Espero que todos estejam se divertindo e tendo um ótimo carnaval. Felizmente pra mim, por aqui não tem folia e com somente uma moradora na casa, as coisas estão mais tranquilas do que nunca.
O inverno desse ano está bem frio e como não tenho aquecedor (tenho um a gás, que está sem gás no momento, mas de todo jeito prefiro não usá-lo) passei os últimos dias com uma bolsa de água quente nos pés e uma caneca de chá nas mãos. Se pudesse, teria me refugiado embaixo das cobertas o tempo todo, mas tive que sair várias vezes sob a chuva grossa que não parou de cair durante toda a semana. No sábado saí pra comprar comida sob uma chuva de granizo e à noite comecei a me sentir meio mole, como se estivesse incubando um vírus malvado que iria explodir no dia seguinte. Ainda bem que tinha trazido pra casa as últimas romãs da feira.
Romã aqui é muito popular e durante boa parte do ano é possível encontrar suco fresco de romã nas esquinas da cidade. Tomei suco de romã pela primeira vez aqui, mas só recentemente comecei a prepará-lo em casa. Nas lanchonetes e cafés eles usam um espremedor manual de ferro estilo alavanca e eu achava que só com um desses seria possível extrair o suco dessa fruta. Mas depois de tentar com meu espremedor de laranja de plástico vi que também dava certo.
Sei que alguns posts atrás falei mal de sucos de frutas e disse que era sempre melhor consumir a fruta inteira. Continuo achando que é verdade, mas a romã tem um poder medicinal tão grande e é tão rica em antioxidantes que acredito que compensa. E de todo jeito, nunca consegui engolir as sementinhas da romã (mastigo bem, extraio o suco na boca e jogo resto fora), então nesse caso não faz nenhuma diferença.
A receita de hoje é na verdade uma dica. Quando começar a sentir que vai gripar, ou sempre que quiser dar uma forcinha ao seu sistema imunológico, corte uma romã madura ao meio e use um espremedor de laranja pra extrair o suco, exatamente como você faria com uma laranja. Você vai precisar fazer um pouco mais de força e talvez estourar com os dedos alguma sementinha que tenha ficado inteira (pressione as sementes contra o espremedor), mas sua saúde vai agradecer. Talvez tenha sido a combinação de suco fresco de romã, sopa de feijão e uma boa noite de sono, mas o fato é que domingo acordei novinha em folha.
Outra dica: se quiser retirar as sementes da romã pra comer ou utilizar em alguma receita, aprendi uma técnica infalível com Nigella Lawson. É só cortar a romã ao meio e bater no lado da casca com uma colher de pau.
Antes de ir embora, uma imagem do meu “carnaval” aqui. Mais tranquilo impossível!
queria estar nessa calmaria aqui tambem, mas é impossivel !
nunca comi romã e nao tinha curiosidade, ate agora. Eu tenho uma facilidade fora do normal para gripar e ficar de cama por dias ! Espero encontrar romã por aqui para fazer este suco. Só uma duvida, romã é doce ? x.x
Pode ser bem doce, depende se a fruta estiver madura ou não, mas tem um certo “travo” também. Não chega a me incomodar, mas se achar ruim você pode diluir o suco em um pouco de água.
nossa qadorei ler esse post justo hoje, pois minha mãe me trouxe romã e “água de romã” (que é a casca da romã imersa em água filtrada ou mineral pra beber) pois estou gripada e desde pequenas sempre soubemos que a romã é excelente para o gargarejo qdo a garganta está ruim, e as próprias semenstes ótimas cicatrizantes para a gripe.. mas nunca soube ser possível fazer suco manualmente dessa fruta! Aproveitei e mostrei seu blog para ela, que apesar de não entender nada de internet (segundo ela “ainda”), adora comidas saudáveis e me incentiva muito para eu mudar meus hábitos alimentares, logo assim como eu ela se encantou com suas receitas e suas histórias! mais uma fã com certeza!
Bebi muita água de romã quando pequena… Vivia com a garganta doente, mas felizmente isso mudou depois que parei de tomar leite (acho que minha intolerancia à lactose se manifestava na garganta). Diga a sua mãe que ela é muito benvinda no Papacapim. Abraços pras duas.
Nossa colega… Nem sei há qts anos não como e nem vejo uma romã…
Eu também não via há anos, mas por aqui tem de ruma. Sabia que em árabe romã se diz… romã? (pronuncie com o “r” batido, como em “caro” e você estará falando árabe:-)
Que Romã linda, as que vejo por aqui no Recife não são tão vermelhinhas, são bem pálidas p/ falar a verdade, mas vou tentar fazer, até pq qdo estive em Belém não tomei suco de romã e minha mãe até hj reclama disso..rsrsrs
Realmente, as romãs daqui são tão lindas que as daí ficam anêmicas do lado delas.
Adorei a ideia de fazer nosso próprio suco de romã dessa forma tão simples que você ensinou. Sabe, eu acho a romã tão linda que quando encontro por aqui tenho pena de comê-la! Também é belíssima a árvore da romã, bem como suas flores no tom coral. Moro em apartamento, mas se um dia vier a morar numa casa a primeira coisa que farei é plantar um pé de romã no jardim e a segunda, um pé de limão cravo (ou limão rosa), aquele limão que quando maduro dá um suco delicioso e perfumado.
Lindo o lugar da sua foto!
a minha grande duvida é se pode ou não ingerir a semente, já li que pode e também li que não pode porque causa problema na apêndice…
Aqui onde moro todo mundo engole e nunca ouvi falar de alguem que tenha tido problemas por causa disso. Acho que essa historida de apendice é lenda…
Gostei do seu blog, tenho um pé de romã no meu jardim e descobri que a romã serve para diabetes, como tenho diabetes hoje resolvi incluir na minha alimentação obrigada..?
Eu tempo uma árvore de romã no meu quintal,costumo comer as sementes e por as cascas de molho na água e ir tomando, eu queria fazer mais receitas dessa fruta ter mais conhecimento,as flores da roma também se utiliza? Um abraço e parabéns pelo blog
Estou tomando água de sementes de romã há 2 dias e estou dormindo demais, acho que é relaxante