Passei as últimas semanas procurando um teto (ainda estou sem endereço), por isso não ando fazendo nada muito excitante na cozinha. Criei uma sopa ótima, mas tenho a impressão que o clube dos apreciadores de sopa é pequeno e ninguém vai reclamar se ela não aparecer por aqui. Mas quando o verão ainda estava aqui pela Europa e eu ainda estava de férias, preparei alguns pratos deliciosos. 90% do mérito vai pros vegetais suculentos que cruzaram o meu caminho. Quando o produto é realmente excepcional, não precisa fazer muita coisa pra transformá-lo em uma refeição memorável. Por exemplo, uma salada de tomate com tomates orgânicos que amadureceram no pé e chegaram na sua mesa carregados de sol e suco é uma das coisas mais deliciosas que existe. Corto (o termo certo aqui é ‘rasgo’) os tomates maduros diretamente sobre o prato em que for servir, pra recolher todo o suco que escorre pelos meus dedos, depois tempero com um bom azeite, vinagre balsâmico, manjericão fresco, sal marinho em flocos e pimenta do reino moída na hora. Servida com um bom pão, de preferência feito com fermento natural, essa salada é um poema. Então aqui vão algumas fotos das delícias simples, outras mais complexas, que apareceram na minha mesa durante o verão, mais algumas descobertas gastronômicas.
Na ordem de aparição: salada de tomate e manjericão, abobrinhas amarelas prontas pra serem gratinadas, salada de cenoura crua, algas e chia, pão de cacau com pepitas de chocolate, torta de chocolate e pera, amoras, pêssegos com iogurte (de soja) e baunilha, mousse de chocolate ao leite e maracujá com biscoitos de amêndoas e cacau e mousse de chocolate branco e maracujá. Tudo vegano, claro. Como sei que o clube de adoradores de sobremesa é muito mais popular do que o da sopa, talvez algumas dessas receitas apareçam por aqui.
Tudo delicioso! Mas faço parte do clube da sopa, portanto, espero que elas também voltem! 😉
Opa! Bom saber que não estou sozinha no clube:-)
Voto para as mousses… e tortas… com crianças por perto preciso deixar o açuucar melhor por aqui… ah, só para constar, hoje fiz um bolo de cenoura vegano com a farinha de grão de bico…rs Beijos
Hum, que interessante! Divide a receita com a gente, Lê:)
Sopa! Sopa! Sopa! Posso ser a única, mas entre a sopa e a sobremesa, fico sempre com a primeira!
Não, você não é a única: pode contar comigo nesse grupo.
Eu amo suas sopas, já fiz várias, e eu quero receitas também.
Eu sou fã de sopa, como quase todo dia. Então pode publicar mais receitas de sopa que o fã clube dela não é tão pequeno como você pensa. Eu faço toda semana a sopa que aprendi na oficina de culinária que você deu aqui em Recife, uma delícia.
sopa jÁ!
eu tb sou parte do clube da sopa!
Eu também amo sopa!!! Ontem estava olhando as receitas desta categoria, cheguei em casa e não resisti! Fiz uma bela sopa de feijão com legumes e regada com azeite de oliva!!! Maravilhosa! Hoje vou fazer uma outra versão! Logo quero tentar as suas receitas do blog! Abraços Sandra!
Sou do clube da sopa. Amooooo!
Aguardando suas deliciosas receitas. De sopa!
Mais uma do clube da sopa!
Eu tb quero sopa!!
Nunca gostei de sopa, aprendi a gostar com vc. Suas sopas são incríveis e fazem parte da rotina aqui de casa.
Adoro: sopa de feijão com milho, minestrone, ensopado indiano de legumes, Harira e amoooooooo o seu Tagine, que para mim é meio que sopa, mais encorpado é verdade, mas na minha classificação entra como sopa 🙂
abç
Susana
Susana, que orgulho senti quando li que você aprendeu a gostar de sopa comigo:-)
Passando rapidinho para engrossar o coro: queremos sopa! Bj
Todas estas e mais a sopa!! 🙂
Sopa! Sopa! Sopa!!!
Sandra,
quero tudo!!! Sou uma adoradora de comida…hhahaha
Um grande beijo, e espero que encontre logo um local para chamar de seu..rsrs
Obrigada, Rita.
Clube da sopa e aguardando ansiosamente a receita pois estou numa dieta líquida por ordens médicas em que a minha criatividade para sopas está esgotada!
Como pôde perceber, o clube dos adoradores de sopa é maior do que o das sobremesas, então… por favor.
Bom, com licença, eu faço parte do clube das sobremesas e portanto peço, imploro e rogo a você Sandra a receita do pão de cacau com pepitas de chocolate, a torta de chocolate e pêra e ambas as mousses (deu para perceber que adoro chocolate não é…). Mas seus gratinados também são uma delicia e aquelas abobrinhas (que em Portugal chamamos de courgette) prontas a gratinar devem ser um manjar dos Deuses! Este Verão eu comi tanto tomate, tanto tomate que acho que só estou pronta para voltar a degustá-lo no próximo Verão ahahahaha. Sandra não nos torture mais com essas imagens deliciosas 😉
O pão de cacau e chocolate eu comprei em uma padaria em Lyon. Acho que vai demorar um pouco até eu me aventurar a fazer uma versão em casa:(
Que surpresa boa ver que o clube da sopa não é tão pequeno quanto imaginei:-) Então vou tratar de trazer a sopa pra cá em breve. E quanto às sobremesas, elas ainda estão em fase de teste, mas quando conseguir deixá-las do jeitinho que quero prometo que não vou guardá-las só pra mim.
Na espera das sobremesas, e quando começar seu levain vamos fazer juntas. Bjs
Sandra, bom dia (aqui no Brasil) que tipo de cortador você usou para cortar a cenoura. O prato ficou muito delicado e com certeza delicioso. Abraços. Cristina de São Paulo
Cristina, usei um descascador de legumes que comprei na França, desses de descascar batatas. A diferença é que o meu tem dentinhos, mas acho que qualquer um dá certo. Eu gosto muito de cortar a cenoura assim, em lascas bem fininhas, pra saladas.
Pois é, Sandra, acho que voce substimou o “clube da sopa”, também faço parte dele. Ah, espero que encontre logo o seu ninho. Beijo carinhoso.
🙂
Clube da sopa! Clube dos dois! Crise de identidade! Quanta tentação junta! Que a nova morada te enconte. Bjs
Estou com os vinte dedos cruzados:)
Sandra, ADORO sopa…. não se reprima e publique. Abç… aguardo.
Ai minha nossa, não consigo nem votar em uma receita só, quero todas dos doces!!! Tenho vindo visitar seu blog com bastante frequência, gosto muito do jeito que escreve, parece que estamos conversando em um dos lindos lugares que passa!! Te admiro!! Tenho pego gosto incrível pela cozinha, vontade de fazer tudo, estou engordando por isso hehehe mas é bom demais, estou finalmente acertando meus temperos! Beijos e obrigada por todas as dicas e receitas!!
Que alegria saber que você está tomando gosto pela cozinha, Suelen:)
Soooooopaaaa (batendo a colher na mesa, rssss)
Vou ser sincera, de fanática por chocolate e doçuras passei a apreciar o mundo dos vegetais e eu quero SOPA!!!! declaro que sou integrante do clube da sopa. Não queremos desmerecer os doces, mas eles entram agora na categoria de alegoria, não mais de pratos “principais”
Faço parte dos q amam uma sopa mas tbm sou apaixonada por doces,rsrsrs…bjuss
Eu sou do clube das comilonas, então quero receita de tudo! 🙂
Sou fã de sopa,ainda mais nesse friozinho q já está fazendo por aqui na Croácia!
Pertenço a todos os clubes “do comer bem” e adoro tuas receitas, portanto….fique a vontade… todos por aqui te aguardando !!!!
“Talvez essas receitas estejam aqui”, talvez? Nããããão! Talvez não existe! kkkk Pode postar aqui, senhorita kkkkkkkkkkk ouras, onde já se viu colocar as fotos dessas delícias (inclusive os doces) e não nos dar a honra de ter a receita? Nananinanão, conterrânea!!! 🙂
Também sou do time da sopa, mas devo dizer que estou babando oceanos por essa torta de chocolate <3 Preciso começar a preparar doces veganos, até porque sou a tarada do chocolate, e tava preocupada com esse aspecto quando fosse começar a minha transição vegana.
Dê a receita dos mousses, por favor, por favor!!!! 😛
Oi Sandra,
Não tinha reparado no musse de chocolate branco com maracujá.
Como assim??? Existe chocolate branco vegano para vender no exterior? Nunca achei no Brasil. 🙁
bjs
Susana
Existe chocolate branco vegano aqui pela Europa, Susana (e acho que nos EUA também), mas sinceramente acho que é doce demais. Nessa receita eu criei o meu próprio chocolate branco usando manteiga de cacau, baunilha, xarope de bordo e outros ingredientes pra trasnformar tudo em mousse.
a tri-gostoso faz um chocolate branco vegano de castanha de caju. sou de brasília e encontro esse chocolate em lojas de produtos naturais. nunca experimentei pra dizer se é bom, mas lembro de uma resenha no blog chubby vegan dizendo que o sabor era péssimo. o preço é bem salgado, uma unidade de seis gramas custa aqui um real.
Eu sou fã das suas sopas e de sobremesas!! Então fico no aguardo de todas as receitas!!
Falando nisso… estava lembrando das receitas com caril/curry que vc ficou de postar!!! Li sobre um prato com leite de coco e curry e me pareceu algo delicioso!!!
Pois é, prometi e nunca postei…. Curry é um prato tão elaborado que fico me perguntando se alguém vai ter coragem de fazer em casa. Mas um dia ela aparece por aqui.