Acho que esse é o post mais aguardado do Guia Papacapim de Alimentação Saudável:
Retire o açúcar do seu dia a dia
O assunto já rendeu muitos comentários aqui no blog, antes mesmo de anunciar que eu não publicaria mais receitas com açúcar. Aqui está tudo que você sempre quis saber sobre açúcar, suas consequências na saúde e porque as pessoas são viciadas nessa substância. E a pergunta que não quer calar (e que eu escuto o tempo todo), é extremismo retirar o açúcar da alimentação?
O que é açúcar?
Como sempre, comecemos do início. Açúcar de mesa, também chamado de sacarose, é composto de glicose e frutose em proporções iguais. Ele é feito a partir da cana de açúcar e, em alguns lugares do mundo, de beterraba. Entre a cana de açúcar e o açúcar que está no seu açucareiro existe um longo e complicado processo com inúmeras etapas: clarificação (que usa substâncias como cal – sim, aquela de pintar paredes- fosfatos, bentonita e polieletrólitos), condensação, cristalização e refinamento. Na fase de refinamento são usados resina e carvão animal, que é obtido a partir da queima de ossos e partes córneas de animais (por isso nem todo açúcar é vegano). Porém não são os produtos químicos usados na sua fabricação que tornam o açúcar nocivo e sim a sua própria composição. Açúcar é uma das substâncias mais puras (leia “concentradas”) que existe: a concentração de sacarose varia entre 98 e 99,8%.
Açúcar mascavo, demerara (orgânico ou não) ou branco são a mesma coisa. Os dois primeiros são menos refinados que o terceiro, mas continuam sendo a versão ultra concentrada da glicose/frutose encontrada naturalmente na cana de açúcar e o efeito no organismo é absolutamente o mesmo. Melado (melaço ou mel de engenho, como chamamos no Nordeste) é ainda menos refinado e oferece alguns nutrientes, especialmente minerais, mas ainda assim deve ser consumido com moderação, pois a concentração de sacarose também é elevada. O mesmo pode ser dito do mel de abelha, que é ainda mais natural e tem vários nutrientes, mas a concentração de açúcar (glicose e frutose) é de 75%, então também deve ser consumido com moderação.
Mas hoje em dia ‘moderação’ e ‘açúcar’ são duas palavras que nunca aparecem juntas. O consumo de açúcar no Brasil cresceu muito nas últimas décadas. Em 1930 o consumo médio anual era de 15 quilos por habitante. Hoje cada brasileiro consome 50kg de açúcar por ano (fonte: Embrapa), o que significa 1kg por semana! Nos EUA a situação é ainda pior: o consumo é de 70kg por habitante/por ano. Se você está pensando que de jeito nenhum você é capaz de consumir 1kg de açúcar por semana, saiba que isso não representa só o açúcar que você coloca no café ou no suco e sim todos os alimentos que contém açúcar, como bolos, biscoitos, bolachas, doces, sorvete, balas, cereais matinais, iogurtes, mas também pão, molhos, embutidos… Açúcar, escondido sob dezenas de nomes diferentes, está presente em praticamente todos os produtos industrializados, sejam eles doces ou salgados.
Como o açúcar é processado pelo organismo
Como expliquei mais acima, açúcar é composto de uma molécula de glicose e uma de frutose. É indispensável entender a diferença entre esses dois carboidratos. A glicose é um carboidrato essencial, pois é a principal fonte de energia do organismo (e o combustível das células). Cereais, frutas e verduras contêm glicose. Frutose, o ‘açúcar das frutas’, mas que também é encontrado em outros vegetais e no mel de abelhas, é uma substância completamente diferente. Glicose e frutose não são metabolizadas da mesma maneira e não têm o mesmo efeito no nosso organismo. Enquanto a glicose é metabolizada por todas as células do corpo (lembrem que ela é o principal combustível dos seres vivos), a frutose é metabolizada principalmente no fígado (uma pequena parte é metabolizada nos rins e nas células adiposas).
Mas se a frutose está presente naturalmente nas frutas, ela não deve ser nociva, certo? É verdade que a frutose, assim como a glicose, está presente em vários vegetais (e no mel), mas o detalhe que faz toda a diferença é a sua concentração. Lembram quando falei que açúcar é uma das substâncias mais concentras que existe? A frutose presente nos vegetais, apesar de ser a mesma presente no açúcar, aparece em concentrações muito inferiores e vem sempre acompanhada de nutrientes e fibras. A natureza colocou aquele tiquinho de frutose nas frutas pra deixar o sabor mais agradável e fazer você comer as fibras e vitaminas. Ou, como eu vi um médico dizer outro dia, “Onde Deus colocou veneno, ele colocou o antídoto”. As fibras das frutas estão ali pra fazer com que o açúcar presente nelas entre aos pouquinhos no organismo, sem causar estragos. Transforme a fruta em suco e você jogou fora o antídoto (as fibras), ficando só com a parte ruim. Comparar a frutose dos alimentos naturais e integrais, como frutas, com a frutose na sua forma ultra concentrada (açúcar, xaropes e a própria frutose pura, vendida como adoçante) é como comparar a folha da coca, que é usada de maneira medicinal há séculos, com a cocaína, que é extraída da mesma planta, mas que sofreu um processo químico que alterou completamente sua composição e seu efeito no organismo.
Consumir quantidades concentradas de frutose, como é o caso de todo alimento que contém açúcar, significa que seu fígado ficará sobrecarregado de trabalho. Se o açúcar for consumido de forma líquida, como em refrigerantes e sucos de frutas (mesmo os naturais e não adoçados), a velocidade com que a frutose chegará no fígado será ainda maior e, consequentemente, o impacto que ela terá no fígado também.
Efeitos na saúde e porque açúcar é uma substância tóxica
Açúcar não é apenas uma caloria vazia. Não se trata de um pequeno prazer gustativo sem nenhum nutriente. Açúcar é um anti-nutriente, pois além de não trazer nada de benéfico pro organismo ele rouba nutrientes, principalmente minerais, que já estão no nosso corpo. Mas o problema não para por aí.
Pesquisas recentes mostram que o consumo prolongado de quantidades elevadas de açúcar (o que está acontecendo hoje no mundo inteiro) induz a uma condição conhecida como síndrome metabólica (resistência à insulina), que é hoje considerado o problema fundamental nos casos de obesidade. O açúcar, devido à maneira única que ele é metabolizado e ao impacto que tem no nosso organismo, pode ser a causa de inúmeras doenças crônicas, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e alguns tipos de câncer.
De acordo com o Dr Robert Lustig, um americano especialista em distúrbios hormonais e pediátricos, o principal especialista em obesidade infantil da Universidade da Califórnia e uma das pessoas que mais estudaram o impacto do açúcar no metabolismo, açúcar deveria ser visto como cigarro e álcool: ele não é um alimento, é uma substância tóxica e que nos mata aos poucos. Não é coincidência o fato de que quanto mais aumenta o consumo de açúcar em uma população, maior a ocorrência das doenças citadas acima.
E as consequências nefastas do açúcar na nossa saúde vão ainda mais além. A nutricionista Nancy Appleton escreve sobre essa questão desde os anos 70. No seu último livro, “Suicide by sugar”, onde ela explica porque o açúcar é um “suicídio doce”, ela resumiu os resultados de suas pesquisas em uma lista chamada: “As 141 maneiras que o açúcar destrói a sua saúde”. Pra não assustar muito vocês eu reduzi esse número pra 23:
1. Açúcar pode suprimir o sistema imunológico. (Depois de comer algo com açúcar seu sistema imunológico fica enfraquecido por 5 horas.)
2. Açúcar pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade em crianças.
3. Açúcar contribui para a redução na defesa contra infecções bacterianas (doenças infecciosas).
4. Açúcar interfere na absorção de cálcio e de magnésio.
5. Açúcar pode enfraquecer a visão e causar miopia.
6. Açúcar pode causar cáries.
7. Açúcar pode causar obesidade.
8. Açúcar pode diminuir a produção do hormônio do crescimento.
9. Açúcar pode causar diabetes.
10. Açúcar pode provocar dores de cabeça e enxaqueca.
11. Açúcar pode afetar negativamente as notas das crianças e provocar transtornos de aprendizagem. Dietas ricas em açúcar reduzem a capacidade de aprendizagem em geral.
12. Açúcar faz com que você aumente a quantidade de alimento ingerido (a absorção rápida do açúcar promove a ingestão excessiva de alimentos/calorias).
13. À medida que o açúcar aumenta na dieta de crianças, a ingestão de muitos nutrientes essenciais diminui, causando diversas carências.
14. Açúcar torna o processo de digestão mais difícil.
15. Açúcar provoca prisão de ventre.
16. Açúcar pode aumentar o risco de diversos tipos de câncer.
17. Açúcar pode provocar envelhecimento prematuro. Ele faz a nossa pele envelhecer mudando a estrutura do colágeno.
18. Açúcar pode causar gastrite.
19. Açúcar pode causar esclerose múltipla.
20. Açúcar pode contribuir para a osteoporose.
21. Açúcar pode aumentar a pressão sanguínea.
22. Açúcar pode aumentar o tamanho do fígado.
23. Açúcar pode provocar desequilíbrio hormonal.
Por que é tão difícil se livrar do açúcar (ou por que açúcar causa dependência)
Agora você já sabe porque não devemos consumir açúcar. Mas por que será que as pessoas consomem açúcar, em quantidades cada vez maiores, e por que retirar o danado da dieta é tão difícil (algumas pessoas vão dizer “impossível”)? O efeito do açúcar no organismo é similar ao efeito causado por drogas como heroína e ópio: ele entra no cérebro e provoca uma sensação de bem estar momentânea que, depois que vai embora, nos obriga a comer mais açúcar pra repetir, de novo e de novo, esse efeito. E, como toda droga, quanto mais consumimos, maior a quantidade necessária pra repetir o efeito desejado. Açúcar é altamente viciante, exatamente como as drogas mencionadas acima (algumas pesquisas mostram que ele vicia ainda mais rápido). Mas não é impossível se livrar dessa dependência e os benefícios de ter uma alimentação sem açúcar compensam e muito os esforços necessários pra exclui-lo de vez da sua vida.
Segundo o dr Lustig “nosso organismo não necessita de frutose pra realizar absolutamente nenhuma reação metabólica”, ou seja, não existe nenhum motivo pra ingerir açúcar (ou outra fonte concentrada/pura de frutose). Quando escuto as pessoas dizerem “Mas a gente precisa de um pouco de açúcar pro organismo funcionar”, me dá vontade de chorar. Nós precisamos de glicose, gente, de glicose (ela é o combustível das células, lembram?), NÃO DE AÇÚCAR! Comendo cereais, frutas e verduras nós obtemos toda a glicose necessária pro organismo funcionar direitinho. Geralmente nessa hora a pessoa que falou a frase acima diz: “Certo, açúcar não é a melhor fonte de energia em termos de qualidade, mas não deixa de ser uma fonte de energia rápida e barata.” Sonho com o dia em que as pessoas entenderão, enfim, que açúcar não é uma “fonte de energia rápida” e sim uma substância tóxica. Se você quiser uma fonte de energia rápida, coma uma banana (ou outra fruta fresca ou seca). Frutas são fontes de energia rápida e além de não prejudicarem a sua saúde fornecem fibras, vitaminas e minerais.
Conclusão
Açúcar é uma substância química criada em laboratório/fábrica que tem um efeito tóxico no organismo, é provavelmente a causa da epidemia de obesidade que vemos no mundo hoje, provoca inúmeras doenças, incluindo diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, além de enfraquecer o sistema imunológico, roubar nutrientes do corpo, diminuir a capacidade de aprendizado e concentração e influenciar de maneira negativa nosso humor e o comportamento das crianças. Açúcar também é extremamente viciante.
Seu corpo não tem absolutamente nenhuma necessidade de açúcar e pode funcionar perfeitamente, e extrair toda a energia que precisa, só com a glicose presente naturalmente nos vegetais. A única razão que leva as pessoas a continuar comendo açúcar é a dependência criada por anos de consumo. Alguns vão dizer “Comemos açúcar, e sobremesas que contém açúcar, porque é gostoso.” Sei que vou parecer um disco arranhado, sempre repetindo a mesma coisa, mas lá vai: gosto é totalmente subjetivo e programável. Papilas viciadas em doces vão achar uma fruta algo sem graça, da mesma maneira que pessoas que não consomem açúcar, como eu, vão se deliciar com uma fruta fresca e achar uma sobremesa carregada de açúcar ruim e enjoativa (ao ponto de ser impossível de engoli-la).
Você não nasceu viciado(a) em açúcar e garanto que se começar a diminuir o seu consumo gradativamente suas papilas passarão a apreciar outros sabores. Gosto se educa. É um processo lento e trabalhoso, que exige um esforço ativo da sua parte (não espere se deitar viciado em doces um dia e acordar totalmente livre dessa dependência no dia seguinte), mas a recompensa é imensa. Além de parar de deteriorar a sua saúde e se livrar de vários problemas que você nem sabia que eram causados pelo açúcar (prisão de ventre, má digestão, dores de cabeça, depressão, acne…) você vai se sentir livre! Sua mente não será mais controlada pela sobremesa na geladeira (ou o chocolate na gaveta) que não para de chamar seu nome. E você vai redescobrir alguns sabores esquecidos, pois suas papilas estavam enterradas sob uma montanha de açúcar, e um pedaço de melancia vai se transformar em um néctar dos deuses.
Afinal, eu sou radical, extremista, exagerada e xiita por não comer açúcar?
Pra terminar, gostaria de responder à pergunta que fiz no início do post. É extremismo retirar o açúcar da alimentação? Se você leu até aqui já conhece a resposta. Assim como disse o dr Lustig, açúcar pra mim é exatamente como cigarro: uma substância química, da qual o seu corpo não tem necessidade nenhuma e que prejudica a saúde. Mas, exatamente como o cigarro, as pessoas consomem porque sentem prazer ao fazê-lo e, por terem consumido repetidas vezes, acabaram ficando dependentes. Sei que essa comparação vai parecer exagero pra maioria de vocês, mas é preciso pensar no tamanho do estrago causado pelo açúcar. Doenças provocadas pelo consumo excessivo e contínuo de açúcar (obesidade e doenças cardíacas, por exemplo) matam muito mais do que o consumo de cigarro. E, contrariamente ao cigarro, açúcar é consumido por praticamente todos, inclusive crianças. Tendo em vista o monstruoso impacto negativo que o açúcar está causando na sociedade, a comparação fica é pequena.
Então pra mim a resposta está aqui. Você diria a uma pessoa que não fuma “Ah, mas que exagero! Que radicalismo! Um cigarrinho de vez em quando não vai te matar.”? Isso é absolutamente verdade, mas nunca ninguém usaria esse argumento pra convencer alguém de que não fumar um pouquinho de vez em quando é extremismo. Mas é exatamente esse discurso que escuto quando explico que não como açúcar. Um docinho aqui e acolá não vai estragar a sua saúde, contanto que a sua alimentação diária seja verdadeiramente saudável (rica em vegetais e alimentos integrais), mas quem decide excluir totalmente o açúcar da vida não deveria ser acusado de radicalismo.
Não tem absolutamente nada de radical em retirar uma substância tóxica do nosso dia-a-dia, isso não passa de bom senso. E não pensem que minha vida é uma tortura contínua e que eu não como nada de doce e gostoso. Acho que as receitas que publico aqui no blog mostram que é possível viver sem açúcar e ao mesmo tempo se deliciar com sobremesas maravilhosas.
Vocês já escutaram pessoas justificarem o consumo de açúcar com a frase “De amarga basta a vida”? Sugiro que, ao explicar que não comem açúcar, vocês digam: “Eu já sou doce o suficiente.”
*Há muitos anos venho pesquisando o impacto do açúcar na saúde e gostaria de recomendar alguns artigos, vídeos e livros que me ajudaram muito nessa jornada. Infelizmente quase todos são em inglês, pois a informação científica é sempre mais abundante nessa língua.
Chocolate, cheese and sugar- Physically Addictive. Palestra com o dr Neal Barnard explicando porque chocolate, queijo e açúcar causam dependência.
Sweet Suicide: or how sugar ruins your health– Vídeo com partes do filme “Sweet suicide”, baseado no livro de Nancy Appleton ‘Suicide by sugar’. Os primeiros minutos desse vídeo são profundamente chocantes: uma cientista dá açúcar pra um garotinho de 3 anos e depois de alguns minutos o menino se transforma completamente. Depois de ver esse vídeo a gente entende porque tem tanta criança insuportável por aí…
Is sugar toxic? Artigo publicado no New York Times em 2011 explicando porque açúcar é uma substância tóxica.
Big sugar sweet little lies Se açúcar é tóxico e mata, como é que continuam vendendo açúcar, em quantidades cada vez maiores, pra população? A edição de novembro de 2012 da revista Mother Jones foi dedicada às mentiras e artimanhas da indústria açucareira e a sua imensa influência sobre cientistas, USDA e governo. A seção que mostra as publicidades antigas de açúcar é de dar pesadelos.
Sugar the bitter truth A palestra dada pelo Dr Robert Lustig, que inspirou o artigo do NY Times. Tudo que você precisa saber sobre açúcar está aqui.
Sugar blues-O gosto amargo do açúcar, de William Dufty. O primeiro livro que li sobre o assunto e uma das referências sobre o impacto do açúcar na saúde. O autor também fala das consequências sociais do cultivo da cana e produção do açúcar. Esse livro pode ser baixado em Português (não tenho o link, mas é só procurar na net).
Site da nutricionista Nancy Appleton, onde vocês podem ler a lista completa com as 141 razões pra evitar o açúcar.
Gente, deve ter sido por isso que eu sonhei com você. A gente se encontrou em algum plano. Hoje eu vi uma propaganda de Páscoa (Ah, as tradições…) e pensei imediatamente: Quanto vai demorar pra o senso comum achar absurdo dar porcarias pras crianças — e eu pensei especificamente nos doces –, como hoje ficam chocados se virem uma criança pequena fumando?
Sandra, você é a pessoa mais coerente que eu conheço.
Bacana saber que estou encontrando meus leitores em outro plano, já que nesse aqui fica complicado:)
Gostei muito de tudo escrito, já tinha mais ou menos noção a respeito, mais não sabia que o açúcar pode causar tudo isso na nossa saúde, fiquei até asustado com todos os tipos de doenças que o consumo excessivo desse inimigo ” pode causar em nós, que vivemos não muito nessa vida aqui né gente, por motivos. Parabéns pelos ensinamentos e pelas receitas, muito obrigado ! Que Deus à abençoe…
Depois de algum tempo lendo sobre o açúcar e seus malefícios cheguei a uma conclusão que me surpreendeu: meu paladar mudou muito. Apesar de recaídas não me sinto mais escrava de porcarias açucaradas, mas não me iludo pois consome- se açúcar em todo alimento que é industrializado,então procuro consumi-los o minimo possível.
É daquelas coisas pra gente colar na parede. Quando bater aquela ideia ‘ah, mas é tão gostoso’ a gente olhar e lembrar o motivo de ter escolhido viver sem isso.
Tô quase lá, desde que me tornei vegana parei de gostar tanto de biscoitos e comidas prontas. Começar a ler rótulos foi ótimo pra me dar um susto sobre o monte de coisas que a gente consome sem nem saber o que é. Só o café eu acho difícil de tomar sem adoçar um pouco. Mas já cortei esse pela metade.
Obrigada, mil vezes. Pelas dicas, pelo guia, pelas histórias de resistência que você sempre divide com a gente.
É um prazer dividir essas coisas com vocês, Nina. Eu tomei café adoçado minha vida inteira, até chegar aqui. Na Palestina todo mundo toma café amargo (e chá extremamente doce, olha que interessante) e em poucas semanas me acostumei. Mas fui diminuindo aos pouquinhos, cada dia colocava um tiquinho menos de açúcar e hoje não suporto café adoçado. Tudo questão de costume…
Oi Sandra, tudo bem?
Você não imagina a felicidade que eu sinto ao abrir seu blog e ver um post novo.
Tenho pensado muito sobre o açúcar, estou super motivada a reduzir ao máximo o meu consumo (e o do meu marido).
Mas posso te fazer uma pergunta?
Porque as frutas perdem as fibras quando fazemos suco?
Quando fazemos vitaminas também perdemos as fibras?
Se não peneirarmos as fibras ainda continuam?
Ixii, acabei fazendo 3 perguntas, rsrsrs…
Mas realmente não compreendo, acho que pode ser a duvida de mais pessoas que leem seu blog!
Sabe naquele seu post sobre a geleia sem açúcar, então depois de ler eu passei a analisar os rótulos das geleias que eu comprava (não sabia que a ordem dos ingredientes e decrescente! foi chocante!), me assustei com a quantidade de açúcar.
Aí descobri uma geléia francesa St. Daufour que tem os seguintes ingredientes:
Franboesa (13%), morango (13%), amora (13%), cereja (12%), suco de uva concentrado, suco de limão, pectina.
NÃO CONTÉM GLÚTEN
Mas fiquei pensando; Será que estou sendo enganada?
O que vc acha dessa geleia?
Eu sei que o melhor era eu fazer a minha própria geleia, mas é muito difícil.
O máximo que consigo é fazer almoço e janta.
Minha vida esta muito corrida.
Me desculpe, acabei escrevendo demais!
Muito obrigada pelas suas dicas.
Seu blog virou meu guia para uma vida mais saudável!
Tatiane, acho que já leu a resposta que deixei embaixo do comentário de Lucas, mas lá vai. Suco não tem fibra porque é coado e a fibra é aquele bagaço que fica na peneira. Liquidificador não destroi fibras, isso é um mito. Ele só tritura as fibras, mas elas continuam ali e funcionam do mesmo jeito. O liquidificador só faz o trabalho que você faria com os dentes:)
Quanto à geleia, o suco de uva concentrado (extremamente rico em frutose) é o que adoça a mistura, então eu diria que é um tiquinho melhor do que geleias feitas com 50% de açúcar (como é o caso de muitas), sim. Mas você sabe que o ideal mesmo é comer fruta, não é? Ou fazer geleia adoçada com frutas secas, como ensinei aqui no blog.
Espero ter ajudado.
Uau, muita informação, muito bom! Andei lendo Sugar Blues e O Livro Negro do Açucar. Em casa nunca usamos açucar pra nada, mas sempre caímos na tentação de um bolo ou doce da padaria 🙁
Esse post vai ser muito útil, tenho certeza, compartilharei.
Próximo post é sobre a farinha branca? 😀
O post sobre a farinha branca vai chegar sim, mas vai demorar um pouquinho:)
O post está ótimo. Eu ainda to na luta para exterminar o açúcar, mas eu ainda tem o problema do tempo. Eu consigo preparar as três refeições mais importantes, mas não os lanches do dia, eu contorno só comendo frutas, mas às vezes eu quero um biscoitinho para acompanhar o chá, ou to a fim de outra coisa e a versão diet dos alimentos é muito pior do que a versão não diet em termos de sustâncias sintéticas.
Com certeza a maioria dos produtos diet, feitos com adoçantes artificiais, são ainda piores…
Ah, que lindo ver uma moça nova como você dizendo o que aprendi há quase quarenta anos com um japonês já velho! Pessoal, açúcar é veneno MESMO, vicia e faz um mal danado – e para perceber é preciso parar. A gente passa por crise de abstinência e não é fácil vencer o vício; mas também não é impossível, e o bem-estar que vem depois não tem preço.
Concordo plenamente, Beatriz. Só falta a gente convencer o pessoal disso:)
Bater fruta no liquidificar não é legal então? Perde fibras e outros nutrientes?
Não, Lucas. A fibra da fruta é aquela parte visível que fica na peneira depois de coada (o bagaço), então bater a fruta no liquidificador não destroi de maneira nenhuma as fibras. Contanto, claro, que você não coe (o que acontece quando fazemos sucos).
Ai, que bom saber disso!
Ainda bem que eu não passo os sucos na peneira, só bato e tomo!
Que aula Sandra!
tenho pensado muito em exterminar o açucar da minha vida…e ainda tenho um outro vício adicional…adoçante! fui lendo até os comentários pra ver se tinha outra junkie como eu pra falar sobre os males do adoçante. Talvez seja muito óbvio que é um veneno também mas tudo o que é compreendido e cientificamente faz mais sentido pra mim. Se puder falar um pouquinho sobre o assunto ou sugerir links já tem uma leitora no aguardo.
Abraços
Infelizmente não tenho links pra sugerir, mas pode ter certeza de que adoçantes são ainda piores. Faz anos que o aspartame é acusado de ser cancerígeno e tem muito adoçante usado no Brasil, principalmente em refrigerantes zero, que são proibidos em muitos países do mundo de tão perigosos.
Muito amor por esse post!! Sinta-se abraçada!
Bjos dani
Obrigada pelo abraço virtual, Dani:)
Ah, açúcar refinado contém osso moído e muito cloro para ter a cor que tem! bjosss
Eu já tinha lido muita coisa sobre açúcar, inclusive Sugar Blues e o livro negro do açúcar. Mas nunca tinha conseguido parar de comer, e tinha plena consciência de que era dependente química de sacarose. Todas as vezes que tentei tirar o açúcar, as consequências foram difíceis de suportar: crises de enxaqueca, tremedeira, náusea, irritabilidade. Até que precisei fazer a tal cirurgia bariátrica, cortar as próprias tripas prá não morrer diabética e hipertensa.
Antes da cirurgia o médico falou que o açúcar teria que ser banido da minha vida prá sempre, porque prejudica a absorção de micronutrientes e pode causar uma tal de “síndrome de dumping”, um esvaziamento gástrico rápido demais que causa sensações semelhantes a quase-morte nos gastroplastizados. Achei que fosse ser impossível suportar não comer açúcar, não sei se as alterações do trânsito gastrointestinal ajudaram, mas fato é que estou bem sem o pó branco.
Não acho que alguém se cure de algum vício, daqui um tempo sei que as tentações aparecerão, mas acho que prá quem quer ficar “limpo”, tem que fazer a mesma coisa que tabagistas, alcoolistas e dependentes químicos: evitar o primeiro contato.
Ana, muito obrigada por ter compartilhado a sua história conosco. Concordo que pra muitas pessoas é importante evitar entrar em contato novamente com o açúcar, pois basta engolir um docinho pro vício voltar com força total. Espero sinceramente que sua saúde esteja melhor agora.
Sandra,
Minha sogra parou de comer açúcar e disse que a dor no corpo que ela sentia há anos sumiu! Eu sou professora de yoga e já ouvi alguns relatos de pessoas que abandonaram o açúcar e passaram a ter maior flexibilidade do corpo, além de outros benefícios (como melhora nos sintomas de alguns tipos de artrites). Parabéns pelo seu artigo!
Obrigada, Isa. Impressionante o estrago que o açúcar faz no organismo. Isso da flexibilidade eu não sabia…
Obrigada pelo post, como sempre magistral. Ainda assim, nesse momento, não penso/consigo exterminar o açucar da minha vida. Aquilo que faço é controlar ao máximo o açucar que consumo e, actualmente, ele apenas entra nas sobremesas, que são consumidas ocasionalmente. Estou a acompanhar e adorar as suas receitas sem açucar. Abraços
Mas essa era exatamente a minha sugestão, Paula: retirar o açúcar do dia-a-dia e consumi-lo somente em ocasiões especiais. Acho que não ficou claro no post…
Post mais esperado mesmo!
Tenho consumido doces excessivamente, e percebido a cada dia o efeito viciante que eles têm sobre mim. =/…
Tentando diminuir (e quem sabe cortar).
Sandra, uma informação que eu li há um tempo e acho que vale muito a pena compartilhar aqui: o açúcar, como você disse, causa esse bem estar momentâneo que rapidamente cai e precisamos demais. E como você também já sabe o corpo tem um sistema de auto-regulamentação perfeito, quando estamos triste e “para baixo” ele encontra formas de aumentar os hormônios do bem estar para que consigamos superar o mal estar. (desculpe, não sei explicar direito esse sistema, mas o principal vem a seguir.)
Mas quando incluímos o açúcar muito cedo na dieta das crianças, o corpo acaba não aprendendo a fazer essa regulação sozinho, e por isso, para algumas pessoas é ainda mais difícil largar os doces e por isso algumas pessoas (me incluo nessa) se entopem de doces em momentos difíceis. É um ciclo que nunca acaba.
Por isso evito ao máximo alimentos industrializados e açúcar para meu filho de 18 meses. E sou considerada xiita, porque qual o problema de um bebezinho se entupindo de balas, coca-cola? Para mim é tão absurdo quanto oferecer cerveja e drogas.
Vc acredita que visitei escolas para ele e na sexta era dia de refrigerante e salgadinho chips? São bebês, gente! Sistema imunológico em construção, como podem achar que não tem problema?
Desculpe o desabafo e o comentário extenso.
Imagina, Roberta! Muito obrigada pelo comentário. Isso que você escreveu é muito importante e precisa ser compartilhado. Também acho um crime dar açúcar pra bebês. Refrigerente e salgadinho nas escolas? Fiquei tão chocada e revoltada quanto você!
Muitas dúvidas aqui no público Sandra! É um tema bem controverso sim…
Eu acho que ninguém deveria ser acusado de radicalismo por não comer açúcar… Eu não deixei, e por isso utilizo-o em bolos ocasionais, porque sinceramente adoro fazer doces, e vê-lo repartido pela família deixa-me feliz. Mas lá está, a compensação. No meu dia-a-dia não consumo açúcar, talvez apenas no meu quadradinho de chocolate negro e por vezes barras de cereais feitas por mim.
Ao ler este artigo, lembrei-me de pessoas que dizem mal do açúcar, e depois utilizam aquela frutose refinada para fazer doces… Nem entendo porque existe tal coisa. É verdade que a frutose tem um índice glicémico mais baixo, mas dietas com alto teor de frutose, em comparação a dietas de alto teor de glicose, promovem mais o aumento de adiposidade visceral, hipertrigliceridemia, e um aumento de resistência à insulina!
Sandra, o trabalho que estás a fazer é louvável, e acredito que se todos reduzissem o conteúdo diário de açúcares estariam sem dúvida a apostar na saúde. Mas, (desculpa a minha visão pessimista) ainda há muito a fazer. Para mim, a população ainda não está suficientemente informada sobre esta temática (não por falta de material, claro), e aqueles que estão a evitar o açúcar recorrem aos adoçantes químicos.
Não era mais fácil não correr riscos, e mudar a alimentação?
Às vezes também sou pessimista com relação a esse assunto, Márcia, mas ao ver tantas reações positivas aqui nos comentários me animo um pouco. E saber que pessoas como você estão estudando nutrição e vão ajudar a mudar essa situação me anima ainda mais:)
Bem, só se for apenas eu Sandra! Muitos dos meus colegas infelizmente não vão nesse caminho para já…
Mas eu farei tudo o que estiver ao meu alcance 🙂
Um PS: das coisas que morrerei sem entender está essa reação de muita gente por chamar de radicais pessoas que optam por uma dieta mais saudável e/ou mais ética.
As pessoas acham radicais qualquer um que decida fazer algo que fuja dos padrões.
É porque elas se sentem atacadas. Se admitirem que o nosso ‘diferente’ é o certo, isso significa que o que elas estão fazendo é errado…
Confesso que adiei essa leitura, por que sabia que quando lesse, me sentiria pesada até tomar uma decisão. Açúcar aqui em casa ainda está presente na versão mascavo e demerara, em sucos, biscoitos e bolinhos. Como uma condescendência bem rara aos meus filhos, eu libero alguma coisa com açúcar branco, com dor na consciência.
Que desafio imenso!!! Bolos, Muffins, biscoitos, não compro nada! Eu faço, sempre integrais e deliciosos… mas COMO vou fazer pra produzir alimentos realmente saudáveis pros meus filhos, sem que eles fiquem com vontade de comer os lanches dos amigos na escola e se sintam estranhos?
Preciso urgentemente de material. Ficarei esperando ansiosa por mais de suas receitas doces sem açúcar… E você pode me indicar sites, ainda que em inglês, que ofereçam receitas desse tipo?
Érika, criar filhos saudáveis nesse mundo entupido de açúcar é um imenso desafio. Admiro muito os esforços dos pais que procuram dar uma alimentação verdadeiramente saudável pros seus filhos.
Posso te indicar esse blog que gosto bastante, com receitas veganas e sem açúcar (em Inglês): http://dietdessertndogs.com/
Gostaria de poder ajudar mais, então prometo que mais receitas sem açúcar aparecerão por aqui.
Oi Sandra,
“…..se quizer uma fonte de energia rápida, coma uma banana ( ou fruta fresca ou seca…”).
Em relação a frutas secas , como por exemplo, tamaras, figos, passas de uvas, damascos etc… é que normalmente elas vem revestidas com preservativos , como por exemplo o SULFITE, que pode causar sérias reações alérgicas, as vezes fatais, em pessoas com problemas de asma, alergias respiratórias e alergia a aspirina. Pesquizar no Google : reações alergicas ao preservativo Sulfite,usado como conservante em frutas secas.
Normalmente lavo as tamaras e depois ainda limpo com papel toalha, deixo de molho as uvas passas e jogo foro a agua, o mesmo faço com os damascos e procuro evitar o figo.
Interessante Marta…
Desconhecia isso, terei mais cuidado com as frutas secas.
obrigada pela informação
E ainda tem fruta seca que vem com açúcar! As frutas secas orgânicas que compro nunca têm sulfite (nem açúcar) e levei um susto quando descobri que damascos secos, por exemplo, são marrom e não amarelo ouro (a cor é preservada pelo sulfite, mas a versão marrom, embora menos bonita, é muito melhor). O ideal é comprar frutas secas orgânicas, mas a dica de Marta é muito útil pra quem só encontrar frutas secas não-orgânicas.
Olá Sandra. Tinha comentado lá no seu último post e após ler este, me sinto motivada a tentar largar o açúcar. Pretendo começar comendo frutas (laranja e maçã são as que me vêm à mente, pois são lentas de comer e assim me entretenho com elas) quando der vontade de comer açúcar. Me senti mal lendo este post, pois hoje mesmo aproveitei as barras de chocolate da Páscoa e fiz uns ovos, comi meio ovo só agora a pouco 🙁 Daí eu fui ler os ingredientes e o primeiro é açúcar (aiê), e só aquilo que comi tinha 50% da gordura que deve ser consumida em 1 dia. AFF!! [desculpe o desabafo]
Eu também procurei sobre adoçantes e vi que fazem muito mal. Queria saber a sua opinião a respeito da Stevia. Sabe se faz mal igual aos outros?
Amanhã vou ao mercado comprar laranjas. Me deseje sorte. >.<
Noooosa!Cada vez que eu pensar num “veneninho” depois do almoço, lembrarei destas informações. Thank you!
Amei colega, vou compartilhar…
Esse ano não vou começar açúcar. É um propósito! Já venci três meses da batalha, já sinto que estou desintoxicando!
Beijos
Sandra, tenho vontade de parar de comer açúcar e tenho tentado. Diminuindo a quase nada os doces (nessa páscoa escorreguei feio).
Mas quero recomeçar… só tenho muitas dúvidas em uma coisa, como tirar totalmente o açúcar se não consigo evitar totalmente o consumo de industrializados?
Tem dicas? Sei que não tens fórmulas mágicas e tudo depende da nossa boa vontade, mas se tiver umas dicas para nos ajudar, sempre serão bem vindas.
Beijo
Excelente seu texto, muito coerente, claro e didático. Compartilhei com os amigos do FB. Esse é um vício que todos nós crescemos nos viciando e passamos para as próximas gerações. Meu filho não come nenhum tipo de fruta ou toma suco de frutas mas adora coisas açucaradas eu por minha vez (até por ser diabético) tento evitar ao máximo as coisas doces
Obrigada por compartilhar o artigo, Renato. Quanto mais gente souber dessas informações, melhor.
Adorei a matéria!! Muito Obrigada!
Eu consumo bem pouco açúcar, mas agora pretendo abolir de vez!
Maravilhoso texto e informações!!
Obrigada, Carolina. Fico feliz em ajudar a sensibilizar as pessoas sobre esse assunto tão importante.
Perfeito!
Ainda não aboli o açúcar da minha vida, mas desde criança nunca fui muito chegada.
Estou tentando educar minha família.
Já iniciei mostrando o vídeo Muito Além do Peso que já mostrou resultado.
Tenho um bebê de quase 10 meses, que infelizmente introduzi o Mucilon no leite dele, por pura ignorância… Vc sabe algum tipo de mistura que eu poderia engrossar o leite dele? Que não contém açúcar? perguntei a medica e ele falou do amido… Mas acho calórico.
Parabéns pelo Blog! Conheci através do Infância sem consumismo.
Abraços.
Moça, imagino que leite materno seu bebê não mame mais, né? Mas porque quer engrossar o leite dele? Ele já se alimenta de sólidos?
E confira o leite que ele toma porque alguns tem açúcar, além de serem leite de vaca (sim, os leites artificiais para bebês tem açúcar e são de vaca).
Eu não tive muito leite e meu filho berrava de fome e sua barriguinha fazia barulho… Cheguei a ficar com ele 2 horas seguidas e não cessava o choro. Ele estava perdendo peso, tive que entrar com a fórmula…
Mas até hoje eu dou o peito, porém não mata a fome dele…
Introduzi o Mucilon tem 1 mês, mas não a quantidade recomendada.
O fato é que fiz isso para ver se ele dormia a noite toda… Não adiantou e estou tentando tirar o Mucilon. Já diminui para 1 medida do leite artificial.
Ele só gosta de frutas, papinha salgada só da Jasmine. A minha é muito mais gostosa… Mas ele não aceita, come 4, 5 colheres… E faço tudo orgânico, sem sal, fio de azeite… Enfim…
Por isso o mingau…
Se alguém souber de algo, me avisem.
Fiz as mamadeiras noturnas (aquela última da noite) dos meus filhos com farinha de arroz ou milho verde batido e coado. Engrossa no fogo, cozinha bastante, só depois que desliga o fogo que acrescenta o leite em pó. As outras mamadeiras só com o leite. Meus filhos são adotivos.
Isso ae.. parabéns…
Além disso, segundo a macrobiótica, principalmente vegetarianos devem cortar o açucar… no equilíbrio energético são alimentos extremamente “Yin”, algo não existente disponível na natureza. As refeições vegetarianas cortam as carnes e derivados (que são o extremos “Yang” da alimentação) gerando um desequilíbrio naqueles que continuam consumindo refrigerantes, e todo tipo de doce em excesso (muitas receitas veganas são cheias de açucar). Depois a pessoa fica doente e acham que é porque ela é vegetariana.
Parei de comer doces no começo do ano. A idéia é passar um ano sem doces – estendi doces ao açúcar em geral (sucos artificiais, refrigerantes), mas sei que não me livrei totalmente do açúcar escondido nos industrializados. Mesmo assim só tenho visto vantagens nesse novo “estilo de vida” e ficava me perguntando o que fazer depois que o ano acabar, porque sei que eu nào seria capaz de voltar aos doces moderadamente. Depois desse texto, estou convencida de que continuar sem o açúcar não é loucura nenhuma, muito pelo contrário.
Super compartilhado!
adorei, há algum tempo estou diminuindo açúcar e hoje vejo como o sabor das frutas são doces. Fiz um bolinho esse final de semana e achei muito doce, coisa que antes isso era impossível…é muito bom largar um vício…bjs
Oi, Sandra, gostei de ler o seu post todinho. Confesso que sou viciada em doces, principalmente a nossa rapadura. Rapadura é um doce feito de melaço de cana de açúcar menos ofensivo que o açúcar, mas ainda colocam, sementes de mamona, cal e outras coisas que nem sei! Quando a cana está em falta ou em pouca quantidade, ou, ainda está ruim, os produtores põem o próprio açúcar. Veja bem, eu nasci numa família muito pobre, e, para me alimentar, minha mãe me dava no lanche da tarde garapa feita de açúcar e água! Só isso!! Hoje me encontro não muito sadia e sei, que além da genética, esse vício por doces me faz mal. Tento diminuir o consumo dessa substância, pois tenho pressão, colesterol e triglicérides altos, além de lutar contra a balança. Sei que me ajudaria, e mais da metade desses meus problemas iriam embora. Tento comer frutas, mas é uma luta muito grande e você comparou bem, é um vício como o cigarro.
Um grande abraço
Gracinha Santos
Engraçado que só falam de “radicalismo” quando é para falar do que não fazemos, quando na verdade, viver se entupindo de açúcar o dia inteiro não deixa de ser também uma forma de radicalismo.
Na verdade, não gosto desse termo pois ele me passa um julgamento onde a pessoa se sente, ao mesmo tempo, juiz e júri.
Temos uma visão tão míope sobre nós e os outros que enxergamos apenas até onde a nossa vista alcança, o resto é apenas um borrão perdido na imagem. E é a partir desse borrão que ousamos definir alguém? Quando vejo uma pessoa comer um Himalaia de gordura, sal e açúcar, eu torço o nariz sim. Entretanto, essa torcida de nariz é interrompida no meio do caminho quando penso que aquela pessoa está se doando em sacrifício por alguns de prazer nas mãos do seu algoz. Ela sofre, e muito. “Mas eu não sofro”, diz o consumidor ávido por batatas fritas e refrigerantes. Sofre, e sofre tanto que o seu sofrimento já virou a sua forma habitual de vida, e por isso, não percebe.
Então moça, você não é radical…Exceto se for para usarmos a palavra radical como um adolescente no sentido de ser muito legal, irado!
Tenho aprendido muito com o seu blog. E você, do outro lado do Globo, já operou algumas mudanças importantes aqui nessa minha vidinha cotidiana. Mandarei notícias quando depois desse primeiro passo, eu já tiver caminhado alguns quarteirões.
Beijo!
Maria Aparecida tudo que já ouvi falar de alimentos (saudáveis ou não) cada dia tem uma novidade pela TV e outros meios de informação,que chego á conclusão que só sobra água e alface pra comer….SERÀ?
Eu só gostaria de dizer que eu te abraçaria agora! 🙂 Seu post fala tudo que eu venho tentando explicar quando as pessoas ridicularizam minhas receitas sem açúcar! Sem falar que, deixar de comer açúcar é um ato de amor a nós mesmos! Obrigada por compartilhar esse post! 😀
… “COCAÍNA… SAL… AÇÚCAR… Três pós-brancos que envenenam tantas pessoas ao redor do mundo”…
https://www.facebook.com/cursodecitologiadocolodoutero/notes#!/notes/curso-de-citologia-preventivo-do-colo-do-utero/-coca%C3%ADna-sal-a%C3%A7%C3%BAcar-tr%C3%AAs-p%C3%B3s-brancos-que-envenenam-tantas-pessoas-ao-redor-do-mu/356527854461291
Adorei o seu texto! Estou a um mês sem açúcar e só estava buscando mais comprovação sobre o que senti na pele… parabéns!
Obrigada, Fabiana. Espero que a experiência sem açúcar continue dando certo.
Então o que podemos usar para substituir a açúcar?Pois tem certos alimentos que não podem ser feitos sem adoçar,o café mesmo é horrível sem adoçar.Os adoçantes também não podem ser consumidos?
Eu tomo café amargo e adoro (na verdade pra mim horrível é café com açúcar). Tudo é questão de gosto…
Seria menos danoso a substituição de açúcar por adoçante?
meu DEUS! como foram ótimas essas explicações! como aprendi muita coisa! vc estar de parabens! pena é q na realidade na nossa vida cotidiana é quase q impossiveu tirar o açucar da nossa vida! pq é tanta coisa industrializadas com o açucar q vc mesmo comentou! ate parece q ele estar presente em tudo! é em : DOCES,BOLACHAS,PÃES, E MUITAS OUTRAS COISAS! mais como vc disse:é só gradativamente ir tirando esse costume errado de consumo de açucar ! valeu pela a ótima aula! kkk! fica com DEUS ! q Ele lhe dê muitas dessas dicas divinas !
Achei muuuito interessante tudo o que você escreveu sobre o açúcar! Faz a gente parar pra pensar no que estamos comendo. Minha mãe Edithe me indicou seu blog e estou curtindo muito! Hoje fiz um suco de morango – natural, para meu tio (irmão da minha mãe) e coloquei umas poucas colheres de açucar, isso porque o suco não era só pra mim. Ele fez uma cara feia e disse que aquilo era suco pra diabéticos… Falei pra ele que açucar não é saudável e ele: Edithinha, Editinha… Eu dei risada! Percebi que estou mesmo igual à minha mãe! 🙂 Mas isso é algo bem positivo.
Tenho uma dúvida, não sei se já escreveu algo sobre a sucralose. Qual a sua opinião? É saudável substituir pelo açucar? (no café, por exemplo)
Um beijo, Nathalia
Amei a matéria, já vinha pensando há algum tempo em substituir o açúcar e qualquer alimento que contenha essa substância por frutas e leguminosas que saciem essa vontade,obrigada pela força,vida sem açucar com certeza é uma vida muito mais saudável!!!!
Sandra, tudo bem? Esses dias eu vi uma receita que levava caldo de cana para adoçar. Seria uma opção mais aceitável, ainda que eventual?
Obrigado por compartilhar informações tão valiosas. Assino embaixo das tuas opiniões 😉
Beatriz, você saberia dizer mais ou menos quanto tempo levou para conseguir desprogramar seu corpo da “necessidade” de açúcar? Vou começar um teste com meu corpo hoje e estou curioso…
Que texto maravilhoso, obrigado por compartilhar com a gente. Sou viciado mesmo em açúcar, vou tentar aos poucos me habituar a viver sem e é totalmente possível como você falou. Obrigado!
Boa sorte, Marcelo.
Post antigo mas novidade recente (redundância operante): graças a esse post eu consegui tirar o açúcar da minha vida. Mas veja bem, o post é do dia 27 de março de 2013, e foi apenas no dia 26 de dezembro de 2013 que consegui tomar essa decisão. Passei 9 meses gestando essa ideia, e veja só, foi o meu presente de natal. Aliás, o presente que veio de Natal e no natal! 😀
Hoje faço bolos e doces com frutas secas, ou uso moderadamente o mel quando quero adoçar algo. No café? Stevia e era isso. Tudo o que compro leio o rótulo e se vejo a palavra “açúcar” ponho de novo na prateleira. Não, isso não torna minhas compras difíceis e dolorosas, apenas mais demoradas.
Hoje abri uma pequena exceção. Trouxe um Lindt para casa 85% cacau. Tem açúcar nos ingredientes, mas ele é um dos últimos citados, o que segundo o seu ótimo guia de alimentação saudável, significa que tem menos quantidade do que os primeiros citados.
Aliás, retirar o açúcar diminuiu muito minha compulsão. Hoje, consigo por um quadradinho desses na boca, delirar com o sabor do cacau, e me dar por satisfeita. Não preciso mais “pelar” a barra de chocolate tirando ela da caixa para o meu estômago. Deixei de ser uma ogra e foi com a sua ajuda.
Então, moça que conheço mas não conheço: thank you very much! E se conserve assim, com juízo e gentilezas para nós e para o mundo. Beijos
Georgia, muuuuuuuuito obrigada pelo comentário. Ganhei o dia quando li que você conseguiu cortar o açúcar da sua alimentação diária inspirada por esse post. Adorei os ‘nove meses de gestação’ 🙂 Algumas decisões precisam amadurecer dentro de nós antes de ficarem prontas. Fico muito feliz por você ter dado esse passo de gigante em busca de uma alimentação mais saudável e que respeita o seu organismo. Mil parabéns!
Também sou fã de chocolate amargo. Geralmente compro barras com 70 ou 80% de cacau (e a quantidade de açúcar desse tipo de chocolate é muito pequena, por isso não me incomoda de maneira alguma) e conconrdo com você: o sabor é tão intenso que um quadradinho é suficiente.
Pode deixar que não tenho planos de perder o juízo nem a gentileza 🙂 Abraços e boa sorte com tudo.
Excelente post!
Minha alimentação não é nenhum exemplo, mas também está longe de ser péssima. Mas admito que o açúcar é o ponto fraco da minha dieta.
Posso me considerar um atleta (mesmo que amador) e frequentemente os resultados não atingidos me remete a fazer uma análise do que estou fazendo de errado. Sempre creditei essa culpa à minha dependência do açúcar, mas confesso que nunca o aliei a uma “droga”.
Essa semana mesmo estive conversando com a professora de educação física (que também não consome açúcar) da academia que frequento e ela fez uma descrição similar à tua aqui no post.
Acho que eu, juntamente com a enorme maioria da população, nunca desconfiou do veneno que de fato é o açúcar. Assim como não sabia que ele não tem nenhuma utilidade em nosso corpo e sequer imaginava o poder de viciar que ele tem, tal qual uma droga das mais pesadas.
Acho que usando esse parâmetro de comparação terei muito mais força de vontade a me conter quando ver um docinho pela frente!
Obrigado pelas dicas e informações!
See ya! 🙂
Fico feliz em ter contribuido pra te alertar dos perigos do açúcar 🙂 Boa sorte com tudo.
Ola, eu me deparei com o seu blog e resolvi ler e estou admirada com tudo que você escreveu. Eu quando pequena era viciada em açúcar, depois na adolescência me afastei do açúcar e me viciei no cigarro, depois dos 30 parei de fumar e voltei aos poucos para o doce. É como se um substiuisse o outro. E me faz lembrar que muitas vezes quando eu como açúcar eu me sentia como ela estivesse grudando em minha garganta. E hoje eu estou com muitas dores no corpo, e mesmo fazendo passando pelo médico e constatando que minha saúde esta ótima. Eu como um pedaço de bolo apos a janta no dia seguinte eu quase nem consigo levantar da cama, e comecei a suspeitar da alergia de alimentar, então descobri o seu blog. E estou constatando que tenho que tirar o açúcar de minha vida. E a partir de amanhã irei começar, pois hoje eu já comecei no açúcar. Tomará que o mal seja ele e assim suma minha dores no corpo. E obrigada pela site, e também estarei aguardando o da farinha branca. Obrigada, pelas informações, passarei para várias pessoas.
Boa sorte 🙂
gostei muito de tudo oque eu li fiquei indignada com tudo oque o açucar causa na vida das pessoas, sou viciada em doces em geral, devido estar com diabetes, tigliceries colesterol, alto tomei a decisão de mudar minha alimentação, a 20 dias que deixei de consumir doces,refrigerantes,e tudo que precisaria de adoçar e sinto uma sensação de fraquesa,vertgens,estomago vasio,as veses nem parece que sou eu,com tudo oque eu li agora entendo ,o porque,esta dificil mas vou conceguir a me livrar dessa droga,mais ainda deixar os produtos diet e o muito obrigada pela informação tão rica e valioza que acabei de saber ……Maria
Fico feliz em ter ajudado, Maria. Boa sorte.
Pleno…, consciente…, educador, literalmente saudável,…deveria receber os milhões de acessos que as “imundices”, e paparicações familiares recebem na internet,…Estou inimigo do açúcar há uns seis anos, lamentavelmente comecei esta luta, tardiamente e ao notar que minhas pernas estavam escurecendo, como sei que além de sinal de má circulação e sinal de algum tipo de diabetes(porque aos onze anos de idade, perdi o meu padrinho com esta assassina),tratei de eliminar o açúcar de minha alimentação, é claro por não estar Diabético, se vou a um aniversário principalmente infantil, aceito um pedacinho de bolo…e às vezes junto com os netos fraciono um sorvete, mas sou aconselhador do café puro, desde que seja de boa marca…Eu prefiro “Capital”, é um café tradicional…uma empresa com mais de trezentos anos…
Oi, tenho labirintite e percebi que quando absolvo muito açúcar as crises ficam mais constantes fale-me um pouco sobre isso e o adoçante também deve ser evitado?
Interessante o texto e as informações, porém é impressionante como extremistas hoje em dia adoram justificar seus extremos.
Ok, açúcar pode fazer todo esse mal, mas se realmente fosse nessas proporções absurdas, me desculpe mas a raça humana já estaria dizimada pelo açúcar, ou todos estariam internados e doentes.
Se você dissesse: “Vamos diminuir a quantidade de açúcar ingerido” eu diria que você é uma pessoa coerente, mas só pela frase “Retire o açúcar do seu dia-a-dia” já se vê que não da pra dar muita atenção, pois se trata de “fanatismo”.
Você persegue o açúcar, outro persegue a gordura, outro persegue carboidrato, outro persegue proteínas, e por ai o “fanatismo alimentar” vai tomando proporções absurdas.
Sou a favor do bom senso e de tudo dosado, controlado, e não aprecio extremos como o seu.
Gostei da reportagem apesar de achá-la um pouco extremista. Não concordo com a frase colocada no texto “Transforme a fruta em suco e você jogou fora o antídoto (as fibras), ficando só com a parte ruim”. Sou anatomista vegetal e o simples fato de triturar uma fruta não elimina as fibras. Elas podem ficar fragmentadas mas a composição da parede vegetal continua lá e não é digerida pelo nosso organismo. O que é chamado de fibra pelos profissionais da área da saúde e nutrição não se refere as verdadeiras células denominadas fibras que são células com a função de sustentação para o organismo vegetal. Muitas vezes fala-se de fibras solúveis e não solúveis. O organismo humano não digere celulose e esta é encontrada nas paredes de todas as células vegetais independente de serem fibras, células parenquimáticas ou qualquer outro tipo de célula. Não sou adepta ao açúcar e particularmente não sou muito ligada em doces mas não dispenso um chocolate amargo com 70 a 80% de cacau.
No texto me refiro à sucos coados. Não quis dizer que a fragmentação da fruta (triturar no liquidificador) destroi as fibras. N passagem que você mencionou me referi ao fato de coar as frutas trituradas.
Está incompleto, mas absolutamente correto, ou seja, não esclareceu que o mal causado pelo consumo de açúcar não tem volta, pois ao atingir ossos, visão, próstata, ovários e outras, o estrago não é recuperado com o tempo, após deixar de ingerir, – não é igual ao cigarro, drogas e álcool, que ao deixar a tempo, o organismo se restabelece, ficando regenerado.
Eng. Ricardo Silveira
Nossa que bom saber que tem fundamento a minha opinião. Por isso, vou deixar um pouco da minha experiencia pessoal.
Eu fui uma criança que comeu bastante doce incentivada em casa, depois, na adolescência vivia sofrendo de crises de hipoglicemia (mesmo comendo muito açúcar), muitas espinhas no rosto, etc. Então, por causa das espinhas eu resolvi parar quase que totalmente de consumir açúcar e deu muito certo, melhorei muito e acabaram as crises de hipoglicemia. Tudo isso se comprovou na pascoa de 2013, quando abri uma concessão e comi muito chocolate, as espinhas voltaram de forma violenta, tive que fazer um longo tratamento com dermatologista, faço controle até hoje, mas ja melhorou 99% :).
Sinceramente, eu hoje eu não sinto falta alguma do açúcar. Ninguem toma café, chá, ou suco do meu copo que já acha estranho. Oxi! Não tem açúcar? É uma frase que ouço muito kkk…
Hoje me permito algumas concessões, pequenas tipo um docinho após o almoço, um sorvete muito raramente, tudo muito controlado, mas as vezes eu me arrependo, quando dou a primeira provada ja me da um enjoo enorme, de arrepiar, e muitas vezes jogo fora. Por isso te compreendo plenamente quando diz que é insuportável comer esses doces, eca rsrs. É estranho pra come, mas se vocês cortarem vão ver que é bem assim mesmo, a pessoa fica enjoada se comer qualquer misero docinho.
Muito boa postagem. Gostei muito!
em q lugar realmente esta as fibras,vitaminas,etc da fruta?È nas casca?
Sandra, AMEI o seu texto! Já sabia de boa parte das informações, mas ter dados assim tão concretos, escritos de forma tão clara só ajudam na hora de “combater” as críticas por optar por uma vida mais saudável.
Gostei tanto que compartilhei o link no meu profile do facebook e na fan page do meu blog (https://www.facebook.com/vidadepapaiemamae) se não quiser avise que retiro a publicação.
Abraço grande, parabéns pelo excelente trabalho!
Por alguns bons anos tive uma alimentação estritamente natural com cereais integrais, oleaginosas, variedades de verduras, legumes e frutas e abstenção total de açúcar, carnes e queijos. Foi uma transformação incrível!!! Os resultados vieram de todos os lados: sem pretensões, em 6 meses emagreci 12 kg estacionando em meu peso ideal. Meus cabelos cacheados eram viçosos, brilhantes e sem queda. A pele nem se fala!!! Parecia bumbum de nenê, lisinha, sem manchas, sem linhas de expressão, as pessoas me davam 15 a 20 anos a menos quando chutavam minha idade. Celulite não encontrava uma sequer. Percebi também melhoras na cognição, tinha muita facilidade em aprender e reter na memoria. Mas faz uns 3 ou 4 anos atras que ficou difícil manter essa alimentação e aos poucos eu fui retornando a “alimentação moderna”. Percebo os efeitos negativos que estou perdendo com todas essas maravilhas que a alimentação verdadeiramente saudável e natural proporciona. Li o livro Sugar Blues, faz uns 3 anos quando já estava imersa nos chocolates, doces, refrigerantes, bolos…Tentei parar, mas ainda não consegui completamente como antes. Gostaria muito muito de voltar a alimentação natural que tinha antes, pode não parecer mas não é algo insosso, sacrificante, pelo contrario, o paladar aos poucos passa a ter gosto pelo que é natural e o antinatural passa a ser extremamente enjoativo. Enfim, toda mudança de hábito no inicio é muito difícil, tem que ter muita força de vontade e perseverança pra vencer essa fase de adaptação e mudanças, mas depois que o organismo desintoxica e volta a se habituar e ter prazer nos sabores naturais ai é só saúde sobejando. Parabéns pelo texto, muito bem embasado e de fácil entendimento. Com certeza irá elucidar a muitos e dar força para quem quer parar com esse vício.
muito bom saber q o a çucar faz tanto mal a saude !!!!!!!!!!!
eu sei q o açucar e prejudoçial ah saude mas nao sabia q causava tanta doença como foi postada no blog eu vou me esforçar p evitar o açuca pos pratico atividade fisica e sei q n faz bem q DEUS nos abençoi cada dia!!!!!!!!!!
Ola Sandra, gostei de encontrar seu site dentre outros, li porem me permita fazer algumas ressalvas, quanto a possíveis erros na matéria ,ta bom ? La vai:
1) O açúcar em especial o refinado, não contem frutose nenhuma como vc disse la em cima, sua composição é sacarose pura, sem nutrientes algum .
2) O açúcar mascavo não “dá na mesma” que o açúcar refinado , é melhor sim, e como não pude ler toda sua matéria por falta de tempo, não sei se você especificou o processe de fabrico do mascavo.
Obs. li apenas por falta de tempo, onde diz ” como o açúcar é processado pelo organismo” ate a imagem das maçãs , uvas e cerejas. Lerei mais tarde o restante, pois apesar de seu site não estar entre os primeiros na busca, gostei de acha-lo na segunda ou terceira pagina das buscas, grato por um retorno, avise-me .
Sergio, “a sacarose (C12H22O11), também conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glícido formado por uma molécula de glicose e uma de frutose” (definição da Wikipédia). Se quiser confirmação, basta fazer uma busca rápida na internet.
OLA,ACABEI DE LER O SEU POST SOBRE O ACUCAR,MUITO INTERESSANTE E MUITO ESCLARECEDOR…
MUITO OBRIGADO POR PORSTAR,VOU ME ESFORCAR O MAXIMO PRA TIRAR O ACUCAR COMPLETAMENTE DA MINHA VIDA,SABENDO QUE E UM POUUINHO DIFICIL HEHEHEH!
OBRIGADO E PARABENS..
VALEU.
òtimo tema….Bem dizia a norte-americana Ellen White sobre os efeitos danosos do açúcar no século XIX, apesar do cunho religioso da autora, é mais do que certo nas pesquisas recentes os malefícios desse produto psicoativo.
Parabéns pelas atitudes neste espaço…
Veja bem…sou um chocólatra, amante de doces, bolachas, tody e açucares refinados. Na verdade cresci comendo tudo isso e nunca foi agradável o doce natural das frutas pra mim.
OBS: Ai que delícia aquela bacia de bolacha com leite e açúcar na minha infância enquanto assistia desenhos…hoje…aquelas barras de chocolate….aqueles bolos de casamento, aniversário…caseiros…Ah..aiai! como sou apaixonado por tudo isso…parece impossível abandonar. – Pareço um dependente químico falando de seu produto psicoativo favorito. Sou historiador e não biólogo, nutricionista ou seja lá o que for…mas sei do poder de uma tradição, hábito aprendido, construído, ou mesmo de costumes que nos aprendemos a partir do meio e tempo em que vivemos. A questão é que o hedonismo de hoje valoriza-se mais do que a saúde ou a desgraça desse meu amor pelo que tanto me faz mal…que ironia…amo aquilo que é tóxico…o que me impressiona mais é nosso fraco poder de decisão frente a condições aprendidas, parecemos animais sendo encaminhados pelo estreito caminho do matadouro, sem reação…sem controle de nós mesmos…
E o mel de abelha, tem o mesmo efeito que o açucar?
Achei lindo o seu texto! Há mais de ano cortei o açúcar da alimentação e o maior preconceito veio por parte dos familiares… Nunca vltei atrás, e comecei a escrever um blog sobre o veneno açúcar (e sobre o óleo vegetal hidrogenado ou não, que também não consumo). http://cravobananaecanela.blogspot.com.br/ Agora estou também montando uma palestra sobre o assunto, quero começar a conscientizar além da internet para as pessoas que não têm acesso à ela ou para as que não se esforçam para, por meio dela, obter essas informações!
Fiquei muito feliz em ler seu blog. Estou tentando mudar radicalmente minha alimentação e o açúcar é o passo mais difícil. As informações que li agora com certeza me ajudarão muito, já deixei de lado o suco super doce que ia fazer agora!
E eu fiquei muito feliz por você ter me encontrado, Gabriel:) Boa sorte com a mudança de alimentação e espero que as informações que compartilho nesse blog continuem sendo úteis pra quem quer ter uma alimentação mais saudável, ética e saborosa.
uau, essa matéria me deixou chocadissima! estou com muita vontade de tirar o açucar fora da alimentação, mas uma pergunta que não quer calar e que ficou na minha cabeça o tempo todo “e o cafézinho???”
glicose de milho e agave seriam bons substitutos do açucar?
Muito esclarecedora e muitos parabéns pela sua excelente publicação, tanto procurei que encontrei. Lamento só saber o que prejudica o açúcar faz pouco tempo, mas já não uso em nada, o que uso é o das frutas e dos vegetais. Muito obrigado e muitas felicidades.
Muitos obrigado e muitas felicidades para a sua família que pode acabar por salvar inúmeras vidas com o tempo que ” perdeu” a colocar o artigo para outros. Como posso ajudar a recupera este se tempo?
Oi Sandra,
Só agora vi o seu post. Meu filho foi diagnosticado como dermatite atópica desde os 3 anos e meio e de lá pra cá tentamos todos os tipos de tratamento e dietas de exclusão sem sucesso. A doença somente se agravava, até que recentemente, buscando receitas sem glúten e sem lactose vi um post sobre desequilíbrios intestinais provocados pelo açúcar.
Você não acredita: Em vinte dias de dieta sem açúcar refinado, as placas de inflamação que ele tinha nas mão e na parte externa das pernas sumiam, assim como ao redor da boca e no bumbum. Então comecei a pesquisar sobre o açúcar e vi o seu post.
É muito difícil conscientizar as outras pessoas sobre o assunto. Mostro a elas como eu tive que aprender da forma mais difícil e sofrida. Noites e noites sem dormir, aclamando e coçando meu filho, crise de abstinência, mal humor, conscientização e muita conversa. Não há preço para a tranquilidade que eu tenho hoje, mesmo em tão pouco tempo.Estou mudando meus hábitos também e a minha pequena dificilmente vai passar pela mesma coisa.
Até os médicos não aceitam quando eu conto o que aconteceu e a relação com o açúcar. Todos em um processo de negação.
Muito obrigada pelo esclarecimento e pela valiosa ajuda..
Um abraço forte,
Lilia
Olá! Gostaria de dar o meu depoimento. Sou macrobiótico há 29 anos. Eliminei o açúcar da minha alimentação. Como tudo orgânico e integral. Como geleias orgânicas adoçadas com suco de uva concentrado. Embora não seja o ideal, como você diz, pelo menos não estou ingerindo o açúcar branco, que é puro veneno. De manhã amasso uma banana e uma pera e faço uma espécie de creme para passar no pão. Só à tarde tomo um chá com torradas de pão integral (feito com farinha integral orgânica e õleo de girassol orgânico) e passo a geleia orgânica e um pedaço de tofu (em substituição ao queijo).
Conclusão: nunca tenho nada. Não fico doente nunca. Não tomo remédios alopáticos há 45 anos! Só homeopatia. Sou radical? SIM! Com muito orgulho. Se radicalismo é cuidar da saúde, viver sem problemas de saúde, sentir-se jovem e disposto e fazer uma alimentação inteligente, então sou extremamente radical!
Todos os produtos industrializados vendidos nos supermercados são péssimos para a saúde. Haja vista a verdadeira epidemia de obesidade no mundo! Pois é, ou paramos para pensar um pouco, revemos as prioridades e partimos para um caminho de consciência ou ficaremos à mercê das doenças, dos planos de saúde, dos médicos, e da infinidade de remédios que amenizam por um lado e prejudicam por outro.
É difícil parar de comer coisas tão gostosas? Sim, não nego. Mas eu fiz um trabalho interior há 29 anos atrás e agora quando como uma salada tenho muito prazer. Quando saboreio uma pera orgânica é o mesmo prazer que tinha ao comer um bolo cheio de açúcar! Tudo depende da gente. Dá para mudar os hábitos sim! É só ter força de vontade e colocar como prioridade a nossa saúde! E, pessoal, VALE MUITO A PENA! Acreditem! É isso! Espero que essas ideias e conceitos sejam cada vez mais difundidos, para que possamos reverter esse quadro assustador e quase epidêmico de diabetes, obesidade, problemas do coração, câncer e outras doenças terríveis que assolam a humanidade!
Abraços e parabéns pelo blog!
Daniel
Muito obrigada pelo seu depoimento, Daniel. Tudo de bom pra você 🙂
Oi Sandra, estive lendo todas as perguntas e as respostas. Fiquei com algumas dúvidas e queria que você me esclarecesse. Você diz que comer geleia adoçada com suco de uva concentrado (a St. Dalfour) também não é recomendável pelo fato de o suco de uva conter muita frutose. E as geleias orgânicas sem nada de açúcar? Há geleias orgânicas de uva, tangerina, banana e abacaxi sem nada de açúcar e sem nenhum suco para adoçá-las (da marca Novo Citrus). Essas geleias não têm problema? Pois depois do que você disse, vou abandonar as geleias adoçadas com suco de uva concentrado e passar para essas sem nada de açúcar, nem suco, nem adoçante. Só a fruta e mais nada. O que acha?
Segunda dúvida: todas as manhãs faço um suco de frutas no liquidificador (sem coar nada) com os seguintes ingredientes: suco de uva orgânico sem açúcar, banana, pera, mamão, laranja lima, limão (todos orgânicos), 1 colher de levedo de cerveja, uma colher de melado orgânico (um médico amigo homeopata me recomendou pelo fato de conter ferro). O que acha desse suco? Alguma contra-indicação?
Obrigado!
Abraços
Daniel
Sandra, veja o que está escrito na descrição dessas geleias orgânicas sem açúcar que comentei:
“As geleias e doces sem açúcar são produzidas apenas com o suco e a polpa das frutas, sem adição de açúcares e adoçantes, contendo apenas a frutose natural. Essa característica torna esta linha de produtos um excelente alimento para pessoas que na sua dieta não podem consumir sacarose. É também uma alternativa para as pessoas que procuram alimentos saudáveis, com suas características naturais”.
Sandra, por favor, me dê sua opinião. Estou sempre procurando melhorar a minha alimentação.
Obrigado!
Abs
Daniel
Bom dia.
Muito bom o seu artigo:sincero,honesto,transparente. Vejo aqui muitas pessoas pessoas revoltadas aqui com as colocações que defendeu. O que elas não percebem ou não sabem é que a saúde das pessoas já vive comprometida comprometida por conta do consumo inadequado desses alimentos. É só ir nos hospitais(públicos ou privados). As indústrias farmacêuticas e as alimentícias lucram milhões todo ano, em contrapartida os hospitais estão entupidos de doentes de todos os tipos: hipertensos, diabéticos e por ai vai. Como diz o doutor Lair Ribeiro:”se você não tem tempo para cuidar da sua saúde vai encontra tempo para cuidar da sua doença”.
Fique na paz. Fique com Deus e parabéns pelo seu artigo!
Obrigada, Rogério. E adorei a frase do dr Lair Ribeiro 🙂
Adorei as informações.Vou lutar para tirar o açúcar da minha alimentação.Obrigado.
Já estou tentando retirar o açúcar da minha vida há alguns meses, acho que uns 3 meses. Resisto ao máximo, pois descobri que as minhas acnes são resultado de ingestão de bolachas de maizena, musses que tenham leite condensado, vitaminas e brigadeiros, beijinhos, bolos (sem recheio e sem calda, bem caseiro). Enfim, alimentos bobinhos que estavam resultando o surgimento das malditas espinhas. Hoje o meu rosto já está mais limpo, esse quadro só muda quando fico menstruada. A minha alimentação é muito regrada, pois sou bailarina. Então, como muitas frutas ao longo do dia. Quando me bate aquele desespero pelo doce, frito banana e como com um pouquinho de canela. Aí me dá uma saciedade, me acalmo. Sinto o meu corpo, mais devagar, principalmente a cabeça. Os pensamentos não são tão ágeis. Comecei a me esquecer de algumas coisas, deveres rotineiros, por exemplo. Como coloquei no lugar do doce a fruta, provavelmente a absorção dessa FRUTOSE é muito mais lenta, do que se eu comece um brigadeirinho, por exemplo. O que me preocupa no momento é que estou um tanto lesada, me sinto muuuito devagar e esquecida das coisas. Isso é normal?
Olá! não é normal não. É o resultado da ingestão de açúcar. Coma frutas orgânicas para ter o doce que você gosta, pois as frutas normais são cultivadas com agrotóxicos e envenenam o nosso corpo. Verduras e frutas orgânicas vão de dar o aporte que o teu corpo precisa, sem nenhum efeito colateral. E se puder, coma arroz integral orgânico também. Você vai notar a diferença. Abs. Daniel
Como tenho o hábito de não mastigar, quando comi o arroz integral com grãos fiquei muito estufada, justamente por não mastigar direitinho. Coloco o alimento na boca e engulo em seguida, não tenho paciência de ficar mastigando, mastigando. Então, deixei o arroz integral de lado e como o tradicional. As frutas orgânicas são caras e estou defendendo a ingestão do alimento saudável (frutas e verduras), mas sem gastar. Entende? Mas há momentos que fico “esquecida” com alguns afazeres diários. Por isso, que acho que é a ausência da sacarose, pois só como fruta e nada de um docinho, por exemplo, uma trufa ou brigadeiro. O bom que as espinhas não estão nascendo a não ser pelo processo de menstruação, mas nada daquelas grandes e inflamadas, é algo passageiro. A diferença do meu corpo é que fico muito cansada, lesada, desorientada, mas acho que depois o corpo se orienta.
Coo viver sem açucar?Será q só um docinho depois do almoço vai fazer tanto mal assim?
Primeiramente parabéns pela publicação. Aproveitando que você já mostrou os benefícios do melado de cana, aproveito para avisar aos seus leitores que em nossa loja virtual, em que vendemos apenas produtos relacionados a sustentabilidade, temos o melado de cana de açúcar ORGÂNICO para venda para todo o Brasil.
Convido a todos a conhecer nossa loja virtual http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/melado-organico-de-cana-de-acucar-450g
Um abraço a todos!
Thiago Cagna
Interessante!
Estou na luta para me livrar do vício, mas não é fácil.
Você se sentia viciada antes de abdicar do açúcar?
Quanto tempo levou, mais ou menos, para deixar de ser uma tortura resistir aos doces?
O máximo que consegui até o momento foram duas semanas. 🙁
Eu não larguei o açúcar do dia pra noite, fui deixando aos pouquinhos. Acho mais fácil ir eliminando um pouco de açúcar toda semana do que parar tudo de vez. Por isso não saberia dizer quanto tempo levou até eu parar de sentir vontade de comer doces. Foi um processo longo e suave e meu paladar foi se adaptando com o tempo. Mas saiba que ainda sinto vontade de comer doces, só que os doces que me agradam hoje são bem diferentes dos que eu gostava antes. Minha tolerância diminuiu drasticamente e hoje até uma banana madura pura é doce demais pra mim (só consigo comer se for misturada com aveia).
Parabéns pela pesquisa, está ajudando muitas pessoas! Eu já sabia que o açúcar não podia ser muito consumido que fazia um pouco mal e etc. Mas desta vez ficou muito claro, somente agora com seu artigo entendi o que é realmente o açucar, um veneno! A maioria das coisas que encontramos sempre diz que se pode consumir um pouquinho, e é como você falou a maioria dos livros bons estão em inglês, então muitas vezes as informações corretas não chegam até nós. Comecei minha jornada contra o açúcar no início de 2012 quando percebi que estava viciada, nunca tinha lido nada sobre o assunto e só ouvia algum nutricionista dizendo de vez em quando que não era bom comer demais. (Sabemos que não é esse o caso, né?!) eu ficava acordada até de madrugada e nesse momento era pior, batia a abstinência de algumas horas sem o açúcar, e eu tinha que sair pra comprar doces nas lojas de conveniência; foi aí que percebi que algo estava errado e resolvi mudar a minha alimentação, pesquisando achei em uma revista uma dieta que indicava consumir 5 tipos de frutas diferentes por dia em pequenas quantidades delas; em 2 semanas eu estava livre por completo do vício, continuei comendo açúcar (demerara) por não ter noção do que ele era, mas a dependência acabou nessas 2 semanas. E hoje após ler seu artigo me decidi, nada mais de doces fora de casa ou um chocolatinho aqui e outro ali, (porque o açúcar dos alimentos e bebidas eu tirei e não consumo industrializados) já estava difícil mesmo de comê-los porque eu sentia vontade, mas ao comer os achava doces demais. Acabou, nunca mais! Vou ler suas receitas. Obrigada por ajudar!
Fico muito feliz em ter te ajudado, Renata 🙂
Parabéns, Renata! A vida sem o açúcar fica muito mais “doce”! As frutas orgânicas, que a natureza nos proporciona, nos dão todo o açúcar que precisamos! Eu não como açúcar há 29 anos e adoro frutas (orgânicas).
Abs
Daniel
Como vc adoça o café?
Não adoço. Só gosto de café amargo. Isso pode parecer algo inconcebível pros brasileiros, mas saiba que café doce é algo cultural e tem muitos povos mundo afora que nunca adoçam essa bebida. Na Palestina, onde morei vários anos, por exemplo, café é sempre servido amargo. O engraçado é que lá o chá é super doce, mas o café é sempre amargo. Um dia falei pra um amigo Palestino ‘Só por curiosidade, por que você adoça o chá, mas não coloca açúcar no seu café?” Ele me olhou com cara de espanto e disse: “Açúcar tira toda a gostosura do café.” Eu concordo plenamente com o meu amigo 🙂
Pois é, Sandra! Eu também acho que o açúcar tira o gosto natural dos produtos. Quando meus amigos e amigas experimentam as frutas orgânicas que eu como, ficam espantados ao descobrirem quão doces ela são. É que estão acostumados a comer frutas “normais”, ou seja, bombardeadas com agrotóxicos e sem gosto. Como consequência, têm que adicionar açúcar às frutas para que tenham algum gosto.
É uma pena! Por isso, insisto que o importante, além de eliminar o açúcar, é começar a comer alimentos orgânicos. Faz toda a diferença!
Abs
Daniel
Atualmente também não adoço o café, e apenas quando deixei de adoçar comecei a apreciar o verdadeiro sabor do café. Agora quando tomo café, gosto de beber devagar e apreciar o verdadeiro sabor. Antes eu tomava vários cafés por dia e eu pensava que era viciado em café, mas quando decidi não colocar mais açúcar no café meu desejo por café também diminuiu. Agora eu tomo apenas 1 por dia e até tem dias que não tomo. Eu descobri que não era viciado em café mas sim viciado no acúcar.
Não sei se esta pergunta foi para mim. Eu não tomo café. Só tomo chá e sem açúcar. Mas, Roberta, se quiser adoçar o café, não use adoçantes artificias pois estão cheio de produtos químicos nocivos à saúde.
Pelo que sei, o único adoçante natural chama-se stévia. Mas tem que ser a stévia natural, sem nada químico. Na Argentina os restaurantes que trabalham com produtos naturais adoçam os bolos, tortas, etc… com malte de cereais. Esse malte oriundo dos cereais não faz mal nenhum e é de absorção lenta.
Mas aqui no Brasil é difícil de se achar.
Acabei de achar o malte à venda no Brasil:
ECOMALT (da Ecobrás)
Adoçante produzido através de processo lento e natural, com grãos integrais como cevada e milho. O malte de cereais provê uma prolongada fonte de energia que é digerida equilibradamente na corrente sanguínea. É a forma mais balanceada de substituir o açúcar refinado.
Espero ter ajudado!
Abs
Daniel
P.S. Sou macrobiótico há 29 anos e só como produtos orgânicos e integrais. Se precisarem de qualquer informação, é só me perguntar.
Atravez da reeducação alimentar consigui eliminar o açúcar da minha vida em partes por que ainda falta um pouco de auto-disciplina, mas com a ajuda de pessoas como você, e, outros profissionais aliado a minha força interior sei que posso adquirir auto-disciplina e manter o habito durante as quatro estações por toda minha vida.Para encerar só mais um detalhe estou tentando cortar de meus hábitos alimentares o adoçante, que delicia o gosto natural dos alimentos.Desejo a você amiga (se é que me permite chamar assim) infinitamente mais sabedoria, conhecimento e ampliação ainda maior desse trabalho de concietização das pessoas mau orientadas.Quem ama cuida da sua saúde e incentiva os outros por amor
Muito obrigada, Clodoaldo. E boa sorte na reeducação.
PARABENS!!…vou ver se consigo me livrar desse veneno.
OLa bom dia estou lendo o livro sugar blue e sem dúvida é incrível,gostei muito do seu post e depois de tudo que estou lendo e me esclarecendo sobre esse veneno estou determinada a tirar essa droga definitivamente de minha vida,não está sendo muito fácil porque como você mesmo diz o açúcar é uma droga viciante e sempre tem alguém pra nos dizer que somos loucos e que a vida não pode ser radicalizada.
Mas estou me sentido muito melhor menos cansada e dormindo muito melhor,chegarei lá……
Até onde eu sei o que causa a diabetes é a gordura e pressão alta, não o açúcar
hoje faz 7 dias que estou sem ingerir açucar
Muito bom seu post parabéns mesmo! Meu sonho é não apenas as informações chegar ate as pessoas mas sim que elas os tornem lição de vida. Eu por ser uma curiosa nata por alimentação e saúde pude ter um estimulo a mas apesar de a um bom tempo excluir não totalmente mas pelo menos os piores maléficos do açúcar, pretende depois desse auto conhecimento melhorar cada dia.
Boa noite Sandra! Estava a procura de algo sobre o açúcar pois estava me sentindo muito “viciada” no docinho apos uma refeição. E trabalho com saúde, e fui desafiada por uma paciente a tirar o açúcar por 1 mes… Estou no meu 6 dia, confesso que nao ta facil… Mas fui atras de sobremesas diet. E acabo de me deparar c sua matéria q nao se pode usar adoçante?! Primeira vez que busco informações sobre e estou de boca aberta com tanta informação!!! Espero ter forças pra tomar isso pra minha vida! Se pudesse me falar sobre qual substituição fazer… A tal de Stevia tbm eh tóxica?
Obrigada e parabéns pela matéria! E pela luta! Pessoas como vc são admiráveis!
Olá a todos.
Faço a mesma pergunta do colega aí de cima:
E o Stevia? Deve sofrer alguma mutação quando industrializado, tudo bem, mas …
Sou bastante radical, mas acho que encontrei alguém bem mais (rs).
Parabéns!!!
Abraço.
Concordo plenamente que não devemos incutir o gosto pelo acúcar nas crianças. Tenho um neto com 4 anos e luto diariamente ccontra a família mais direta que são os pais e os avós paternos que insistem a toda a hora em dar chocolatinhos e inumeras guloseimas, por mais que eu me esforce em intoduzir uma alimentação saudável,tanto para o meu neto,quanto para o resto da família, mesmo com esse esforço tem sido muito difícil de conseguir os meus objetivos que é alimentar saudávelmente a minha família,mesmo sabendo todos os malefícios desses alimentos eles teimam em não me ouvir. Temo muito pela saúde da família,mais especificamente pelas crianças que para eles todas goluseimas são bem vindas porque eles não teem noção do mal que lhes vem causando.Já agora uma pergunta:sou diabética que tipo de adoçante devo usar? Não que seja adepta de coisas doces e a razão dos meus diabetes tem uma causa diferente a remoção do pãncreas parceal. E como não consigo tomar os meus chás sem adoçar um pouquinho gostaria de saber qual o melhor se causar outros males. Muito obrigados pelas informações que nos passam que para mim são de grande valor. Continuem vale a pena insistir e tentar mudar mentalidades e maus hábitos alimentares.
Ps Agradecendo os meus cumprimentos.
Adorei o post , já tenho diminuido o açucar , o que me diz da stevia? adorei o site , vou dar uma olhada nas receitas , muito obrigada e continue assim… sucesso
Parabéns pelo seu post! Luto dia a dia para diminuir o açúcar da minha vida e da minha família e tenho que dizer que ler textos como esses todos os dias são fundamentais para fazer-nos raciocinar e ter forças para não usar o açúcar seja de qual forma ele estiver disfarçado, diante de tanta fantasia que a industria alimentícia apresenta nos meios de comunicação.
Te desejo sorte, Janaína. E saiba que com o tempo fica muito mais fácil levar uma vida sem açúcar.
Boa tarde, obrigada pelo Post muito elucidativo, acrescento ainda algumas impressões, sobre passagens deste. Hoje em dia é quase impossível se viver “sem açúcar”, tudo o que há para ser vendido contém açúcar, seja ele com seu nome habitual sacarose, e outros disfarçando-os, e claro aumentando a quantidade nos produtos e por consequência a nossa dependência deste mal.
O engraçado é que como bem salientou em seu post, hoje há verdadeiras cruzadas contra o cigarro e outros alimentos gordurosos, e nada se fala do açúcar, como se este fosse um mal menor, quando na verdade se trata da origem de todos os males modernos… (não me crucifiquem ou me achem extremista), para se ser ter um dado que pode corroborar com essa frase acima é que mesmos nos produtos mais improváveis o açúcar está presente, como no cigarro! Sim, por favor não se trata de apologia ao fumo, mas o fumo, este que hoje tanto mal causa, e que fora usado por milenios por tribos e xamãs, nunca fez tantos pacientes com as mais diversas doenças quanto agora, quando se passou a adicionar açúcar ao mesmo, e essa mesma associação é válida para os queijos, chocolates, bebidas alcóolicas, carnes (sim o gado/ovinos etc cada vez mais supra alimentado com sal – contém açúcar – e alimentos geneticamente modificados, mais doces por assim dizer, que os fazem ingerir ainda mais alimentos em curto espaço de tempo engordando mais rápido e a que preço) assim como nós, por isso a explosão do vício exagerado, de obesidade e outros males ao corpo e a mente, são oriundas daquilo que somos constituídos nossa alimentação cada dia mais dependente de um veneno tóxico, viciante e que é vendido indiscriminadamente a todos por lucro e consumismo desenfreado, até quando seremos reféns desse mal. Estou lutando para eliminar este mal em minha vida e quando leio um post como esse, fica mais fácil saber que existem pessoas que como eu lutam e estão conseguindo vencer essa batalha. Obrigada
Daiana, é muito importante tudo o que você disse! Eu concordo plenamente com você! Dá para vencer essa batalha sim! Eu não como açúcar há 30 anos e posso te garantir que não é tão difícil assim.
Continue firme nessa direção e seu corpo baterá palmas! Abs
Adorei todas as informações sobre o açúcar.
Faz uma semana que parei de consumir qualquer produto que contêm açúcar. Antes de tomar esta atitude eu achava que seria impossível alguém conseguir não ingerir aquele doce delicioso. Hoje vejo que é muito fácil e prazeroso não ingerir estes alimentos. O incrível é que neste pequeno período, os resultados já são visíveis no aspecto das minhas celulites que diminuíram seu volume. Pretendo persistir no mínimo por um ano. Obrigada.
Fala-se muito em não consumir açúcar; mas afinal, como substituí-lo por outro adoçante que não seja prejudicial à saúde, se o próprio adoçante não é recomendado???? fica a minha dúvida.
Faz muitos muitos anos que o açúcar não faz parte do meu dia-a-dia e todas as pessoas que seguem esse caminho acabam descobrindo a mesma coisa: ninguém precisa nem de açúcar nem de nenhum tipo de adoçante artificial. Não aconselho substituir o açúcar por nenhum tipo de adoçante simplesmente porque a natureza está cheia de comidas naturalmente doces. Eu tomo café amargo e adoço minhas sobremesas e vitaminas com frutas secas (passas, tâmaras, figos…) ou frescas (banana na papa de aveia, por exemplo). Tudo questão de hábito. Se você realmente não conseguir viver sem acrescentar algum tipo de adoçante às suas comidas/bebidas (mas juro que isso é apenas um hábito como qualquer outro e que você consegue, sim, pode acreditar) já pensou em experimentar stevia? Mas como nunca usei, não posso te recomendar uma marca. Boa sorte.
Obrigada. Valeu a dica!
Quem conhece o livro sugar blues e onde o encontra ? ate…
Adorei a matéria. Sinto-me motivada a eliminar o açúcar de minha alimentação. Já usei adoçantes e doces dietéticos. Com o passar dos anos senti a língua pastosa, dor de cabeça e náusea. Agora tomo café puro e gosto muito.
Cássia
Agora fiquei na dúvida se o pão francês vendido nas padarias não é vegano!
E agora? Como saber se o açúcar dos Cookies e alguns produtos da Jasmine e Ceifeiro é vegano?!
Fiquei surpresa em saber que até o açúcar mascavo e demerara fazem mal à saúde!!
E o açúcar de coco será que também faz mal à saúde e não tem nenhum nutriente?!
E o que dizer da Stevia faz mal ou bem à saúde?
Me ajude por favor!
Tenho o habito de tomar chás todos os dias sem açúcar bem como os sucos natural e bebo raramente refrigerante, porém, quando tomo sorvete, ou quando como docinhos, bolos em aniversário (sem refrigerante), ou chocolate, me dá dores nas juntas, sinto muita fraqueza, parece que estou sem energia e sei que é o açúcar é quem rouba as minhas forças. Preciso urgente de algo para ingerir que possa eliminar o açúcar, talvez um chá diurético, mas, qual seria o melhor? – Friso, diminui muito o consumo de açúcar, más, quando como sinto mal e preciso de um antídoto, pois é difícil chegar em uma festinha de aniversário e contemplar todas as aquele açúcar e não comer.
Oiiiii…
Estou tendo várias crises de candida e alergias, estress alto e alimentação ruim. Tenho lido muito que a nossa alimentação influência diretamente nessas crises. Já busquei um alergista/imunologista, irei fazer os exames para ver os tipos e alimentos que me causam alergias, posteriormento com os exames em mãoes, vou buscar uma nutricicionstas para acompanhamento adequado de uma dieta. E sinseramente, acho que minha única salvação, é o veganismo, uma alimentação adequada. Como mudar, melhorar, por onde começar…. estou no caminho certo?
ola amigo, gostei muito de ler isso, venho tirando o açúcar da minha vida.. na verdade ja tou nesse processo a um bom tempo… seu que o corpo e dependente e quando se tenta retirar o açúcar do corpo nos sofremos muitos, o corpo e a cabeca ficam pesados… o animo nao e mais o mesmo… mas ao poucos quando se for se desentoxicando da açúcar vc vai voltando ao normal… QUERIA Q SE POSSIVEL FALASSE COMO RETIRAR O SAL DA ALIMENTACAO TMB… PQ ELE E OUTRL VILAO… E QUAIS AS AUTERNATIVAS Q PODEMOS USAR PRS TEMPERAR… abraço.
Ótimo artigo! Acho que a forma mais difícil de eliminar o açúcar é nas suas formas mais ocultas. Por exemplo, numa pizza você pode ter açúcar no molho e até na massa.
E quanto ao açúcar ainda na forma “bruta”, como no melado ou no açúcar mascavo? O açúcar ainda está lá, mas esses ingredientes ainda têm nutrientes. Já ouvi opinião de que também devem ser evitados. Outros dizem para usarmos, mas com muita moderação. O que você acha? Gostaria de saber também sua opinião quanto ao uso de adoçantes a base de stévia em comparação com o uso de açúcar mascavo, por exemplo. Obrigada!
parabéns pelo artigo! Simplesmente fantástico!!!
Estava mesmo em busca de mais informacoes para me converncer de vez a eliminar o acucar da minha vida. No ultimo dia 02/03, passei por – mais uma! – cirurgia para retirada de um tumo, esta é a minha segunda recidiva de cancer. Como você mesmo fala, é um vicio e como qualquer outro, pode parecer impossivel mas, sei que nao é e com forca de vontade é posivel sim mudar!
A resposta a pergunda da “naiaraz” também me interessa bastante e vou torcer para que seja respondida em breve.
Um abraco e mais sucesso!
Franceane Riedel
http://www.vidaquerida.com
Não sou adepta do açucar,contudo me preocupo com minha família,mais especificamente o meu neto,os adultos têm consciencia daquilo que fazem mesmo sabendo que o açucar é um verdadeiro veneno eles continuam em busca dele, mas as criãnças já é responsabilidade de nossa e é ai que reside a minha luta,tento retirar ao máximo o açucar da vida dele,mas a família insiste em enfascá-lo de goluseimas. Não imagina como isso me chateia. Já agora uma pergunta!!! O açucar mascavado não é tão maléfico quanto os restantes? Fico á espera de resposta. Beijinhos. E muito obrigada por tudo o que tem vindo a publicar.:-) 🙂 🙂
EXCELENTE ARTIGO!!!
O pior de tudo, é a dependência. Segundo estudos recentes realizados, mostra que o açúcar causa dependência muito mais do que a própria droga cocaína.
Esse teste foi feito em ratos já viciados em cocaína, onde pesquisadores puseram á disposição o açúcar e a cocaína para o experimento pela primeira vez onde os ratos acabaram consumindo o açúcar em vez da cocaína.
Outro fato curioso, é que depois de um período de tempo em abstinência, ou seja sem consumir ambos, estudiosos voltaram e repetir o teste tanto com o açúcar como a cocaína para ver tal comportamento entre os ratos.
E o resultado surpreendeu ainda mais… Pois os ratos havia ingerido 8 vezes mais quantidade de açúcar com relação a Primeira vez.
Coincidência ou não, esse é um comportamento muito estranho e eu diria que muito semelhante aos de pessoas que praticam certos tipos de dietas.
Abraço e Sucesso!
caldo de cana também pode fazer mal?
Oi querida, sou mãe de uma bebê de 1 aninho e tenho um blog o katygarcia.blog.br onde compartilho meu cotiano e dicas de estilo e algumas dicas de alimentação.
Gostaria muito de fazer um post com esse texto na íntegra e claro creditando você e a fonte das informações. Você autoriza?
Tentei copiar o texto, mas ele é bloqueado para evitar fraudes.
Pode me mandar por e-mail caso autorize?
contato@katygarcia.blog.br
Claro, Katy. Vou te passar o texto por email agora mesmo.
Tenho 41 anos e nunca ninguém me falou sobre os prejuízos do açúcar.Sou radical,não tenho frescura,pau é pau e pedra é pedra.Preocupo com minha saúde e a partir de agora não consumo mais essa porcaria.Que milagre…Deus colocar pessoas assim no mundo,que estão dispostas a dividir seus conhecimentos com outras pessoas,conhecimentos de real valor pra vida.Deus te ilumine.Muito obrigado!
Fico muito feliz em ter ajudado, Valter.
Oi Sandra, tudo bem?!
Muito interessante e instrutivo esse espaço para a informação sobre a nossa saúde, parabéns!!.
Tenho um pouco de preocupação sobre o consumo de adoçantes. Há muitos anos não utilizo mais o açúcar adicional em bebidas e alimentos. Porém alguns alimentos diet como geléias, ainda compro.
No café da manhã também uso apenas a quantidade suficiente de adoçante para adoçá-lo.
Utilizo apenas Sucralose e/ou Stévia.
Há muitos problemas com essa rotina?
Obrigado!
Abraços,
Alberto.
Oi, Alberto
Não conheço Sucralose, mas pelo que pesquisei a stévia é o adoçante mais natural de todos. Só tome cuidado pra comprar stévia pura (algumas são misturadas com adoçantes químicos, nocivos pra saúde). Leia o rótulo pra ter certeza que ali só tem stévia e nada mais. Nesse caso um consumo moderado não vai afetar a sua saúde.
Abraços
Ok, obrigado Sandra!
Abraços.
Eu nunca tinha pesado 72 quilos e no ano passado no período da páscoa quando mi vi nas fotos me desesperei adorava coisa doce,massas,arroz tudo eu comia só nunca gostei de gorduras,e dai então resolvi mudar aos poucos minha alimentação,comendo mais frutas e verduras,hoje tenho 57 quilos,porém s não sei por qual motivo não gosto mais,chocolate ficou ruim,bolo só os de leite ou de frutas cítricas,biscoitos só maria e maisena.Nada pra mim doce demais consigo comer.A coisas doces para mim tornaram-se tão ruins que me arrepio se tento comer não desce de forma alguma não sei o motivo mais não como dentre os alimentos que não consigo comer estão: coca-cola,chocolate,doces em caldas ou mesmos sucos muito doces.Gostaria de saber o motivo?Obrigada.
Sensacional! Realmente é difícil convencer as pessoas de que doces e guloseimas não oferecem nenhum tipo de benefício para o organismo, principalmente os familiares. Agora encontrei a base para uma boa defesa sobre o assunto. Ninguém entende porque reduzi a quantidade de açúcar na minha alimentação.
Parabéns pelo excelente texto.
Olá, Sandra!
Eu de novo, escrevendo e te citando, lógico!
Todos os créditos (e louros, hehe) a quem merece!!!!
Gratidão!
Aqui mandando bronca no recado, rs:
http://luardabia.blogspot.com.br/2015/04/pra-que-geleia-cheia-de-acucar.html
Bom dia, Sandra! Mais uma vez parabéns pelo excelente blog! Queria perguntar o que você acha sobre que está cortando o açúcar ingerir: banana passa natural/calda de agave azul orgânica? abraços!
Olá!
Ontem numa consulta meu médico pediu que eu fizesse uma dieta de açúcar durante cinco dias e depois realizar aquele exame GTT ou curva. Pensei: e agora? o que vou comer? Ainda estou nessa porque pensei: tudo se transforma em açúcar, inclusive as frutas, o arroz, os pães, as massas, etc. Lendo o artigo vi que desconheço muito sobre o assunto. Creio que nao só eu, mas muitos. Se entendi bem, frutas e outros alimentos poderei ingerir, correto? Tenho buscado um cardápio, mas um pouco sem sucesso. Contudo, o artigo é muito esclarecedor. Obrigado!
Estava ficando louca pois n estava conseguindo encontrar nada q me surpreendesse pois haverá uma feira de ciência em minha escola e decidir falar sobre esse assunto. Mas quando li oq colocou nesse site meu Deus foi um anjo caido do céu. Obrigado creio que esse texto ajudem mais pessoas do que já já ajudou creio q agora meu trabalho para a feira de ciência esta completa! Obrigada. C
Boa sorte com o trabalho, Clara. Fico feliz em saber que você vai levar essa mensagem pra mais pessoas 🙂
Bom dia, tem 19 anos que consegui para de fumar, mas isso teve um preço ainda maior, no meio da loucura do dia a dia não prestei atenção que esta trocando um vicio por outro. Hoje depois de estar desempregada a um ano em casa, pude me dedicar a minha saúde e percebi o quanto estou viciada em doces, no inicio achei que era apenas chocólatra,(comia muito) comecei a tirar o chocolate e percebi que o problema era muito maior, hoje lendo sobre o assunto tive a plena convicção de que sou viciada em açúcar. Estou dia a dia lutando pra não comer o primeiro pedaço que contenha açúcar pois quando isso acontece passo a tarde e ate a noite antes de dormir comendo coisa doces, ta mais difícil do que largar o cigarro, e claro engordei 25kg, ainda não estou com diabetes, mas sei, se continuar comendo doces vou ficar diabética, o mais louco é que fico com abstinência e fico depressiva com vontade de chorar quando consigo ficar 3 dias sem comer doces. Bem ja consegui para de fumar vou conseguir para com o açúcar também. Obrigada pelos esclarecimentos isso esta me ajudando muito.
Eu posso substituir o açúcar pelo o mel(claro que eu não vou exagerar no mel)?
posso substituir o açucar pelo meu de cana?
Não faço gestão de açúcar já fazem alguns meses,o motivo que me levou a retirada do açúcar,foi a hipoglicemia,parece piada,mas não é, resolvi retirar a glicose de outras fontes,como frutas,legumes… Nunca mais tive declínio de glicose no sangue.
No começo fui retirando gradativamente,hoje não sinto nenhuma necessidade do açúcar.
Tenho mais disposição na academia e consegui diminuir o percentual de gordura corporal.
Antes eu tinha 57 quilos,hoje eu tenho 46 quilos.
Satisfeitíssima!
Acho que estou viciada em açúcar. Além do excesso de peso a barriga tem me incomodado muito. Como estou lendo alguns artigos na internet referindo-se à síndrome metabólica, decidi retirar o açúcar da minha alimentação, ou pelo menos tentar diminuir. Não quero ficar mais obesa do que estou 71 Kilos para 1,55 de altura e ainda ter esse problema da síndrome metabólica. Será que essa retirada do açúcar já garante que eu me livre desse tão terrível problema?
O açúcar industrializado deveria ter sua venda controlada pelo governo. Isso é um veneno para o copro e toda a sua saúde.
Assisti o documentário Fed Up e no final resolvi fazer o desafio dos 10 dias sem açúcar. Era viciada em jujuba e paçoca e adoro fazer sobremesas, por isso achei que seria muito difícil, mas foi fácil até. Tô me sentindo ótima e o melhor, comi de um jeito mto mais saudável já que a maioria dos industrializados tem açúcar. Hoje é o décimo e último dia do desafio, mas tô pensando em não voltar a comer mais.
Parei com o açúcar há uns 10 dias já, depois de assistir ao filme, that sugar movie. Até aqui tudo bem. Obrigado pelas dicas.
O excesso de açúcar causa inflamação crônica e debilita as defesas do organismo. Arruína a saúde de qualquer pessoa.
Os glóbulos brancos (também denominados de leucócitos) necessitam de muita vitamina C para serem eficazes. Na verdade, os glóbulos brancos podem conter vinte vezes mais vitamina C do que outros tipos de células. No entanto, se você tiver uma elevada concentração de açúcar no sangue, os seus glóbulos brancos terão dificuldade em absorver a vitamina C, porque as moléculas de glicose e vitamina C têm forma idêntica.
Nos humanos, a insulina transporta quer a glicose, quer a vitamina C para dentro das células – porém, se os níveis de glicose no sangue forem muito elevados, a glicose irá competir com a vitamina C para penetrar. A glicose vence sempre, porque os recetores de insulina na parede da célula têm uma afinidade maior por glicose do que por vitamina C. Se o seu sangue for inundado de glicose (açúcar) em excesso, a vitamina C é que sai a perder (e consequentemente você também).
Dado que necessitam de muita vitamina C para serem eficazes, os glóbulos brancos têm cerca de cinquenta vezes o nº de recetores de insulina de outras células, e isso significa um dano ainda mais grave para as pessoas que têm uma dieta acidificante, rica em açúcar e outros hidratos de carbono.
E porquê?
Porque se o seu nível de açúcar no sangue for muito elevado, os glóbulos brancos do seu sistema imunológico não conseguem obter vitamina C em quantidade suficiente para funcionarem tão bem quanto deviam. Aí você fica mais suscetível de adoecer, e permanecer doente, devido a infeções persistentes e/ou outras ameaças.
Carlos, a sua explicação é importantíssima! Sempre soube que o açúcar é um anti alimento. Ele rouba nutrientes do seu organismo e prepara o terreno para a entrada das doenças. Eu só queria falar que além de eliminar o açúcar da nossa dieta, é fundamental passarmos a comer alimentos integrais e orgânicos! Pois os agrotóxicos são cancerígenos e estão adoecendo a humanidade. Ou seja, devemos eliminar o açúcar, agrotóxicos, conservantes, acidulantes, corantes e todo e qualquer aditivo químico que detona o nosso sistema imunológico!
Tem toda a razão Daniel. Apenas me referi somente ao açúcar porque esse artigo é sobre açúcar.
Dei opinião a várias pessoas sobre o facto de ser urgente a adoção da em carácter obrigatório da disciplina de educação alimentar, na qual todas essas maldades q o açúcar processado faz ao organismo humano e outros comportamentos alimentares perigosos q devem ser evitados. O número de ”mal alimentados” no mundo é deveras assustador e os os governos deveriam para já ir traçando políticas tendentes a corrigir esse facto com a colaboração dos pais, e não contratando professores obesos por não serem referencia positiva nesta luta, infelizmente.
Eu adorei este texto sobre o açucar.,Faz 5 dias que não como nada com açucar e sinceramente não me fez falta alguma,.Não estou doente,graças à Deus tenho muita saúde,mas por isso mesmo resolvi parar com o açucar e os grãos.,Na verdade estou me reeducando,.parabéns pelo artigo 🙂
Gostei muito do artigo. Estou tentando parar de comer açúcar, mas ontem senti uma abstinência enorme com dores de cabeça e tudo que eu comia não enchia a minha barriga e continuava com fome até que não resisti e comi brigadeiros. Li agora a explicação é viciante…
E eu consumindo açúcar Demerara e achando que estava tendo uma dieta saudável. Vou cortar esse veneno da minha vida e da vida da minha filha. No máximo um suco de fruta de vez em quando.
Está aí o lado amargo do açúcar.
ho muito legal essas dicas,obrigado me fez aprender mais,de maneira significante,valeu.
Olá pessoal estou fazendo uma dieta sem açúcar e os benefícios são maravilhosos, físicos e mentalmente hj estou bem melhor, agora vou fazer exames para saber se meu triglicérides estão baixos, no começo e difícil eu fiquei irritada, mais podemos ficar sem açúcar sim..
Para quem não acredita isso é verdade mesmo. eu era muito irritada. ficava inchada. e nada adiantava o regime. depois que resolvei tirar o açucar. eu desinchei e me sinto tão bem. e principalmente o sal branco.
mais é verdade minha mãe ta me achando doida. porque eu tomo tudo sem açucar ela detesta. porque ela fala pra mim que adora doce ,mais ela tem alguns problemas. depois que eu tirei o açucar vejo resultado na minha vida. apesar de eu não gostar muito de frutas, ela contém açucar. mais da frutose. ñ sei se faz bem. e o açucar. cristal e açucar. refinado tudo faz mal! Tudo farinha do mesmo saco rsrs. então sei que muitos falam vou morrer mesmo. só que prefiro não ficar com dores. nem ficar na cama. sentindo fraqueza. porque é horrivel. me sinto bem e disposta. depois que larguei o açucar eu vi no video do Ivandelío sanctus. depois vim pesquisar aqui. para tirar a duvida. porque eu nunca gostei de doce. e esse povo fica me insistindo pra comer. agora eu era viciada em suco com muito açucar café muito doce. e se voce for ver chega da nojoo..
Porque voceis acham que no japão os alimentos deles são saudavel . porque ele não usam sal.
e o sal faz mal também e acho que açucar naõ consomem . o melhor sal a se usar é o sal do himalaia ou flor do sal. mais é um pouco caro, agora vem esses açucar que falam que é organico, mais será que é mesmo ? será q tem como provar? hum então veja se nao estará com mesma reação utilizando esses açucar. apesar que ninguém quer nosso bem. então temos que nos cuidar se voce ver algo estranho em seu corpo , naõ continue .. liberte-se desses sistemas. bora cuidar da saude.
Fiz a pouco tempo cirurgia bariátrica, ao fazer opção da cirurgia virei de fato um extremista…rs, pois fui informado antes, durante e depois que precisarei cortar o açúcar do resto da minha ou optar por sempre em conviver com a síndrome de dumping ou até recuperar meu antigo peso, achei esse blog numa pesquisa sobre alimentos ZERO, li todo o artigo e a dúvida continuou, na dieta pastosa me foi liberado iogurte ZERO, alguns são muito bons que “nem parece zero”, obviamente alimentos como os citados no blog frutas, legumes e verduras sempre serão melhores opções do que alimentos ZERO, mas gostaria de saber um pouco sobre refrigerante zero, iogurte zero, enfim. Parabéns pelo artigo acima.
Andrus, não sei se o “iogurte zero” que você mencionou é iogurte natural não adoçado de maneira nenhuma ou se é iogurte adoçado com adoçantes artificiais. Adoçantes artificiais, usados em alimentos ‘zero’, são um veneno que não deveria entrar na sua alimentação nem na de ninguém. Alguns são cancerígenos e já foram banidos em vários países, mas continuam sendo usados no Brasil. E refrigerante não é alimento, é um coquetel químico terrível pra sua saúde, seja ele zero ou não. É triste ler que seus médicos recomendaram alimentos zero pra você, quando deveriam te alertar dos perigos dos adoçantes artificiais, mas infelizmente médico não entende quase nada de nutrição (a menos que seja nutrólogo). Então a minha sugestão é a seguinte: retire o açúcar do seu dia-a-dia e não caia na armadilha de substitui-lo por adoçantes artificiais/produtos zero, pois você estará substituindo um veneno por outro ainda pior. E, em nome da sua saúde, retire refrigerantes, mesmo os zero, da sua alimentação de uma vez.
Olá, é a primeira vez que leio algo sobre os maleficios do consumo do acucar e fico satisfeita com o conteúdo. Tenho um probleminha de saude chamado Sindrome de Dupping e isso me restringe 100% do acucar. No ínicio não foi fácil parar e aceitar, mas hoje faz 4 meses que não consumo NADA de acucar. Eu sempre detestei frutas, não sabia que era o acucar que me roubava o sabor maravilhoso que elas tem, não vivo mas sem elas…rsrsr.
Agora quero chegar num ponto crucial, ao ler toda a matéria me identifiquei com uma situacão vivida em meu lar. Minha filha de 5 anos está insuportável de uns 3 meses prá cá e aos refletir me deparei com o consumo exagerado que ela está fazendo de acucar… todos os dias ela comeca o dia com um dunats de chocolate, logo em seguida balas…. assim vai, por todo o dia, até finalizar com a sobremesa do jantar.
Ela gosta muito de frutas, minha sorte! Vou, a partir de hoje, tomar medidas sérias sobre o assunto.
Obrigado por dividir seus conhecimentos!
Gostaria de deixar uma pergunta, se possível, me responda: Qual o melhor adocante para usarmos?
Fiquei muito, muito feliz ao ler seu comentário e ver que meu texto te fez decidir reduzir o açúcar da alimentação da sua filha. Saiba que é uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde de uma criança. E falando nisso, você já leu os posts sobre alimentação saudável pra crianças? São três entrevistas que fiz com mães (uma onívora, uma vegetariana e uma vegana) que alimentam suas crianças de maneira saudável, contam quais são as dificuldades nessa jornada e dão muitas dicas. Vou deixar os links aqui:
http://www.papacapim.org/2013/12/13/alimentacao-saudavel-pra-criancas-as-dicas-de-ingrid/
http://www.papacapim.org/2014/01/31/alimentacao-saudavel-pra-criancas-as-dicas-de-suzy/
http://www.papacapim.org/2014/02/14/alimentacao-saudavel-pra-criancas-as-dicas-de-barbara/
E respondendo sua pergunta, só posso te dizer que “o melhor adoçante” é não usar nenhum adoçante. Adoçantes artificiais (aspartame etc) são venenos e se você continuar oferecendo somente sabores artificialmente doces (coisas adoçadas com açúcar, de qualquer cor, ou adoçantes) sua filha nunca vai aprender a apreciar a doçura natural dos alimentos. Como o que aconteceu com você, que disse que detestava frutas antes. Substituir o açúcar por adoçante não resolve o problema das papilas saturadas de sabores extremamente doces e que não conseguem apreciar o verdadeiro sabor da comida. Nos posts acima você vai encontrar muitas dicas de como oferecer uma alimentação naturalmente doce pra sua criança usando frutas e frutas secas. E vai ver que é possível, sim, alimentar uma criança dessa maneira, sem privar a criança de gostosuras e alegria, muito pelo contrário!
Mas enquanto faz a transição usar stévia pura (que é uma planta que adoça mais que açúcar), líquida ou em pó, pode te ajudar a ir deixando os adoçantes de lado. Com a condição que você use cada vez menos, claro, até conseguir se livrar totalmente. Mas leia o rótulo pra ter certeza que é só stévia, mesmo, pois muitas vezes ela é vendida misturada com adoçantes artificiais.
Depois de ler seu artigo ainda chocada por descobrir os danos do açucar sobre nossa saúde vou excluir esse veneno da minha vida á partir de hoje, pois com certeza muitos dos meus problemas de saúde são causados pelo açucar. Obrigada, um abraço!
Fico feliz por ter sido útil 🙂
Sandra, Olá. Estou adorando o blog, que só conheci recentemente.zsou mãe de uma bebê de 2 meses e comecei a reavaliar minhas escolhas, inclusive alimentares. Sou viciada por açúcar e começo um novo ciclo pra me livrar disso.Seu artigo ajudou muito, inclusive com ss referências bibliográficas, tenho somente uma pergunta quanto a adoçar alimentos:afinal o açúcar de coco, melsdo de cana são positivos? em caso negativo, a sugestão é sempre usar frutas secas nss preparações?
Oi, Vivian. O açúcar de coco e o melado são opções mais positivas, sim. O melado é uma boa fonte de ferro e o açúcar de coco tem o índice glicêmico mais baixo que o açúcar de cana. Então são boas opções mas somente, claro, se não abusarmos deles. Continuar comendo a mesma quantidade de doces, diariamente, não é uma boa ideia, mesmo se esses doces forem feitos com alternativas mais naturais. Reduzir a quantidade de doces da sua alimentação em geral é o primeiro passo. Incluir frutas frestas na sua alimentação quotidiana e passar a ve-las como os doces da natureza (e a primeira opção quando a vontade de comer doces bater) é o segundo passo. Em terceiro lugar vem escolher alternativas mais integrais e saudáveis, como açúcar de coco, melado e frutas secas, pros (agora poucos) doces que continuarem aparecendo na sua alimentação. Boa sorte.
Muito obrigada!
Ótimo artigo. Sugiro a leitura do “O Livro Negro do açucar”.
Simplesmente inspirador! Obrigada
Irado seu artigo! parabens
Eu só uso o açucar mascavo para adoçar o café, porque não consigo tomar ele amargo, e mesmo assim é o mínimo possível
Ok, entendido. Porém, apesar de saber que o melhor seria evitar qualquer tipo de açucar, eu então gostaria de fazer uma pergunta diferente: Por favor, responda claramente: Qual é o açúcar menos prejucial à saúde, para o comssumo??
Acredito que seja o açúcar de coco.
Sou Marco Antonio tenho 48 anos e não sabia que o açúcar podesse fazer tanto mal ao corpo humano. Parabéns pelo post
Olá! Já tinha conhecimento de alguns malefícios do açúcar, mas depois desse post, estou impressionada!
Comecei a retirar o açúcar do café aos poucos, mas não consigo me livrar do pão que contém açúcar também, faço uso do pão integral ou pão de grãos, mas talvez essa não seja a melhor alternativa.
Existe alguma alternativa prática de café da manhã que utilize-se de algo que sustenta tanto quanto o pão?
Sugiro também o documentário “Fed Up”, tem no netflix e é muito bom!