Creme de milho e cebola

Eu tenho uma pequena lista de assuntos sobre as quais eu gostaria de escrever. Aconteceu muita coisa nos últimos dias que me fizeram refletir e uma das razões que me levam a alimentar esse blog é ter um espaço pra compartilhar essas reflexões (minha pobre família já não aguenta mais minhas palestras cotidianas). Mas aí eu estava encarregada do fazer o almoço hoje e fiz algo tão gostoso que pensei que falar de qualquer outra coisa antes de compartilhar a receita seria um erro. 

Bora de creme de milho e cebola, um prato que nasceu da necessidade de alimentar a minha família com os poucos ingredientes que tinham à disposição na cozinha, mas que ficou tão maravilhoso que parece que passei meses desenvolvendo a receita. Diante de algo tão bom, a conversa pode ficar pra outro dia.

Creme de milho e cebola 

Bom com arroz, como molho pra macarrão e como recheio (de torta, sanduíche, tapioca…). Medidas aproximadas, porque fiz tudo no olho, mas nesse tipo de receita as medidas devem ser vistas como um guia, não precisam ser exatas.

3 cebolas, em fatias finas

3 xícaras de milho verde fresco (compro espigas e corto os grãos com uma faca afiada)

3 dentes de alho grandes, amassados ou picados

1 xícara de castanha de caju 

Sal e pimenta preta 

Páprica doce defumada (opcional)

Suco de meio limão 

Azeite ou óleo 

Ferva as castanhas de caju com 3 xícaras de água e reserve (dentro da água). O objetivo é fazer com que elas amoleçam na água fervente e se transformem facilmente em creme mais tarde.

Em uma panela grande, de preferência com o fundo grosso, aqueça um pouco de azeite (ou óleo) e doure as cebolas em fogo médio-baixo. Seja paciente e deixe elas ficarem bem macias e quase caramelizadas. Junte o alho, cozinhe por alguns segundos e acrescente o milho. Tempere com sal, pimenta preta a gosto e 1 colher de chá de páprica doce defumada, se estiver usando. Cozinhe mexendo de vez em quando até ele amolecer. Acrescente um pouco de água se começar a pegar no fundo da panela (deixe evaporar em seguida, pois não deve sobrar líquido na panela). 

Bata a castanha junto com a água no liquidificador até se tornar um creme. Acrescente cerca de 1/3 da mistura cebola/milho cozido e bata novamente até ficar homogêneo. Despeje esse creme sobre os 2/3 que ficaram na panela. Junte o suco de limão, prove e corrija o sal, se necessário. Aqueça até começar a abrir fervura e está pronto. Se quiser servir como molho de macarrão, junte um pouco mais de água nessa etapa (nesse caso o molho deve ficar cremoso, mas não grosso demais).

Rende 4-6 porções como prato principal (acompanhado de arroz e salada, por exemplo). Ou molho suficiente pra 6 porções de macarrão. Ou recheio pra muita coisa. 

13 comentários em “Creme de milho e cebola

  1. Que receita maravilhosa!! Vou testar em breve. Ontem fiz o quiabo com leite de coco, ficou bom demais!
    Obrigada por compartilhar!

  2. Eu leio essa receita e fico só com a cabeça no meu avô dizendo: esse é o tipo de coisa que não tem jeito de ficar ruim.

  3. Que maravilha, Sandra. Já fiz creme de milho, já fiz creme de castanha de caju… Juntos nunca rolou. Vou testar 🙂

  4. Cá estou eu, laricando a Tagine de berinjela de ontem, e me deliciando também com a leitura dessa nova receita. Para o papo, passarei um café <3

  5. Fiz hj no almoço e ficou delicioso! Usei como “cobertura” para um arroz que tava “sobrando” na geladeira, uns cogumelos que misturei e finalizei com batata palha. Ficou mt bom hehehehe

  6. Legal essa receita!
    Por usar castanha de caju; acho bem interessante como a castanha de caju está ganhando destaque na culinária vegana (creme/pasta, leite, creme de leite, leite condensado, queijo, entre outras coisas).

    Vou colocar a entrevista do professor que me mostrou o veganismo (nas páginas 18 e 19 da edição 4 da Revista dos Vegetarianos); nessa entrevista, está escrito como ele começou a mostrar o veganismo nas escolas.
    Essa edição da revista é de novembro de 2006, ele deu aula para mim em 2008 e a primeira vez que eu li essa revista foi em 2010.
    O professor que me mostrou o veganismo é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e está fazendo pós-doutorado em filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; ele se chama Leon Denis Moreira Filho e é o professor pioneiro em mostrar o veganismo nas escolas do Brasil.

    Link da revista: https://issuu.com/marcoclivati/docs/vegetarianos04.

  7. Eu absolutamente amo tudo de milho, especialmente preparos salgados (sempre peço a pamonha de sal!), então já quero correr pra feira comprar milho e fazer essa delícia!!!! A dica da Anônima ali em cima de servir com arroz e batata palha é basicamente um “fricassê”, né não? Adorei! haha!
    O milho vc debulhou seco, né, Mama? Tenho um pouco de medo! hahahaha! Costumo cozinhar antes de tirar, pq sou meio desastrada na cozinha! Sempre com dedinhos cortados! Mas quem sabe não me arrisco, pra ter um milho mais saboroso!!!

Deixe uma resposta