Inaugurando a série de artigos sobre como preparar legumes, aqui está um dos meus vegetais preferidos: couve. O acompanhamento típico do nosso prato nacional, a feijoada, merece ser degustado com mais frequência. 100gr de couve (crua) contém 1,3gr de proteína, 2,5gr de fibra, minerais, vitaminas (63% da vitamina K e 61% da vitamina C que precisamos em um dia) e somente 25 calorias.
Na hora de comprar, escolha folhas de um verde escuro e vivo (evite as amareladas) e bem “crocantes”. Essa dica é válida pra qualquer legume-folha: amasse uma folha com a mão, ela deve fazer um som parecido com “crecrecre”. Se as folhas estiverem moles e não fizerem mais barulho quando amassadas, elas não estão mais frescas e já perderam suas vitaminas. Pra conservar a couve, e preservar as vitaminas por mais tempo, lave e envolva as folhas molhadas em um pano de prato grande o suficiente pra cobri-las totalmente e guarde dentro de uma vasilha de plástico tampada na geladeira. Eu aprendi isso com minha mãe e as folhas de couve guardadas assim se conservam uma semana. Tenho uma vasilha de plástico enorme que comprei só pra guardar legumes-folhas mas como ela não é suficiente pra abrigar todas as folhas que dormem na minha geladeira, guardo o resto (sempre lavado e enrolado em um pano de prato) dentro de um saco plástico.
Couve se prepara de inúmeras maneiras. Adoro a couve tradicional, ligeiramente refogada, mas gosto ainda mais de rechear as folhas com algum patê vegetal e tirinhas de legumes crus. Você pode adicionar couve picadinha à sopas, feijão ou até mesmo arroz. Pra preservar ao máximo as vitaminas, junte a couve no finalzinho do cozimento, quando o prato já estiver quase pronto. As receitas que seguem são, como prometido, ultra simples. Usam no máximo 5 ingredientes (sem contar azeite, sal e pimenta do reino) e ficam prontas em menos de 15 minutos. Assim, independente do seu grau de habilidade na cozinha, você poderá prepará-las de olhos fechados. A simplicidade das receitas também tem outro objetivo: acrescentando um número reduzido de ingredientes e não exagerando no tempo de cozimento, o sabor (e as vitaminas) da couve são preservados.
Couve refogada
Partindo do princípio que é necessário dominar as receitas de base antes de se aventurar com receitas mais complicadas, aqui vai a maneira mais tradicional de preparar couve. Gosto de servir esse prato com o feijão com arroz de todo dia.
3 folhas grandes de couve
1 dente de alho (ou 2 pra quem adora alho)
suco de limão
azeite, sal à gosto
Lave a couve, remova o talo e corte as folhas em tirinhas finas (gosto de cortar em pedaços maiores, como na foto). Pique finamente o alho. Em uma frigideira grande e funda, aqueça 1cs de azeite e frite o alho. Quando o alho estiver dourado (não saia de perto do fogão pois só vai levar alguns segundos) junte a couve e mexa bem. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto. Evite cozinhar a couve mais tempo pois além de perder vitaminas ela perde parte do sabor e ganha uma textura desagradável. Desligue o fogo, tempere com sal, um fio de azeite e um pouquinho de suco de limão (1cc ou mais, dependendo do seu gosto). Sirva imediatamente. Rende 1 porção.
Farofa de couve e castanha do Pará
Uma receita de sabor mais especial, mas tão simples quanto a primeira. Infelizmente não tenho uma foto pra ilustrá-la porque aqui onde moro não tem farinha de mandioca e só preparo esse prato quando estou no Brasil. Mas todo mundo sabe que cara tem farofa, não é?
3 folhas grandes de couve
2 dentes de alho
1/2 x de castanha do Pará
2, 3 cs de farinha de mandioca fina (peneirada)
azeite, sal e pimenta do reino à gosto
Lave a couve e remova o talo. Arrume as folhas umas sobre as outras, enrole tudo como se fosse um rocambole e corte em tirinhas bem finas. Corte o talo em pedacinhos miúdos. Pique o alho o mais finamente possível. Pique as castanhas grosseiramente. Em uma frigideira grande e funda, aqueça 2cs de azeite e refogue os talos picadinhos. Cubra e deixe cozinhar em fogo baixo durante 3 minutos. Junte o alho e as castanhas e deixe dourar alguns segundos. Junte as folhas de couve picadas, mexa bem, cubra e deixe cozinhar 1 minuto. Acrescente mais 2cs de azeite na frigideira e junte a farinha de mandioca aos poucos (1cs por vez), mexendo bem antes de acrescentar mais. A farofa deve ficar ligeiramente úmida então cuidado pra não juntar farinha demais. Salgue generosamente e tempere com uma pitada de pimenta do reino. Rende 2 porções.
Adoro couve… A de cima sei fazer. Essa é a frase que mais me deixa faceira: Eu sei fazer! 😀
Vou atrás de farinha pra fazer a farofinha 🙂
Amanhã vou preparar a Couve Refogada, é fácil e acho que vai ficar ótima!
couve com farinha eu não conhecia! adorei a idéia! vou fazer agora!!
Amei as receitas, embora já havia feito couve refogada eu não sabia o tempo certo de cozimento. A farofa de couve nunca tinha feito. Vou fazer, pois deve ficar muito boa! Obrigada pela forma clara de ensinar as receitas.
Daysi
A couve amarga depois de cozida?
Que interessante essa combinação com as castanhas! Tenho que testar 🙂
Adorei a foto das folhas.
Parabéns pelo site!
suco de couve vai duas folhas de couve mais suco de 2 limao bata tudo no liquidificador açucar a gosto fica muito bom refresca seu organismo vc se sente bem e otimo
esqueci da agua um litro d
e agua no suco de couve bem gelada
Vou fazer amanha ,obrigada pelas receita
Vou fazer também! Preciso aproveitar a couve da geladeira!
Será que dá pra fazer o mesmo com espinafre?
Preparei conforme o recomendado ficou uma delícia, como moro sozinho não sabia como fazer e hoje ganhei dez folhas. que delícia.
Amei a receita e preparei o couve, ficou uma delicia. Não sabia como fazer e como moro sozinho procurei como preparar. òtima receita