Retiro gastronômico na Serra Negra

Passei o último fim de semana na cozinha, ajudada por muitos pares de mãos e cercada por sorrisos. O retiro gastronômico na Serra Negra-PE, organizado pelo pessoal da SVB Recife, foi uma delícia em todos os sentidos. Um grupo de pessoas maravilhosas, reunidas em um lugar lindo pra degustar alguns dos meus pratos preferidos! Foram dois dias nos esbaldando com quitutes veganos e nos sentido vingados por todas as vezes que viajamos e não encontramos nada (NADA!) 100% vegetal pra colocar no prato. A experiência foi tão gostosa que fiquei até com vontade de abrir uma pousada vegana na serra, com direito a restaurante gourmet, e fazer muitos veganos felizes (começando por mim mesma). Aqui vão algumas fotos pra dividir com vocês um pouquinho da gostosura que foi o retiro. (Preparem-se pra salivar: rolou até fondue de queijo vegano.)

_DSC7123
_DSC7134
10320317_1531998377077517_7372566263061823874_n
10383560_1531998467077508_770760951511450183_n
_DSC7429
_DSC7138
DSC_6902
DSC_6878
_DSC7459
DSC_6956
DSC_7003
DSC_7015
 
DSC_7002
DSC_7012
DSC_7028
DSC_7091
DSC_7099

Agradecimentos especiais a Marcelo e Adriano, que fizeram todas as fotos que apareceram nessa página. Muito obrigada, rapazes. Sem vocês esse esse post não teria sido possível. E quem ficou curioso pra conhecer o lugar onde aconteceu o retiro, o Recanto Casa de Farinha, basta clicar aqui.

Algumas das receitas que preparamos juntos eram inéditas, mas algumas já apareceram aqui no blog, como ensopado marinho (com alga nori picadinha), tofu mexido com tomate e manjericão, pancake de banana e coco, salada de acelga, rúcula e abacaxi, salada de maçã, aipo e semente de girassol, sorvete de manga e coco (com cardamomo), quiche de tomate seco e espinafre (uma adaptação dessa receita)…

E uma das que mais fizeram sucesso foi o creme de feijão branco, alho e alecrim, que servi no café da manhã. Faz tempos que publiquei essa receita, mas acho que ela não chamou a atenção de muita gente. Ou talvez, como um dos participantes do retiro me explicou, tem tanta receita aqui no blog que algumas acabam se escondendo embaixo das outras. E como essa pasta fez muito sucesso, achei uma boa ideia postar a receita novamente, pois imagino que ela seja novidade pra alguns de vocês.

DSC_7092

Creme de feijão branco com alho e alecrim

Alecrim fresco é a estrela da receita, então nem pense em usar alecrim desidratado. Ervas desidratadas têm um sabor menos intenso e (sei que não vou surpreender ninguém com essa afirmação) menos “vivo”.

 2x de feijão branco cozido (sem tempero e escorrido)

1/2x de castanhas de caju (de molho por 6 horas)

3 dentes de alho picados

1 galhinho* de alecrim fresco

4cs de suco de limão

1/4x de água

4cs de azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela ou frigideira pequena aqueça o azeite. Quando estiver quente, mas não fervente, junte o ramo de alecrim, desligue o fogo e deixe descansar 10 minutos. Descarte o alecrim (se algumas folhinhas ficarem na panela não tem problema), aqueça o azeite novamente em fogo baixo e frite o alho até ficar bem dourado. Alho queima fácil então fique de olho na panela o tempo todo. Desligue o fogo, junte o feijão branco e mexa bem pra incorporar todo o azeite (assim o feijão “limpa” a panela e nem uma gotinha de azeite é desperdiçada).  Transfira tudo pro liquidificador, acrescente as castanhas escorridas, o suco de limão, a água, uma dose generosa de sal (usei quase 1cc) e pimenta do reino a gosto. Triture até as castanhas se desfazerem completamente e a mistura ficar super cremosa. À partir daí, bata mais 1 minuto (30 segundos-pausa-30 segundos) pra incorporar ar no creme e deixar a textura mais leve. Prove e corrija o tempero, se necessário. Sirva em temperatura ambiente, com pão, torradinhas ou palitos de legumes crus. Se conserva 4 dias na geladeira (talvez mais, mas sempre como tudo antes). Rende um pouco mais de 2x.

* Um galhinho de cerca de 5cm é suficiente.

(Abaixo o pessoal bacana que participou do retiro. Adorei ter conhecido vocês- e revisto quem eu já conhecia. Vou torcer pra que tenha outro retiro gastronômico no ano que vem:)

DSC_7127

30 comentários em “Retiro gastronômico na Serra Negra

  1. Foi muitíssimo especial e inesquecível 🙂 Obrigada, Sandra, pelas dicas, pelo carinho, por todas as comidinhas… estava tudo delicioso! Espero que se repita todos os anos 😀 Foi um prazer imenso conhecê-la <3

  2. Que delícia, Sandra!!!!!!!!! Seria bom se todos esses lugares que vamos tivessem essa abundância de comida vegana, não é mesmo?

    Eu já fiz essa pasta de feijão branco, ela é sensacional

    Beijinhos

  3. Vou ficar com saudades de Sandra. Tive a honra de participar deste evento em pleno agreste pernambucano. Muita troca de experiências e histórias legais com pessoas tão boas e sintonizadas em seus ideias.

  4. Sandra, fiquei emocionada ao rever as imagens do retiro, foi um final de semana muito especial e vai ficar guardado no meu coração pra sempre. Adorei me ver no seu blog.
    Beijos

  5. HUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!
    Engordei só de olhar. É uma boa ideia retiros veganos.
    Obrigada pelo carinho de sempre. Maravilhosa semana á todos bjs

  6. Sandra, adorei a ideia da pousada vegana!! Moro em Fortaleza mas sou de Recife e conheço bem a linda Serra Negra pois meu pai tem um sítio lá. Andava meio ausente do blog e Serra Negra me resgatou! Fiquei babando com vontade de participar de uma experiência dessas com vc… Beijos

  7. Confesso: fiquei com inveja 🙂
    Que sorte do pessoal de Recife de ter a oportunidade de estar num lugar incrível degustando suas receitas maravilhosas.
    Esse creme de feijão branco é uma delícia. Eu já tinha descoberto essa receita aqui logo que conheci o blog. É um sucesso!

    bjs

    Susana

    P.S: Leitores do blog que moram no Rio: estamos sofrendo bulllying. Vamos fazer uma pressão para Sandra dar uma oficina aqui tb. 🙂

  8. Não é bullying não, Susana. É que Recife é bem mais perto de Natal e é mais econômico fazer essa viagem, mas quem quiser me dar de presente uma passagem pro Rio, garanto que na próxima vez que vier ao Brasil posso dar cursos/palestras e fazer retiros por aí também 🙂

    1. Então fechou! Vc avisa quando vier novamente para o Brasil que damos um jeito. 🙂
      Tem uns lugares bem legais para retiros por aqui, dentro da sua proposta culinária.
      Me comprometo a procurar um local e a ajudar na passagem.
      Abraços
      Susana

  9. Sinto-me grata pela oportunidade de compartilhar dois dias tão maravilhosos com pessoas tão especiais! Obrigada, Sandra, pela generosidade de nos passar tantas dicas incríveis, tantas receitas que se dedicou na criação e aprimoramento. Grande beijo! Você é uma fofa!

  10. Quando nós estávamos cheias de dúvidas sobre se, e como, transformar nossa casa de Serra Negra-PE numa pousada, o cosmos providenciou a resposta. O retiro gastronômico vegano. Um pessoal que tem ideais e opiniões cheios de compaixão e, por incrível que pareça, age de forma completamente coerente com o que pensa e acredita. Isso não é muito comum. Um exemplo disso: como estamos em período de escassez de água, pontuei a necessidade de economia e, em 2 dias, com a cozinha a todo vapor, só foram usados 1500L de água para tudo (banho, banheiro, etc). E você Sandra, um prazer enorme conhecer. Tão firme e tão doce. Decidimos então. Em dois fins-de-semana por mês seremos uma pousada vegana/vegetariana. Queremos vocês de volta e precisaremos muito da sua orientação. Agora vou consultar seu blog e pedir socorro frequentemente. No resto do mês, a casa é da família, dos netos e amigos antigos. Entendemos a mensagem…a culpa é sua e de Bárbara, agora “segurem a onda”.

Deixe uma resposta