Creme de quinoa e maçã

Por mais que eu adore minhas papas de aveia (e pelos comentários de vocês, não sou a única), faz tempo que venho procurando outros cereais pra transformar em café da manhã. Vi que algumas pessoas andam usando quinoa no lugar da aveia, mas minha tentativa de transformá-la em papa não foi satisfatória. Eu adoro o sabor e a textura desse cereal (que tecnicamente é uma semente, mas quem se importa?), porém ao aquecer quinoa cozida com um pouco de leite vegetal, o resultado foi… quinoa cozida com leite vegetal ao redor, não a papa cremosa que eu queria. Diferente da aveia, que se transforma em creme quando cozida, a quinoa continua do mesmo jeitinho. Como eu disse, eu adoro a textura da quinoa cozida, essas bolinhas que estouram na boca, e ela é muito bem vinda em saladas, sopas… Mas eu queira um café da manhã tão cremoso quanto as minhas adoradas papas de aveia. Tem algo na cremosidade de uma boa papa de aveia quentinha que me traz reconforto e aconchego, como se um cobertor invisível fosse colocado sobre os meus ombros e mãos invisíveis acariciassem os meus cabelos. Então deixei essa história de papa de quinoa pra lá e agarrei e beijei o pote de aveia, jurando-lhe fidelidade eterna.

E a solução estava ali mesmo. Demorou mais de um ano, mas acabei tendo a ideia de acrescentar um pouco de aveia em flocos finos e voilà! Eles cozinham em um piscar de olhos, envolvendo a quinoa em um creme aveludado.  Era tudo que eu queria: um café da manhã cremoso, mas com a textura original e todos os nutrientes da quinoa. E o sabor? Delicioso! A aveia casou perfeitamente com a quinoa e o resultado é interessante e delicado. Pra deixar tudo ainda melhor, gosto de juntar um pouquinho de óleo de coco extra virgem a esse creme. Além de aumentar a cremosidade e realçar o sabor (se você gostar de coco, claro), incluir uma fonte de gordura boa no seu café da manhã vai aumentar a sensação de saciedade e você não vai querer atacar o pacote de biscoitos no meio da manhã. Muitas pessoas me escreveram nos últimos tempos reclamando que desde que se tornaram vegetarianos/veganos sofrem de uma fome insaciável e pedindo dicas pra resolver o problema. Aumentar a quantidade de gordura (boa) das suas refeições é uma. (Se você está enfrentando esse problema, deixe um comentário aqui e se muita gente se manifestar escreverei um post sobre o assunto).

Uma palavrinha sobre o uso da quinoa nessa receita. Sei que esse ingrediente custa uma fortuna no Brasil, por isso sugiro que você o encare como um super-alimento que oferece muitos nutrientes, além de ser uma proteína completa, mas que está longe de ser indispensável pra sua saúde. Mas se você quiser quebrar o porquinho (o cofrinho, claro) e levar um pacote de quinoa pra casa, esse creme é uma maneira econômica de consumi-la. Faz sentido reservar os super-alimentos super caros (chia, farinha e óleo de coco…) às suas preparações matinais. Com expliquei aqui, essa é a refeição que mais precisa ser melhorada e como você não precisa de grandes quantidades desses ingredientes pra preparar o café da manhã, vale a pena investir em alimentos especiais pra começar o dia com uma oferta maior de nutrientes, sem pesar muito no bolso.

Além da mistura de cereais ser uma delícia, juntei maçã, passas e canela, três ingredientes que adoro juntos, e esse creme se transformou em uma das minha papas preferidas de todos os tempos. Nessas manhãs cinzentas e chuvosas de novembro, começar o dia com um pratinho de reconforto faz toda a diferença.

Creme de quinoa e maçã

Na lista dos vegetais mais contaminados com agrotóxicos, maçãs estão lá no topo. Então mesmo se você não puder comprar todos os seus vegetais orgânicos, recomendo comprar sempre maçã orgânica. O óleo de coco extra virgem (não confundir com óleo de coco comum) deixa essa papa ainda mais cremosa e um um suave sabor de coco que adoro, além de aumentar a quantidade de nutrientes do seu café da manhã. Se você não tiver esse tipo de óleo em casa pode cozinhar a  maçã em um pouco de azeite (não precisa usar mais azeite na finalização da papa). Importante: use as sobras de quinoa do dia anterior, assim esse creme ficará pronto em poucos minutos. E se você gostou da ideia de utilizar cereais diferentes na sua papa, essa receita com amaranto e banana caramelizada de Márcia, do Compassionate Cuisine, vai te agradar.

1 maçã

4cs (bem cheias) de quinoa cozida e escorrida (na água, sal e nada mais)

2cs de aveia em flocos finos

3/4x de leite vegetal

1 ou 2 cs de passas (use a quantidade maior se quiser um resultado mais doce)

óleo de coco extra virgem

canela em pó a gosto

Corte a maçã em cubos pequenos (não precisa descascar). Em uma panela pequena, aqueça um pouco de óleo de coco extra virgem  (o equivalente a 1cc, se ele estiver líquido) e doure a maçã em fogo médio/baixo, mexendo de vez em quando. Cubra a panela e deixe cozinhar mais alguns minutos, mexendo mais algumas vezes e tomando o cuidado de não deixar queimar (diminua o fogo, se preciso). A maçã deve amolecer um pouco, mas não ao ponto de começar a se desintegrar (alguns minutos de cozimento são suficiente). Junte a quinoa cozida, a aveia, as passas e o leite vegetal. Cozinhe, mexendo sempre, durante mais 1 ou 2 minutos, ou até a mistura ficar cremosa e encorpada. Desligue o fogo e junte mais um pouquinho de óleo de coco extra virgem (o equivalente a 1cc, se ele estiver líquido) e canela a gosto. Misture bem e sirva quente. Rende 2 porções comportadas, ou 1 porção extra grande.

47 comentários em “Creme de quinoa e maçã

  1. Puts, adoooooro mingau de aveia com maçã, passas e canela! O difícil é encontrar maçã orgânica, viu. Receitinha deliciosa!!! Obrigada!!!

  2. Meu problema está com as passas… Eu gosto, de verdade, mas elas puras. Misturará-las nas coisas não me agrada a textura, o sabor, nada. Tenho o mesmo problema com as azeitonas. Vou fazer sem passas… e tentar adoçar com açúcar mascavo…

  3. Nossa, eu também sinto muitíssima fome! Tenho a sensação constante do saco sem fundo! rs! Você acha que colocando mais azeite extra virgem na comida isso pode mudar?
    E de novo Sandra, parabéns pelo blog! Seus textos foram essenciais pra minha transição de ovo-lacto-veg pra vegana. Muita paz e luz pra você, sempre! <3

  4. caramba, que aparência boa que ficou. isso deve ficar uma delícia! vou atrás dos ingredientes amanhã pra tentar fazer esses dias!

    eu sinto fome o tempo inteiro também! ainda to em transição pro veganismo então nunca sei o que comer de snacks. sempre como biscoito e juro por deus que o tanto de biscoito que eu to comendo ta me deixando gordo.

  5. Adoro o seu blog e sempre acompanho os posts. Parabéns! Sou nutricionista e ovo-lacto-vegetariana. Adoro as receitas e dicas. Eu também acertei uma receitinha, meu hambúrguer de quinoa e vegetais, acrescentando aveia (farinha) para dar o ponto! Um grande abraço, com carinho e gratidão!

    1. Olha que coincidência, Aline! Então a aveia é mesmo a melhor amiga da quinoa:-) Nunca fiz burguer de quinoa, mas a sua receita me inspirou. Obrigada.

  6. Achei incrível essa receita!!! É super saborosa e tem uma textura delícia. Cometi a extravagância de comprar uma bebida de quinoa e arroz (caaaaaro) e usei nesta papa, o que acentuou ainda mais o sabor da quinoa! Farei sempre. Obrigada! 🙂

  7. Sandra, devido ao preço meio abusivo dos orgânicos, o que é menor pior? Deixar de comer a fruta ou comer com os agrotóxicos mesmo? Tem alguma coisa que a gente possa fazer em casa para diminuir os agrotóxicos ou já é tarde demais? :/
    E sobre a receita, adorei porque reduzi ao máximo glúten, e tem gente que fala que aveia não tem e outros que têm… Pelo sim pelo não prefiro a quinoa! 🙂
    E uma dica para o pessoal do Brasil, ao menos eu descobri agora esse site http://www.estacaodosgraos.com.br que entrega grãos a granel em casa! Ótima economia! Mas também já me falaram que castanhas e frutos secos a granel têm maior chance de contaminação por fungos… Eita, é tanta coisa a considerar!!
    Obrigada pelas dicas!!
    Beijos

    1. Pergunta difícil, Isa. Quando sabemos que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, entendo que a idea de deixar de comer fruta tenha passado pela sua cabeça. Então vamos por partes.

      “O que é menor pior? Deixar de comer a fruta ou comer com os agrotóxicos mesmo?”
      Orgânico de supermercado é realmente mais caro, mas nas feiras orgânicas que visitei aí no Brasil, os preços eram praticamente os mesmos dos produtos não orgânicos nos supermercados. A melhor coisa a ser feita aqui é procurar uma feira orgânica na sua cidade. Frutas orgânicas são mais caras do que legumes orgânicos, então a segunda solução é ver frutas como algo especial e só comer de vez em quando. Assim não vai sair tão caro. Não existe nenhuma vitamina nas frutas que não apareça também nas verduras, então não esqueça de aumentar o consumo de legumes e hortaliças.

      “Tem alguma coisa que a gente possa fazer em casa para diminuir os agrotóxicos ou já é tarde demais?”
      É importante lavar as frutas em casa (pra se livrar da poeira, possíveis bactérias…), mas infelizmente isso não diminui a quantidade de agrotóxicos das mesmas. Quando um vegetal é testado pra saber a quantidade de agrotóxico que ele tem, é sempre depois da limpeza industrial, então embora a limpeza elimine a camada externa de agrotóxico, sabemos que eles já penetraram de alguma maneira na fruta. Porém a casca grossa de algumas frutas funciona como uma espécia de barreira impedindo que os agrotóxicos (pelo menos uma boa parte deles) penetrem na polpa. Ou seja, quando for comprar frutas não orgânicas escolha as de casca grossa e que podem (e devem) ser descascadas (banana, melancia, melão). Inversamente, frutas de casca fina ou sem casca (maçã, morango, uva) devem ser sempre orgânicas.

      Espero ter ajudado.

  8. Sandra, por favor, faça a postagem sobre como domar a fome. Estou super acima do peso (engordei quando me tornei veg, mas as vzs penso que é porque me alimentava muito mal e andava desnutrida, quando comecei a comer melhor engordei).
    O que eu tenho feito nos ultimos dias é comer 4 castanhas do pará no café da manhã, mas apesar de melhorar ainda como demais.

  9. Sandra, me salva! Rs engordei uns 3 ou 4 kg desde que virei vegetariana (há 1 ano e pouco)
    To muito com essa fome insaciável, não sei se é só ansiedade mas passei a comer muito mais
    Talvez porque no meu inconsciente eu fico pensando sempre em obter todos os nutrientes
    A velha nóia da proteína e do ferro

  10. Oi, Sandra!

    Eu sou onívora e há tempos tenho procurado uma alimentação mais saudável, logo busco passar longe dos industrializados. Nesse processo, foi muito bom para mim conhecer o seu blog… não só pela delícia que é ver suas fotos e ler as receitas (além de testá-las!), mas porque me fez refletir sobre muita coisa. Aqui foi o primeiro espaço de “veganismo positivo” que encontrei – onde a intenção é mostrar o quão atraente podem ser os vegetais em vez de tentar produzir culpa naqueles que não adotaram essa prática alimentar/política. E com isso acabei reduzindo algo em torno de 60, 70% da quantidade de carne que comia; e há uns anos desenvolvi sensibilidade à lactose, então evito ao máximo. Realmente, quando passo dias seguindo uma dieta estritamente vegetariana me sinto com muito mais disposição física e mental; porém, quando aumento meus esforços logo me sinto fraca. E também passo a sentir uma fome insaciável.
    Além disso, minha rotina é bastante bagunçada. Eu ainda estou na faculdade e gosto muito da madrugada para ler/estudar e muitas vezes fico invertida ou com horas picadas de sono para poder acompanhar eventos durante o dia. E isso me dificulta muito, principalmente em termos de planejamento, a necessidade de refeições certinhas (café da manhã/colação/almoço/etc) para garantir que eu ingira todos os nutrientes necessários – e, assim, conseguir diminuir essa fome que pode vir da carência de alguns nutrientes.

    Por isso, gostaria muito que vc fizesse um post a respeito! :- )

    Um abraço e parabéns/obrigada pelo seu trabalho!

    E um ps. Para quem mora na região de Campinas, há um coletivo chamado “Trocas Verdes” (autogestionado e sem fins lucrativos) que viabiliza produtos orgânicos a preços baixíssimos, às vezes até mais baratos que os vegetais “convencionais” (cheios de agrotóxicos) que encontramos nos mercados. Retira-se os alimentos uma vez por semana, diretamente com os produtores.
    http://www.trocasverdes.org/

  11. Sandra, adorei essa receita e meu café da manhã é uma das refeições que mais fico perdida. Antes era pão francês e margarina, queijo, requeijão, embutidos… ó god, me sinto tão perdida nessa refeição! rsrs

    Sobre a fome, eu estou aprendendo a diferencias minhas fomes, descobri que uma delas na verdade era sede (como pode, né? santo desconexão com o corpo). Mas sinto que tem dias que a única forma de matar a fome é comendo pão, por isso tenho tentado fazer o meu. Será que mais gordura boa ajudaria? Sou muito magra, e meu filho também não ganha peso, será falta de gordura?

    1. O post sobre a fome está chegando, Roberta. Mas trocar o pãozinho francês com margarina/queijo por essa papa com certeza já vai ajudar bastante:)

  12. Olá papacapim!

    Parabéns pelo seu blog e su trabalho! O seu blog está cheio de dicas uteis e receitas que parecem deliciosas!

    Olá e parabéns pelo seu blog,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas http://www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    É também muito importante que blogs como o seu (de alimentação saudável, vegetarianos, veganos, sem glúten ,sem lactose,etc ) tenham presencia em paginas como a nossa porque há muita gente que o precisa.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( http://www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

  13. Essa papa eh supreendentemente deliciosa. Ateh minha filha enjoada pra quinoa, comeu (sem saber, claro) e adorou. Depois contei o que era. AGora ela “aceita” comer quinoa assim. Foi o cafe da manha dela antes de ir fazer a prova de vestibular. Vai dar sorte, Sandra! Um beijo e obrigada

  14. Sandra, acabo de conhecer seu blog. Apaixonado. Compartilho com você o amor por papas de aveia, como todos os dias, meu cereal favorito também. Acho que logo atrás vem a quinoa, e estava justamente procurando por outro cereal para meu café da manhã, adorei este creme… Porém, confesso ter um pouco de dificuldades com a quinoa, em cozinhá-la, sabe. Procuro você com a dúvida, não seria possível cozinhar o grão da quinoa adicionando a mistura de aveia/passas/ leite? Demoraria mais tempo, talvez? Ou não seria possível mesmo e é necessário estar pré-cozida?
    Outra coisinha, sobre o valor nutricional da quinoa, coisa que sempre fico em dúvida… o valor nutricional desse grão é o mesmo para ele cozido (em água, sal e nada mais)? Apenas me agrada saber!
    Muitas dúvidas!

    Obrigado.

    1. Seja bem-vindo ao blog:)

      Não sei dizer sobre o valor nutricional da quinoa, mas essa informação não é difícil de encontrar na internet. Não acho que seria uma boa ideia cozinhar a quinoa junto com a aveia e o leite, pois ela demora uns 20 minutos pra cozinhar e a aveia em flocos fica pronta em poucos minutos. Ou seja, a aveia ficaria pronta muito antes da quinoa, ia formar uma cola espessa e seria difícil cozinhar a quinoa nesse líquido grosso. Sem falar que você ia precisar de muito mais leite. Mas qual o seu problema em cozinhar a quinoa sozinha?

      Escrevi um post tempos atrás explicando como preparar esse cereal, talvez ajude: http://www.papacapim.org/2011/04/22/como-preparar-quinoa/

      1. Preparei o creme para meu desjejum de ontem… Cozinhei a quinoa previamente, deu certo, e ficou incrível!
        Meu problema com a quinoa é que, cozinho apenas para mim, poucas vezes posso fazer refeições em casa, e acho complicado ter uma medida certa sobre a quinoa, já que ela dobra de tamanho cozida, com o que “sobrar” dela eu não saberia o que fazer, nem como armazenar e possivelmente não conseguiria consumir tudo em um prazo muito bom… Era isso!
        E ah, não achei nada muito concreto sobre o valor nutricional da quinoa, o que acho um tanto estranho. Talvez ir pelo valor do grão cru que há na embalagem é o correto? Eu não sei, talvez.

        Definitivamente voltarei a cozinha a preparar essa refeição outra vez.

  15. Oi!!! Primeiro queria dizer que AMO seu blog! Ainda estou comendo carne, mas pretendo parar em pouco tempo e vc é uma inspiração e tanto!! Bom, queria saber se posso usar a quinoa em flocos em vez da aveia, pq não posso comer glúten! Obrigada!!!

  16. Sofro do problema da saciedade =/
    Sou vegetariana há mais de 7 anos e costumo sair cedo, antes da oito, para ir para a faculdade. Lá passo a manhã inteira só podendo comer de novo no almoço. As cantinas da universidade não oferecem opções viáveis e saudáveis para mim. Gostaria de saber sugestões para resolver esse problema.

  17. Resolvi fazer essa papa hoje. A principio preferi a de aveia apenas, mas à medida que ia comendo ia gostando mais do sabor! Pela praticidade e preço da papa de aveia devo continuar fazendo ela mais vezes, mas essa versão com a “milagrosa” quinoa (lembrando do seu post sobre o bom senso! ) vai aparecer de vez em quando no meu café da manhã agora!

  18. Olá!
    Muito bom seu blog. Eu tenho uma dúvida, comprei uma quinoa em flocos e será a primeira vez que eu uso. Então eu preciso cozinhar essa quinoa e escorrer?

  19. aveia é bem bom mas terrivel para os dentes e gengivas (periodontites), assim como todos os grãos (cereais) daí que o melhor é fazer mesmo uma bela papinha de farinha de quinoa, adoçada com xilitol (açucar que trata os dentes e gengivas ! 😉 ) e moer na varinha da sopa , sementes de linhaça, nozes, avelãs, passas, casca e sumo de limão, noz do pará, caju, tamaras, e juntar à papa de quinoa. é uma delicia !! 😀

Deixe uma resposta