Procurando o leite perfeito

Leite de amêndoas

No post anterior mencionei o fato de ter substituído o leite de soja por leite de amêndoas. Verdade seja dita: nunca fui fã de leite de soja. Assim que parei de tomar leite de vaca, meu primeiro impulso foi comprar uma caixa de leite de soja, mas achei o negócio intragável. No entanto tomei a caixa todinha, pois minha consciência pesa quando desperdiço comida. A cada gole eu pensava “Minha nossa senhora protetora dos veganos, será que não existe um leite melhorzinho que não venha da pobre Mimosa?” Felizmente as opções de leites vegetais são muitas. Resolvi então testar o leite de aveia. Meu amor por esse cereal já foi confessado aqui, então as chances de gostar do leite eram bem maiores. Meu encontro com o leite de aveia foi mais feliz, mas eu ainda achava que devia existir uma alternativa mais gostosa ao leite de vaca.

Há alguns meses descobri o leite vegetal que mandou todos os outros ir embora com o rabinho entre as pernas. Senhoras e senhores, eu gostaria de apresentar a vocês o leite de amêndoas. Leve, de fácil digestão, rico em minerais (cálcio, magnésio, fósforo) e vitamina E, o leite de amêndoas é fonte de proteínas e gordura monoinsaturada (a gordura boa que protege o coração e diminui o colesterol). E, contrariamente ao leite de soja, o  gosto é bem suave, podendo ser usado tanto em preparações doces como salgadas sem interferir no sabor dos outros alimentos.

Pra fazer leite de amêndoas em casa, você vai precisar de um pedaço de tecido fino pra coar o leite, um liquidificador e nada mais. Talvez você ache o gosto do leite puro um pouco estranho (uma reação normal quando provamos algo novo), por isso aconselho usá-lo primeiro em vitaminas de frutas pra ir se acostumando. Aliás, minha receita preferida com leite de amêndoas é vitamina de banana e chocolate: bato no liquidificador uma banana com um copo de leite de amêndoas gelado, 2cc de cacau (puro, sem açúcar) e 1cc de semente de linhaça. Um verdadeiro néctar dos deuses!

Eu gosto de comprar amêndoas a um senhor palestino que cultiva e colhe ele mesmo as amêndoas das árvores. Elas vêm dentro da casca, mais natural impossível! Dá um trabalho danado quebrar as cascas uma por uma, mas fico ainda mais feliz quando vejo o leite pronto. Me sinto quase como uma espécie de Robinson Crusué da cozinha, transformando a natureza bruta em leite (com a diferença que Robinson Crusué não usava liquidificador). Mas ninguém precisa ir tão longe pra degustar essa bebida deliciosa. Quem não morar perto de um senhor que cultiva amêndoas pode comprar amêndoas descascadas no supermercado, inteiras e com a pele marrom que as cobre. Garanto que a satisfação e os benefícios do leite serão os mesmos.

Leite de amêndoas

Deixar as amêndoas de molho uma noite e usar um liquidificador potente são essenciais. Escolha um tecido bem fino pra coar o leite, de preferência um algodão ou gaze. Nunca testei mas acredito que uma fralda de bebe (nova) funcione bem também.

1x de amêndoas inteiras, com pele

3x de água

Cubra as amêndoas com água e deixe de molho durante uma noite. No dia seguinte escorra as amêndoas e enxague ligeiramente (eu despejo as amêndoas em uma peneira e passo embaixo da torneira ligada). Deixar oleaginosas de molho faz com que elas sejam melhores digeridas, além de deixá-las mais macias e fáceis de serem trituradas. Coloque as amêndoas e 3x de água no liquidificador e bata durante um minuto na velocidade máxima.  Seja paciente e deixe o liquidificador funcionar um minuto sem parar. É nessa hora que um bom liquidificador faz toda a diferença. Se o seu for fraquinho, ele não vai transformar as amêndoas em pó, só vai quebrá-las em pedaços pequenos  e o leite ficará aguado. Cubra uma vasilha de plástico (ou vidro) funda com o tecido que será usado como coador. Despeje o leite sobre o tecido e junte as pontas pra formar uma trouxa, tomando cuidado pro líquido não escapar pelas bordas. Com uma mão torça ligeiramente as pontas, enquanto a outra espreme a trouxa até extrair todo o líquido. Algumas pessoas usam a polpa da amêndoa em receitas, eu jogo fora pois acho ela totalmente sem gosto (o sabor foi todo pro leite). Se seu “coador” for pequeno faça a operação em duas vezes. Guarde na geladeira em um recipiente tampado. Se conserva três dias na geladeira. Rende mais ou menos 700ml.

Eu gosto do leite “in natura” mas você pode acrescentar 2 cs de adoçante natural (mel, por exemplo) e um pouco de extrato de baunilha pra deixar o leite mais gostoso.

126 comentários em “Procurando o leite perfeito

  1. Menina, depois de meses matutando (e tentando achar amêndoas) finalmente tomei coragem e fiz meu leite! Ficou tãaaaao lindo e gostosinho!
    Como meu liquidificador é fraco, deixei as amêndoas de molho por quase 24 horas, elas ficaram bem molinhas!
    Até meu marido (que é alérgico a leite animal e tem intolerância à lactose, mas é um bezerro) aprovou. Estava preocupada com a opinião dele, pois ele não gosta de novidades culinárias (odeia leite de soja, aveia… de leite vegetal ele só gostava do de castanha que a avó dele faz).
    Daí eu já estreei fazendo uma vitamina de banana pra ele. Mas mesmo o leite puro ele gostou!
    Difícil vai ser aguentar o preço desse leite – a amêndoa mais barata que achei é R$ 34 o quilo. Mas tudo pela saúde!

    1. Cilene, que pena que suas amêndoas são tão caras. Pra mim leite de amêndoas é o leite vegetal mais gostoso que ja provei, por isso tomo diariamente ha mais de um ano. Mas claro que isso so é possivel porque tenho a sorte de morar em um pais que produz amêndoas. Procure amêndoas com casca, é sempre mais barato. Aqui eu pago o equivalente a 7,50 reais por 1kg e mesmo se depois de descascadas o peso diminui, ainda assim da pra fazer bastante leite.

  2. Algumas dicas: em vez de água, experimente usar água de coco também. Maravilhoso.
    Outra dica, usar a pasta que sobra depois de coar para fazer uma exfoliação na pele, que fica uma seda! Abraços!

    1. Juliana, imagino que com agua de coco o leite fique sublime, mas infelizmente terei que esperar minha proxima viagem ao Brasil pra experimentar (aqui onde moro não tem coco). Uso o bagaço das amêndoas pra fazer crackers, mas gostei da idéia do exfoliante natural. Estou sempre procurando alternativas naturais pros cosméticos do comércio. Obrigada pelas dicas. Abraços.

        1. Oi!
          Veja o ”blog do dr alberto” ele tem várias receitas e também no you tube com o nome ”Lugar de Médico é na Cozinha”.

  3. Deixo aqui uma nova sugestão para consumir o leite de amêndoa, tipicamente do Salento Italiano…

    “caffè in ghiaccio con latte de mandorla” – “café gelado com leite de amêndoa”

    Coloque no fundo de um copo uma parte de leite de amêndoa com 4 pedras de gelo, deite em cima 3 partes de bom café com espuma ( a maquina nespresso faz um café perfeito para esta utilização), mexa tudo com uma colher e delicie-se com esta bebida fresca e revigorante. Desde que experimentei numas férias em Gallipoli (sul de Itália) fiquei completamente viciado. Espero que gostem.

  4. Acabei de descobrir seu blog, estou encantada! Vasculhando ele inteirinho em busca de novas receitas!

    Para adoçaro leite de amêndoas eu uso frutas secas como uvas passas ou tâmaras, fica muito bom!

  5. Faço academia 5 x por semana…se eu virasse uma vegetariana,as coisas que deixaria de comer não faria falta pro meu organismo?obrigada

  6. Que mundo novo bacana esse aqui!! Estava procurando receita com chia e acabei abrindo seu blog! É nota 10. Vou tentar adicionar sua receita de papa de aveia no meu café da manhã. Já tinha lido sobre a importância da aveia na 1ª refeição, mas agora estou decidida.
    Não sou vegana, mas vou tentar melhorar minha vida através da comida. Vou seguir seus posts.

    Tudo de bom para você!

  7. Sandra,

    Sou mineira (de Belo Horizonte). Sempre tive um gosto enorme pela leitura e pela escrita. Por este motivo estudei na Faculdade de Letras da UFMG, tendo escolhido o bacharelado e a licenciatura em Literatura comparada. Sou vegana e adoro ir para a cozinha para experimentar e adaptar receitas e sabores. Com isso, quero dizer que me identifiquei com grande parte de sua história. Quero lhe dar os meus sinceros parabéns pela pessoa generosa, brilhante, simples e adorável que você é. Amei o seu blog. Há receitas que se tornaram fantásticas depois de sua intervenção, de seu jeitinho brasileiro de dar “cara nova” a cada uma. A sua coragem, a sua força e determinação para levar em frente o seus projetos, fazendo a sua parte (como você disse na entrevista) me dão a certeza de que a sua Luz ainda iluminará muito o nosso mundo. O que fará uma enorme diferença!! Desejo que você seja feliz em suas buscas, em seu estilo límpido e claro de ser, e, sobretudo que conserve a chama do AMOR incondicional que há em seu coração.

    Um grande abraço,
    Vagaluminha

  8. Prezada Sandra,

    estou ha 3 dias em lua de mel com seu blog. Uma inocente pesquisa sobre a semente de chia trouxe-me aqui. Não sou vegetariana, mas procuro ter uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada. Já introduzi a aveia dormida no meu café da manhã e tentarei fazer sua receita de pão de centeio amanhã. Se não encontrar a vasilha de vidro com tampa tentarei uma adaptação e depois te conto se deu certo. Seu post sobre a feira de Belém emocionou-me ao ponto de levar-me às lágrimas. Beijar a vendedora de salsa e rolar pelo chão abraçada a uma melancia pareceu-me umas das coisas mais verdadeiras que já li. Estou espalhando seu endereço entre os amigos.

    Grande abraço,

    Sandra (fiquei orgulhosa ao saber-nos xará)

    1. Que bom que os impulsos malucos que se manifestam quando vou à feira não te assustaram (juro que me controlo). Obrigada por divulgar o blog e espero ver (ler) você por aqui mais vezes. Um abraço

  9. É hoje! Depois de alguns meses namorando este blog, experimentando algumas receitinhas….. hoje vou fazer o leite de amêndoas!
    Aproveitando….. adoro a maneira como você escreve, me sinto sua amiga íntima!
    Obrigada por compartilhar coisas tão especiais conosco!.
    Abraços

  10. Oie!!! Fiz a receita e ameiiiii!!!!!
    Também quero compartilhar com vcs as minhas adaptações:
    Fiz com a mesma água,como o Roberto também comentou e não coei…quis aproveitar tudinho!!!rsrsr.
    Estou pensando em fazer da próxima vez, com uma xícara a mais de água porque sem coar, fica bem grosso.
    Alguém já fez a mesma receita com soja,arroz ou aveia?
    Abraços!!!! 🙂

  11. ola, e um bom dia!
    adorei seu espaço, estou fazendo ma dieta e estava procurando como usar chia e te achei !kkk
    nao sou vegana, mas estou encantada com suas dicas e nunca tinha ouvido falar de leite de amendoas, bom apesar que nunca tinha comido chicoria imagine.Mas vou sempre passar por aqui e fazer suas receitas.
    obrigada e boa sorte !!!

  12. Olá! Eu já fiz o leite de amêndoas duas vezes (e neste momento estou fazendo a terceira!) e sempre me surge a dúvida: a 1x de amêndoas deve ser medida antes ou depois de ficar de molho na água? Aqui 2/3x amêndoas secas viraram 1x amêndoas depois de 12h na água. Abraços 🙂

  13. Oi Sandra, tudo bom?
    A uns dias eu fiz o leite de amêndoas e como disse, é perfeito. Gostei tanto que queria te fazer um pedido.
    Por acaso você tem alguma receita de iogurte caseiro, pra fazer com o leite de amêndoas? Encontrei pela internet um crudívoro mas como nunca fiz nada fermentado, acabo ficando com o pé atrás.
    É só isso mesmo, abraços.

  14. Olá!!! Fiquei fascinada por seu blog! Hj mesmo comprei amendoas e amanhã vou preparar o tal leite! Parabéns pelas ideias e receitas, são ótimas! Bjo.

  15. Oi Sandra,
    Descobri seu blog por acaso e náo desgrudo mais. Olha, fiz a receita da salada de couve-flor raladinha…hummm…delicia. E hoje pela manhá fiz o leite de amendoas. É dos Deuses de táo bom. Agora a tarde estou planejando fazer canjica com o leite de amendoas….(rs). Talvez um pouco engordativo, mas com certeza muito nutritivo.

    Obrigada por tanta receita maravilhosa que faz táo bem a nossa saúde.
    Bjs,
    Cris

    1. Cris, que bom que você me descobriu:) O leite de amêndoas é realmente uma delícia e há uns três anos é o único que bebemos aqui em casa. Você mencionou o fato dele ser engordativo, então eu queria explicar melhor esse ponto. Eu uso 1x de amêndoas inteiras pra fazer 3x de leite. Essa quantidade de amêndoas tem 817 calorias, 30g de proteína, pouca gordura saturada (a que entope as artérias), gorduras poli e monosaturada (as gorduras boas que protegem as artérias) e ZERO colesterol. A mesma quantidade de leite de vaca integral (3x) tem 450 calorias, 24g de proteína, 15g de gordura saturada e 105mg de colesterol. Ou seja, apesar de ser menos calórico, o leite de vaca vem carregado de gordura ruim e colesterol (além, claro, de lactose -que é difícil de digerir-e hormônios-naturalmente presente no leite). É importante parar de olhar só as calorias dos alimentos e começar a analisar seus nutrientes. Amêndoas, e oleaginosas em geral, são calóricas, mas são também alguns dos alimentos mais nutritivos que existe. Só me incomodo com calorias quando elas são vazias (doces, frituras, refrigerantes, etc), mas se elas trouxerem minerais, vitaminas e gordura boa pro meu organismo, eu não vejo problema nenhum. Se o número de calorias for algo importante na sua dieta, aqui vai um conselho: use 4x de água pra fazer essa receita de leite. Assim você diminui as calorias por xícara de leite, sem alterar muito o sabor. A maioria das pessoas usa 1x de amêndoas pra fazer 1 litro de leite, mas como gosto do meu leite mais grossinho, uso menos água.

  16. Achei curioso essa vitamina de banana com chocolate. Vou experimentar! Gostei das dicas! Parabéns pela divulgação de suas experiências culinárias!
    ps: o correto seria gordura monoinsaturada.

    1. Eu uso um pilão e dou uma batidinha em cada amêndoa, só o suficiente pra rachar a casca dura, e depois parto a casca com os dedos, liberando a amêndoa. Espero que a explicação tenha sido útil.

  17. Olá Sandra, muito interessantes as suas receitas… acabei sendo influenciado pela conduta saudável implementada por minha sogra (Sandra também, tem um post dela loga acima). Sou onívoro de carteirinha, mas sempre gostei de experimentar novos sabores. Os que provei, vindos daqui, muito me agradaram e também à minha esposa. Estamos introduzindo algumas receitas que são mais familiares a nós. Tenho gostado do resultado. Meu propósito esse ano é reduzir a carne vermelha drasticamente, vamos ver o que sucede em 2014. Obrigado por compartilhar a informação! Grande abraço, Álvaro

    1. Álvaro, desejo sinceramente que você consiga atingir o seu objetivo esse ano. Espero que as receitas, dicas e informações do Papacapim te ajudem nessa tarefa. E te inspirem. Quando um onívoro diz que aprovou minhas receitas fico extremamente orgulhosa:) Esse é pra mim o maior elogio aos meus pratos. Espero te ver sempre por aqui. Abraços.

  18. Sou apaixonada por leite de vaca e pela primeira vez fiquei animada com um substituto vegetal. Acabei de fazer o leite de amêndoas e adorei. E nem é difícil de fazer. =D

    PS: Seu blog dá problema pra abrir o tempo todo. Tenho que ficar atualizando a página até entrar. É problema do meu browser (uso o Chrome)?

  19. Eu uso a “ricota” que sobra das amêndoas para comer como patê, rechear rondellis de abobrinha, ou até substituir pelo queijo de uma lasanha – eu tempero com sal, azeite, tomate seco, azeitonas, pimenta do reino, limão, páprica… fica uma delícia!!! Qualquer tempero da sua preferência fica bom!

  20. Sandra do céu ! Eu fiz o tal leite, e não é verdade q ele é bem melhor q o de soja mesmo?!
    Eu sou ovo-lacto e estou testando receitas e diminuindo o consumo de laticínios e ovos, mas não conseguia tomar por muito tempo o leite de de soja, não me adaptei com o sabor…
    Gostei muito dessa receita e achei um pouco forte/ espessa como o leite de integral , e como prefiro um ‘leite’ desnatado, coloquei 4 e 1/2 xícaras de água,mas mesmo assim não ficou agudo , ficou uma delícia!!!
    Ah, só por curiosidade, gostei R$ 5,00 por 120g de amêndoas, q é a medida certa para +/- 1 litro de leite, então não sai tão mais caro que o leite de soja.

    Agora vou testar a receita daquele creme de chocolate feito de abacate que parece divino!
    Vou enganar todo mundo depois volto pra contar, Rsrs…

    Beijos e obrigada pela receita e dicas!

    1. Não falei que o negócio era bom? Obrigada por ter contado sobre os gastos. Como mora fora do Brasil não tinha ideia do preço das amêndoas por aí. É bom saber que não fica tão caro assim.

    1. Nunca fiz leite de amendoim. Sei que é possível, sim, mas o sabor é muito mais marcante do que o leite de amêndoas (amêndoas têm um sabor muito mais delicado e neutro). Mas se você gosta de amendoim, com certeza vai gostar do leite:)

        1. O amendoim cresce embaixo da terra, no nosso clima úmido ele é contaminado com o fungo que produz uma substância a aflatoxina. Essa é uma das substâncias mais cancerígenas que se conhece e seu efeito no organismo é cumulativo. Os amendoins analizados no sul do Brasil frequentemente tem 1000x mais aflatoxina do que o limite máximo preconizado. Eu não consumo. Sugiro consumi-lo com moderação e fazer i seu leite de outro vegetal.

  21. Oi Sandra,

    Bom, é meu primeiro comentário então vou engrossar o coro: parabéns pelo blog. Sua vontade de se informar e de repassar isso para outras pessoas com temperança é, ainda mais para a internet, um feito notável.

    Fiquei curioso com duas coisas: primeiro, você tem alguma ideia de porque a água na qual as castanhas ficam de molho “deve” (caso deva necessariamente) ser descartada? Pesquisei várias receitas de “leite de gergelim” e muito se fala no amargor, então suponho que nesse caso recomendem descartar simplesmente por isso, mas só para o caso do gergelim; segundo, porque coar? Vou experimentar hoje a receita desse leite e testarei por conta própria o leite sem coar para ver se a textura me incomoda, mas fora a simples preferência da textura, creio que não haja nenhum motivo em especial para coar, correto?

    Obrigado por compartilhar tanta informação bem selecionada, é como encontrar uma pequena tendinha de orgânicos em meio a um turbilhão de “informações” enlatadas e distribuídas em larga escala…

    Abraços.

    1. Olá, Cyrano. Muito obrigada pela gentileza.

      Quanto ao leite de amêndoas, vou explicar porque a água do molho deve ser descartada. Sementes e castanhas têm enzimas que dificultam um pouco a digestão e quando as deixamos de molho por algumas horas essas enzimas se liberam, fazendo com que as castanhas fiquem mais digestas. Então a água do molho está cheia dessas enzimas, que, emboram não sejam nocivas, fazem com que o leite seja digerido com um pouco mais de dificuldade. Pra entender porque castanhas se comportam assim é preciso lembrar que elas são sementes e o que toda semente quer é encontrar um cantinho úmido na terra e germinar. As enzimas são sua proteção contra pássaros e outros bichinhos que gostariam de come-las antes que elas se transforem em plantas. Só quando elas entram em contato com a terra úmida (a água é essencial aqui) é que as enzimas se dissipam e a castanha pode cumprir seu papel de semente e germinar.

      Você está certo quando diz que coar o leite ou não é uma questão de preferência. Antigamente eu coava o meu leite, mas já faz um certo tempo que deixei de fazer isso. O leite não coado é mais nutritivo e muito mais rico em fibras, mas é também menos agradável de tomar, já que você sente o bagaço das amêndoas. Outra vantagem de não coar é que como o leite fica mais espesso, posso juntar 4x de água e fazer um litro inteiro (fica mais econômico). Eu acabei me acostumando, mas não vou mentir: o leite fica mais agradável quando coado. Então fique à vontade pra escolher como quer preparar o seu leite.

      Seja bem-vindo ao Papacapim e à minha ‘tendinha orgânica’ 🙂

  22. Sandra, fiz o leite. Me senti uma criança na feira de ciências! É extremamente fácil e a fralda de bebê é perfeita para esse fim…Só alguns poréns: ele rende pouco pelo preço das amêndoas…Se eu puser mais água fica muito ruim? Outra coisa, eu experimentei só com o café solúvel porque sou doida por café com leite, mas não ficou bom…Teria algum leite que talvez casasse melhor para isso? Aliás, o leite de aveia é gostoso?
    Estou bem decidida nessa mudança, embora minha transição venha vindo aos poucos. Consegui eliminar produto de origem animal do café da manhã e da janta. Como carne esporadicamente no almoço…Mas de declinar do café com leite que será desafiador. Beijo

  23. OLá, aqui está mais uma super fã do blogue!!! E estou ali como a Georgia Araujo adoro leite com café. Ando com vontade de experimentar fazer o leite de amendoas e o de aveia e pelos comentários percebo que são saborosos. Mas também quero fazer o leite de arroz, porque é barato, é um ingrediente que existe sempre em qualquer casa e parece-me que o sabor será completamente neutro e por isso talvez seja uma opção para juntar ao café. Que pode dizer do arroz? E haverá alguma receitinha?
    Beijo
    Teresa

  24. Sandra,
    Na semana passada fiz esse leite de amêndoas e realmente é mto bom!
    Mas gostaria de saber se dá pra fazer com castanha de caju, pq meu marido acabou de voltar de Fortaleza e trouxe um verdadeiro estoque (rs), enquanto as minhas amêndoas acabaram…
    Beijos!

  25. Oi Sandra amei tudo aqui!!parabéns! estou procurando um leite vegetal que fique gostoso quente, com fé..sou viciada hehe Esse de amendoas ficaria bom assim? obrigada mil beijos!!

  26. Oi, papacapim!

    Eu tenho curiosidade em saber como você extrai as sementes das amêndoas. Onde moro tem muitas amendoeiras na praça. Já tentei quebrar elas com o martelo, mas dá muito trabalho e elas sempre saem esmagadas, e ficam feias assim. Como você faz? Tem algum tutorial ensinando como fazer? beijos. 🙂

  27. Olá Sandra,

    Parabéns pelo blog, tem sido muito útil pra deixar a minha alimentação da minha família cada vez melhor.
    Dúvidas sobre o leite de amêndoas: posso congelar? Se sim, por quanto tempo? Posso ferver ou usar em receitas que originalmente levam leite de vaca, como bolos e purês? Bjs

  28. Eu fiz o leite de amêndoas e me apaixonei, só não sei se poderei tomar o mês inteiro por causa do preço. Uma dica pra coar: eu comprei um coador de pano daqueles de café. Ele é de flanela 100% algodão, mais fácil impossível. Depois de usar eu lavo, deixo secar e guardo de volta na embalagem de plástico bem fechada dentro do armário.

  29. Oi Sandra!

    Mais uma novidade: estou fazendo misturas agora. Depois de passar um tempo experimentando leites xenófobos feitos de uma castanha só, não coando absolutamente nenhum deles para conhecer seu sabor e textura, eis um resumo. Adianto que minha conclusão é que misturar é bom:

    – Leite de amêndoas, tá, é bom, mas é como o filé dos onívoros: tem tanta coisa mais pra experimentar nessa vida… Não coado fica com uma farinha tão fina no leite, mas tão fina, que quando você bebe fica coçando a garganta por um tempo, até acostumar com a sensação dessa farinha na garganta e, enfim, parar de percebê-la;
    – Leite de avelã tem sabor mais forte e uma textura mais grosseira, e descobri que dar uma tostada nas avelãs antes de deixar de molho deixa o sabor bem mais interessante; não faço mais, no entanto, porque sou preguiçoso demais para fazer um leite tão trabalhoso;
    – Leite de castanha de caju é de longe a textura mais maravilhosa de todas. Sem coar, você chega a uma textura macia e sem nenhuma “sensação de farinha”. O sabor, no entanto, é mais brasileiro, portanto menos chique, portanto ninguém fala nesse leite. Confesso que acho o sabor um pouco enjoativo;
    – Leite de castanha-do-pará: sabor mais forte e bem interessante, textura que fica entre as avelãs e as amêndoas. Gostei de usar na cozinha, mas acho meio enjoativo para beber diariamente;

    Para todas, a medida é, grosso modo, uma xícara de castanha seca para cerca de 800 ml de água, e o tempo de molho da castanha de caju é menor (eu que inventei isso). A novidade: tem ainda o leite de aveia, que é o que menos testei e que achei a textura tão ou mais fantástica que a da castanha de caju, além de um sabor mais suave e menos enjoativo (bom, eu amo muito a aveia, então sou suspeito). Ainda não cheguei na medida perfeita, vi receitas falando em duas xícaras de aveia para três de água mas, não coando, isso fica um despropósito de tão espesso. Em geral, falam também em deixar a aveia de molho apenas 1 hora.

    Conclusão: estou misturando castanha-do-pará, caju e aveia, e estou achando divertido. Mais divertido que ficar buscando o leite da castanha solitária. 🙂

    1. Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco 🙂 Confesso que leite de castanha é o queridinho do meu coração, mas você me deixou empolgada pra testar mais variações. Tenho uma amiga que faz leite de amendoim e adora (ela diz que no café é o preferido dela). Tantas opções 🙂

  30. Verdade, ainda falta o amendoim!

    Olha, com café o leite de aveia foi imbatível. Im-ba-tí-vel. Testá-lo-ei com amendoim… Quer dizer, ela não torra o amendoim antes de fazer o leite, torra? rs

    1. Já faz 1 ano que abandonamos o leite de vaca. Como estávamos nos EUA, experimentamos várias opções prontas: aveia, linhaça, arroz, amêndoa. O que melhor nos agradou para espumar e tomar com café foi o de aveia. Voltando ao Brasil, estamos experimentando combinações caseiras. No momento, juntamos gergelim, linhaça, aveia, amêndoa e semente de girassol. Tudo tostado, colocado de molho por uma noite, batido no liquidificador e coado num pano. Esse é o campeão até aqui, mas estamos sempre a mudar….

        1. é bom, Sandra. Mas, acabei de fazer o seu, com as medidas exatas. Afinal, eu queria muito fazer a sua receita, Ot é que insistia em misturar tudo.
          Tenho que dizer que o leite de amêndoas cruas é simplesmente perfeito e maravilhoso!!! Com suas medidas, fica uma consistência fantástica, tomei sem adicionar nada. Também fiz com amêndoas tostadas, mas não tem nem comparação.
          Pena que amêndoas não são baratas por aqui, como alguém já falou.
          Esse seria o leite ideal.
          Ainda quero fazer o leite de coco, que também deve ser delicioso.

  31. Não jogue o resíduo das amêndoas fora.Eu usei pra fazer farofa de soja.Coloque junto com a farofa de soja que compra pronta e tempere normal como uma farofa mesmo.Não fica com o sabor do resíduo mas vc reaproveita os nutrientes.

  32. Escrevi uma longa resposta e esse efêmero mundo virtual apagou tudo. Eis o resumo:
    leite de aveia eu tentei fazer e vai virando uma goma ao longo dos dias. Sério, fica nojento. O gosto é bom, mas não deu pra encarar o grude… 🙂

    Desisti de usar aveia nas minhas experimentações, e há semanas estou viciado em um leite caseiro de castanhas de caju, com um pouco de castanha do pará e damasco seco pra adoçar. A textura é ótima, perfeita, não precisa coar. Não coloco nada de molho. O divertido dessa história é isso, ficar misturando e experimentando os inúmeros cereais que a natureza nos deu…

  33. Sandra, descobri por acaso seu site e não consigo mais parar de ler. Suas histórias, suas receitas, suas experiências e, sobretudo, o seu coração me encantaram. Sonho em conhecer pessoas como você e viver experiências como as suas. Admiro sua generosidade, coragem e sua visão de mundo. Eu, ao contrário, sou uma funcionária pública, com uma rotina bem rígida, presa em uma cela de paredes invisíveis…., que mal consegue cumprir suas próprias obrigações. Você funciona para mim como um sonho de vida…quem sabe na próxima encarnação, não é? Um grande abraço, minha querida!

  34. olá você comentou acima que joga fora o resíduo, pois acha sem graça, então experimenta colocar azeite de oliva e sal, pode bater com azeitonas, e passar no pão no lugar da manteiga. Fica uma delícia !!! nós comemos todos os dias e não usamos manteiga. E para deixar o leite mais saboroso, misturamos com castanha de cajú e macadânia.

  35. O leite de soja da marca Yoki Mais Vita é o único que considero suportável. Sabor suave, não é doce igual Ades e é bem encorpado. Eu o considero uma delícia! Mas quem puder experimentar o de amêndoas realmente vai concluir que é super gostoso para beber. Os de aveia e arroz são os melhores em receitas pois são mais em conta. Infelizmente nós veganos ainda sofremos com preços altos. Aki em Goiânia varia a partir de 60 reais o kg das amêndoas.

    1. Gente, experimentem bater um punhado de castanhas de caju sem sal (+- 3/4 xícara) com 1 L de água por ao menos 2 minutos no liquidificador. Essa tem sido a base dos meus leites há um ano. A textura é ótima, pode misturar com outras castanhas e… não preciso coar nem deixar de molho!

  36. o que significa 1x de amêndoas.. desculpa ignorância é que estou começando agora a mudar a alimentação e queria uma opção para trocar o leite..

  37. Leite de milho…hum…fiquei com vontade de ver se dá certo! Lembrei das viagens pelo interior de São Paulo, o suco de milho nas paradas do ônibus. Alguém já fez? Juro que quero tentar.

  38. Pra mim o leite de aveia é mais gostoso. Acho que o mais difícil em se tornar vegetariana é parar com leite e com o queijo. Mas to conseguindo. 😉

  39. Sandra, antes de mais nada, gostaria de agradecer pelo carinho com que escreve suas receitas. Aprendo muito com seus conselhos. Queria perguntar se é vantajoso usar o “chinois” para coar os leites vegetais, sobretudo os mais difíceis de coar como o de aveia, por exemplo. Muito obrigada! Vânia Rall

    1. Vânia, infelizmente não vou poder te ajudar aqui porque nunca fiz leite de aveia em casa e nunca usei um chinois pra coar meus leites vegetais.Boa sorte.

  40. Olá, Sandra papacapim, eu fiz o leite de AMENDOIM e não gostei dele para tomar com Nescafé. Gostaria de usá-lo em alguma receita (vegana) SALGADA, já que não adicionei açúcar nele, mas revirei a internet e não achei nada. Alguma dica? Obrigada.

  41. Olá, Sandra! Fiz o leite de AMENDOIM e não gostei dele para tomar com Nescafé. Como posso usá-lo em uma receita vegana SALGADA? Revirei a net e não achei nada. Obrigada

  42. Não jogue fora o resíduo. Faça um patê de ricota: 1xic. de resíduo de leite de amêndoa, 2cs de suco de limão, 1/2 c chá de sal, temperos verdes a gosto, azeite de oliva para finalizar. Sirva com torradas de arroz ou qualquer outra de sua preferência.
    Uma delícia!

  43. Caramba, procurando receitas pra fazer a festa de 5 anos da minha filha, achei uma receita de patê seu, e você falando dos palestinos, e do veganismo, e tal e tal.. Né que eu lembrei de você.. mulher em região árabe falando de veganismo e tinha alguma coisa a ver com jornalismo também? Você reportou umas injustiças.. Sei lá, sei que é muito legal perder alguma postagem que te marcou pro cyberespaço quando eu tava grávida e reencontrar!!! Você falando que pegava amêndoas de um senhor perto e tal e tal.. Demais! É deus me puxando de volta pro caminho do vegetarianismo, hehe! Começando por uma festinha metade vegetariana metade vegana esse final de semana.. bora que eu chego lá!

  44. Sandra, gostaria de aproveitar o assunto sobre leites e perguntar se tem alguma forma de fazer leite de soja que seja agradável, mais saboroso??
    Amo os leites de soja prontos (de caixinha), mas estes tem conservantes, e no final não se tornam tão saudáveis…
    Estou fazendo um tratamento onde a soja é minha melhor amiga e preciso substituir urgente o leite de vaca, mas não sei como conseguir uma receita boa p fazer o leite de soja, tentei o extrato, mas achei mto ruim… conseguiria me ajudar?

  45. O leite é realmente gostoso. Mas as amêndoas são extremamente caras. Como boa parte dós alimentos destinados a parcela de ser saudável é caro. Infelizmente poucas pessoas tem acesso, como dizem, pra poucos esse luxo.

    1. Oi, Marcela. Isso aqui é um blog, não um “vlog”(o “v” significa “vídeo”). E eu sou vegana, sim, assim como o meu blog. O mel que sugeri é obviamente vegano: mel de agave, mel de engenho (que é como chamamos “melado” na minha região), mel de tâmara, mel de maçã… A palavra “mel” não significa somente a substância produzida pelas abelhas, mas qualquer adoçante natural, líquido e espesso.

Deixe uma resposta