Estou escrevendo essas linhas diretamente de um pub na Bretanha, que muitos consideram como a região mais bonita da França. Vou ficar uns dias por aqui, respirando o ar marinho e comendo galettes de trigo sarraceno e algas marinhas, duas especialidades desse lugar. Como não tenho muito tempo pra escrever esse post, vamos direto ao ponto.
Uns dias atrás criei um pastinha pra passar no pão tão maravilhosamente simples e gostosa que já repeti a receita três vezes desde então. A qualidade de cada ingrediente é essencial pra obter um resultado espetacular e como esses ingredientes não são baratos, é bom reservar esse antipasto pra ocasiões especiais (jantares românticos, aniversário do melhor amigo, primeiro encontro com os sogros…).
Antipasto tricolor
Já fiz essa receita com e sem manjericão e embora a erva acrescente mais uma camada de sabor aos legumes, ela não é indispensável. Se não achar corações de alcachofas, use fundos.
2cs de coração de alcachofa (em conserva) picado
2cs de tomate seco picado
4cs de azeitonas pretas (gregas) picadas
1 pitada de alho fresco ralado
2cs de azeite
1cs de manjericão fresco picado (opcional)
Pimenta do reino e sal
Usando uma faca grande e afiada, ou uma mezzaluna, pique os legumes bem miudinho, até começar a virar pasta. Junte a pitada de alho ralado (aumente a quantidade se você adora alho cru), o manjericão, o azeite e tempere com pimenta do reino (melhor se for moída na hora). Prove e junte uma pitada de sal, se achar necessário (geralmente as azeitonas já são salgadas o suficiente). Sirva com um bom pão tostado ou crackers. Essa pasta se conserva uma semana na geladeira em um recipiente de vidro bem tampado.
“primeiro encontro com sogros”
Fantástica.
Quem não quer impressionar os sogros no primeiro encontro, né, moça?
Adoro alho cru! Saudades, colega!
bjs
Você voltou pro meu blog, colega:-) Que saudade!! Não desapareça mais.
Sandra, deixa tudo separado ou junta depois?
Você deve misturar todos os ingredientes antes de servir.
Nunca provei alcachofra, por ser tao dificil de achar por aqui, mesmo em conserva. Mas fiquei sabendo que jaca verde cozida na pressão tem um sabor e textura muito parecidas com alcachofra. Acho q vale tentar né? Aproveite muito por aí 🙂
Que informação fantástica, Ingrid! Com certeza vou experimentar isso na próxima vez que estiver perto de uma jaqueira. Obrigada por compartilhar.
Meu Deus, necessito experimentar essa maravilha!! Hmmm!!
Adoro suas receitas gata, obrigada por tamanha riqueza, bjs, linda viagem pra vc.
Deu água na boca, papacapim! Adoro todos os ingredientes … Vou tentar fazer com a melhor azeitona preta que achar em Natal. Grega infelizmente nunca vi nessas bandas de cá … Bjs!
Ai, se eu fizer não vai durar duas horas na geladeira, vou acabar comendo de colheradas 😀
Imagina… 10 dia na geladeira… esse antepasto vai acabar nesta noite especial mesmo… maravilhoso………….
ops… dias
Olá! Minha primeira vez nesse site e tenho que dizer que AMEI!
Parabéns por compartilhar conosco e comigo, uma aspirante ao vegan!
Sucesso a vc e à arte de cozinhar!
Seja bem-vinda, Gabriela, e boa sorte com o veganismo:)
Que o sabor deve ser bom, não duvido, porque todos os ingredientes são maravilhosos, mas se no caso a conserva de alcachofa for a tradicional(vinagre e sal) o tomate seco(sal e açúcar) e a azeitona em conserva(sal e vinagre) isso deve ser uma bomba para quem tem pressão alta. Mesmo que seja “salvável/natural” e gostoso é sempre bom ir com moderação, fica a dica!