca estilo “mezzaluna”, assim os ingredientes ficam triturados mas não se transformam em creme. Como acho o pesto clássico muito pesado, criei uma versão mais leve, cremosa e líquida. Minha versão ainda tem a vantagem de ser bem mais fácil de fazer. Pra fazer essa salada uso azeitonas marinadas, que compro no peso aqui em Belém. Detesto azeitonas enlatadas mas se você gosta, sinta-se livre pra usá-las nessa receita. Ou então deixe de fora que o pesto tem um sabor bem marcante e não precisa de complementos.

2 ½ x de brócolis, cortado em buquês pequenos

1 ½ x de tomate cereja, cortado em quatro (corte primeiro e meça depois)

1 punhado de azeitonas pretas (opcional)

200gr de macarrão do tipo penne (ou parafuso), integral

Pesto:

1 ½ x de manjericão (aperte bem as folhas dentro da xícara quando for medir)

½ x de castanha do Pará

1 dente de alho pequeno

1cs de suco de limão

1/3x de água

azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Cozinhe o brócolis no vapor por alguns minutos. O brócolis deve ficar cozido, mas ainda crocante. Cozinhe o macarrão ao dente.  Coloque o manjericão, castanha do Pará, alho, suco de limão, uma pitada generosa de sal e outra de pimenta no liquidificador. Junte a água e triture até as castanhas ficarem com a textura de uma areia fina. Talvez você precise desligar o motor algumas vezes e raspar as laterais do liquidificador com uma espátula de silicone (ou uma colher). Com o motor funcionando, despeje um fio de azeite (pelo buraco da tampa) até o molho atingir uma conscistência cremosa. Minha garrafa de azeite tem um biquinho pra dosar, então acrescento o azeite em um fio bem fininho e conto até 20. Acho que no total uso entre 1/4 e 1/3x de azeite (fiz mais uma vez e medi: uso 1/4x). Prove o molho e corrija o sal, Em uma tigela média, misture o macarrão, o brócolis (salgue ligeiramente antes de misturá-lo aos outros ingredientes), o tomate, a azeitona e 2/3 do molho. Mexa bem, prove e acrescente um pouco mais de sal, se necessário. Eu acho que 2/3 do molho é suficiente (guardo o resto na geladeira e utilizo em outro prato), mas se achar que a salada precisa de mais molho use todo o pesto. Polvilhe com um pouco de pimenta do reino (melhor se for moída na hora) e sirva morno ou em temperatura ambiente. Serve 2 pessoas como prato único.

6 comentários em “Nutrição x Macarrão

    1. Macarrão congelado da Sadia… Macarrão congelado da Sadia…Passei o dia tentando pensar em outra coisa mas essas palavras não saem da minha cabeça. Tô com medo de ter pesadelo hoje a noite. Mona, minha bichinha, vamos conversar. Você esta tentando se punir por alguma coisa malvada que fez na época da ETFRN? Seu corpo e suas papilas merecem melhor. Compre um pacote de macarrão, coloque uma panela de agua pra ferver e se livre desse karma, irmã!

  1. menina, se laurinho te pega por ai (juntamente com todos os devoradores de macarrão) vc está frita!!!!
    eu gosto mto de macarrão, mas daqueles saborosos. E a sua receita
    “looks scrumptious”

Deixe uma resposta