Sinto que durante as semanas que virão meus posts continuarão curtos e menos frequentes. Como expliquei, deixarei Belém (Palestina) em breve e estou no meio do longo processo de mudança que envolve não somente empacotar e dar destinos aos nossos pertences, mas também terminar coisas que comecei tempos atrás (como a minha participação no projeto no campo de refugiados), preparar as próximas etapas e, o mais difícil, me despedir dos amigos e do lugar que foi meu lar durante os últimos cinco anos.
Então como tenho pouco tempo por aqui, irei direto ao ponto. De vez em quando sinto falta de iogurte. Os iogurtes de soja que provei no Brasil me deixaram extremamente decepcionada (doces demais, artificiais demais) e embora eu tenha provado alguns iogurtes veganos muito bons na Europa, ainda acho que a lista de ingredientes é longa demais pra entrar na minha cozinha regularmente. E como não tem iogurte vegano pra vender por aqui então sempre pensei em fazer o meu em casa. Percebi que sinto mais falta da textura cremosa do que do sabor, então fiquei muito feliz quando criei, acidentalmente, algo que consegue reproduzir a voluptuosidade dos iogurtes espessos que eu adorava.
Eu estava fazendo uma vitamina de banana e morango, a minha preferida, quando decidi aumentar a quantidade de fibra/proteína/gordura boa da receita juntando um pouco de abacate. O abacate deixou a mistura mais espessa e incrivelmente cremosa, sem alterar o sabor. Foi quando nasceu esse ‘quase iogurte’. Claro que o ‘quase’ significa que essa receita não é fermentada, a característica principal do iogurte (ainda estou tentando fermentar o meu leite de amêndoas pra fazer um iogurte de verdade um dia), mas a textura é exatamente o que eu estava procurando e lembra bastante aqueles ‘chambinhos’ que as crianças (e adultos) tanto gostam. O sabor (quando feito com leite de amêndoas) também parece com o danado do chambinho, mas faz tanto tempo que comi isso que não acho bom contarem com a minha memória gustativa aqui.
Quase iogurte de morango (vegano, sem glúten, sem açúcar)
A tâmara entra nessa receita pra aumentar a doçura, mas eu quase nunca uso. Você pode deixa-la de fora (principalmente se estiver planejando consumir esse iogurte com granola, que já é doce) ou substitui-la por 1cs de passas ou usar o adoçante natural que preferir.
1 banana congelada
1x de morangos picados (congelados ou frescos)
1/3x de abacate amassado
3/4x de leite vegetal (uso meu leite de amêndoas)
1 tâmara (opcional)
1cs de chia (opcional)
Coloque a banana, o morango, o abacate, o leite vegetal e a tâmara, se estiver usando (não esqueça de retirar o caroço antes) no liquidificador e triture até ficar cremoso e homogêneo. Sirva polvilhado com as sementes de chia e deguste imediatamente. Rende uma porção grande (550ml).
Deve ser delicioso! Mas… para onde você vai, Sandra?
As coisas ainda não estão bem definidas e como estou dependendo de fatores externos (visto e afins) meu futuro ainda é incerto. Então enquanto não estiver tudo confirmado prefiro não comentar nada por aqui, Ana Maria. Mas posso adiantar que minha nova morada não será o Brasil e que, independende de onde estarei, o blog vai continuar firme e forte:)
Hm, parece perfeito.
Sobre sua mudança, espero que fique tudo bem, que dê tudo certo. Claro que você será uma grande aquisição pro lugar que você for, e imagino o quanto deve ser triste se despedir, mesmo levando (e deixando com os amigos daí, aposto) tantas boas lembranças de tudo que você fez e viveu. Mesmo assim, muita força porque despedidas são sempre difíceis.
Boa sorte com tudo!
Muito obrigada, Nina. Sim, está sendo muito triste me despedir desse lugar, mas tento pensar sempre que novas aventuras me esperam e, claro, espero voltar aqui pra visitar os amigos de vez em quando.
Sandra,
nossa parece muito bom, lembra a cara de chambinho””, em casa estamos viciados em abacate, preciso comecar a fazer sobremesas com abacate.
Sandra, espero que sua mudanca lhe traga muitas felicidades…..
Boa sorte!!!
bjus
Obrigada, Rita. E garanto que você não vai se arrepender de fazer pratos doces com abacate:)
Sandra, espero que dê noticias em breve do seu destino. Eu vou te acompanhar sempre por aqui e no que precisar estou disponível. Relativamente à receita também gostaria de fazer um iogurte com base em leite vegetal (com excepção da soja porque não gosto do sabor). Experimentei uma vez com leite de côco mas não deu certo. Será que você pode me dar alguma dica de receita a testar? Beijos
Darei notícias, sim, Paula, mas vai demorar um pouquinho pro meu futuro se definir. Infelizmente ainda não posso dar nenhuma dica em matéria de iogurte vegetal pois minhas ‘experiênciais’ ainda não saíram do papel…
Eu sempre fiz essa base de leite, abacate e banana, mas nunca coloquei morangos, vou experimentar e depois te conto!
Estou curiosa para saber seu próximo destino, apesar de criarmos raízes nos lugares é sempre muito bom começar de novo!
Boa sorte
Beijão
Também estou pensando em acrescentar mamão à essa ‘base’, mas como não tem mamão por aqui isso terá que esperar minha próxima viagem ao Brasil.
Pois é, no meio da tristeza da partida também tem lugar pra excitação de começar tudo do zero em outro lugar.
Colega, vc sempre desperta minhas lombrigas!
Bjs, Saudades!!
Suas lombrigas têm bom gosto, colega:) Beijo pra você e pro bubo.
Sandra, o que vc acha disso:
http://www.kefir.50webs.org/obter_graos.htm
Quando eu não era vegana, consumia sempre porque minha mãe tinha. Saiu na revista dos vegetarianos que é falar que é vegano que eles mandam grãos apropriados para leites vegetais!
Um beijo!
Sempre quis experimentar kefir, mas nunca tive acesso aos grãos. Fiquei muito feliz em ver que tem essa comunidade onde você pode adquirir os grãos aí no Brasil e em Portugal. E pelo que entendi, o kefir de água (contrariamente ao kefir de leite) é vegano, então tudo ok. Muito obrigada pelo link.
Olá, Sandra! Huum, esse “iogurte” está com cara de delícia! Vi em alguns sites que kefir possui B12, você sabe se essa informação é verídica? Beijos.
Sandra, pensei q era a unica novata q nao teve tempo ainda de ler muitos posts q nao sabia para onde vc vai. Eu odeio e amo mudanca. Vai dar tudo certo e estarei te esperando aqui grudadinha nos posts. Beijo grande. Mavie
Sandra, conheço o blog há pouco tempo mas acho que tem óptimas ideias!
Felizmente aqui em Portugal temos bons iogurtes de soja, pelo menos tenho gostado das várias marcas que já comprei, mas esta é uma óptima sugestão que me deu muita vontade de experimentar! 🙂
Obrigada pela partilha!
Obrigada por acompanhar o blog, Patrícia:)
Parece ótimo. Vou testar este finde.
A propósito achei uma receita de iogurte crudívoro vegano feito com leite de amêndoas:
http://cozinhadascores.blogspot.com.br/2009/06/iogurte-cru-de-amendoa.html
Só não sei se é gostoso, ainda não testei.
Hum, muito interessante! Obrigada pelo link, Susana:)
Sandra, eu encontrei no blog veganana uma receita de iogurte de amêndoas fermentado com ejuvelac q parace uma delícia e é super simples de fazer http://blog.veganana.com.br/2013/08/yogurte-de-amendoas-fermentado-com.html
Nossa, você nem imagina a euforia que esse post me causou, rs. Não sou vegana, mas optei por reduzir bastante o leite na minha vida e sempre sinto falta do bendito iogurte. Aderi ao leite de amêndoas, mas nunca consegui achar uma alternativa (não industrializada) ao iogurte, por isso a minha tristeza. Agora, vamos combinar: como o abacate e a banana são versáteis, meu Deus!! Que benção! Faço um sorvete fake, com banana e cacau em pó, que é de comer de joelhos!! Parabéns pelo blog! Persevere!
Ah, conheço esse sorvete de banana também, Danielle:) É uma das sobremesas mais apreciadas aqui em casa.
Conhece uma máquina chamada Yonanas? Sem querer fazer propaganda, conheci esta máquina neste final de semana na casa de minha tia. Ela faz sorvete de fruta, sem adição de nada (leite, açúcar). Estava pensando em outras utilidades pra ela além de “fazer sorvete”. Tai, acho que ficaria legal processar pra fazer “iogurte”.
Descobri essa máquina nessa última visita ao Brasil e amei! Sempre fiz meus sorvetes de frutas no liquidificador (tenho um ultra potente), mas com certeza fica ainda mais fácil assim. Agora vou torcer pra alguém me presentear com uma 🙂
Olá, Sandra!
Você já testou fazer kefir de leite vegetal?