Umas fotos pra dar sinal de vida

Está um silêncio por aqui… Mas eu posso explicar. Estou preparando uma surpresa pra vocês e por isso estou sem tempo pra postar receitas e histórias nesse blog abandonado. Então pensei em passar por aqui só pra dar sinal de vida e vou aproveitar o ensejo pra dividir algumas imagens do que aconteceu por trás das cenas nos últimos meses. Hoje não tem receita, mas tem fotos. E cada foto tem uma historinha.

2013-11-19 11.12.52

Minha amiga Roxane tem o bebê mais fofo do mundo. Ele é um amor. Eu vivo encorajando minha amiga a sair mais, pra eu ter desculpa pra cuidar dele. Nós nos amamos e estamos planejando fugir juntos. Eu vou contar histórias e cozinhar pra ele e em troca ele vai me deixar cheirar a cabeça dele o dia inteiro. A gente vai levar a gata dele também, assim posso cheirar o bebê e o gato. Vai ser lindo!

kiss and ride

Perto da minha casa tem um parque enorme. Eu comecei a caminhar por lá pra espairecer as ideais e esticar as pernas. E no caminho do parque, em cima de um estacionamento de bicicletas, tem essa placa. Passo por lá quase diariamente, mas sempre que veja essa placa sorrio. Mas sempre passo sozinha e a pé, então nunca posso fazer o que a placa manda.

2013-11-30 14.40.54

Sou voluntária em uma ONG que ajuda requerentes de asilo e comecei a visitar algumas dessas pessoas na prisão pra estrangeiros sem documentos que o governo belga chama de ‘centro fechado’. Fui lá pela primeira vez no dia que o meu visto venceu, o que fez com que eu tivesse uma crise de riso. Quem em sua sã consciência pede pra visitar uma prisão pra estrangeiros sem visto… sem visto? Presente! Sempre que eu ia visitar alguém nessa prisão dizia pra Anne: “Se eu não voltar antes do escurecer, você sabe o que fazer: junte os amigos ativistas e faça um protesto em frente ao centro pra ver se eles me liberam”. Mas Anne não achava graça, então eu tive que parar com as visitas. Agora eu acompanho os casos por telefone.

2013-10-02 12.18.41

Essa foto não tem história, mas achei os conselhos desses cartazes ótimos. O da esquerda diz: “Ser bissexual dobra os encontros no sábado à noite”. Fica a dica.

IMG_20140120_222400

Mês passado visitei novamente a cidade luz e pude voltar ao delicioso restaurante vegano ‘Le potager du Marais’. Essa foi minha entrada: patê de cogumelos e nozes. Não dá pra adivinhar pela foto (todas as fotos desse post foram feitas com o meu telefone, por isso a qualidade não é das melhores), mas garanto que estava suculento.

 
2013-12-14 15.35.30
2013-10-20 18.11.41

Durante a viagem também vi um desenho original de Latuff, na parede da livraria ‘Résistances”. Ele passou por lá pra dar uma palestra e deixou esse presente. Sou fã do trabalho dele.

E falando na Palestina, outro dia estava eu andando, alegre e serelepe, indo ver a palestra de Illan Pappe, quando me deparo com fotos gigantes do campo de Aida, onde trabalhei durante muitos anos. Ô mundo pequeno!

IMG_20140120_221022

Passei dois dias cuidando das duas filhas de uma amiga, pra que ela pudesse ir ao casamento de amigos (um amigo+ um amigo) em Paris. Foi intenso, muito intenso. Cabeças de marionetes rolaram! Mas no meio da bagunça Louise (7 anos) e eu decidimos que seria uma ótima ideia fazer tatuagens (falsas) idênticas pra mostrar ao mundo que éramos melhores amigas. E foi o que fizemos. Depois achamos que seria hilário enviar essa foto pra minha melhor amiga de verdade, que vem tentando me convencer a fazer tatuagens (reais) idênticas de melhores amigas há anos. Então enviei a foto com a mensagem “Sorry, mas tenho uma nova melhor amiga e a gente fez tatuagens de best friends forever!” E foi o que fizemos. Segundos depois Louise disse que eu era muito malvada e que minha amiga devia estar sofrendo muito. Então eu mandei uma mensagem implorando perdão à minha melhor amiga de verdade, dizendo que a amiga e a tatuagem da foto eram falsas.

me

A mesma Louise desenhou o meu retrato e achei que fiquei a cara da Matilda de Roal Dahl (a do livro, desenhada por Quentin Blake). Eu sou completamente apaixonada por Roal Dahl e seus livros, principalmente Matilda, então fiquei muito feliz em descobrir que é assim que Louise me vê.

IMG_20140120_222034

E no ano novo minha prima francesa, Flora, veio me visitar. Ela é uma prima de adoção e a maneira como ela entrou na minha vida é linda, mas é outra história pra outro dia. Então passamos o dia passeando pela cidade e pedi pra ela posar na frente do centro Jacques Brel, enquanto eu cantava ‘La quête’, uma das minhas músicas preferidas (está no meu top 5). Acho que ela está rindo porque eu canto mal….

E por hoje é só, pessoal. Volto em breve com a surpresa.

29 comentários em “Umas fotos pra dar sinal de vida

  1. Nunca comentei antes mas…por mim vc pode escrever “batatinha quando nasce…” que eu vou ler, com a sua voz e sotaque, ainda vou amar e sorrir pra tela, cheia de felicidade.
    Vc e suas receitas tem mudado minha vida pra melhor. Vida longa, sucesso e muito amor!

  2. E eu ja estava matutando na minha cabecinha que vc estava sumida… Ai recebo o email de postegm nova do papacapim e tudo fica mais colorido. E depois de ler esse texto, tenho mais certeza ainda de que você é a pessoa mais amável de todos os tempos. E que eu tenho vontade de lhe apertar e lhe dar muitos beijinhos no nariz pq é assim que eu faço com as minhas irmãs (envergonhada por falar isso em público) kkkk

  3. Boa tarde, Sandra.
    O Latuff a quem você se refere seria o Carlos Latuff?

    Já tinha visto seu trabalho (por exemplo, quando da morte de Ariel Sharon), mas não sabia que era brasileiro. Se não tivesse lido seu blog, não teria tido curiosidade para correr atrás. Obrigada.

  4. Que fotos mais lindas! Eu me divirto tanto lendo seus posts, às vezes eu sinto até como se já te conhecesse e fosse sua amiga. Olha que menina iludida, pobre coitada de mim rsrsrsrs

    1. Nina, eu sei perfeitamente como vc se sente kkk 😉 me pego tendo crises de riso com certas coisas que a Sandra fala e fico triste/preocupada quando demora a ter nova postagem. Acho q sou meio doida…

  5. Sandra, gostaria que um dia você falasse sobre como descarta o seu lixo. Não tem nada a ver com culinária vegetal mas tem a ver com o ser humano e o planeta e no fim tem tudo a ver! rsrsrsr A única coisa que achei sobre isso foi substituir os sacos de lixo por cestinhas de jornal. Ok, só que eu não compro jornal e ir atrás de onde tem jornal usado não tornará o meu trabalho fácil e prazeroso, o que eu acredito ser fundamental para exercer novos hábitos. Já pensei em pegar bastante jornal de uma só vez, mas onde armazenar? Não estou conseguindo arrumar um jeito para isso e gostaria da sua opinião e ajuda.

    Obrigada!

  6. Gostaria de saber se voce tem alguma coisa contra os judeus em geral.Eu sou judia e adoro o seu blog.Sou vegana tambem.Assim como a maioria dos meus amigos que moram aqui em Israel.
    O muro que voce gostaria de ver no chao nao e o equivalente ao muro da vergonha e sim foi a forma que Israel encontrou para proteger a sua populacao civil dos interminaveis ataques terroristas comandados pelos fanaticos lideres do Hamas.
    A diferenca e que nos amamos o povo palestino e eles nos odeiam.Voce deveria conhecer as maes israelenses que tambem perderam seus filhos do lado de ca.Isso inclui maes arabes muculmanas que moram do lado de ca do muro.
    Nao consigo ver nada mais que tendencionismo nos teus comentarios.Mas nao resta duvida, em termos de dicas e receitas voce e a maior e a melhor.Eu amo tudo que voce escreve em termos de receitas veganas.Ja fiz quase todas as receitas do teu blog.Inclusive aprendi a usar algas gracas a voce.Queria mais receitas com Seitan.Nao consigo acertar o uso deste produto. E se possivel queria que voce fizesse uma materia com fotos e receitas de um jantar bem chique e elegante vegano.
    Um grande abraco
    Ana

    1. Ana, muito obrigada pelo comentário, pois ele me deu a oportunidade de me explicar. Eu não tenho absolutamente nada contra os judeus e tenho muitos amigos israelenses. As críticas que apareceram aqui no blog sempre foram voltadas à política do governo israelense, nunca à população judia. E quanto à esse assunto, vamos concordar em discordar porque sinto que qualquer tentativa de debate seria estéril.

      Mas o objetivo principal desse blog é celebrar a culinária vegetal, então espero sinceramente que minhas receitas continuem te inspirando, apesar das nossas divergências políticas 🙂

      Quanto ao seitan, eu não uso esse ingrediente (não acho interessante do ponto de vista nutricional nem gastronômico), por isso não tenho nenhuma receita pra compartilhar. Um jantar chique e elegante? Garanto que quando fizer um divido as fotos e as receitas com meus leitores.

      1. Agradeco a resposta.Quero dizer que eu tenho 8 gatos que eu adotei.Lindos e saudaveis.O jantar chique e para o meu aniversario.Eu nao consigo bolar um cardapio com entrada, prato principal e sobremesa.
        Aguardo ansiosa.
        Divergencias sempre vao existir.Tomara o mundo fosse como nos.Assim resolvendo pacificamente tudo.
        So para finalizar,o governo israelense tem o direito soberano de proteger os seus cidadaos e isso inclui quase dois milhoes de muculmanos israelenses,alguns queridos amigos meus ,que podem ter suas vidas seifadas a qualquer momento por terroristas do Hamas,que tambem sao a vergonha do povo palestino.
        Um grande abraco.Adoro o seu blog e como voce escreve.Acho voce um genio.
        Ana

  7. Usei farinha de grao de bico pra fazer uma torta com brocolis e ficou uma delicia.Cozinhei a brocoli em pequenas arvores “al dente” em agua e sal.Fritei 5 dentes de alho(quantos forem suficientes em relacao ao tamanho da brocoli) socadinhos em um pouco de azeite.Coloquei a brocoli nessa fritura,temperei com sal,pimenta.Deixe esfriar.
    Preparei uma massa com sete colheres de farinha de grao de bico com a agua morna(duas colheres agua pra cada colher de farinha).Essa quantidade tambem vai depender do tamanho da brocoli.
    Pus a brocoli preparada anteriormente.Ajeitei para que ficasse bem espalhada em toda a forma e coberta pela massa.Forno 180 graus por 20 minutos ou o quanto precisar.Tudo tambem depende do forno.
    Fiz questao de colocar essa receita pois gracas ao teu blog tenho sido mais criativa e feliz na cozinha.
    Tenho sessenta anos e sou vegana ha quase 30 anos.Mas so comecei a comer bem,com mais saber e sabor quando conheci as tuas receitas maravilhosas.
    Muito,muito obrigada.E desde ja peco desculpas por ter tido a coragem de postar uma receita num blog tao perfeito como o teu.Foi a forma que a aluna encontrou de honrar a professora.
    Ana

    1. Muito obrigada por compartilhar a receita, Ana. Faz tempos que penso em usar a farinha de grão de bico pra fazer tortar e quiches e agora que sei que dá certo fiquei ainda mais animada 🙂

Deixe uma resposta