Espero que todos tenham passado um ótimo fim de ano, cheio de alegria, comida gostosa e ao lado das pessoas que vocês amam. Eu trabalhei na véspera de natal até a noite (preparei uma ceia vegana pra uma família onívora!) e quando cheguei em casa, depois de ter passado o dia todo cozinhando, tinha perdido o apetite. Então comi pão torrado com faux gras (o patê vegano que é uma deliciosa alternativa ao cruel fois gras) e conversei com a minha família no skype. Eu não comemoro natal e só participo de jantares especiais nessa época do ano quando estou visitando a família de Anne no interior da França, então adorei ter passado uma noite tranquila em casa.
Já o ano novo foi mais animado, pois recebemos a visita de três amigos. Nosso mini apartamento virou um acampamento, mas foi uma delícia estar com amigos tão queridos. No dia 31 fiz uma fondue vegana, mas estava tão feliz com a presença dos amigos, ocupada mostrando a cidade pra eles, tendo conversas filosóficas em cafés com lareiras e participando de debates animados sobre as cenas de sexo do filme francês que ganhou a última Palma de Ouro em Cannes (“Blue is the warmest color” ou “La vie d’Adèle” em Francês), que quase esqueço de comprar os ingredientes. No final foi tudo meio improvisado e a sobremesa que eu tinha planejado fazer na véspera (porque ela precisa passar uma noite na geladeira antes de ser degustada) foi riscada do menu (esquecimento).
Nossa amiga alemã, uma grande fã das minhas sobremesas, implorou pra que eu fizesse pelo menos o caramelo salgado que ela adora, pra comer de colher, mesmo. Eu adoro levar alegria pro estômago dos meus amigos e aceitei o pedido, mas parece que a passagem de ano afetou a minha capacidade de lembrar de detalhes importantes e só quando provei o caramelo pronto percebi que (horror!) tinha esquecido de retirar os caroços das tâmaras. Felizmente tenho um liquidificador que tritura qualquer coisa e ele resistiu ao abuso, mas o caramelo ficou cheio de pedacinhos de caroços e ninguém conseguiu comê-lo. Terminei 2013 com um desastre culinário, mas decidimos transformar a cozinha em pista de dança e em poucos segundos todos tinham esquecido o caramelo infame. E 2014 chegou enquanto dançávamos ‘Like a prayer’, entre o fogão e a mesa da cozinha, e relembrávamos a super ideia que tivemos, quando ainda morávamos todos na Palestina, de fazer um flashmob no checkpoint de Belém com essa música (um dia…).
No início do ano passado resolvi fazer uma retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes de 2012 e elegi os melhores posts do ano. Vou continuar a tradição e escolher os meus posts preferidos de 2013, além de relembrar com vocês.
Os posts do Guia Papacapim de Alimentação Saudável representam muito pra mim. Foi a série de posts mais longa que já fiz e, espero, a mais útil. Escrever as 12 dicas do Guia exigiram muito trabalho, mas o retorno que vocês me deram foi ótimo e no meio de tanta pesquisa acabei aprofundando os meus conhecimentos em matéria de nutrição. Vocês podem ver os links pra todos os posts da série aqui. Embora todos os posts tenham dado o que falar, parece que vocês gostaram particularmente do meu manifesto contra o açúcar e contra a margarina. Que em 2014 margarina suma de vez da sua vida e que o açúcar seja um prazer ocasional, não cotidiano.
Na categoria ‘receitas’, foi difícil escolher, mas esses foram as 12 criações que revolucionaram e/ou mais fizerem sucesso na minha cozinha e, pelos comentários, na cozinha de vocês também:
Geleia natural de morango e chia
Polenta ultra cremosa (com hummus!)
Massa com couve-flor assada e molho de nozes
Omelete vegano (sem sombra de dúvidas, essa foi a receita mais popular do ano)
Creme voluptuoso de chocolate e laranja (a sobremesa que mudou a minha vida e a segunda receita mais popular do ano)
Sopa de lentilha coral, jerimum e coco
Espetinho de tofu com molho de manga e gengibre
Todo ano eu digo a mesma coisa, mas lá vai: esse ano foi incrivelmente intenso. Pra bom e pra ruim. E sinto que 2014 não vai ser diferente. Quem acompanha o blog há muito tempo já percebeu que os acontecimentos mais marcantes pra mim (ou fragmentos deles) acabam aparecendo nos posts. Eu expliquei, de maneira extremamente pessoal, o que é ser voluntário pra mim e dividi minhas experiências nessa área. Mostrei pra vocês algumas fotos do livro de receitas palestinas que ajudei a criar com o grupo de mulheres do campo de Aida. Contei porque decidi abandonar o projeto do meu livro de receitas. Shams nasceu no meu quarto e poucos meses depois tive que me separar dos meus três gatos amados (meu coração ainda está doendo por causa disso). Passei dois meses em Natal, com a minha família, e pude participar, pela primeira vez na vida, de um protesto no meu próprio país. Também, pela primeira vez na vida, fiz um jantar inteiro exclusivamente com legumes colhidos por mim, no jardim de amigos meus, e prometi a mim mesma que um dia eu também teria uma horta em casa. E depois de ter deixado a Palestina e passado pelo Brasil e pela França, finalmente fiz um novo ninho em Bruxelas e me dei conta de como a minha trajetória é singular.
E falando de andanças, as duas visitas à Recife foram um dos pontos altos de 2013. Teve uma palestra sobre veganismo, uma oficina de culinária, mais uma palestra (dessa vez sobre a Palestina) e, o melhor de tudo, pude conhecer pessoas maravilhosas. No início do ano publiquei o Guia Vegano de Jerusalém, o post mais especial da série pra mim, pois essa é a minha cidade preferida no mundo inteiro. Estar longe dela sufoca o meu coração e espero poder voltar pra lá em breve e comer novamente em todos os meus lugares preferidos. Já pro final do ano fiz um passeio que deixou muita gente sonhando: fui colher cogumelos em um bosque no interior da França. Espero que 2014 traga viagens e passeios tão interessantes quanto os do ano passado.
Mas o que realmente fez de 2013 um ano inesquecível foram as pessoas que passaram pela minha vida e pelo blog nos últimos 12 meses. Tareq, o meu irmão palestino, compartilhou sua história de vida que é ao mesmo tempo emocionante, impressionante e revoltante. Escrevi um post sobre a minha sobrinha Lenita, que realizou o grande sonho dela ano passado: estudar veterinária. Convidei Johanna, minha melhor amiga, pra explicar as razões que a levaram a adotar o veganismo e essa primeira entrevista se transformou em uma série que vai continuar em 2014. Depois dela João, que tive o prazer de conhecer esse ano e que faz um trabalho admirável (e cozinha alguns dos melhores pratos veganos que já comi na vida!) e Anne, que nunca tinha aparecido oficialmente por aqui, também dividiram suas experiências, dicas e receitas conosco. Também tive a honra de entrevistar Sahar, uma das pessoas mais inteligentes e sensíveis que conheço, e publiquei aqui (pela primeira vez) uma crítica à sociedade israelense feita por uma israelense. E antes do ano acabar pedi à Ingrid, uma leitora que se tornou amiga, pra falar um pouco sobre alimentação saudável pra crianças e as dificuldades de criar um filho de maneira mais natural.
Como no ano passado, termino esse post com algumas perguntas. Quais foram os posts que vocês mais gostaram em 2013? Que tipos de posts vocês gostariam de ver aqui em 2014? Ideias e sugestões são altamente bem-vindas.
*As fotos acima foram feitas na casa da minha amiga Johanna, em Tel-Aviv. Em 2013 nós deixamos de viver (mais ou menos) no mesmo país e esse foi um dos acontecimentos mais tristes do ano pra mim.
Gosto muito do seu blog, durante o ano de 2013 aprendi muito com você e mudei vários hábitos alimentares aqui de casa. Gostei muito do post que você falou da margarina e do açúcar. Que tal fazer um sobre farinhas? Abraço e sucesso para 2014!!!
Dica anotada, Edithe. Obrigada.
Teu blog ensina a nutrir o corpo e nutre a alma também, faz pensar, faz rir, emociona às lágrimas, às vezes… Para mim, pode seguir nesse ritmo. Preciso localizar a receita do caramelo salgado, não lembro dela, mas me tentou. Se tiver uma receita de bolo “tradicional”…
Obrigada pelo teu trabalho!!!
A receita do caramelo salgado nunca apareceu por aqui, Leopoldina. É uma receita que vai continuar secreta pois ela é tão boa, tão boa (quando eu lembro de retirar os caroços das tâmaras, claro) e me lembra tanto doce de leite que sinto que um dia vou comercializá-la e ficar rica! 🙂
Quanto à receita do bolo ‘tradicional’, não sei exatamente o que você quer dizer… O que significa ‘tradicional’ aqui pra você?
E ai Sandra, feliz 2014. Nossa que inveja de você poder discutir com alguém sobre esse filme. Adorei o post sobre ser voluntário. Acho que seria interessante mais ideia de marmitas.
Jaiane, você não é a primeira que me pede Ideias de marmitas, pelo jeito muitos leitores precisam de inspiração nessa área. Então vou fazer o possível pra publicar posts sobre o assunto.
Feliz 2014, Já Mostro Pra O Pequeno Tesla Seu BLog E Faço Algumas Poucas Receitas. Um Grande Abraço E Uma ótima Vida!
Não vejo a hora de conhecer Tesla pessoalmente 🙂
Engraçado, mas eu também discutir sobre “Azul é a cor mais quente” no meu ano novo. Eu li seu blog loucamente em 2013 e até agora não me perdoei por ter perdido o hangout. O texto que mais revolucionou minha vida foi o sobre comida de verdade e o dos cosméticos, mudei drasticamente desde que os li.
Olha que coincidência! Estou quase escrevendo um post sobre o assunto pra todo mundo poder opinar à vontade nos comentários 🙂
Sandra, querida Sandra. Um 2014 radiante para você, a luz que nos guia nesse mundo vegano maravilhoso. Foi gostoso demais ler esse post porque acompanhei cada um e, coincidentemente, fiz cada uma das receitas apontadas; aprovadas com louvor. Finalmente “conheci” Anne e desejo que ela te reserve sempre o abraço mais aconchegante. Estou há 15 minutos pensando em qual publicação mais gostei e não consigo me decidir. Tem uma cujo significado sempre ronda minha alma: aquela da sopa de lentilha com jerimum e coco, de dentro pra fora e de fora pra dentro. Várias vezes quando estou desanimada pra cozinhar gosto de vir aqui ler alguma coisa e ainda me emociona aquele post.
O encontro virtual foi uma delícia e embora para mim não tenha sido uma explosão de dúvidas sanadas (a não ser meu leite de coco, que já fiz um mooooonte de vezes!!!), foi uma explosão de alegria. Ficamos aqui em casa com uma sensação boa por dias, achando o maior barato ter conhecido a PapaCapim.
To esperando as dicas dos sites crudívoros que você mais gosta. Sem pressa, mas to esperando.
Adoro demais a simplicidade majestosa deste blog. Aprendo muito e resignifico não só vários ingredientes como também sentimentos em relação ao mundo.
Imagino que as sugestões dos leitores te ajudem bastante, mas eu tô no time daquelas que não ajudam muito, porque gosto de tudo! Pra mim, se você conseguir publicar com frequência, tá ótimo! As receitas do dia a dia intercaladas com alguma mais elaborada, só isso, haha!
Felizes dias neste ano novíssimo que chegou.
Fernanda, eu mandei a lista de sites crudívoros semanas atrás! Talvez meu email tenha ido pros spams… De todo jeito mandei novamente agora.
Obrigada pelo comentário e esse ano espero poder postar com mais frequência. Eu também gostaria de aparecer mais por aqui, mas ano passado teve tantas mudanças na minha vida que foi impossível manter o ritmo.
oi sandra, no ano de 2013 eu aprendi muito com vc, seu blog é maravilhoso e suas receitas, hummmm, melhores ainda, só tenho a agradecer. bom eu adoraria se vc fizesse um post sobre farinhas e alimentação infantil.ah uma coisa eu fui ao EMPÓRIO PURA VIDA que vc indicou, amei, fiquei perdida lá entre tantos produtos, então que tal vc fazer um post sobre como e em que pratos usar tantos temperinhos e ervas que tem lá. abraços e felicidades pra vc e Anny.
A dica de escrever um post sobre farinhas já esta anotada, mas será impossível escrever um post sobre como usar os temperos e ervas vendidos no Empório Pura Vida: tem tanta coisa lá que seria impossível!
Quando cheguei por aqui em maio de 2013, seu blog tinha 166 assinantes.
Hoje, 8 meses depois, ele tem 1078 assinantes.
Isso já resume tudo. Não te conheço e provavelmente nunca vou conhecer, mas você faz parte do meu cotidiano. Suas receitas mimam meu estômago pois não são sabores que servem apenas ao paladar, mas também à saúde. Como digo para o meu marido: cozinhar algo delicioso usando ingredientes gordos é facílimo. Brabo é extrair delícias de comida extremamente saudável. Isso sim eu respeito.
Você tem uma missão Sandra. E está executando ela muito bem.
Beijo!
Concordo plenamente com você, Georgia. Cozinhar comida gostosa à base de produtos de origem animal cheios de gordura é moleza, difícil é fazer pratos vegetais saudáveis e saborosos. Difícil, mas não impossível 🙂
Espero poder continuar executando essa missão por muito tempo.
Sandra, que 2014 traga a sensação de que o caminho anda mais sinalizado para seu destino, sabe, menos ansiedade. Que você possa dividir suas experiências sempre com essa autenticidade genuína, mesmo quando analítica. Imagino como é gostoso ser uma pessoa interessante. Obrigada por compartilhar, já fiz uso de muita coisa por aqui. Beijos e adoro tudo, do jeito que é, com ou sem novidades, com textos simples ou complexos, com pouco ou muito tempo, para mim é sempre bom dar uma passada por aqui e ver como vc está e o que faz de bom por aí a fora. Beijos
Obrigada 🙂
Oi Sandra, feliz 2014! Você esteve presente na minha virada de ano com as suas receitas (tentei fazer tudo direitinho para ficar deliciosas como as suas e adorei!) e com todo o meu entusiasmo para iniciar esse ano vegano. Espero conseguir apesar das dificuldades e das opiniões de todos. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Beijos, Dulce e cia
Boa sorte, Dulce. Vou ficar aqui de dedos cruzados 🙂
Já que vc perguntou, minha sugestão é: uma porcentagem maior de receitas. Não me leve a mal, eu gosto quando vc escreve sobre o restante, mas ano passado parece que as receitas ficaram em segundo plano e eu tive abstinência. Tenha compaixão pelos viciados!
Bom ano pra vc!
Não te levo a mal de jeito nenhum! Ano passado, principalmente no segundo semestre, tive pouco tempo pra desenvolver receitas, mas espero que 2014 seja diferente.
Sandra,
Desejo um maravilhoso 2014 e queria registrar que um dos acontecimentos mais especiais de 2013 foi ter lhe conhecido. Ter você cozinhando na minha cozinha foi uma alegria tão grande que parecia um sonho… Espero que possamos repetir este ano, quem sabe com Anne também.
Um abraço bem grande pra vocês!
A alegria maior foi a minha, Bárbara. E também espero poder voltar à sua cozinha esse ano 🙂
Continue assim: generosa, simples e vegana…um perfil no instagram seria perfeito! Feliz 2014!!!
Feliz 2014 pra você também, Sheila. Instagram? Vou pensar no assunto…
Feliz 2014 para você e familia! Bom Sandra já que pediu ideias para posts em 2014 as minhas sugestões são: snacks para lanches, especialmente para lanche à tarde, mais receitas de sopas, que por si só sejam uma refeição, e receitas de sobremesas. As suas sobremesas são únicas no mundo virtual! Bjs
Que elogio! Muito obrigada, Paula. Agora eu vou ter que postar mais receitas de sobremesas:)
Fico muitíssimo feliz em saber que li todos os posts de 2013 e aprendi muita coisa, nao só receitas. Passei um ótimo natal na casa da familia adotiva de Érica (primeiro natal que passamos juntas) e tinha uma mesa especial pra os vegs, com muita coisa gostosa. E o ano novo nao foi perfeito pq nao pude passar junto dela, mas foi bom também. Nós duas agradecemos por todo o seu carinho, paciencia pra ler meus emails e por ter respondido (sei o quao ocupada vc é) e desejamos um 2014 MARAVILHOSO cheio de alegria, amor, paz e inspiração. Que você e Anne sejam muito abençoadas e que Buda despeje muita luz sobre seus corações.
Tudo em dobro pra vocÊ, Ingrid. Eu é que fico feliz em saber que você acompanhou o blog o ano inteiro. Espero continuar te vendo por aqui em 2014.
Eu conheci seu blog no início de 2013 e foi uma das coisas mais legais que me aconteceu, porque coincidiu com uma mudança radical na minha vida e suas receitas saudáveis tornaram todo o processo mais suave e mais saboroso. Adorei saber mais da sua vida, seu ativismo, seus sonhos e projetos. Fiquei triste porque não pude colaborar com a escola para crianças palestinas com necessidades especiais nem pude te conhecer pessoalmente em sua passagem pelo Brasil, quem sabe em 2014 você venha para terras capixabas…
Em 2014 eu gostaria de ver mais receitas, quem sabe alguma coisinha para gestantes e lactantes, mais coisas para crianças… não é fácil criar um filho com hábitos saudáveis em meio a esse bombardeio midiático de porcarias. Eu tenho uma experiência bem legal com alimentação infantil (uma filha de 6 anos que não comia nada além de macarrão e leite de soja, e hoje come de tudo). Quem sabe um dia eu escrevo sobre isso…
Beijos e um ano incrível prá você (e prá Anne!).
Não sei se 2014 me levará até o Espírito Santo, Ana, mas estou torcendo pra poder viajar mais pelo Brasil esse ano. Obrigada pelos votos e que o ano seja incrível pra você também.
Seu blog é reconfortante! Foi o primeiro blog que eu li quando me tornei vegetariana! Sempre to por aqui! Sucesso!