Por alguma razão incompreensível pra mim beterraba parece ser um dos vegetais menos apreciados, principalmente pelo pessoal menor de 12 anos. Meu amor por beterraba pode ser medido pela quantidade de receitas à base desse legume que apareceu aqui no blog, então se você não sabe o que fazer com ela, aqui vão algumas dicas.
Primeiro de tudo, percebi que beterraba orgânica é cem vezes mais saborosa do que beterraba não orgânica. Em alguns vegetais essa diferença de sabor é pequena e às vezes até imperceptível, mas em outros a diferença é gigantesca. Lembro de ter comprado umas beterrabas não orgânicas em um supermercado de Natal durante as férias desse ano e depois de cozinhadas e descascadas quase grito quando coloquei um pedaço na boca. Aquelas beterrabas foram os legumes mais insípidos que já provei e a aparência anêmica deixou a experiência ainda mais desagradável. Mas não pensem que a foto acima mostra as beterrabas anêmicas e insípidas de Natal. Essas são beterrabas brancas rajadas de vermelho (totalmente psicodélicas!), orgânicas e deliciosas, que comi na França uns meses atrás. Então se você puder, compre beterrabas orgânicas. E peça ao feirante pra trazer suas beterrabas com as folhas (alguns vedem com, outros sem, mas você sempre pode pedir pra que ele não descarte as folhas das suas beterrabas na semana seguinte). Assim você leva dois legumes pra casa! Folhas de beterraba são uma delícia em saladas e sucos verdes.
Na hora de escolher suas beterrabas prefira as menores (são mais saborosas) e as mais firmes (apalpe com o polegar pra conferir). Se a casca estiver enrugada e meio mole, ela foi colhida há muito tempo e terá perdido uma parte do sabor e das vitaminas. Claro que isso também vai acontecer na sua geladeira, se você esperar vários dias antes de consumir as beterrabas que trouxe pra casa.
Beterraba é extremamente versátil e pode ser consumida crua, cozida ou assada. Confesso que nunca me aventurei a assar beterrabas, mais assim que a minha cozinha tiver um forno, vou testar esse método e volto aqui pra contar. Imagino que o sabor fica mais concentrado, como todos os legumes assados no forno, por isso estou ansiosa pra experimentar.
As instruções pra quem quiser cozinha-la são fáceis: lave bem suas beterrabas, coloque-as inteiras e com casca (mas sem as folhas) em uma panela de pressão e cubra tudo com água fria, passando alguns centímetros do nível das beterrabas. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo. O tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua beterraba. Beterrabas médias levam cerca de 20 minutos (a partir do momento em que a panela começar a apitar) pra ficarem macias, mas adapte o tempo de cozimento de acordo do tamanho das suas beterrabas. Depois que a pressão for liberada, abra a panela e espete as beterrabas com uma faca. Se não estiverem macias o suficiente, feche a panela e coloque de volta no fogo por mais alguns minutos. Com um pouco de prática você saberá quanto tempo cada beterraba precisa pra ficar do jeito que você gosta. Depois de cozidas retire-as da água, deixe esfriar um pouco e descasque. Esfregue a casca entre os dedos e ela vai se soltar facilmente. Agora elas estão prontas pra serem consumidas (cortadas em cubos ou fatias). Se você for um grande fã de beterraba, ou se sua família for grande, você pode cozinhar uma grande quantidade e guarda-las (ainda com a casca) em um recipiente fechado na geladeira por alguns dias. Descasque somente na hora de consumir.
Claro, você pode escolher consumi-las cruas e evitar o trabalho acima. Por ser um legume bastante firme, a melhor maneira de consumi-la crua é ralada. Assim a textura é muito mais agradável. Mas não esqueça de usar um avental na hora de ralar beterrabas, pois elas podem manchar suas roupas.
Não sabe o que fazer com beterrabas? Aqui vão algumas receitas pra inspirar vocês.
Uma das minhas saladas preferidas: salada de beterraba crua, repolho roxo e maçã.
Receitas com beterraba cozida que já apareceram aqui no blog: salada de beterraba com nozes, salada de beterraba e laranja e salada de beterraba e rúcula. E abaixo, uma inédita.
Salada de beterraba com endro (aneto) e semente de girassol
Corte duas beterrabas cozidas (médias) em cubos pequenos e junte um punhado de cebolinha picada, um punhado de endro (aneto) picado e um punhado de sementes de girassol ligeiramente tostadas (toste as sementes em um frigideira seca, mexendo sempre, até ficarem douradas). À parte misture 1cc de mostarda de Dijon, 2cs de vinagre balsâmico e 4cs de azeite e despeje o molho sobre a salada. Tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e deixe descansar alguns minutos em temperatura ambiente (pros sabores ficarem mais intensos) antes de servir. Rende 2-4 porções como acompanhamento.
Na vitamina com banana e maçã, a beterraba fica uma delícia também!
qual a medida nesse caso? pelo menos um panorama
Chamo-me Fátima, gostaria muito de saber se há alguma maneira de fazer conserva de beterraba,
há uns meses atrás comecei com uns amigos uma pequena horta biológica e agora tenho algumas beterrabas que não sei o que fazer com elas.
ficaria muito agradecida se me desse algumas dicas.
desde já muito obrigada
Sandra, faça sim beterrabas assadas, pois ficam MUITO SABOROSAS. Eu tempero com sal, azeite, balsâmico e ervas. Ficam ótimas.
Commo que se assa? Em fatias?
Adoro beterrabas de todos os jeitos, se pudesse comeria todos os dias. O sabor delicadamente docinho é um presente para nossas papilas. Só a Érica que é todo enjoada e diz que tem gosto de terrA, n sei de onde ela tirou esse gosto, mas enfim. Sempre misturo beterrabas nas nossas saladas ou nos sucos e ela nao tem pra onde correr 🙂 Ah, mesmo nao tendo ganhado o sorteio, desejo toda luz para as vencedoras que com certeza merecem muito e muitos abraços de agradecimento por vc ser uma pessoa tão maravilhosa e que me inspira a cada dia. Beijos!
Tem pessoas que realmente reclamam do ‘sabor de terra’ das beterrabas. Eu não tenho ideia do que elas estão falando, já que só consigo sentir um sabor delicioso de beterraba, mas deve ter algo nas beterrabas que lembra terra pras papilas de algumas pessoas. Mas acho que o segredo pra fazer Érica, ou qualquer pessoa, gostar de beterraba é servi-la com um molho bem saboroso (vinagre balsâmico e azeite). Muita luz pra você também, Ingrid 🙂
Sandra, experimentei beterraba crua ralada e também assada no forno e depois cortada em cubinhos e usei como molho o tal vinagre balsamico (e azeite e sal e também coentros) e posso de dizer que agora adoro beterraba. Antes eu só sentia mesmo o gosto de terra (tenho umas papilas esquisitas…) agora com o vinagre balsamico o sabor muda totalmente. Há esperança para quem diz que não gosta. É só usar o tempero certo! Obrigada pelos conselhos!
crua, a principio, no feijão fica show. E o “cafè” fica demais, pode crer.
Como sempre, excelentes ideias! Muito grata!
Adoro beterrabas. Geralmente começo o dia com ela como protagonista do ABC juice. Fiquei curiosa a respeito das folhas na salada! Bjs
Eu adoro sucos, ralada no sanduíche, crua ou cozida…docinha ou salgada…
O meu pequeno almoço é beterraba cozida com sementes e frutos secos e duas colheres de sementes de linhaça dourada e uma colher de sopa de chia . Antes as minhas mãos ficavam dormentes os meus pés ganhavam formigueiro e passado um mês k comecei a comer posso dizer que estou limpo e tinha uma fissura que sangrava muito no meu anos já por vários anos que já sofria e já estou bom, o meu pequeno almoço foi a minha cura. Fico muito agradecido a Deus pela sua criação
Já li que se pingarmos gotas de limão na salada de beterraba os nutrientes dela serão melhor absorvidos.
Também o mesmo com o espinafre.
Beterrabas são ricas em ferro e vitamina C (presente no limão) ajuda o ferro vegetal a ser melhor absorvido. Então faz muito sentido.
Nossa, você leu meus pensamentos! Ando com muita vontade de beterraba ultimamente, e estou cansada de comer ela do mesmo jeito, ralada, crua, na salada. Vou testar todas as receitas!
Fiquei curiosa em relação as possibilidades das folhas da beterraba.
O sabor das folhas é marcante, mas eu acho uma delícia. E os talos (que são vermelhos, como você pode ver na foto acima) têm gosto de beterraba. Se puder, não deixe de experimentar.
Eu embrulho as beterrabas cruas e com casca em papel alumínio, individualmente, e asso no forno até ficarem com a consistência da beterraba cozida. Depois que esfriam as guardo na geladeira e descasco somente na hora do uso. Casam muito bem com acero balsâmico! E o melhor desse processo é que não perdem seus nutrientes como ocorre na água do cozimento tradicional. Depois que aprendi esse método nunca mais cozinhei beterraba com água.
Com você é fã de beterraba, acho uma boa dica para quando você estiver com um forno a mão.
Ah, adorei sua idéia de tirar dúvidas de dois(as) sortidos (as) , espero que possa compartilhar a experiência com seus leitores também.
ps: você tem alguma receita especial de macarrão com grão de bico?
bjs
Não vejo a hora de ter um forno novamente pra experimentar. E quanto ao macarrão com grão de bico, publiquei uma receita aqui, sim. Dê uma olhada na página ‘Receitas’, em ‘Pratos principais’ que você encontra.
Assadas no Grill ao natural as beterrabas fatiadas bem fininhas ficam ótimas.
Deve ficar com um sabor maravilhoso…
Sandrinha. experimente assar umas pequenas inteiras no pacotinho de papel alumínio com azeite e um pedaço de baunilha…beijocas calorentas,
Com baunilha?! Que ideia ótima! 🙂
Adoro o sabor docinho da beterraba.
Faz um bom tempo eu tomei uma sopa feita com as folhas ,em um restaurante francês aqui em São Paulo.
Estava muito bom. Sempre uso as ditas cujas em meu suco verde pela manhã,só que ele acaba ficando meio marronzinho rsrsr
Adoro beterraba e costumo comer crua mesmo, ralada. Gosto de colocar no pão sírio com guacamole e cenoura ralada crua tb. 🙂
Gosto muito de beterraba cortada em rodelas, cozida no suco de laranja,
Vou fazer um beterraba-fest. Adoro em sucos 🙂
Sou pouco chegada a beterraba, mas essa salada dela com nozes virou queridinha aqui em casa. Antes so consumia no suco, com morango e laranja (delicia pura). Beijo!
Adoro beterraba! E como é amante de beterrabas já fique sabendo que você irá pirar na beterraba assada, o sabor concentra e a cor fica divinosa!
O bolo de beterraba é uma delícia..
Ao cozinhar a beterraba basta colocar um pouquinho de açúcar na água
e o gosto de terra desaparecerá.
Descobri hoje esse blog tentando descobrir como preparar vagem, essa série “como preparar” é salva vidas. Várias receitas que encontro na Internet ignoram esses básicos. To seguindo o seu site agora.
Seja muito bem-vindo, Fernando:)
Neste sábado assisti a um workshop onde ensinaram duas receitas com beterraba:
– salada de beterraba ralada, misturada com banana esmagada, cominhos, sal e azeite
– sopa de beterraba com uma cabeça de aipo (alguns temperos que não me recordo quais) e um tiquinho de natas por cima.
Provámos a salada, posso dizer que a conjugação de beterraba com banana e cominhos é bem interessante!
Pão sírio, guacamole, cenoura e beterraba raladas me pareceu uma mistura dos deuses, só está faltando um molho. alguma sugestão?
Deixo uma dica para a beterraba não ficar com o tal gosto de terra, colocar um pouco de açúcar na hora do cozimento, fica ótima.
Cozinheiro aprendiz. Grato pelas explicações claras e objetivas.
Qdo minhas filhas eram pequenas, eu cozinhava as beterrabas cortadas e bem higienizadas na água pura. Depois de cozida, usava o líquido pra fazer laranjada. Fica lindo e, garanto, sem gosto nenhum de beterrraba! Procure cozinhar com a menor quantidade de água possível, para que fique bem concentrada e vermelha!
Sua postagem salvou minha vida. Muito obrigada por não imaginar que todo mundo já soubesse preparar beterraba. o/ #VeganYeah!
Disponha 🙂
Uso beterraba até no cabelo, fica lindo, rs!!!
Depois de ler tudo, fiquei sem saber se as folhas são comestíveis ou não? Alguém me pode fazer o fazer de informar? Obrigada e boas saladas!
Opa, beterraba no cabelo? Detalhes, Maria Fernanda, por favor! Fantina, eu não sei como fazer as folhas ficarem saborosas, mas uso sempre as folhas da beterraba no meu suco verde.
Uma dúvida. Caso eu utilize metade da beterraba, posso passar um insulfilme na outra metade e guarda lá na geladeira?
eu nessecito disso para e ufazer um trabalho de ciencias por favor
A beterraba crua tem mas nutrientes do que a cozida?
Adoro fazer um creme de beterraba… fica tão bom que nunca sobra nada! Cozinhe as beterrabas e depois bata no liquidificador. Refogue alho e cebola na panela com azeite e sal a gosto. Despeje a beterraba batida e se quiser dar uma cremosidade ao creme acrescente creme de leite ou requeijão. Deixe ferver e se delicie. Ótimo para se aquecer nos dias de inverno.
Mudei-me há pouco tempo para uma casa com um bom bocado de terra e plantei uns pés de beterraba. Só que são brancas por dentro e rosadas por fora… São comestíveis também?