Já percebeu que todas as receitas da sessão “café da manhã” do blog contêm aveia? Aveia é um dos meus alimentos preferidos e, por ter tanta fibra, vitaminas, minerais e ser rápido de preparar, acho que ela é perfeita pro café da manhã da semana. Nos fins de semana gosto de longos e fartos cafés da manhã, mas quando o tempo é curto prefiro a praticidade e a simplicidade de um prato de aveia. Em poucos minutos preparo uma refeição super nutritiva e que me dá energia até a hora do almoço, além de trazer reconforto nessas manhãs frias de inverno.
Adoro minha papa de aveia tradicional, mas faz alguns meses que me apaixonei por uma papa de aveia crua que é ainda mais prática e deliciosa. Os anglofones chamam isso de “overnight oats” e eu traduzi pra “aveia dormida”. O princípio é simple: você mistura aveia com leite, deixa repousando uma noite na geladeira e na manhã seguinte sua papa está pronta, sem precisar passar pelo fogo. Enquanto “dorme” na geladeira, a aveia absorve o leite e fica macia, como se tivesse sido cozinhada. Se estiver quentinho gosto de comer minha aveia dormida fria (tiro da geladeira assim que acordo e deixo em um cantinho da cozinha enquanto tomo banho e me arrumo, assim ela não fica tão gelada), mas no inverno gosto de aquecê-la antes da degustação. Sempre complemento minha aveia com uma fruta fresca e algumas oleaginosas, pra aumentar o sabor e o valor nutritivo da refeição. Ultimamente minha mistura preferida é pera e castanha do Pará. Acho que leite de amêndoas, cardamomo e pera combinam maravilhosamente bem. Castanha do Pará, além de ser minha oleaginosa preferida, é uma excelente fonte de selênio (com apenas 1 unidade um adulto consegue suprir 100% da necessidade diária desse nutriente). Mas a receita é pra ser usada como guia então sinta-se livre pra usar as frutas, oleaginosas e especiarias que preferir.
Um café da manhã rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas? Confere. Prático e rápido de preparar? Confere. Vegano e delicioso? Confere. Esqueça (pelo menos de vez em quando) o pão com café e comece a cuidar do corpo e da saúde logo de manhã.
Aveia dormida (com pera, castanha do Pará e cardamomo)
Você tem que começar a preparar essa receita na véspera, mas lembrar de colocar a aveia de molho antes de ir pra cama é a única “dificuldade” aqui. O tempo se encarrega de fazer o resto do trabalho e na manhã seguinte você encontrará um delicioso café da manhã esperando na geladeira. Acho que a fruta é suficiente pra adoçar a mistura, mas se você sentir que precisa de mais um “docinho” adoce da maneira que preferir (sugestão: coloque um punhado de passas de molho com a aveia). Quando posso, uso um punhado de castanhas pra aumentar a proteína da papa, mas castanha do Pará é extremamente cara aqui então na maioria das vezes me contento com 1 ou 2 unidades.
½ x de aveia em flocos grossos
¾ x de leite de amêndoas (ou seu leite vegetal preferido)
1 pera, em cubinhos ou ralada
6 castanhas do Pará, picadas
1/3 cc de cardamomo em pó
Misture a aveia, o leite de amêndoas e o cardamomo. Guarde em um recipiente com tampa na geladeira por 12 horas (uma noite). Na manhã seguinte, misture a pera e as castanhas com a aveia e sirva. Se preferir comer a aveia quente, aqueça a aveia dormida, antes de misturar com os outros ingredientes, em fogo baixo. Acrescentando mais leite, se preciso. Misture a pera e as castanhas e sirva. Rende 1 porção.
eu também gosto muito de aveia no café da manhã! pena que quando eu acordo fico com muita preguiça de ir ao fogão. mas vou tentar essa receita 🙂
um xeru!
Essa receita é perfeita pra você! Não precisa ir pro fogão pra fazer sua papa de aveia de manhã, deixe a geladeira prepara-la durante a noite 🙂
Vou comer amanhã, eba!! Mas não sei se ela vai substituir em meu coração o lugar da “melhor papa de aveia do mundo”
Confesso que a “melhor papa de aveia do mundo” também ocupa um lugar especial no meu coraçao. Mas como ando muito ocupada ultimamente, ando optando pela praticidade da aveia dormida.
Olá :o)
… parece que “andamos todos ligados” :o)
… esta semana ofereceram-me uns grãos de cardamomo, especiaria que eu desconhecia !..
… Pesquisei em livros cá em casa, e pela Net, e realizei que tenho “falhado muito” com a ausência desta Especiaria, na minha cozinha… :o)
… Esta tarde decidi, ao falar com quem me ofereceu a ditas (e que agora me parecem ser tão poucas para tantas sugestões .. :o) … que iria fazer um doce com elas …
e neste momento … “puff” (magia da realização imediata :o) … uma receita que:
1- por-me-á em dia com a aveia (tenho vindo a ignorá-la há já muito tempo)
2- usar umas pêras bem maduras que tenho no meu cesto de fruta
3- testar, versão cru e doce, as tais sementinhas, que mastigadas me fazem lembrar um não sei de onde “momento que me faz sorrir” …
Abraço de Portugal … Obrigada
Se o cardamomo que você ganhou é inteiro, dentro dos baguinhos verdes (como na foto, ao lado das peras), você tera que abri-los e extrair as sementinhas pretas. Ai é so pilar ou moer e usar. Aqui na Palestina essa especiaria é muito usada, tanto em pratos salgados como doces. Eles perfumam até o café com cardamomo (moem as sementes junto com os grãos de café) e fica uma delicia!
…. são já as sementes soltas …. escuras …. :o)
…. e muito Obrigada :o)
…. é bem interessante saber que há tantas maneiras de se fazer uma “coisa só”, como o exemplo do café :o)
… eu já pus no meu, canela :o)
Abraço
Experimentei a aveia dormida, só adoçada com um pouco de açúcar. Foi paixão à primeira colher. Como minha manhã é muito corrida, é o café da manhã perfeito pra mim.
Pois é, quando pensei que papa de aveia não podia ficar melhor, descobri a praticidade da aveia dormida. Que bom que você gostou também.
Olá, Sandra!Experimentei também esta versão de papa de aveia(além da de chia) e adorei, tem um sabor exótico delicioso!Não sei qual das duas melhor!Estou a ficar viciada! No sábado, ao almoço, fiz novamente a versão com chia mas juntei ameixas secas picadas em vez de passas e ficou ótima!Em breve farei a versão com coco. Já publiquei lá no blogue um post sobre as papinhas(http://aromadecaf.blogspot.com/2012/02/as-melhores-papas-de-aveia-do-mundo.html).
Beijinhos, de Portugal
Eu também acho difícil escolher entre as três… Mas acho que aveia dormida conseguiu passar na frente da papa cozinhada com coco. Obrigada pela divulgação no seu blog.
menina!! resolvi fazer e amei, estou viciada!!! 😛
Aveia é minha droga matinal e fico feliz em saber que estou viciando outras pessoas:)
Dá pra fazer com água? E deixar fora da geladeira?
Estou sem geladeira pelos próximos meses (vida de estudante) e nunca provei algum leite vegetal que gostasse…
Acredito que voce pode deixar a aveia de molho fora da geladeira, sim, mas sinceramente, papa da aveia na água está longe de ser algo saboroso…
Querida, gostaria de saber quais leites já experimentou e se o de sementes de girassol, cai bem. Um abraço e agradecida por ter te acessado!
Confesso que sou uma preguiçosa para cozinhar e para café-da-manhã, mas esta aveia dormida achei uma grande ideia! Vou fazer hoje mesmo!
Oi! Eu também AMO papa de aveia!
Mas olha só, não sou vegetariana, então peço que tenhas um pouquinho de paciência comigo, por favor!
Minha dúvida é: a aveia que você usa é aquela de caixinha que vende em supermercados mesmo?
Aveia em flocos é sempre a mesma, Monick, só o tamanho dos flocos que muda (finos, médios ou grossos). Eu compro a minha ‘a granel’, mas a de caixinha que vende em supermercados é a mesma.
Ok! Muito obrigada =D
Mas em alguns sites vegetarianos eles comentam com embasamento cientifico que frutas não combinam com cereais muito menos com leite.
Posso usar leite de vaca, desses em pó e misturado com água, nessa aveia dormida?
Eu não tomo nem recomendo leite de vaca pra ninguém. Tem diversos leites vegetais (soja, aveia, coco, castanha…) que são acessíveis, muito melhor pra sua saúde, pro planeta e pras vaquinhas 🙂
Oi Sandra, tudo bom? Eu posso substituir o cardamomo em pó pelo em sementes? Se sim, como faço esta troca? Obrigada e feliz ano novo pra você!
Cardamomo em pó é o cardamomo inteiro (sementes) que foi moído. Então você pode usar as sementes, claro, mas será preciso moer antes (eu uso um pilão pra fazer isso). E se elas ainda estiverem no bago, é preciso quebrar a casca pra liberar as sementes. Sementes de cardamomo, além de duras (vai incomodar nos dentes), só liberam o aroma depois de moídas/piladas.
Oi, dá para usar água no preparo em vez de leite vegetal?
Claro que dá. Mas não garanto que o sabor vai ser bom.