Em 2009 passei uma longa temporada em Natal e levei uma (recém adquirida) máquina de fazer leite de soja. Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que não sou fã de leite de soja, mas acontece que adoro tofu e tinha sido informada que encontrar tofu decente em Natal é uma missão impossível. Tofu feito em casa é muito superior ao encontrado no mercado em matéria de sabor, mas sem uma prensa industrial a textura é bem mais mole do que a do tofu que eu tinha costume de comer. Então comecei a fazer patê com meu tofu caseiro mole e o sucesso foi imediato. Minha família e meus amigos adoraram e cheguei até a vender vários potinhos por semana. Meus clientes eram onívoros, mas muitos eram intolerantes à lactose e enfrentavam o mesmo problema que nós veganos enfrentamos: depois de ter tirado a manteiga, requeijão e queijo da dieta o que passar na nossa fatia de pão?
Mas a produção de patê de tofu acabou quando voltei pra Palestina e alguns amigos me escreveram pedindo minha receita secreta. Demorei bastante pra atender a esses pedidos, não porque não queria dividir a receita com eles, mas porque aqui onde moro não tem tofu (a máquina de fazer leite de soja ficou em Natal, então não posso mais fazer tofu em casa). Estava planejando uma viagem ao país vizinho pra comprar tofu há meses mas nunca achava tempo. Domingo passado decidi que não podia mais privar meus amigos de patê de tofu então atraverssei a fronteira logo cedo e voltei pra casa carregada de tofu. Eu sou o tipo de pessoa que faz grandes sacrifícios pelos amigos (o fato de Anne e eu adorarmos tofu não tem nada a ver com isso, foi puro altruismo).
Fiquei com medo da receita não funcionar com tofu industrializado mas pra minha grande alegria deu certíssimo. De todos os sabores de patê que fazia em Natal, o de tomate seco e ervas era o mais popular e foi essa receita que meus amigos pediram. Esse patê é absolutamente delicioso e agrada vegs, não vegs e simpatizantes. Amigos veganos ou intolerantes à lactose, vocês nunca mais ficarão com inveja do pão com requeijão da pessoa comendo do seu lado: vocês acabam de encontrar um substituto perfeito (e muito mais saudável). Raíssa e Bernd, essa receita é pra vocês.
Patê de tofu com tomate seco e ervas
O sabor do patê vai depender da qualidade do tofu utilizado, então use o melhor tofu que encontrar (quanto mais fresco melhor). Eu prefiro usar tomates secos que não são conservados em óleo, mas se isso é tudo que você achar use uma folha de papel toalha pra enxugar um pouco do óleo dos tomates. Se você achar cebola e alho desidratados (em pó ou flocos) o patê fica ainda mais gostoso e rápido de preparar: use 2cs de cebola desidratada e 1cc de alho em pó no lugar da cebola e do alho frescos. Se quiser fazer uma versão “tomate seco e manjericão” (minha preferida), substitua as ervas desidratadas por 2cs de manjericão fresco picadinho.
300g de tofu (quanto mais fresco, melhor)
1/2 x de castanha de caju (não tostada e sem sal), de molho por pelo menos 6 horas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 ½ cc de levedo de cerveja em pó (opcional)
1cc de grãos de mostarda (opcional)
½ cc de feno grego (opcional)
2cs de suco de limão
½ cc (rasa) de sal (ou a gosto)
1 pitada generosa de pimenta do reino
1cs de azeite
entre ½ x e ¾ x de água
½ x de tomate seco picadinho
2cc de ervas desidratadas (alecrim, orégano, manjericão e tomilho)
Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e deixe cozinhar mais 1 minuto. Reserve. Se estiver usando a mostarda em grãos e o feno grego, pile os dois juntos até virar um pó fino. Coloque todos os ingredientes, menos a água, o tomate seco e as ervas, no liquidificador (não esqueça de escorrer as castanhas primeiro). Ligue o motor e adicione a água aos pouquinhos. Dependendo da textura do tofu utilizado você precisará de mais ou menos água, mas vá com calma pois o patê deve ficar bem espesso. Será necessário parar o motor algumas vezes e mexer o patê pra que todos os ingredientes sejam triturados. Quando o patê estiver bem cremoso (esfregue um pouco da mistura entre os dedos: se você não sentir mais pedacinhos de castanha inteiros está pronto), junte o tomate seco em pedacinhos e as ervas desidratadas. Misture bem (com uma colher) e transfira pra um recipiente com tampa. Se conserva até uma semana na geladeira. Rende aproximadamente 2x.
Hmmmm… Acho que está dentro das minhas habilidades culinárias 🙂
Estou me consultando com uma médica homeopata e ela disse pra eu aprender a cozinhar se eu quiser ficar grávida, se não não haveria o que oferecer de bom aos meus filhos… eu concordei… vou aprender!
Você não pode dar macarrão congelado pros bichinhos, né?
rsrs… lá vem o macarrão de novo….
Nossa ninha, nem acredito! A tão esperada receita! 🙂 Vou correndo em busca de tofu agoora! Muito obrigada por disponibilizá-la. 🙂 Depois te digo o resultado.
Hoje e na semana passada fiz uns cupcakes de chocolate. Eles são tão fofinhos que até vicia em fazer. Depois veja as fotos no meu blog 🙂 Faz um sucesso tão grande que o povo vive me pedindo a receita, estou até pensando em vender pela universidade.
Uma amiga minha que é vegan me fez conhecer outra salvação para a falta do queijo, um creme vegetal de soja sabor alho, que é produzido em natal mesmo e vende no supermercado. É muito gostosinho. Não sei se você já viu algo parecido por aí.
Beijos
Vender cupcakes veganos na universidade? Oooootimo! Va em frente e se ficar rica você vem me visitar na Palestina e traz toda a minha familia 🙂
Eu provei o creme de soja com alho quando estive em Natal. So não gostei mais porque achei muito parecido com maionese (a textura) e detesto maionese, mas todo mundo la em casa adorou. Mas lembro que o creme que provei vinha da padaria Gosto de Pão então talvez não seja o mesmo…
Vai demorar um pouquinho pra eu conseguir esse dinheiro todo, mas pode deixar! 🙂
beijos
Sempre tive preconceito com tofu, mas aki em Natal tem um restaurante japones, o Take ya, que tem uma omelete de tofu ( sem ovo ) com cogumelos e cebola que é uma delícia, vem com um caldinho delicioso. Ainda nã tive coragem de pedir ao dono a receita, mas se eu conseguir um dia te passo. Vou tentar o patê, só achei ingredientes demais, vou dar uma enxugada kkkkkkk bj
Eu ja fiz omelete sem ovo com tofu sedoso (um tipo de tofu que parece um pudim bem firme), mas se você conseguir a receita do Take ya, por favor, por favor divida comigo! Eu faço cookies pra você 🙂 Nunca achei tofu sedoso em Natal então fiquei curiosa pra saber como eles fazem a omelete no restaurante. Quanto à longa lista de ingredientes do patê, tenho uma justificativa: tofu é uma das coisas mais sem gosto que existe, então você precisa tempera-lo muito bem pra transformar o bloco branco insipido em algo delicioso. Mas adapte a receita ao seu gosto e depois me conte como ficou.
Vou jogar no google quem sabe acho a receita? Entendi, totalmente justificado!!!! Só uma pergunta: o que diabos é feno grego??? kkkkkkkkkkkkkkkk
Feno grego é uma sementinha amarela muito usada na culinaria indiana e na arabe também (embora menos). Em Natal você vai encontrar feno grego na loja “Ervas e Temperos” na CEASA e no Alecrim (talvez nos supermercados grandes, mas não tenho certeza). Tem um sabor que eu adoro, mas não precisa vasculhar a cidade iteira atras dessa especiaria pois é um ingrediente opcional no patê.
Olá, adorei a receita e já vou correr atrás dos ingredientes, mas como é a primeira vez que entro aqui gostaria de saber o que significa cc e cs nas suas receitas. Muito obrigada. Vilma
Colher de chá (cc) e colher de sopa (cs). Seja benvinda, Vilma.
Acabei de fazer, amei! só acho que os tomates secos que usei estavam meio apimentados… sério, sem os tomates tava suave, com um gostinho bem suave, com os tomates secos ficaram meio “apimentados”, não sei explicar… ou o sabor dos tomates secos era tão forte que deu essa impressão… mas igual, ficou ótimo, compensou a pimenta que esqueci de colocar… o blog tem me ajudado bastante na minha missão de diminuir os produtos de origem animal. continue multiplicando suas experiencias!
Samanta, nunca ouvi falar de tomates secos apimentados, mas como gosto de uma pimentinha, acho que eu ia aprovar:) Espero continuar ajudando com as minhas receitas.
Oi, acompanho todas as postagens do seu blog e adoro! Queria comprar a máquina para fazer tofu, já que aqui (Pernambuco) – sua vizinha do nordeste brasileiro -, o tofu é muito caro e eu não encontro facilmente. Você aconselha comprar? qual a marca da sua? Bjs
Rafaela, a máquina não faz tofu, e sim leite de soja. Esqueci a marca da minha máquina… Perdão, mas ela mora no Brasil e, por só ver a bichinha de ano em ano, acabei esquecendo. Mas de todo jeito sei que ela não é vendida no Brasil, então essa informação não ia te ajudar. Desculpa:( Sei que é possivel fazer leite de soja sem máquina, então pretendo testar um dia. Só ainda não fiz isso (tem um monte de leitores esperando a receita do tofu caseiro) porque aqui onde moro não encontro soja em grãos…
Olá, estou louca para testar essa receita, mas tenho algumas dúvidas quanto ao tofu. É o tofu firme (teoricamente firme, mas quando a gente faz em casa fica mole) que é utilizado?
Uma vez tentei fazer uma receita de creme de chocolate com tofu e na receita pedia tofu sedoso, tentei fazer com o tofu firme aqui em casa, (impossível conseguir o outro tipo de tofu onde eu moro e ainda não me arrisquei a fazer eu mesma), e foi um desastre. Por isso pergunto qual o tofu adequado para esta receita. Da para fazer um patê homogêneo usando o tofu firme?
E obrigada pela receita! Preciso desesperadamente aprender a fazer bons patês vegs, e ver se consigo largar o cream cheese que ainda me atormenta.
Beijos!
Vou testar, aqui em São Paulo encontro tofu natural feito por japoneses, bem melhor que o industrializado. Esta receita me deu água na boca, obrigada.
Muito bom o seu site. Estava procurando uma receita de patê de tofu e esta me parece muito boa; vou experimentar. Uma dúvida: tenho lido que aquecer o azeite é ruim para a saúde. Inclusive, estudos comprovam que aquecer alimentos acima de 120 graus provoca a formação de acrilamidas, que são cancerígenas e fazem mal à saúde (veja os links abaixo:
http://www.eufic.org/article/pt/artid/O-que-acontece-quando-cozinhamos-compreender-a-formacao-
de-acrilamida/
http://alimentacaoviva.blogspot.com.br/2008/01/acrilamida.html).
Para cozinhar, o azeite produz mais acrilamida que os outros óleos. Vi que você usa azeite nesta receita, levando-o ao fogo. O que você me diz sobre isto? Obrigado.
José, tudo isso que você disse é verdade, mas infelizmente ainda não encontrei um substituto pro azeite. O óleo de coco virgem aguenta altas temperaturas sem se degradar, mas além de ser muito caro, deixa um sabor de coco intenso que nem sempre é bem vindo na comida. Por isso continuo usando azeite pra refogar, mas o mínimo possível, e nunca deixo ele esquentar demais.
trabalho com pate e alguns cliente me pedem de tofu adorei a receita
Boa tarde. Gostaria de saber se você poderia me informar onde posso comprar tofu em Natal. Estou com problemas renais e só posso consumir mais a proteína de soja.
Na loja kousina vende tofu, Zaíra. O endereço está nesse post que escrevi sobre lugares pra comprar/comer comida vegana em Natal: http://www.papacapim.org/2012/08/27/guia-vegano-natal/
O levedo dw cerveja é realmente necessário? Se sim, pq? Obg!!