Acabo de voltar de quatro dias em Paris. Uma das melhores coisas de ter voltado a morar na Europa é poder pegar um ônibus ou um trem e em duas horas estar em outro país. Dessa vez fui dar aulas de culinária palestina e preparar um jantar pra acompanhar a exposição de uma noite que Anne fez por lá. Eu sei, não faz muito sentido ter aulas de culinária palestina com uma brasileira, mas acabei virando a rainha do hummus e do makluba. Claro que todas as minhas aulas são veganas, mas isso nunca foi um problema. A culinária palestina é extremamente vegan-friendly e é fácil veganizar os pratos que geralmente usam animais. Quando eu morava em Belém minha vizinha, Violete, era uma palestina cristã ortodoxa e durante a quaresma ela seguia (como os outros cristãos ortodoxos) um regime completamente vegano. Violete e outros amigos palestinos cristãos me ensinaram as versões veganas dos pratos mais tradicionais e como passei anos trabalhando num projeto de culinária no campo de refugiados de Aida pude acumular bastante conhecimento sobre o assunto. Mas se alguém tivesse me dito alguns anos atrás, quando fui morar na terra santa, que um dia eu daria aulas de culinária palestina eu teria dado uma gargalhada. Pois é, a vida é cheia de surpresas (felizmente).
Estou planejando dividir com vocês uma das receitas palestinas mais famosas, mas vai ficar pro próximo post. Hoje deixo vocês com algumas fotos da viagem. Mesmo depois de ter ido à Paris tantas vezes e de ter morado seis anos lá, a beleza dessa cidade sempre me tira o fôlego.
Ah, os banheiros dos parisienses… Sentar no trono acompanhada de dezenas de escritores ilustres é um imenso prazer.
Olá,
Grata por receber noticias, e que belos WC, é onde tenho a maior possibilidade de tempo para ler, acho encantador, só n tenho esses belos tronos!…..Tomara, haver iniciativas idênticas em Portugal.
Tudo de bom
Abraço
M.Eduarda
Nossa adorei esse WC quero um igual, tenho revistas no meu, para emergências , poi sempre levo o livro que estou lendo, meu marido sempre dizia que eu sou doida por ter um revisteiro num WC, mas ele sempre aproveitou, adoraria ver a cara dele vendo esse da foto.
Bjsss
Os tetos de Paris ^^
Lindas fotos, agradeço, estou aguardando as receitas palestinas.. abraços !
muito fina vc hein! queria muito visitar essa cidade. que bom que fez boa viagem. bjs.
Que demais esse banheiro!!!! Ameeeeiiii!!!!
Vi uma vez em um site vegano (talvez vegan woman) sobre as reclamações secretas dos veganos, e uma delas é que vegans não têm o momento de reflexão no banheiro, pq é muito rápido! hehehe!
Paris é linda! Ainda aguardo um guia vegano de lá!
Hi Sandra !
You’re right, travellings in Europe offer a huge opportunity to discover a lot of different cultures, in a short time and distance.
It was a great pleasure for me to share these two days of cook training, and meet Anne again at the same time ! I learned a lot and you really regaled all our taste buds with the flavors of your cooking that our language and brain with your knowledge of linguistics 😉 Thank you for this sweet moment of sharing, your warm kindness and your talent.
Abraços para Anne e você. Christine
Olá, minha cunhada Cacá tb é Vegan, faz pratos coloridos e deliciosos como você. Daí a curiosidade ao ver seus pratos. Confabulando as ideias, tb sou do RN. Minha mulher adora pratos como quibebe e tabule, nunca tentei fazer, apenas ceiamos no Kibe’s House. Ao ver seu homus, lembrei que é considerada (para nós brasileiros) a pasta da felicidade! E minha cunhada falou sobre o Grão-de-Bico no Globo Repórter, eles trabalham na Embrapa aqui na Capital Federal, segue um link para vocês.
Espero encontra-las um dia no RN, frequentamos bastante o http://www.tabatingabeachresort.com.br
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/04/grao-de-bico-e-fonte-de-bem-estar-fisico-e-emocional.html
Olá Papacapim!
Vegetariana há 9 anos, tenho tentado diminuir meu consumo de alimentos de origem animal e ter uma alimentação mais saudável. Minha mãe (que ainda não está convencida de que minha alimentação é equilibrada que chega) mandou o link de alguma receita tua. Olhei a receita, vasculhei e me apaixonei pelo teu blog! Já fiz vários pratos, comprei sementes de chia, aumentei o meu consumo de lentilhas, feijão e grão de bico, achei ótimas formas pra usar repolho (moro na França e estou inscrita em uma “AMAP”, então recebo vários kilos de repolho e nem sempre sabia muito bem como prepará-los…), diminuí as quantidades de açúcar que como (sou super viciada nesse danado…), etc.
Enfim, queria escrever um comentário pra agradecer a inspiração que você tem me dado, as belas histórias que você conta e as receitas deliciosas que compartilha.
Muito obrigada!
P.s. Vi seu post sobre diminuir o uso de cosméticos. Você já ouviu falar do “no-poo”? Aqui está um blog (em francês) com ótimas dicas sobre como lavar menos (e melhor!) os cabelos:
http://antigonexxi.com/2013/10/23/le-jour-ou-jai-arrete-de-me-laver-les-cheveux/
Obrigada, obrigada, obrigada e continue nos inspirando!
Obrigada pelo comentário e pela dica, Larissa 🙂
Acabei de descobrir seu site e ameeeeei! Com certeza ele vai ser útil na minha transicao para o veganismo 🙂
Seja bem-vinda, Bruna 🙂
Oi Sandra! Procurei uma forma de enviar essa mensagem de forma privada, mas como não achei nenhum atalho, cá estou. Para elogiar muito o seu trabalho lindo, cheio de empenho e amor que vejo em cada frase que escreve, e também para dizer que ‘estou’ vegana por motivos médicos (o dr. Eric Slywitch trata da minha saúde há alguns anos e me sugeriu a dieta vegana durante um período determinado para combater um probleminha de saúde), mas que seu blog tem me feito questionar se essa dieta não pode ser tão divertida e cheia de opções que me estimule cada vez mais a continuar.
Espero que esse testemunho, junto a tantos outros que vi por aqui, te estimulem cada vez mais a continuar. Seu espaço é muito especial.
Beijo, Cátia
Olá, Cátia. Obrigada pelo comentário. Espero que meu blog ajude a terminar de te convencer que a dieta vegana é realmente divertida e deliciosa. E se no futuro quiser mandar uma mensagem privada pra mim, o meu email está lá na página ‘Sobre’, mas vou colocar aqui também: papacapimveg@gmail.com
“Make love, not walls” <3