Mãe, aveia e reconforto

A melhor papa de aveia do mundo

Tem uma comida que ocupa um lugar especial no meu coração: papa de aveia. Papa de aveia lembra minha mãe e significa reconforto dentro de um prato. Durante os frios e escuros invernos franceses, eu costumava voltar pra casa depois de um cansativo dia de estudo/trabalho e preparar uma grande cumbuca de papa de aveia. Aquele era o jantar mais perfeito do mundo e me dava forças pra continuar minha dura rotina no dia seguinte. Quando me mudei pra Palestina, dividi uma casa com outras três moças durante seis meses. A triste realidade daqui e nosso trabalho voluntário no campo de refugiados ao lado consumiam toda a nossa energia. A noite a gente sentava na sala, cada uma com um prato de papa de aveia na mão, e conversava durante horas sobre a ocupação militar, nossos problemas e a vida em geral. Nós refazíamos o mundo ao redor da papa de aveia. Outro dia estava conversando com uma das meninas, a única que, como eu, ainda mora aqui, e chegamos à conclusão que minha papa de aveia nos ajudou a superar muita coisa.

Aprendi a fazer papa com a minha mãe e sua receita  me acompanhou desde a infância. Tudo muito simples: leite, aveia, açúcar e canela. Mas a receita evoluiu com o tempo, se ajustando aos meus novos gostos. A primeira mudança que fiz foi aumentar a quantidade de leite pois gosto de papa bem cremosa, quase como um mingau. Quando me tornei vegana fiz mais uma mudança: troquei o leite de vaca por leite de soja. Depois comecei a juntar frutas, como banana e maçã, pra deixar a papa mais nutritiva. Com a adição de frutas, pude cortar o açúcar da receita. Ao notar a abundância de oleaginosas que temos por aqui, passei a acrescentar amêndoas, castanhas do Pará e avelãs à minha papa. O negócio ficou tão bom que pensei “Por que não transformar minha humilde papa de aveia em um pudim ultra cremoso e saboroso?” Então foi só juntar um pouquinho de leite de coco, pra aumentar a cremosidade e enriquecer o sabor, e nasceu a melhor papa de aveia do mundo. Tendo sido uma adoradora de aveia desde criança, acho que hoje tenho autoridade suficiente pra dizer que minha papa de aveia coloca todas as outras no chinelo.

Essa papa/pudim é deliciosa no café da manhã, no lanche ou como jantar leve. Caso queira algo mais simples (e menos calórico), corte o leite de coco e o coco ralado. A papa vai ficar menos cremosa e mais parecida com a receita tradicional, mas ainda vai ficar deliciosa e super nutritiva. Pra quem tiver interessado na informação nutricional aqui vai um rápido resumo: aveia = rica em ferro, proteína e fibras; passas = ricas em ferro; banana = rica em potássio e vitaminas; oleaginosas = ricas em proteínas, minerais, vitaminas e gorduras boas. Mas confesso que isso nunca foi importante pra mim. Eu como papa de aveia não porque é saudável, mas porque é um dos meus pratos preferidos, além de me trazer reconforto nos momentos difíceis. Papa de aveia é pra mim o equivelente comestível de um abraço de mãe.

A melhor papa de aveia do mundo

Eu prefiro aveia em flocos grossos. Demora mais pra cozinhar, certo, mas a textura é muito mais interessante e (talvez seja psicológico) acho que o gosto é melhor também. Antes eu usava leite de soja, mas passei a só tomar leite de amêndoas e é com ele que faço minha papa hoje. Sinta-se à vontade pra usar o leite que preferir. A banana e as passas são suficientes pra adoçar a papa, por isso gosto de usar um leite não adoçado. Se preferir uma papa mais doce, use leite de soja adoçado.

½ x de aveia em flocos grossos

2 x de leite de soja (ou de amêndoas)

1/3x de leite de coco

1 a 2 cs rasas de coco ralado seco

½ cc de canela (mais pra polvilhar)

1cs de passas (opcional)

1/2 banana madura (ou 1 banana pequena)

1 punhadinho de oleaginosas (amêndoas, avelãs ou castanha do Pará)

Coloque a aveia, leite de soja, leite de coco, canela, passas e coco ralado em uma panela pequena e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até a aveia ficar macia e a mistura ficar cremosa (15 a 20 minutos). Se preferir usar aveia em flocos finos, você vai precisar de menos leite e o tempo de cozimento será bem menor. Desligue o fogo e deixe a papa descansar coberta enquanto prepara os outros ingredientes*. Pique as oleaginosas em pedacinhos e reserve. Amasse a banana no prato em que for servir a papa. Despeje a mistura de aveia por cima, mexa bem e termine com as oleaginosas picadas. Polvilhe um pouco canela, se desejar. Serve 1.

*Eu tenho um método secreto pra cozinhar aveia em flocos grossos rapidinho e de quebra deixar a papa ainda mais cremosa. Na noite anterior (imaginando que você vai comer a papa no café da manhã), misture a aveia e o leite de soja em um recipiente com tampa e deixe descansar na geladeira. Além de acelerar o cozimento da aveia, isso também diminui a quantidade de leite necessária pra fazer a papa. Nesse caso você vai precisar de 1x de leite de soja pra ½ x de aveia (a quantidade dos outros ingredientes continua igual). Na manhã seguinte a aveia vai estar bem macia. Junte o leite de coco, coco ralado, passas e canela prossiga a receita como indicado acima.

30 comentários em “Mãe, aveia e reconforto

  1. Oi Sandrinha,
    Quando eu tinha uns 10 anos fiquei muito doente de sarampo e tive que tomar muita papa de aveia… resultado: hj pra mim é exatamente o contrario do que é pra vc, eu detesto, tem gosto de doença, me da nojo! Mas a sua receita ate da vontade de experimentar!! 🙂 beijos e muitas saudades

  2. Sandrinha! Sou eu de novo.
    Seguidamente faço essa papa para mim e meu marido comermos á noite, no lugar de janta.Só não incluo o leite de côco, mas acho uma ótima ideia. Vou experimentar.
    Abração.
    Carmem Regina

    1. Tô vendo que não sou a unica a jantar papa de aveia… Eu coloco um pouquinho de leite de coco na receita porque leite de soja tem pouca gordura (por isso aquele gostinho “aguado”) e precisa de uma ajudinha pra ficar mais cremoso. Mas confesso que não é uma idéia muito light.

  3. adorei a receita. Testada e aprovada! Fiz com leite de vaca, mas farei com leite de amendoas da proxima vez.
    Gostei muito do blog, indicado pela queridissima Monalisa. em breve enviarei uma receita de pizza integral que eh deleciosa.
    Grata
    Ana Carla

  4. Sandra, o problema da receita é que não é vegana. Mas veja como fica com um leite vegetal ou até mesmo agua.

    Pizza 100% integral:

    1 copo de leite de morno com dois dedos de agua
    3 colheres de oleo ou azeite de oliva
    1 pitada de sal e acucar
    trigo integral
    fermento granulado para pizza/pão

    misturar os ingredientes: oleo, leite quase frio e vá colocando o trigo integral com o fermento até dar o ponto. a massa não deve ficar totalmente desprendida das mãos. sovar um pouco e deixar crescer. abra a massa numa assadeira untada e espete com um garfo toda massa para ela não estufar quando assar. Coloque o molho de tomate, asse e depois coloque o restante dos ingredientes.
    a massa ficará grossa e utilizando o azeite de oliva fica melhor ainda.

  5. Boa Tarde. Sou Vegano a quase dois meses de lá para cá eu comi até quiabo coisa que eu nunca tinha comido pois (achava) não gostava, já fiz alguma receitas por conta própria misturando o que eu queria, umas deram certo outras não, mas a verdade é que estou redescobrindo sabores.

    Estou lendo o seu blog e cada vez mais com vontade de fazer as receitas acho que no final de semana vou tentar alguma.

    Só passei para parabenizá-la pelo seu trabalho.

  6. ei! sabe o que me veio à mente? será que é possível fazer uma papa de aveia cremosa e gostosa usando leite de AVEIA?? que redundância paradoxal hahaha

  7. Maravilhosa! Como nao usamos leite de soja fiz com leite de amendoas. Em outra ocasiao, tambem modificamos a banana, que nao estava tao madura, cozinhando-a antes, o que concentra seu doce. Pra cobrir, ja usamos castanha do para, castanha de caju e ate amendoim. Em nenhuma das versoes, sentimos falta do leite de coco e de canela. Parabens, que papa gostosa!

  8. Poxa como me identifiquei com você ?, Amei seu blog e amo também papa de aveia, pena que aqui em casa meu pessoal não é de experimentar sabores novos, e papa de aveia aqui, só eu como eles comem de maizena, adorei as outras receitas, quanto a chia estou acrescentando ela agora no meu cardápio, o preço aqui em Recife é 75,00 reais o quilo.

  9. Amei esse site! Está de parabéns. Estou com o bloquinho de anotação de receitas armado aqui copiando essas maravilhas gastronômicas! Um abraço.

Deixe uma resposta