Tour político/ativista/gastronômico (vegano) na Palestina 2015

Lembram do tour Papacapim na Palestina que aconteceu em novembro? Se você é novo no blog, aqui vai um resumo breve. Ano passado decidi colocar em prática uma ideia antiga: guiar um grupo de brasileiros na Palestina, pra compartilhar um pouco da vivência incrível que tive naquela terra durante os cinco anos em que chamei a Terra Santa de lar. Foram duas semanas intensas, recheadas de momentos especiais e encontros inesquecíveis. Esses posts mostram um pouco do que vivemos por lá, com  relatos dos participantes  e muitas fotos:

Tour Papacapim na Palestina – parte 1

Tour Papacapim na Palestina – parte 2

Hoje eu vim trazer boas notícias. O sucesso do tour foi tanto que esse ano vou levar mais dois grupos pra lá, um em outubro (9 ao 23/10) e outro em dezembro (4 ao 18/12).

Ficaremos o tempo inteiro na Palestina, mais precisamente na Cisjordânia (a Faixa de Gaza não faz parte do nosso roteiro). Visitaremos Belém, Jerusalém, Hebron, Ramala, Jericó e Nablus. A hospedagem será no campo de refugiados de Aida, onde seremos temporariamente adotados por uma família palestina que faz parte do projeto que ajudei a criar alguns anos atrás.

IMG_2982 copie
IMG_3325

Algumas das atividades programadas durante a viagem são: visita guiada dos campos de refugiados de Aida e Deheisha, tour político de Jerusalém Oriental, encontro com um Comitê de Resistência Popular, piquenique no deserto, caminhada de 6 horas em um oásis no caminho de Jericó, excursões gastronômicas pra provar as delícias típicas da região, aula de culinária tradicional (naturalmente vegana) com as mulheres do projeto no campo de refugiados de Aida, visita da feira de Belém, um dia relaxando no mar morto, encontro com ativistas palestinos e israelenses e muito mais.

O grupo de outubro ainda terá direito a um super bônus. Vamos participar da colheita de azeitonas e ver como essas frutas são transformadas em azeite. Vai ser mágico!

Os grupos são pequenos, com 6 pessoas cada, e estarei o tempo todo com os participantes, dormindo na mesma casa, partilhando informações, respondendo suas perguntas e dúvidas político-gastronômicas e ocasionalmente cozinhado pra turma.

IMG_7684
minha rua

Os objetivos dessa viagem são: mostrar a Palestina que não aparece nos jornais, com suas paisagens lindas, sua culinária e cultura ricas e seu povo caloroso e resiliente, mas também apoiar a economia local, que está sendo estrangulada pela ocupação israelense. Os participantes também vão descobrir as iniciativas de resistência não-violenta que florescem por todos os lados e que não ganham atenção da mídia, e encontrar os ativistas palestinos, mas também israelenses, que estão por trás delas.

Serão 14 dias inesquecíveis, com encontros emocionantes com pessoas que estão lutando por justiça na região e degustação de pratos e mais pratos de hummus, além de uma quantidade obscena de falafel. Porque mudar o  (nosso) mundo é muito bom, mas mudar o mundo comendo hummus e falafel é melhor ainda!

Quem quiser fazer parte dessa aventura só precisa mandar um e-mail pra papacapimveg@gmail.com pra receber todos os detalhes (programação completa + preços). E acredite, o preço do tour é muito menor do que você deve estar imaginando. Aviso importante: mais da metade dos lugares já foram reservados (nos dois tours), então se você quiser se juntar a nós, me escreva o mais rapidamente possível.

Espero te ver daqui a alguns meses ao redor dessa mesa, ouvindo histórias e degustando as delícias que a Terra Santa tem pra oferecer.

IMG_20141202_174320

Fotos: Monastério grego ortodoxo no deserto (perto de Belém), onde faremos um piquenique, Jerusalém, Mar Morto, o Muro de Separação (construído por Israel) no campo de Aida, onde ficaremos hospedados (foto de Anne Paq), a Rua da Estrela, no centro antigo de Belém, que leva à Igreja da Natividade e comida típica no restaurante ao ar livre Hosh Yasmin, em Beit Jala.

12 comentários em “Tour político/ativista/gastronômico (vegano) na Palestina 2015

  1. Oi Sandra,

    Morro de vontade de fazer esse tour ,mas toda vez que toco no assunto aqui em casa tem discussão.
    Meu namorido fica falando que sou louca de ir para a Palestina, que vou ser sequestrada e começa a rezar um rosário.
    Sinceramente, nunca vi nada nas suas postagens que me fizesse ter algum receio de ir a Palestina e ainda acho que lá é deve ser muito mais seguro do que o Rio 🙂
    Mas como não conheço a realidade daí, só o que mostra nos jornais, acabo ficando sem resposta quando ele fica citando as reportagens sobre violência e atos terroristas. Infelizmente, a mídia brasileira costuma dar muita ênfase a esse tipo de ações gerando um sentimento de medo e insegurança.
    Violência existe em qualquer lugar do mundo, mas do modo como as coisas chegam até nós fica parecendo que todo o oriente médio é uma zona de alto risco, mesmo as áreas que que não sejam consideradas como de conflitos.
    Se você pudesse fazer um post falando como está atualmente a questão da segurança na região ia ser ótimo porque pelo menos teria argumentos para convencê-lo do contrário e poder viajar sem stress 🙂
    bjs
    Susana

    1. Não, turista não precisa usar hijab em lugar nenhum da Palestina. E nem toda palestina usa hijad. Tem muçulmana palestina que não usa e tem palestina cristã que, obviamente, não usa.

  2. Olá Sandra! Primeiro gostaria de te agradecer pelo blog maravilhoso que tanto me inspira no meu dia-a-dia de quase-vegana. Adoro suas receitas e a sua forma de escrever, fluida e natural, torna tudo bem mais interessante.

    Em segundo, gostaria de, um dia, poder participar na viagem, mas como resido na França, para mim seria interessante que o tour coincidisse com as famosas “vacances scolaires”.

    Voilà fica a dica, espero que pense com carinho nessa proposta, caso afirmativo ganhará certamente uma participante à mais para a sua viagem.

    Um grande abraço e boa sorte em seus futuros projetos!

Deixe uma resposta