Por que eu não pensei nisso antes?
Eu adoro caju de todas as formas. E amo carne de caju, o que você pode ver nessa receita de pastel de forno de caju com massa de jerimum e no meu estrogonofe potiguar. Mas ainda não tinha pensado em fazer uma receita salgada com caju cru. E veja que uns meses atrás comi uma moqueca crua de caju na casa de uma amiga aqui em Natal e me encantei. Mas pedi a receita, que ela ainda está me devendo, e esqueci do assunto. Aí meu sobrinho mais velho veio jantar aqui antes de ontem (pra comer o famoso estrogonofe de caju) e comentou que estava colocando caju picado nas saladas e que era uma delícia. Decidi testar já no dia seguinte e ontem fiz uma salada com caju pro almoço. E foi uma das melhores coisas que fiz esse ano!
Não é uma receita, é uma ideia: coloque caju nas suas saladas cruas. Mas vim compartilhar a salada que fiz domingo, e que fiz novamente hoje porque realmente fiquei muito feliz com o resultado (e todo mundo na família adorou), e talvez seja mais fácil começar por aqui, pois essa combinação de sabores é maravilhosa!
Saladas picadas me lembram a Palestina, onde a salada mais simples e que estava presente todos os dias na mesa do povo, era composta por tomate e pepino picados em cubinhos, temperados com limão e muita salsinha. Ela era chamada, simplesmente, de “salada árabe”. No Brasil tem a popular vinagrete, que é picada mais miúda, é mais ácida (por ter bastante vinagre, como o nome indica) e é mais um condimento do que uma salada propriamente dita. A ideia aqui é algo entre os dois, entre a salada e a vinagrete. Então chamei de salada picada e você pode tanto colocar mais tomate e pepino e servir sobre alface (salada) quanto colocar mais caju e servir como um condimento/acompanhamento.
Salada picada de caju
Se você gosta de caju, essa receita é um sonho: perfumada, suculenta e refrescante. E mesmo se você não gosta, não deixe de testar, pois o limão, o sal e os temperos acabam suavizando bastante a adstringencia do caju (o “ranço” que incomoda tanta gente). Os ingredientes estão na ordem decrescente (ou seja, o caju é o ingrediente usado em maior volume e o sal/pimenta, em menor).
Caju (maduro, mas firme)
Tomate
Pepino
Cebola (ou cebolinha, pra ficar mais suave)
Coentro
Pimenta de cheiro (opcional, mas recomendado)
Suco de limão
Azeite
Sal e pimenta preta
Pique o caju, o tomate e o pepino em cubos pequenos. Pique miudinho a cebola, a pimenta de cheiro e o coentro. Regue tudo com suco de limão e azeite a gosto e tempere com sal e pimenta preta. Deixe na geladeira até o momento de servir.