Depois do merecido chocolate quente, voltemos aos nossos legumes. Cenoura é um dos poucos legumes que são unanimidade: quase todo mundo gosta. Mas ser apreciada por todos não é sempre uma vantagem. Sem precisar fazer esforços criativos pra transformar a cenoura em algo interessante, afinal ela agrada a todos, os cozinheiros não costumam dar uma atenção especial à probrezinha. Na minha família cenoura só era preparada de duas maneiras: cozida no vapor junto com outros legumes, que acabavam todos envolvidos em uma espessa camada de maionese, ou ralada e misturada a outras verduras cruas na salada. (Uma das minhas primas gosta de preparar bolos de cenoura, mas quando ela se tornou nossa vizinha e passou a dividir regularmente sua produção de bolos conosco, eu fui morar no velho mundo e não pude aproveitar essa delícia.)
Felizmente acabei descobrindo maneiras mais interessantes de preparar cenouras. Aqui na Palestina as mulheres preparam cenouras recheadas com arroz e carne. Eu sei, parece absurdo (e impossível) rechear cenouras, mas elas têm uma “ferramenta” especial pra cavar o interior dos legumes e são capazes de rechear qualquer coisa. Por razões óbvias, nunca provei a tal cenoura recheada, mas quando posso me delicio com outra especialidade local: suco de cenoura fresco (sem água e sem açúcar, 100% cenoura!). Além de ser vendido em quase todo restaurante e lanchonete, em alguns lugares têm até vendedores ambulantes de suco de cenoura. Aqui só tem carência de vitamina A quem quer (100gr de cenoura oferece mais de 600% da vitamina A que precisamos por dia)!
As duas receitas que seguem são minhas maneiras preferidas de preparar cenoura. Elas ficam prontas em poucos minutos, usam um mínimo de ingredientes e deixam o sabor delicado brilhar com toda sua força. Cozinhar cenoura no vapor não tá com nada! Ela fica muito melhor se salteada em um pouco de azeite até ficar ligeiramente caramelizada, depois misturada com uma boa dose de alho e coentro. Sei que todo mundo sabe preparar cenoura ralada (tsc, tsc, tsc… daqui a pouco vou ensinar como passar margarina no pão) mas essa receita produz cenoura ralada de luxo, que fala francês e tudo! Os franceses preparam as melhores cenouras raladas do mundo inteiro e você vai precisar provar pra crer como uma coisa tão banal pode ser tão saborosa. Ao ralar a cenoura bem fininha, você vai liberar um pouco do seu suco adocicado, que se misturará com o molho e… bem, só provando pra entender.
Cenoura ralada à la francesa
Quanto melhor a cenoura, melhor o resultado final. Se puder usar cenouras orgânicas, como as da primeira foto (cenouras irlandesas, lembra?), melhor ainda. O ideal é usar vinagre de cidra (não confundir com vinagre de álcool perfumado com maçã), que é bem suave e se harmonisa com o sabor da cenoura. Se não encontar esse ingrediente, substitua por vinagre balsâmico.
1 cenoura média (orgânica, se possível)
2cs de salsinha fresca picada
2cc de vinagre de cidra (ou balsâmico)
4cc de azeite
1/3cc de mostarda de dijon (opcional, só use se gostar)
sal à gosto
Lave bem a cenoura (os franceses sempre descascam as cenouras, mas eu nunca faço isso) e rale usando os menores furinhos do seu ralo. A cenoura tem que ser ralada bem fininho pra liberar mais sabor e um pouco do suco. Transfira a cenoura ralada pro prato onde for servir e misture com a salsinha picada. A parte, misture o vinagre, o azeite e a mostarda até ficar cremoso. Despeje sobre a cenoura e mexa bem. Sirva imediatamente. Rende 1 porção.
Cenoura salteada
Adoro essas cenouras com coentro, mas você pode usar salsinha se preferir.
2 cenouras médias
1 dente de alho
2cs de azeite
1 punhadinho de coentro
sal e pimenta do reino a gosto
Lave as cenouras (descasque, se quiser) e corte-as em rodelas fininhas. Em uma frigideira funda e com tampa, aqueça o azeite e refogue as cenouras. Cubra a frigideira e deixe cozinhar alguns minutos em fogo baixo (não acrescente água). Enquanto isso pique o alho e o coentro. Quando as cenouras tiverem amolecido um pouco (cerca de 5 minutos) junte o alho picado e mexa bem. Tampe e deixe cozinhar (mexendo de vez em quando, sempre em fogo baixo) até as cenouras ficarem macias e dourada em alguns lugares. Desligue o fogo, junte o coentro e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva quente. Rende 2 porções.
Menina, que fotos lindas… Achei as duas receitas apetitosas, nham-nham….
Tenho tudo(!) em casa, vou fazer…
bjs…
Sandrinha, ontem fui à feira e comprei: Tofu (pra fazer seu patê de tomate seco e o mexido de tofu) e broto de bambu de um japonês. Como preparo broto de bambu? Nunca comi, nem sei que gosto tem…
Mona, agora você me pegou… Nunca preparei broto de bambu em casa, mas ja comi algumas vezes em restaurantes chineses/japoneses. Mas como estou aqui te pra ajudar a virar uma mestre-cuca, fiz uma pesqueisa rapida e achei esse artigo ensinando como preparar broto de bambu: http://www.sashimisecret.com/2008/11/takenoko-receitas-de-broto-de-bambu/
Sandra,
Estava com muita vontade de fazer suas receitas acima, mas como a preguiça bateu e já tinha preparado outro prato no forno, aproveite a idéia da cenoura salteada na panela e o espaço que sobrou na forma e coloquei as cenoura fatiada com um pouco de azeite, uma pitada de sal, pimenta do reino e ervas de provence. Ficou deliciosa!!! Lembrou-me o sabor da abóbora que não como há um bom tempo.. experimente e me diga o que acha.
bjs,
Ana Carla Ol.
corrigindo.. “coloquei a cenoura” .. eu só usei uma .. ehehehe
Dicas muito interessantes mudou habitos
Fico feliz em saber que você está comendo mais cenoura, Mauricio:)
Essa cenoura salteada tem um sabor bem característico, eu não gostei 🙁 Acho que devo parar de insistir no azeite, já que nunca gostei de azeite de oliva!
Eu posso substitui-lo pelo que?
Obs.: Já fiz outras receitas do seu blog e gostei, admiro seu trabalho, por favor não pessoas eu não quero queimar a receita, só dei uma opinião pessoal.
Sem problema, Tauany, gosto é algo muito pessoal. Eu particularmente adoro azeite, então nunca tentei substituí-lo por outra coisa. Mas imagino que qualquer óleo vegetal de sabor neutro, como o de girassol, ou um com sabor mais marcante, mas que você goste (coco, avelã…) deve dar certo aqui. Boa sorte.
Vou tentar com o de girassol, ai já aproveito e testo aquela receita de batata com cebola, hm. Obrigada 🙂
Se for gostoso quanto bonito vai valer a pena! Amanhã tentarei as receitas!!
Beijos,
Thaís Towersey
http://www.guiamundoafora.com
oi queriduxa….
ontem passei mais de 3 hs fussando no teu blog…. 🙂
mas ainda nao vi tudo….
nem preciso dizer q Amodorei nè?
sou vegancrudista como dizem por estas partes (Italia)…
queria te pedir uma coisinha qdo vc tiver tempo….
faz umas fotos lindas com frutas q nao conhecemos (no Brasil)…
verduras e saladas…logico se quizer….
pois quero devora-las com os olhos….eheheh…
As tuas receitas sao muito bem explicadas da vontade d fazer todas…
um mar de coisas belas no teu caminho…
Beijinhos
Eu faço esta cenoura salteada, mas acrescento suco de laranja e deixo refogar até secar o caldo.
Fica delicioso. Experimentem!!!!!!