Essa receita era o tema do vídeo que fizemos em Bruxelas em agosto, e que eu deveria ter publicado aqui no blog meses atrás. Acontece que durante a edição percebemos que tinha um problema com o som e o vídeo foi parar na lixeira. Mas a receita era boa demais pra acompanhá-lo e felizmente eu tinha feito algumas fotos do pavê no dia da filmagem. Desde então guardo essa delícia no meu baú de receitas, esperando um momento especial pra publicá-la. Esse momento acaba de chegar.
Confesso que criei essa receita o objetivo de impressionar minha irmã Lu. Aquela que adora chocolate e diz que até meus vinte anos fui a pior irmã do mundo (infelizmente essa informação procede). Mas desde então venho tentando compensar a malvadeza do passado e agradá-la o máximo possível. Dez anos de esforços culminaram com a criação de um pavê de morango com ganache de chocolate amargo. Quando éramos adolescentes adorávamos um bolo de chocolate e creme de morango vendido em uma famosa casa de bolos da cidade. Ainda hoje sonho com o bolo, mas nunca tive coragem de fazê-lo em versão vegana. A solução foi criar uma sobremesa menos trabalhosa, mas que reunisse todos os elementos que nos faziam salivar naquele bolo: morango, creme e chocolate. Missão cumprida.
Talvez minha irmã ainda prefira o danado do bolo (hoje nossos gostos são diferentes), mas esse pavê é extremamente rico e saboroso, mas ao mesmo tempo leve e a elegante, o que aquele bolo-bomba nunca será. Ponto pro meu pavê.
E antes que eu esqueça, um ótimo natal pra todos vocês. Volto segunda, com imagens do natal aqui em Belém. Moro na cidade onde Jesus nasceu e não tem lugar mais especial no mundo pra comemorar o natal.
Pavê de morango com ganache de chocolate
Pra fazer o creme de morangos, gosto de usar uma mistura de creme de soja e um pouquinho de creme de coco. Acho o creme de soja meio ralo e o creme de coco, por ter uma quantidade de gordura maior, deixa a textura mais cremosa e o sabor mais rico. Escolha morangos maduros e docinhos e seu pavê precisará de pouquíssimo açúcar, além do sabor ficar bem mais intenso.
500g de morangos
1cs de açúcar demerara (ou a gosto)
2g (1cc) de agar-agar em pó
250ml de creme de soja de boa qualidade (gosto do creme da Batavo)
5cs de creme de coco*
2cs de leite vegetal
100g de chocolate amargo (gosto do amargo da Arcor, vegano e com 53% de cacau)
Biscoito do tipo maisena (leia a lista de ingredientes pra ter certeza que é vegano)
Chocolate pra decorar (opcional)
Lave os morangos e deixe secar. Separe 200g, corte em pedaços pequenos e deixe macerar com o açúcar durante meia hora. Dependendo da doçura do seu morango, e do seu gosto, você vai precisar de mais do que 1cs. Dissolva o agar-agar com um pouquinho de creme de soja. Transfira pra uma panela pequena e junte o resto do creme de soja e 2cs de creme de coco. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até abrir fervura. Retire do fogo e quando amornar transfira a panela pra geladeira até o creme ficar bem firme. Pra fazer a ganache, quebre o chocolate em pedaços pequenos, junte 3cs de creme de soja e 2cs de leite vegetal e leve ao banho-maria até o chocolate derreter completamente. Misture bem pra incorporar o creme ao chocolate e reserve. Quando o creme de soja estiver bem firme, bata no liquidificador com os morangos macerados. Se quiser fazer a decoração da foto, separe alguns morangos, corte ao meio e mergulhe em chocolate derretido. Corte o resto dos morangos em pedaços pequenos. Quebre alguns biscoitos maizenas e reserve. A quantidade vai depender do tamanho dos recipientes que você usar pra montar os pavês.
Montagem
Escolha copinhos pequenos, ou taças de vinho, dependendo do tamanho das porções que quiser fazer. Coloque um pouco do creme de morango no fundo do copo, em seguida alguns biscoitos quebrados. Jogue pedaços de morango por cima e cubra tudo com um pouco de ganache. Repita a operação até acabar os ingredientes e/ou os copinhos. Reserve na geladeira até a hora de servir. Decore com morangos cobertos com chocolate antes de servir. Quando gelada a ganache fica bem firme, como uma trufa. Da próxima vez que fizer esse pavê vou colocar só o creme, biscoitos e morangos, deixar na geladeira assim e só vou preparar a ganache minutos antes de servir, pra ela manter a textura ultra cremosa da foto acima. Rende de 4 a 8 porções, dependendo do tamanho dos copos.
*Chamo de “creme de coco” a parte mais cremosa do leite de coco. Deixe uma lata de leite de coco na geladeira por algumas horas e quando ela estiver bem gelada abra com cuidado, sem chacoalhar. Depois é só retirar com uma colher o creme de coco, que vai estar na superfície (a gordura do coco sobe, enquanto que a água desce).
Eita, deve ser delícia, hein!? Pena que o agar-agar que eu encontro aqui é um pó amarelado e nunca consegui fazer nada com ele, a sobremesa de morango que tentei preparar foi um desastre. hehehehehe Enfim… aproveite o Natal nessa cidade mágica! Boas festas pra você e sua família! Beijos.
Nem se você usar só uma colherzinha de chá de agar? Seu agar deve ser muito ruim, então… uma pena! Mas se você pode usar tofu sedoso na receita e nesse caso não precisa de agar. Veja as dicas que deixei no comentário de Aline, mais embaixo. Feliz natal pra você também. moça.
Pois é, era bem ruim. Li em algum lugar que o agar-agar tem que ser bem branco, mas só fui ver isso depois de comprar esse outro. Obrigada pelas dicas. 🙂
Nossa senhora!!! Que coisa mais linda de se ver!!! Amei!!! Vc estava me devendo, mesmo, esta receita! Adoraria ver o video. Quem da proxima vez q nos visitar vc nao faça a receitinha! E oh, acho q esta receita dará de capota no bolo!!
Obrigada por pensar em mim até qd cozinha!
Feliz Natal pra vc tb! Espero q seja lindo!
Um bjao grande e adorei o post!
Especialmente pra você, Lulu. Divirta-se com a familia colombiana.
Que lindo! Queria conseguir fazer a apresentação bonita assim!
Minha mãe achou o tofu sedoso! Será que ele pode substituir o creme de soja na receita?
Pode, sim, Aline, é só bater no liquidificador a mesma quantidade de tofu sedoso com o coco (não precisa de agar) e depois bater novamente com os morangos macerados. A textura vai ficar parecida com mousse e seu pavê ficará ótimo! Mas nesse caso tenho um conselho pra te dar: prepare o creme na véspera, coloque nos recipientes em que for servir e monte o pavê no dia seguinte. Tofu tem um gostinho suave, mas perceptível, mas que desaparece completamente no dia seguinte. Já fiz várias sobremesas com tofu sedoso e sempre percebo isso. A menos que tenha bastante chocolate na receita (nesse caso o gostinho de tofu desaparece em algumas horas), sempre faço no dia anterior ao que for servir.
Colega, linda receita… Estou ansiosa para ver as fotos do natal em Bélem!!
beijos!!
Aaahn, sabe dizer se da pra substituir o creme de coco por outra coisa? Não é algo que me agrade D:
Raquel, como expliquei na resposta ao comentário de Aline (acima), você pode usar tofu sedoso nessa receita. Se não quiser use tofu sedoso+creme de soja. Eu particularmente não gosto nem um pouco do sabor do creme de soja vendido no Brasil, mas se ele não te incomoda, pode seguir as instruções da receita usando somente o creme de soja (aumentando um pouco a quantidade). Mas nessa sobremesa o coco entrou só pra deixar o creme mais encorpado, o sabor no produto final é quase imperceptível. A não ser que você realmente deteste coco e consiga detectar até um tiquinho dele sobremesas…
Aaah, então farei sem ele mesmo. E não é que detesto coco, mas tudo em que tem leite de coco eu sinto o gosto MUITO forte, mesmo que só um tiquinho.. Só sinto o gosto dele ):