Que tempos difíceis estamos atravessando, não é? Mas além de não me sentir pronta pra falar sobre a pandemia que nos colocou em quarentena na maior parte do mundo, estimo que já tem gente demais falando sobre isso no momento. Então me permita te distrair por alguns minutos com leite de amendoim.
Veja. Não tem nada muito original em leite de amendoim. Pelo menos se você for vegana. Se for vegana e nordestina, então, provavelmente você já faz leite de amendoim há anos. Mas deixa eu contar como eu faço leite de amendoim, pois é uma técnica ridiculamente fácil e que quebra o galho nas viagens. Preparada?
Sabe pasta de amendoim? Essa que entrou na moda desde que o pessoal da maromba descobriu que amendoim é muito rico em proteína? Então. Pega ela e mistura com água. TADÁ! Leite de amendoim.
Se você já faz isso há tempos, perdoe minha lentidão em descobrir essa utilização genial da pasta de amendoim. Um leite vegetal barato, pronto em segundos e que você pode preparar em qualquer lugar (na rua, na chuva, na fazenda… ou dentro da barraca no acampamento). Eu uso o liquidificador pra deixar tudo homogêneo, mas se não tiver um por perto, você vai precisar de um pouco mais de força no braço e paciência, pra bater tudo com uma colher, mas dá certo do mesmo jeito. E daí se ficar uns carocinhos de pasta de amendoim sem dissolver, né? Francamente, tem tanta coisa mais importante acontecendo no mundo.
E o que fazemos com leite de amendoim, você pergunta? Tanta coisa… Começando por colocar no café. Confie, fica uma delícia. Depois você coloca na papa de aveia, nas vitaminas de frutas (com banana fica uma perfeição), nos pratos salgados (quando fervido esse leite engrossa e vira um creme). Obviamente o sabor de amendoim é marcante e estará presente no produto final, então lembre disso quando cozinhar com esse leite.
Porque essa receita não é uma, resolvi acompanha-la de algo um tantinho mais elaborado. Um chocolate quente com leite de amendoim que ando fazendo com frequência aqui em casa. E que, por ser ultra simples, você também vai poder fazer num piscar de olhos, quando bater aquela vontade de algo gostoso e doce no meio da tarde (ou tarde da noite).
Então é isso, camarada. Fique em casa, se puder, e isso também vai passar.
Leite de amendoim em segundos
Uso água morna e um liquidificador pra mistura ficar homogênea em segundos. Se não tiver um, bata na mão, acrescentando água morna aos pouquinhos, até dissolver tudo. Use uma pasta de amendoim sem nenhum outro ingrediente (leia o rótulo), o que nem sempre é tarefa fácil em tempos de pasta de amendoim com whey e não sei mais o quê (marketing pra galera da maromba). Dá pra ver na foto acima que minha pasta de amendoim é bem cremosa, mas se a sua for compacta, não tem problema, funciona igualzinho.
2 cs de pasta de amendoim (pura, sem açúcar)
500ml de água morna (quase quente)
Bata tudo no liquidificador por alguns segundos, até ficar homogêneo. Guarde em recipiente tampado. Se conserva alguns dias na geladeira.
Chocolate quente de liquidificador – com leite de amendoim
Eu uso cacau 100% (que é sem açúcar, já que, como o nome indica, é 100% cacau), mas você pode usar 70% ou 50%, se preferir, que nesse caso já vem com açúcar. Uso chocolate 70%, porque é o que sempre tenho em casa, mas aqui também você pode adaptar de acordo com seu gosto (ou conteúdo da despensa). A medida aqui é uma xícara padrão (236ml), porque esse chocolate é bem rico e você não precisa de uma quantidade grande pra ficar satisfeita.
1x de leite de amendoim (receita acima)
1/2cs de cacau em pó
1 pedaço de chocolate (uso 2 quadrados de uma barra de 100g)
Algo pra adoçar, se quiser (açúcar, melado, açúcar de coco)
Canela (opcional)
Aqueça o leite até ficar bem quente (mas não deixe ferver, pois não queremos derreter o liquidificador!). Jogue no liquidificador e acrescente o cacau em pó mais o chocolate (quebrado em pedaços menores) e o adoçante escolhido, se estiver usando (comece com uma quantidade pequena). Tampe bem (líquido quente, cuidado!) e bata por alguns segundos, até o chocolate derreter completamente. Prove e corrija o doce, se necessário. Sirva polvilhado com canela, se quiser. Rende 1 porção
Suas postagens protegem o coração dos efeitos do tempo. Muito obrigada por existir!
Nossa arrasou muito, nunca passou pela minha cabeça essa forma de fazer leite de amendoim. Valeu Sandra, essa receita vai me salvar muito!
arrasouuuuuuuuuuuuuuuu! acabei de comprar 1 quilo de pasta de amendoim sem açúcar!!!! gratidão bjs
Eu: nossa que dia longo…
Sandra: a
Eu, que já conheço leite de amendoim há cinco anos graças ao veganismo: Falou tudo!!
Já estou querendo este chocolate quente agora!!!
Sandra, primeiramente queria dizer que amo seu blog, sigo há anos e muitas receitas moram no meu coração! Amo pelas receitas, pela sua escrita, pela sua postura…enfim <3
Há anos flerto com o veganismo e empaco no meu café com leite matinal, não consigo tomar puro de manhã e não consegui tomar com leite vegano até testar com o de amendoim!!! Finalmente funcionou!! Me ganhou no sabor e no preço. Porém todas as receitas que encontram ensinam fazer 1 copo só de leite, será que tem problema bater um litro e depois ir agitando cada vez que tomar? Já testou?
Que alegria ler que meu leite de amêndoas era o que faltava pra que você escolhesse o veganismo! Nunca fiz esse leite em quantidade grande pra guardar na geladeira, então só tem uma maneira de saber se dá certo: testa aí na sua casa (e depois conta pra gente porque a informação vai ser útil pra mais pessoas). Pra reduzir o risco de perder ingredientes, sugiro que você faça 1/2 litro primeiro e se der certo, aumentar a quantidade na próxima vez. Assim você descobre qual a quantidade máxima de leite podemos fazer com antecedência e quanto tempo ela durará na geladeira 😉
Sandra, bom dia! para fazer um molho branco de pasta de amendoim, qual proporção pasta/água vc usaria?
Nunca tentei, mas intuitivamente diria “água até dar o ponto desejado”:D Lembrando que engrossa um pouco quando fervido.
Amei o leite feito com pasta de amendoim! O café junto com ele forma uma espuma cremosa na superfície que parece café com creme, que se paga uma fortuna nas lanchonetes dos aeroportos !
Faço com água quente e polvilho canela. Tomo nas noites frias