A última dica do mês de novembro e penúltima dica do Guia Papacapim de alimentação saudável é:
Exclua bebidas doces da sua rotina
Mais uma vez, vou discutir um assunto que vai gerar polêmica por aqui. Ainda não encontrei ninguém que acreditasse que refrigerantes, comuns ou diets, são bons pra saúde. Mas estou me referindo aqui a todo tipo de bebidas doces industrializadas (energéticos, isotônicos, chás gelados) e sucos de frutas, industrializados ou naturais (é aqui que começa a polêmica). Eu já escrevi sobre isso aqui, mas pra mim esse assunto é tão importante que vale a pena insistir. Bebidas doces não passam de concentrados de açúcar em forma líquida, sem falar que a maioria delas contem ingredientes artificiais que não deveriam fazer parte da sua dieta.
O problema das calorias líquidas
Tudo indica que o cérebro não consegue registrar calorias líquidas tão bem quanto calorias que foram mastigadas. Quando você mastiga algo e engole, o cérebro vai processando a quantidade de comida que entra no estômago e quando se dá por satisfeito manda sinais que dizem pro seu organismo parar de comer. Mas quando você ingere uma bebida o cérebro tem dificuldades em avaliar a quantidade de calorias entrando no organismo e acaba não mandando o sinal que diz ‘estou satisfeito, pare de comer’. Resultado: as pessoas acabam ingerindo mais calorias/comida do que realmente precisam. Imagine que você está com fome e toma um copo de suco. Seu estômago vai continuar reclamando, apesar de você ter ingerido uma certa dose de calorias. Como você precisa comer alguma coisa pra acalma-lo, no final das contas você terá ingerido mais calorias do que se tivesse escolhido comer somente algo sólido (comida).
Muita gente baniu refrigerantes da dieta por razões de saúde e substituíram esses venenos por sucos de frutas (naturais ou industrializados). Se essa foi a sua motivação, saiba que o hábito de ingerir sucos não é tão saudável quanto se pensa. Alguns sucos de frutas têm tanto açúcar quanto refrigerantes. Estudos mostram que pessoas (principalmente crianças) que ingerem sucos diariamente têm maior risco de se tornar obesas e desenvolver diabetes do tipo 2 e hipertensão.
Porque ingerir sucos diariamente, mesmo naturais, NÃO é um hábito saudável
Se você tem algum conhecimento em nutrição deve estar pensando agora: “Sucos não dão sensação de saciedade porque não têm fibras, por isso nunca preencherão o estômago como comida.” Bingo! Sucos não passam de frutas que perderam suas fibras e foram diluídas em água (ou não), com o acréscimo eventual de algum tipo de adoçante (natural ou artificial). Se você acha que sucos são uma boa maneira de encher seu organismo de vitaminas, saiba que muitas delas, principalmente a vitamina C, são altamente oxidáveis e desaparecem no ar poucos minutos depois que as frutas foram espremidas ou trituradas. Um suco natural de laranja perde 70% da vitamina C meros 15 minutos depois da fruta ter sido espremida.
Sucos, mesmo não adoçados, são verdadeiros concentrados de frutose. Frutose é o açúcar natural das frutas e tem o mesmo efeito nefasto que o açúcar branco. Atenção! Não estou dizendo que frutas não são saudáveis e sim que excesso de frutose é ruim pra saúde. Leia o próximo parágrafo pra entender melhor.
Como disse, frutose é tão ruim pra saúde quanto açúcar. Se você ainda não sabe, a composição do açúcar (aquele pó branco ou marrom que encontramos em praticamente todas as cozinhas) é 50% glicose e 50% frutose. Frutose (vinda do açúcar ou de frutas) entra no organismo e é transformada em glicose pelo fígado. Essa glicose será usada como combustível pela células e até aí tudo bem. Quando consumimos uma fruta fresca, consumimos frutose, mas também uma boa quantidade de fibras. As fibras fazem com que a frutose entre de mansinho no organismo, fornecendo combustível pras células sem perturbar o equilíbrio do corpo. Mas quando esprememos ou trituramos a fruta e depois coamos pra fazer um suco, as fibras vão embora. Quando o suco entra no estômago as fibras da fruta já não estão mais ali pra garantir que a frutose seja absorvida de maneira lenta e ela entra de uma vez no organismo, fazendo com que a quantidade de açúcar no sangue aumente de maneira brusca. E é aí que mora o perigo. (A dica número 3 explica direitinho porque o açúcar deveria ser considerado uma droga pesada.)
Uma palavrinha sobre bebidas de soja e frutas
Uma coisa que me deixa extremamente triste é ver pessoas consumirem, e oferecerem pras crianças, caixas e mais caixas de bebidas à base soja e frutas (do tipo Ades) achando que são super saudáveis. Eu ouvi uma mãe falar uma vez: “Estou tentando melhorar a alimentação da minha família e agora as crianças só bebem suco de soja com frutas.” Tenho vontade de chorar quando escuto coisas desse tipo. Publicidade foi feita pra vender produtos, não pra informar, então duvide de tudo que os comerciais e embalagens de produtos industrializados disserem. Já disse isso aqui no blog várias vezes: se uma empresa pagou milhares de reais pra te convencer que um produto é ‘saudável’, pode ter certeza que não é verdade.
Bebidas à base de soja e frutas são carregadas de açúcar e outros ingredientes artificiais. Basta dar uma olhada na lista de ingredientes de uma delas (olhei o suco de soja e uva daquela marca que começa com ‘A’) pra se convencer disso. O açúcar vem antes do ‘suco concentrado de uva’ e ainda tem estabilizantes, aromatizantes e corantes. Com um copinho de 200ml dessa bebida você (ou o seu filho) estará ingerindo 15g de açúcar e zero fibra.
A versão ‘zero açúcar’ dessa bebida de soja com sabor de frutas está longe de ser uma opção mais saudável. Vou copiar a lista de ingredientes aqui:
Água, extrato de soja, maltodextrina, suco concentrado de uva, vitamina C, estabilizantes pectina e goma guar, aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante carmim, edulcorantes artificiais sucralose (12mg/100ml) e acessulfame K (9g/100ml).
Essa bebida tem três tipos de adoçantes artificiais (maltodextrina, sucralose e acessulfame) e em quantidades absurdas! Os dois últimos fazem parte dos quatro adoçantes artificiais mais perigosos pra saúde e são acusados de desregular a tireoide, perturbar o sistema imunológico, causar problemas nos rins e na visão, alterar o comportamente, provocar depressão e até aumentar os riscos de câncer. É de dar pesadelo.
A solução
Você pode escolher fazer suco sem açúcar nenhum (branco ou mascavo), não coar (pra preservar as fibras) e tomar tudo imediatamente depois de preparado (pra preservar as vitaminas), mas tem uma solução ainda melhor e mais simples: comer frutas inteiras.
Frutas devem ser consumidas diariamente, pois além das fibras, que são indispensáveis pra nossa saúde (e não só pra desacelerar a entrada da frutose no organismo, mas por todas as razões que expliquei nesse post), elas têm vitaminas, minerais e são uma delícia. Quando a natureza colocou frutose nas frutas, fez questão de colocar bastante fibras também. Centrifugar cinco maçãs e tomar o suco é fácil, mas você provavelmente não consegueria comer cinco maçãs inteiras de uma vez, pois toda aquela fibra encheria seu estômago e você seria obrigado a parar depois da terceira ou quarta. Acredito que esse é o papel da fibra nas frutas: te impedir de exagerar na dose de frutose.
Se sua justificativa pra tomar sucos diariamente é “Sucos são melhores do que refrigerantes”, está na hora de rever o seu argumento. Refrigerante é um concentrado de substâncias químicas, sal e açúcar (ou adoçante) tão ruim pra saúde que seria um absurdo usa-lo como referência. Bebida é água. A única exceção aqui, na minha opinião, é água de coco, pois é um alimento natural integral (não modificado pelo homem) e é uma boa fonte de sais minerais. Água de coco é o melhor isotônico que existe e se você faz esportes intensos, ela é muito melhor do que isotônicos industrializados. Mesmo assim não recomendaria um consumo imoderado de água de coco. Pra manter o corpo hidratado, beba água. Simples assim.
Conclusão
Se não ficou claro no título desse post, vou repetir: excluir bebidas doces da sua ROTINA significa não ingeri-las diariamente, mas um consumo esporádico não vai afetar de maneira negativa a sua saúde. O grande problema dos sucos é que, por serem considerados uma bebida ‘saudável’, eles fazem parte da alimentação diária de muita gente, principalmente de crianças.
Refrigerantes, bebidas energéticas, isotônicos, chás gelados e sucos à base de soja e frutas não são bebidas saudáveis e seu corpo te agradeceria se elas deixassem de aparecer no seu copo. Mas não precisa banir totalmente sucos naturais da sua alimentação. A mensagem mais importante desse texto é: sucos (naturais) devem ser considerados como pequenos prazeres líquidos, não uma maneira de matar a sede ou, pior ainda, de se manter saudável.
Eu gosto de espremer uma laranja de vez em quando e me deliciar com o suco puro (sem gelo e sem açúcar). E durante as férias no Brasil degusto alguns copos de suco natural de cajá e mangaba, os meus preferidos, com um pouquinho de açúcar. E como bebo sucos exclusivamente pelo prazer, uso açúcar branco, mesmo (uso pouquíssimo por questão de gosto). A moda de adoçar sucos com açúcar mascavo, que sempre vejo nos restaurantes ‘naturais’, pra mim não faz sentido algum. Açúcar mascavo é metabolizado exatamente da mesma maneira que açúcar branco e a quantidade ínfima de mineirais que ele contem pra mim não compensa o fato dele se dissolver de maneira irregular e estragar um pouco o meu prazer na hora de tomar o suco. O ideal é tomar suco menos frequentemente, não substituir açúcar branco por mascavo (pro seu organismo, os dois são exatamente a mesma coisa).
Antecipando as perguntas que vocês vão me fazer:
Mas eu adoro suco. E agora?
Não estou aqui pra dizer o que vocês devem ou não devem fazer. Escrevo esses artigos pra abrir os olhos dos meus leitores e ajuda-los a ter uma visão mais crítica e informada sobre a nossa alimentação. Como eu disse, o mais importante é se conscientizar que sucos não devem fazer parte da sua rotina. O que você decidir fazer com essa informação é totalmente pessoal. Sua consciência é o seu guia.
Café e chá também são ruins pra saúde?
Não quero entrar numa discussão sobre os possíveis perigos/benefícios pra saúde dessas bebidas, pois o assunto principal desse post é a quantidade de açúcar de sucos e afins. Então a resposta simples é: o ideal é consumir os dois sem açúcar. Já deixaram comentários aqui dizendo que café sem açúcar é horrível. Tudo é questão de gosto e hábito. Eu acho café com açúcar, mesmo uma quantidade ínfima, simplesmente intragável! Idem pro chá.
Vitaminas (batidos) de frutas também são ruins?
Não se você usar frutas inteiras, com todas as fibras preservadas, e não acresentar açúcar nem achocolatado (experimente cacau puro). E eu ainda gosto de aumentar a quantidade de fibras das minhas vitaminas acresentando uma colher de sopa de linhaça ou chia. Como nessa vitamina de banana e laranja.
E água de coco?
A resposta está no texto.
Será que tomar suco adicionado de 1 ou 2 cc de linhaça resolve o problema?
Pergunta deixada nos comentários do primeiro post que escrevi sobre sucos. Se o seu objetivo for aumentar a quantidade de fibras do seu suco a resposta é sim. Acho que a textura seria um pouco desagradável e continuo preferindo comer frutas inteiras regularmente e tomar suco (sem fibras e com um pouquinho de açúcar, só pelo prazer) de vez em quando. Mas tudo é uma questão de escolha.
Meus filhos adoram suco e já que não quero que eles bebam refrigerante fico sem opção. O que faço?
Durante as refeições ofereça água pros seus filhos (lembre-se que o ideal, como um leitor disse nos comentários, é não tomar nenhum líquido durante as refeitções). No café da manhã faça uma vitamina com frutas inteiras com uma dose extra de fibras (uma colher de sopa de linhaça ou chia). No lanche, frutas cortadas em pedaços são a melhor opção. Sei que pode parecer uma tarefa difícil, mas conheço mães que raramente oferecem sucos pros filhos (e nunca oferecem refrigerantes nem outras bebidas açucaradas), então é possível. E lembre-se: o mais importante é o que comemos no dia-a-dia, então controlar a alimentação do seu filho dentro de casa é essencial pra saúde dele, além de te deixar mais tranquila nas ocasiões em que você não pode controlar o que ele come (festas, visitas à casas de amigos…).
Sucos verde são saudáveis?
Sucos feitos com vegetais, que são mais pobres em frutose que frutas, são ótimos. E um pedacinho de maçã, pra deixar seu suco verde mais saboroso, não vai machucar ninguém.
Mais receitas de bebidas feitas com frutas inteiras que apareceram aqui no blog: smoothie tropical, vitamina de pêssego, banana e chia e smoothie de banana e morango(foto acima).
Quem quiser ter muitos pesadelos com a quantidade de açúcar de bebidas populares deve conferir esse site.
E por último, um artigo super interessantes (em Inglês) que mostra a quantidade de açúcar em bebidas industrializadas como sucos, smoothies e cafés gelados.
Oi Sandra, muito bom o artigo, como sempre. Só queria deixar uma observação: durante as refeições, talvez seja melhor abdicar até mesmo da água, pois líquidos diluem o suco gástrico, dificultando a ação das enzimas, além de que provocam um aumento no volume, retardando o esvaziamento. Também fazem com que os alimentos passem mais rapidamente pelo intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. Abraço!
Concordo plenamente. O ideal é não tomar líquidos durante as refeições, mas nesse contexto particular (uma criança que tem costume de sempre almoçar com suco) acho que tomar um pouquinho de água é uma espécie de muleta que ajuda a passar do ‘suco todo dia’ pro ‘refeição sem nenhum líquido’ de maneira mais suave. Eu conheço pessoas que juram que ficam ‘entaladas’ se não beberem um pouco de líquido com as refeições e a água aqui seria o líquido menos ruim. Mas, como disse, tudo é questão de hábito e com o tempo passamos a não sentir necessidade disso. Percebi também que quando parte do meu almoço é uma salada crua caprichada (legumes crus são cheios de água) não sinto sede, mas quando almoço algo mais denso e de sabor mais intenso (como uma lasanha, por exemplo), preciso tomar um pouquinho de água depois de comer.
Olá Sandra,
realmente amei este post, estava pensando sobre isso, quando vejo que vc escreve sobre esse assunto, mais uma vez muito obrigada pela dedicacão e amor que vc nos presenteia com o seu conhecimento.
Mas tenho uma dúvida, estou tentando comecar a alimentacão crudívera, pelo menos, diminuir e muito os alimentos cozidos, e tomo suco verde de manhã, mas ví um vídeo, de uma pessoa frugívera, que diz que o suco verde, perde todas as propriedades, na hora de triturar os vegetais. O que vc aconselha??? Nao é mlhor comer o couve cru, preserva mais as propriedades???
Bem, já sabia sobre as calorias do suco e, perda das fibras, e as porcarias dos industrializados, não choquei, mas me deixa triste, como vc disse, as pessoas acharem, que caixinha de ades é “saudável”.
Um grande beijo!!!!
Rita, antes de acreditar no que as pessoas dizem por aí (e isso inclui o que eu digo por aqui:) você deve se informar melhor sobre a questão e ver se os argumentos utilizados tem fundamento. Por que essa pessoa afirma que triturar vegetais faz com que eles percam as propriedades? Ela explicou isso no vídeo? Basta lembrar que trituramos tudo que entra no nosso estômago (quando mastigamos a comida) pra perceber que essa afirmação não faz sentido nenhum. Quando você come a couve crua (no suco ela também é crua, não?) você também a tritura com os dentes. A única diferença é que no suco verde você coa, retirando as fibras desses vegetais, mas se você tiver usando vegetais pobres em frutose (folhas verdes, limão, pepino) isso não é problemático. Claro que é importante continuar incluindo legumes inteiros na sua dieta. E lembre-se de consumir seu suco verde imediatamente depois de prepara-lo, pra que as vitaminas não se oxidem.
Colega, coincidencia ou não, vi semana passada um programa na BBC falando justamente sobre os mitos das bebidas ditas saudáveis. Mas não sabia do açúcar mascavo. Obrigada por mais esta dica.
Estou sempre as ordens pra te ajudar, colega:)
Há mais de dez anos deixei de consumir refrigerante por opção, lendo um post teu sobre café sem açúcar, resolvi experimentar gostei e adotei, tomo suco de uva orgânico sem adição de açúcar, mas gosto mesmo é de comer a fruta. Tenho dois sobrinhos com oito anos que são gêmeos, me preocupa o consumo exagerado de refrigerante e sucos industrializados, onde a água é quase esquecida, minha irmã infelizmente acha que sou chata porque tento fazê-la entender do malefício dessas bebidas ricas em açúcar, corante, sódio,etc…
oi Sandra, desculpe fugir do contexto, mas vc já ouviu falar em Rejuvelac? Fica aí uma sugestão
Sim. Uso pra fermentar o meu queijo de castanha (escrevi sobre o assunto aqui: http://www.papacapim.org/2013/06/04/fondue-de-queijo-vegano/)
nossa, fiquei pasma diante do que li, meu filho toma copos e mais copos de suco por dia. hora de mudar isso! obrigada sandra pelas informações que como sempre nos ajudam muito.
Ajudar as pessoas é o maior privilégio pra mim 🙂
Sandra, achei a reflexão bastante interessante. Acho sua crítica a essa “cultura das bebidas doces” bem colocada. Eu só faria uma observação na semântica do seu texto. Pelo fato que você utilizou o termo “fibra” em contextos mais diversos sem deixar claro ao leitor esses pulos. Mesmo que os contextos estejam de alguma forma relacionados. Isso acaba dando uma maquiagem dogmática ao texto. Talvez por isso alguns se assustem e façam desse assunto algo polêmico.
Um abraço.
Júlio, não entendi o seu comentário. Eu realmente insisti na questão das fibras pra expor a diferença entre uma fruta inteira e um suco (muita gente acha que é a mesma coisa), mas também falei do problema em beber calorias (ao invés de come-las), de como o hábito de tomar sucos e outras bebidas doces acaba nos fazendo comer mais (e aumentando os riscos de doenças ligada ao excesso de peso) e da questão da oxidação das vitaminas. Eu expliquei detalhadamente a importância e as diferenças entre fibras em outro post (deixei o link no texto acima), então não queria repetir essas informações aqui pra não deixar o texto longo demais. Porém espero que tenha ficado claro pros meus leitores que fibra sozinha não resolve o problema (como o exemplo absurdo do refrigerante enriquecido em fibras que uma leitora mencionou aqui nos comentários). Porém, como disse, não tenho certeza de ter entendido direito o seu comentário, então sinta-se à vontade pra me dizer se minha resposta não tem nada a ver com o que você falou.
E aquele tal de Refrigerante com fibra que andei vendo nos comerciais agora?! Aquilo pode? Achei uma besteira!
Sandra adorei seu texto. Estou compartilhando. As pessoas realmente não entendem o problema do suco e acham que ‘não coando e misturando com um pouco de água’ todo o problema está resolvido.
Ouço mto tbm ‘mas meu filho não come fruta, então dou suco que é a mesma coisa (!)’. Achei seu texto super esclarecedor, e se essas pessoas não entenderem o que quero dizer, bem cada um sabe de si né?
As pessoas ficam espantada quando descobrem que meu filho quase não toma suco. Ele bebe água. Como vc acho que água é bebida.
Como esse é meu primeiro comentário aqui no seu canto, quero acrescentar meus parabéns! Adoro seu blog e ele tem me ajudado muito. Seu guia tbm! Muitíssimo obrigada!!
Abçs
Fico feliz em ajudar, Dani. É realmente triste ver que muitas crianças não comem frutas e os pais acham que suco é a mesma coisa. E obrigada por compartilhar sua experiência (de mãe que não dá suco pro filho) conosco.
Oi!, Bom dia!
http://pat.feldman.com.br/2013/06/23/soja/
Sandra, ve o que vc acha disso.
Voce conhece esse livro que o texto cita?
Vc sabe alguma coisa sobre o uso de nanoparticulas em alimentos??
Não li o livro e não sei absolutamente nada sobre nanopartículas em alimentos, Marci. Se estiver interessada em saber o que penso da soja, escrevi esse artigo: http://www.papacapim.org/2012/05/22/soja-os-mitos-o-exesso-e-o-tofu/
como a natureza é sábia, né? já está tudo aí pronto pra ser utilizado da maneira correta e ficam querendo reinventar a roda!
vejo que quando as pessoas tentam tirar refrigerantes e sucos de caixinha das refeições, ficam perdidas e relutantes em substituir pela água, por ser “sem graça” ou de fazer o suco natural, porque “dá muito trabalho”. mais tarde eu viria a encontrar a solução comentada por aqui: não é necessário tomar líquido nas refeições, os alimentos já possuem o suficiente e não irão atrapalhar na digestão. é mais fácil do que a gente imagina, né? 🙂
enfim, ótimo post como sempre, obrigada! realmente não havia considerado a diferença entre comer a fruta e fazer suco dela, mas evitar açúcar em excesso é uma regra que realmente se levo para toda a alimentação.
Olá Sandra,
Posso dar uma sugestão? Que tal você fazer um post sobre alimentação na gravidez? Ou até mesmo indicar alguma fonte confiável de alimentação vegetariana nesse período? Sinto dificuldade em obter informações úteis sobre gestação, pois infelizmente é difícil encontrar profissionais de saúde que tratam de vegetarianos sem preconceitos.
Bjos.
Fabiana (Grande fã sua!)
adorei. Já aboli o açúcar do café, estou adorando com canela. chá é normal sem açúcar, mas qdo dá vontade estou usando açúcar organico. O mascavo eu gosto em alguns doce e bolo, acho que dá um sabor legal, principalmente junto com a banana. Refrieg em casa nunca tem, meus filhos tomam fora de casa. Uso suco de uva integral orgânico. Tb prefiro usar frutas ao suco delas….faço suco verde com maçã, gengibre, cenoura, pepino e couve….fica muito bom….um grande abraço…bjs
Sandra, parabéns pelo post. Recentemente comecei a ler o seu blog e confesso que estou viciada!… Costumo dispensar sucos (refrigerantes não existem no meu mundo) e confesso que minha mãe é a responsável por este hábito. Raramente ela nos permitia ingerir líquidos durante as refeições, por outro lado o meu marido não suporta a ideia de fazer uma refeição sem beber alguma coisa. Atualmente ele está tomando água com suco de limão (sem açúcar).
Um forte abraço e mais uma vez parabéns pelo seu belo trabalho.
Obrigada, Amanda:)
ola, sempre leio o blog, gostaria que voce explicasse melhor sobre o acucar mascavo voce fala no texto que ele tem quantidade ínfima de minerais.
Rafaelly, escrevi um post inteiro sobre açúcar (de todos os tipos): http://www.papacapim.org/2013/03/27/retire-o-acucar-do-seu-dia-a-dia/
Lendo o trecho “Quando a natureza colocou frutose nas frutas, fez questão de colocar bastante fibras também”, lembrei de um programa da rede de TV NHK, que assisti há alguns anos. O programa fez um teste com dois grupos de pessoas, comendo as mesmas coisas, mas em ordem diferente. O primeiro grupo comeu curry com arroz e depois, salada. O segundo grupo comeu salada, e depois curry com arroz. No primeiro grupo o pico de glicemia foi mais rápido e alto. Já no segundo a taxa de açúcar no sangue subiu lentamente, e durou mais tempo. Nutricionistas e endocrinologistas que foram entrevistados explicaram que a ingestão de salada (fibras) impediu que o organismo absorvesse o açúcar muito rápido. Falaram que a ingestão de fibras antes do prato principal (geralmente mais calórico e com mais carboidratos) era indicado tanto para pessoas saudáveis como para quem tem problema de diabetes. Quando a taxa de açúcar sobe lentamente, a queda também é lenta, evitando a crise de glicemia tão comum entre diabéticos. Em pessoas saudáveis, a queda brusca da taxa de açúcar é um dos responsáveis pelo “assalto à geladeira”.
Quando ouço pessoas dizendo que “água não tem graça”, fico com dó delas. Imagino que não tenham tido a oportunidade de educar o paladar para sentir a diferença de uma água para outra.
Também tomo muito chá sem açúcar. No verão faço eu mesma o chá gelado, que é fácil e econômico. Para quem quiser testar, fica o passo-a-passo: colocar num recipiente água potável em temperatura ambiente e o dobro de quantidade de chá usado para fazer chá quente. Se for a granel, vale a pena usar as bolinhas de infusão. Guardar o recipiente na geladeira por pelo menos 6 horas. Retirar a bolinha de infusão e beber. A infusão deve ser feita a frio, porque o calor elimina o aroma do chá e deixa a bebida turva quando é resfriada. Deve-se guardar na geladeira para evitar que se estrague com o calor.
Fica muito bom não só com chá preto, como também com o oolong, verde, chá de jasmim…
Obrigada pela receita do chá gelado, Yoko. Não sabia que a infusão deve ser feita a frio… Sempre aprendo coisas novas com você:)
Yoko, há meses procurava uma receita de chá gelado. Sempre fiz em casa com a água quente, depois esperava esfriar e colocava na geladeira. Ficava aguado e sem gosto… Vou testar!
Você tem mais informações (blogs, sites) que falem sobre chá gelado? Outras sugestões de preparo? Posso colocar limão (espremo ou ponho a rodela?)?
Obrigada!!!
Oi Sandra,
Descobri seu blog por acaso e amo!
Não é fácil mesmo excluir o açúcar…ele está em tudo. Confesso que tento de todas as formas não consumir…em casa evito ao máximo e eu mesma decidi iniciar a redução..praticamento não há em casa, a não ser para visitas. Minha filha de 1 ano e 8 meses toma o suco de laranja lima pois ainda não a aceita em pedaços, mas as demais frutas eu não transformo em suco e doces…ela nem viu a cor deles, muito menos açúcar de qualquer forma…tentarei evitar esse consumo dela através do meu exemplo e tentarei mudar a visão do meu esposo, assim juntos unimos força.
Como você, o açúcar por prazer é questão de gosto e a vida sem açúcar é muito possível!
Parabéns pela matéria…ela só me impulsionou nessa decisão!
Beijos e até breve,
Fernanda
Boa sorte, Fernanda:)
Olá,
gostei muitíssimo do texto, das informações tão importantes para nossa saúde! Mas me surgiu um questionamento. O mel é uma boa opção para substituir o açúcar? reduz os danos do prazer do doce?
obrigado feliz 2014
Danilo
Achei muito interessante sua matéria. Então, se eu ingerir sucos com fibras não há problemas?
Eu adoro tomar suco de laranja com couve, para aumentar minha absorção de ferro. Só não teria problema ingerir esse suco se ele não fosse coado? Normalmente eu costumo coá-lo, pois fica mais agradável para tomar…
Júlia, esse post é sobre sucos de frutas, que são ricas em frutose. Sucos de vegetais, como o de couve, não apresentam esse problema. Ou seja, com ou sem fibras, seu suco de laranja não ficará mais carregado em frutose com o acréscimo da couve.
Obrigada pela resposta. Mas a minha dúvida é: o fato de eu adicionar a couve no suco de laranja não elimina o problema da frutose (da laranja)? Ou a couve seria mais um acréscimo de fibras, e estaria na verdade ajudando o processo?
oi.
eu li tudo..mas esta parte…que vc escreveu
“Sucos, mesmo não adoçados, são verdadeiros concentrados de frutose. Frutose é o açúcar natural das frutas e tem o mesmo efeito nefasto que o açúcar branco. Atenção! Não estou dizendo que frutas não são saudáveis e sim que excesso de frutose é ruim pra saúde.”
Desculpa mas estudos confirmam que o homem foi feito para comer frutas q è o principal alimento… sementes e vegetais…por isso se tomamos suco de fruta natural sem açucar…o corpo vai usar a frutose oq necessita e o resto eliminarà. Outra coisa q jà li è q o açucar industrial…o nosso pancreas transforma em gordura e o açucar digamos das frutas o nosso corpo transforma em energia…
Depois tudo oq è criado pelo homem nao è natural muito menos a Frutose q vendem em latinha. Pois è o mesmo q o açucar industrial…
Tomo em media 5 a 6 sucos ao dia natural e isso jà faz mais de 5 anos…meus exames sao otimos…vou ler mais um pouquinho e gostaria q vc dasse tb uma olhadinha no que vc afirmou… 🙂
obrigada
Obrigada pelo comentário. Você tem razão quando diz que fomos feitos pra comer frutas e no artigo eu nunca disse que frutas eram prejudiciais à saúde. Minha crítica é ao suco, feito pelo homem (lembre-se que a natureza não faz sucos e sim frutas inteiras) e que por não ter mais fibras (já que é coado) não é processado pelo organismo da mesma maneira que frutas inteiras. Claro que sucos de frutas pobre em frutose (suco de limão, por exemplo) não tem o mesmo impacto negativo.
kkkk é mesmo as coisas ruins para nossa saúde agente nao resiste
No caso, se eu usar o suco de limão, espremendo um limão inteiro em um copo grande de água gelada, colocar o mínimo possível de açúcar branco ou mascavo ou quem sabe stévia. E mais, o principal, tomar o suco junto com o almoço ou jantar ou lanche, para que assim o cérebro trabalhe tranquilo nessa digestão da comida digerindo tb o suco… assim suco não passa direto, a frutose é minimizada pelas fibras da comida ingerida, além do limão ter pouquíssima frutose… seria a melhor solução ou não? Ótimo post. Abraços.
Por favor, dê- e uma luz. Eu não gosto de frutas. Desde pequeno fico enjoado apenas com o cheiro delas. Resolvi, para contornar o problema, fazer sucos todos os dias. Todos os dias eu faço o mesmo suco:
2 folhas de couve,
1 maçã (com casca)
2 bananas
1 cenoura
1 laranja espremida
Eu bato no liquidificador e tomo sem coar, adiciono dois copos de água. Faço aprox. 1,5L de suco e tomo tudo de uma vez. Tomo às 5 horas da tarde e só volto a comer às 9. Esse seria um hábito prejudicial? Será que se eu acrescentar sementes (linhaça, girassol, gergelim e chia) eu posso contornar o problema frutose/fibra?
Obrigado.
Dan, se você não coa essa mistura as fibras das frutas ainda estão ali pra controlar a entrada da glucose no sangue. Então tudo tranquilo. Mas fiquei impressionada com a sua capacidade de tomar 1,5L de líquido de uma só vez!!!!
Todos ficam! Para ser sincero, eu gostaria de tomar menos, mas se eu colocar menos água, o suco ficará muito grosso e não conseguirei beber. Às vezes, dependendo do preço, coloco morangos também. Mas sempre coloco pouca quantidade. A menina do hortifruit ri de mim, pois todos os dias eu vou lá para comprar 1 maçã, 1 cenoura, 1 laranja… hehe. É engraçado vê-la pesar 1 cenoura. Dá 20 centavos às vezes.
Se bem entendi tudo o que li aqui, devo concluir que, se eu tomar, por exemplo, dois copos de suco de uva integral, sem adição de açúcar e sem conservantes, duas vezes ao dia, por um longo período, posso estar aumentando a possibilidade de sobrecarregar o meu fígado pelo excesso de frutose???? Segundo o Globo Repórter sobre o consumo diário de suco de uva pela população do Rio Grande do Sul, as pessoas são altamente saudáveis, emagrecem e reduzem a gordura abdominal em trinta dias. Será realmente verdade?????
Segundo o que li a respeito do que foi dito aqui, devo deduzir que tomar dois copos por dia de suco de uva integral, sem adição de açúcar e sem conservantes por tempo indeterminado, pode sobrecarregar o fígado em decorrência do alto teor de frutose e consequente perda da fibra???? Segundo o Globo Repórter sobre o assunto, a população de algumas regiões do Rio Grande do Sul que consome diariamente suco de uva, mais de uma vez ao dia, emagrece e perde gordura abdominal em um mês. Devo acreditar nesse milagre????? e o colesterol??? e a hipertenção arterial????
Porque o suco de uva é tão doce se a uva não é tão doce assim ? Agora esta em moda tomar suco de uva, todos dizem que não há adição de açucar. Como acontece essa mágica?