Apesar de estar muito sem tempo esses dias, faço questão de continuar comparecendo algumas vezes por semana aqui no blog. Então o post de hoje será curto, mas delicioso.
Faz tempo que procuro criar um patê de cebola que me agrade. Eu tenho uma receita de patê de cebola à base de tofu muito boa, mas queria ver se era possível substituir o tofu por um ingrediente mais fácil de encontrar (muitos leitores falaram da dificuldade de encontrar tofu nas suas cidades). Minha ideia era usar uma leguminosa, pois elas são nutritivas e proteinadas, baratas e abundantes. Tentei com feijão branco e não gostei do resultado. Tentei com grão de bico e também não gostei. Em um momento de loucura tentei com batata cozida e obtive um purê com sabor de cebola, mas nada de encontrar A receita de patê. Então acabei voltando pra versão com tofu.
Fazia muito tempo que não preparava esse patê e tinha até esquecido o quanto ele é gostoso. Se você gosta da minha sopa de cebola francesa, ou de cebola em geral, vai adorar essa receita. Cebola caramelizada exige um pouco de paciência, mas o resultado vale muito a pena: ela se transforma completamente! Gosto de juntar um tiquinho de passas nesse patê pra acentuar a doçura da cebola caramelizada e porque adoro o contraste doce-salgado.
Gosto tanto desse patê que acho que vou abandonar o projeto de fazer uma versão alternativa. Ele é perfeito exatamente assim.
Patê de cebola caramelizada
Tem duas coisas essenciais pro sucesso dessa receita: a qualidade do tofu (use o melhor e o mais fresco que você encontrar) e paciência. Os sabores desse patê melhoram 100% depois de descansar uma noite na geladeira.
200g de tofu macio (quanto mais fresco, melhor)
1/3x de castanha de caju (de preferência natural, não o tipo torrada e salgada), de molho por 8 horas
2 cebolas grandes, cortadas em meia lua
2 dentes de alho, picados
1cs de passas
1/4x de vinho branco seco (opcional)
3cs de azeite
2cs de suco de limão
Sal, pimenta do reino e noz moscada
Em uma frigideira média aqueça 1cs azeite e doure o alho. Retire da frigideira e reserve. Na mesma panela junte mais 1cs de azeite e cozinhe a cebola, em fogo baixo, até ela ficar caramelizada. Mexa de vez em quando e tenha paciência, pois o processo vai durar entre 20 e 30 minutos. Quando a cebola estiver caramelizada e com uma cor intensa (use as fotos abaixo como guia), junte as passas e molhe com o vinho branco. Mexa pra descolar os pedacinhos de cebola que estiverem colados à frigideira e deixe o vinho evaporar completamente (se não estiver usando vinho use 1/4x de água).
Coloque o tofu, a castanha demolhada (escorrida), o alho frito, metade da cebola caramelizada com passas, 1cs de azeite, o suco de limão, aproximadamente 1/4cc de noz moscada ralada (melhor se ralar na hora), sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente 1/3x de água e triture bem. Dependendo da textura do seu tofu você precisará de mais ou menos água (eu acabei usando 1/2x de água), mas cuidado pra não colocar demais e deixar o patê líquido. A consistência ideal é cremosa e espessa. Junte a outra metade da cebola caramelizada com passas e misture manualmente. Prove e corrija o sal, se necessário. Transfira o patê pra um recipiente com tampa e deixe descansar 12 horas (uma noite) na geladeira antes de degustar. Rende 1 1/2x.
Amo Cebola, colega! Só tem que calhar de achar um tofu bão e ter um tempinho extra para esperar a cebola caramelizar (Bubo ativo, sabe como é…)
Obrigada por compartilhar!
Imagino que não é fácil cozinhar com um bubo ativo em casa, colega… Mas acho que esse patê tem tudo pra te conquistar.
Nem terminei de ler e já tô c/ água na boca!!!
Tenho um pouco de dificuldade de encontrar tofu (mesmo morando em SP) porque o único mercado que tem perto da minha casa não vende. Daí acabo tendo que ir para mais longe para encontrar, então é um item que, mesmo adorando, consumo pouco. Mas olhando a cara desse patê já vi que vou ter que sair à caça de tofu em breve… =)
Nossa,acompanho o blog há algum tempo,e essa receita,realmente me deu água na boca,já foi pra minha lista de receitas para testar.Mas fiquei na curiosidade,esse patê se conserva por uns dias na geladeira,ou é melhor consumir logo?.
Beijão.
Joyce
Dependendo do frescor do seu tofu, esse patê se conserva de 4 dias à uma semana na geladeira, Joyce.
Sensacional este patê! Amei!
Conheci o blog há pouco tempo e estou amando, já fiz algumas receitas… Pena que sou alérgica a oleaginosas, fiquei com água na boca pelo patê. Não sou vegan, digamos que estou no bom caminho, e tem sido realmente frustrante não poder usar coco, castanhas, gergelim, chia, etc…
Olha ali embaixo, Juba! Eu fiz sem as bendita e ficou jóia. 😀
no lugar do tofu coloquei aquele molho feito com farinha de trigo tostada na panela e que v. vai jogando leite aos poucos. escabeche.
Maria Edena, como você faz o molho com farinha de trigo tostada e agua?
ola, desculpe minha ignorância, quando na receita coloca, por exemplo, 1/3x castanha de caju, o que significa o ‘x’?
quero fazer a receita e não entendo essa abreviação
Filipa, as medidas que uso aqui no blog são: x = xícara, cc = colher de chá e cs = colher de sopa.
Sou preguiçosa e fiz só metade da receita (hahahah) mas ainda assim ficou muito boa. Sem grana pra castanha etc etc.. Cortei três cebolas, fritei com um pouco de vinagre no lugar do vinho, pus açúcar, ficaram carameladas no pontinho. Peguei o alho picado, noz moscada, pimenta do reino e dei aquela sambada em um tico de óleo. Misturei isso aí com metade da cebola caramelizada, peguei uns 180 gramas de tofu (na próxima vez eu usaria até um tico menos!!!! tipo 150 gramas, tranquilo!) e bati no liquidificador por uns 5 segundos, com umas 5 colheres de sopa de água. Feito o creme, misturei a cebola caramelizada (cortei ela depois de frita, porque nao fica agradavel os fios de cebola pendurados quando põe nas torradas!). E voilá! Delícia. Deu um potinho de 300 gramas. Seria 350 se eu não tivesse comido tanto 😛