Tofu: seu futuro melhor amigo

Tofu mexido

Um dos alimentos mais injustiçados que conheço é o pobre do tofu. Serei honesta: tofu puro, na melhor das hipóteses, tem gosto de absolutamente nada e na pior, tem um gostinho meio estranho (tudo vai depender da qualidade e frescor do tofu). A primeira vez que comi tofu foi em casa, há muitos anos atrás. Aquele bloco de massa branca passou do supermercado pra frigideira pro meu prato com o acréscimo somente de azeite e sal. No final da preparação o gosto tinha passado de “isopor” pra “isopor com sal”. A experiência foi tão traumática que só me aproximei de tofu novamente quando virei vegana. Pensei: “Misericórdia! Agora vou ter que me alimentar de isopor.” Mas eu estava determinada a não abrir mão do sabor no meu novo regime e pesquisei maneiras de deixar o danado do tofu mais saboroso.

Logo de cara descobri o óbvio: se você não temperar muito bem o tofu ele vai continuar com gosto de nada. Esse é um erro muito comum que os noviços em matéria de tofu fazem. Dizer que tofu é “queijo de soja” é perigoso. Entendo que sendo o resultado da coagulação do leite de soja, essa seja a maneira mais fácil de descrevê-lo. Mas as pessoas têm tendência a tratá-lo como queijo na hora de consumí-lo, ou seja, dar uma fritadinha, salpicar um pouco de sal e pronto (o erro que cometi anos atrás). Preparado assim, o resultado será sempre decepcionante. Porém quando tratado com carinho, temperado, marinado, grelhado, misturado a outros ingredientes, o tofu brilha com mil sabores diferentes. Pois essa é a mágica do tofu: por não ter gosto próprio, ele pode absorver o sabor de outros alimentos, ganhando um gosto diferente a cada prato.

Infelizmente, nem todo mundo entendeu isso. Todas as vezes que comi tofu em um restaurante saí extremamente decepcionada, ao ponto de hoje só comer o tofu que eu mesma preparo. Anne é louca por tofu mas sempre que ela exprime o desejo de pedir um prato com tofu em algum restaurante, sou obrigada a tomar o cardápio de suas mãos e dizer: “Nós não comemos tofu em restaurantes, lembra?” Sim, além de ser uma esnobe do chocolate também sou uma tirana do tofu.

No entanto, não precisa de muito esforço pra transformá-lo em algo gastronomicamente interessante. A receita de hoje é a prova que dando um pouco de atenção ao tofu, e acrescentando alguns ingredientes de gosto forte, ele se torna um prato saboroso que vai agradar vegs e não vegs.  Você pode usar esse tofu mexido pra fazer um sanduíche, comê-lo como prato principal ao lado de diversos acompanhamentos ou incorporá-lo a outras receitas, como uma torta salgada ou lasanha, por exemplo. Aqui em casa a gente gosta de comer tofu mexido nos domingos, quando trocamos o café da manhã por um brunch, acompanhado de pão integral, molho de queijo de castanha e salada crua.

Se sua relação com tofu não é  amigável, graças a essa receita você vai fazer as pazes com ele. E se você sempre quis experimentar tofu mas não sabia como prepará-lo, essa é a maneira mais simples e saborosa de incluí-lo no seu cardápio.

Tofu mexido

Essa é a minha receita básica. Dependendo do meu humor e do que eu achar disponível na geladeira, acrescento outros ingredientes. No final da receita você encontrará sugestões pra variar os sabores.

400gr de tofu firme

1 cebola

1 dente de alho picado

4 a 5cs de shoyo

1cc de cebola desidratada em pó (opcional)

1cc de alho desidratado em pó (opcional)

1cc de levedo de cerveja (opcional)

1 pitada de pimenta do reino

3cs de azeite

Se seu tofu for meio mole, você terá que retirar um pouco de água pra que ele se torne mais firme. Corte o bloco de tofu em fatias grossas. Cubra um prato raso e grande com duas folhas de papel absorvente. Disponha as fatias de tofu sobre o papel, cubra com mais duas folhas de papel absorvente e coloque outro prato raso, do mesmo tamanho, por cima, fazendo um sanduíche. Faça pressão com as duas mãos sobre o prato, espremendo bem o tofu pra retirar um pouco da água. Caso seu tofu já seja bastante firme, não precisa “drená-lo”. Esquente 2cs de azeite na maior frigideira que você tiver (antiaderente ou de ferro). Com os dedos, esfarele o tofu diretamente sobre a frigideira. Os pedaços têm que ser bem pequenos, lembrando a consistência de ovos mexidos, mas se alguns ficarem maiores você pode esmagá-los com a colher de pau mais tarde. Deixe dourar sem mexer durante 5 minutos, depois mexa bem pra dourar do outro lado, esmagando os pedaços maiores. Enquanto isso descasque a cebola e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Corte cada metade em fatias finas. Com a colher de pau empurre o tofu pras bordas da frigideira, deixando um espaço vazio no centro. Coloque 1cs de sopa de azeite no centro da frigideira e doure a cebola (assim você terá espaço pra dourar a cebola e ao mesmo tempo o tofu continua cozinhando dos lados). Quando a cebola estiver bem dourada junte o alho e deixe cozinhar mais 1 minuto. Misture o tofu com a cebola e alho e junte os temperos secos. Regue com 4cs de shoyo, distribuindo de maneira igual sobre todos os pedacinhos, e mexa até ele ser absorvido pelo tofu. Prove um pedacinho e acrescente mais 1cs de shoyo, se precisar. O shoyo aqui é o  ingrediente que vai dar sabor  ao tofu então acrescente o suficiente pra que fique bem saboroso, mas pare antes que fique salgado demais. Desligue o fogo e sirva imediatamente. Serve 3 pessoas como prato principal. Essa quantidade de tofu rende recheio suficiente pra 4-6 sanduíches ou 1 torta salgada/lasanha grande.

Pra incrementar seu tofu mexido acrescente ao prato pronto :

1 tomate picadinho (temperado com sal)

• um punhado de ervas frescas picadas (salsinha, manjericão, cebolinha)

• 1 cs de mostarda (ou a gosto)

• 1cc de orégano

• tomates secos picados

• azeitonas (verdes ou pretas) picadas

• cogumelos (acrescente as fatias de cogumelos crus ao mesmo tempo que o alho e deixe cozinhar alguns minutos até ficar macio)

• milho verde

• ervilhas

• 1x de molho de tomate (se o molho não for temperado, junte um pouco de sal também)

• o que mais sua imaginação mandar

44 comentários em “Tofu: seu futuro melhor amigo

  1. Colega Xambra… PRECISO que vc venha cozinhar pra mim… Todas as suas receitas são maravilhosas mas, além de ser um prego na cozinha eu morro de preguiça 🙁
    Saudades, sua magrela!
    Beijos

  2. Colega Mona, infelizmente tem um oceano e muita terra separando a minha cozinha da sua. Se você não criar coragem pra testar minhas receitas vai ter que continuar se alimentando de…. de que, mesmo?

  3. Oii, tudo bom?
    Booom, eu tenho algumas duvidas sobre o tofu, e talvez você possa me ajudar.. Realmente espero que possa..
    Eu vi em um dos seus posts você dizendo que comprava tofu em grandes quantidades e o congelava… As perguntas são: Como? Quanto tempo pode deixar congelado? EEE, o gosto/aparência se conservam? E pra descongelar?… (são muitas duvidas, não algumas, desculpe ): )

    Outra coisinha.. Você saberia me dizer se tofu pode ficar fora da geladeira? É que eu estava pensando.. Quando eu saiu de casa, geralmente com meus pais, ou pra fazer compras em algum lugar e tal, dificilmente encontro um lugar em que possa comer, a não ser uma salada aqui e ali, que muitas vezes são caras e não compensam nenhum pouco.. Portanto, estava pensando em quando for sair fazer um lanche para levar na bolsa e o seu patê de tofu com tomate seco aparece na minha frente no mesmo instante que eu penso em fazer lanches para carregar comigo por um dia.. Resumindo, você acha que pode? Deixar meu patezinho lá no meu lanche dentro da minha bolsa, praticamente num forno? E se não, teria alguma sugestão para eu passar no pão? (Eu arriscaria a maionese vegan maaas é pura gordura, não queria esse tipo de ‘solução’)

    Bom, esperando a resposta… Desculpe as muitíssimas dúvidas D:
    Beijos

    1. Raquel, não precisa se desculpar por fazer perguntas, é sempre um prazer ajudar.

      Sim, eu compro uma quantidade grande de tofu, corto em porções, coloco cada porção em um saquinho e congelo. Não sei quanto tempo pode ficar congelado, aqui em casa só deixei até no máximo um mês e ainda estava ótimo. Pra descongelar tem vários métodos. você pode usar o microondas ou tirar do congelador e colocar na geladeira na noite anterior, na manhã seguinte estará descongelado (depende do tamanho da porção, como faço porções pequeninas elas descongelam em uma noite). Depois de descongelado você precisa espremer o tofu entre as mãos pra retirar a água, pois congelar/descongelar libera muita água. Mas meu método preferido é descongelar diretamente na frigideira. Eu esquento a frigideira (sem óleo), coloco o bloquinho de tofu congelado dentro e, com a ajuda de um garfo e uma faca, vou cortando as partes que forem descongelando, virando o tofu pra todos os lador ficarem em contato com a frigideira quente por alguns segundos. Acho mais prático e a textura fica ótima (a água evapora durante o processo e os pedacinhos de tofu ficam bem firmes). Mas atenção: só uso tofu congelado pra fazer tofu mexido. Ao congelar/descongelar a textura muda completamente, boa parte da água é liberada e o tofu fica mais firme e com textura ligeiramente esponjosa. Isso é perfeito pra fazer tofu mexido (que em seguida pode servir de “mistura”, recheio de sanduíche ou torta, etc), mas pra fazer quiche ou meu patê é essencial usar tofu fresco, que fica cremoso depois de batido.

      Quanto ao tofu fora da geladeira, eu ja preparei sanduíches com meu patê de tofu que ficaram algumas horas fora da geladeira sem problema, mas não me arriscaria a deixá-lo um dia todo em uma bolsa-forno, como você disse. Nesse caso eu acho que um patê como hummus (gostoso e mil vezes mais nutritivo que uma maionese) seria mais aconselhável (já caminhei horas no deserto com um pote de hummus na bolsa, comemos tudo e todos sobreviveram sem nenhum efeito colateral:-) Só não coloque verduras (tomate, alface) dentro do seu sanduiche, pois ele estraga mais rápido. Leve em uma cumbuquinha à parte. Mas se você realmente quiser passar o dia todo com super sandubas na bolsa só tem uma solução: comprar uma lancheira térmica, como essa aqui http://gelakent.tempsite.ws/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=45 . Acho que no seu caso vale a pena.

  4. Há, então já já cortarei meu tofu e colocarei no congelador ! Teste nº 1 ^^ E quanto a lancheira ótima ideia, vou dar uma procuradinha. Obrigada pela atenção, e parabéns pelo blog, é muito muito muito bom !!

  5. Os chineses comem o tofu temperado com óleo de gergelim, ajinomoto e sal, junto com cebolinha picada. Eu gosto muito dele assim. Experimente, e veja se gosta também!

  6. Tenho que confessar uma coisa. Subestime esta receita.
    Muiiitooo boaaa!
    Quando vi a carinha desse tofu me lembrei de todas as minha experiências mal sucedidas com este alimento e deixei a receita de canto. mas venho aqui dar o meu testemunho e dizer que ainda bem venci me “pré-conceito”.
    Esta foi a melhor receita de tofu que comi . Pensei que nunca mais comeria “ovos” mexidos, na verdade descobri que existe coisa muito melhor. Obrigada por me proporcionar este prazer!

  7. Estou depositando todas as minhas fichas nesta receita,pois como disse, tbém acho esse queijo com gosto de nada, mas como minha filha não pode mais consumir leite de vaca e derivados, estou à caça de maneiras de “temperar” o queijo, só não vi nada ainda com relação à tempero doce.Obrigada ! Abço

    1. Mara, a primeira dica que eu te daria é a seguinte: não veja tofu como “queijo”, porque ele está longe de ser um. Acho que quando esse mal entendido se esclarece, as expectativas de provar algo que pareça com queijo desaparecem e podemos apreciar o tofu pelo que ele realmente é. Espero que você e sua filha gostem da receita.

  8. Hoje preparei pela primeira vez o tofu que comprei na Mundo Verde. Tomei sua receita como base e até falei sobre isso no meu blog e coloquei como referência seu post. Parabéns e obrigada por compartilhar suas receitas!

  9. Parabéns pelo blog, muito legal. Estou começando a consumir tofu agora, ainda não entendo quase nada. Preparei hoje um patê com manjericão e gostaria de saber se posso congelar o patê pronto. Obrigada.

  10. Eu li sua postagem, achei desafiadora mas levei meses até me aventurar. Só que não achei tofu para comprar (na verdade achei, mas ou eram muito ruins ou muito caros) e então, já que estava com coragem, resolvi fazer o meu tofu. FAZER, Oh Jesus. Mas me surpreendi porque deu certo logo na primeira. E na segunda. E sempre! Simples até: deixe 250g de soja de molho 5horas. Bata no liquidificador com a água do molho e um pouco mais. Coe. Eu jogo o bagaço na compostagem (hoje em dia eu faço até isto) e ponho o líquido numa panela fina e alta e levo ao fogo, mexendo para não grudar no fundo. Quando começar a ferver vai subir, coloco meio copo de água fria e ele baixa. Sobe de novo, mais meio copo de água fria. Pela terceira vez. Na próxima vez que subir, apague o fogo. Deixe esfriar 3 ou 5 minutos e despeje o caldo de um limão. Mexa até coagular tudo e coe. Se o líquido que sair estiver amarelado e transparente, ótimo, se estiver esbranquiçado, ponha mais limão e coe de novo. Ponha a massa numa forma que permita sair o resto do líquido com peso em cima e aguarde meia hora (eu peguei um pote de margarina – da época em que eu usava isso – e furei o fundo com um prego aquecido. Ponho sobre uma peneira e esta sobre uma bacia pequena. O peso ponho dentro de outro pote de margarina, que encaixa sobre ela). Como não uso conservante, prefiro comer em no máximo 3 dias. Ah, se ficar muito despedaçando é porque precisa apertar mais ou mais tempo. Pode colocar sal no momento de levar ao fogo, e outros temperos antes de colocar na forma. [senti vontade de contar isto – aprendi tanto com seu blog!]

  11. acho que o gosto do tofu também tem muito a ver com a procedência, passei anos detestando ele, tentei várias marcas e achava uma pior que a outra, aí encontrei uma japonesa que vende tofu fresco na feira, é uma delícia! não consigo mais parar de comer, almoço e janto o dito cujo!

  12. Gente, que delícia!
    Fiz hoje pela primeira vez pro meu jantar e meus pais provaram…
    Gostaram tanto que falaram pra eu fazer pra minha familía (inteira) inteira amanhã! Fato inédito uhuul
    Rumo ao veganismo
    Obrigada
    🙂

  13. Ola, no final da receita você diz para comer imediatamente; não posso guardar e comer outros dias essa mesma receita, ou seria melhor a da pasta que vou esperar que você coloque no site também? Agradecida , Lu.

  14. Fizemos aqui e o negócio ficou com um cheiro terrível, parecia carne, sei lá, nem conseguimos comer. Meu pai, que come até bicho morto, experimentou e disse que estava gostoso.

    Usamos tofu da Samurai e não estava vencido. Você tem alguma ideia do que pode ter acontecido e/ou o que fazer pra que isso não aconteça da próxima vez?

  15. Recentemente sentir essa vontade enorme de ser Vegano só que assim não sei onde compro o que começar a comer,não conheço ninguém que seja Vegano pra mim ajudar e me dar uma dica enfim,Quero muito mesmo ser Vegano.

  16. Recentemente estou sentindo uma vontade enorme de ser Vegano,Só que não sei onde comprar os ingredientes para incluir no meu dia dia,não conheço ninguém que seja Vegano,Resumindo queria ajuda de alguém pra mim da umas dicas e me ajudar nessa minha nova fase,pois quero muito.

  17. Ahhh…que lindo isso! Creme de castanha de caju prá substituir o creme de leite. Vou testar o mais rápido possível!!!!!!

    Nos tempos de ovo-lacto, eu tinha uma receita que amava de paixão, que era o macarrão com abobrinha e creme de leite. Super simples….e de comer rezando, de verdade!
    Quando decidi cortar o leite (além da vontade de me tornar vegana, ainda tinha que conviver com o mal estar gástrico toda vez que ingeria um derivado do leite…..) decidi fazer o tal macarrão com o creme de soja. Tentei o Naturis, da Batavo….tentei o da Olvebra….mas peloamordedeussssss…..que trecos horríveis! Eles estragaram minha receita e eu não tinha mais como comer meu amado macarrão.

    Agora há luz no fim do túnel…hehehehehehe….

    Obrigadíssima!

    1. Dãá pra fazer um creme de tofu pra acompanhar essaa receitas. Com um pouco de leitr vegetal polvilho azedo, sal e limão batidos no liquidificador. Leve ao fogo mexendo bem até ficar na consistência desejada =)

  18. Confesso que fiz o tofu mexido hoje no almoço com um pé atrás….na verdade, até diminuí a receita pela metade,com medo de ficar ruim…sério: meu trauma de tofu era grande!
    Mas no fim, ficou com uma aparência tão simpática (engana qualquer onívoro, que pode jurar que é um ovo mexido) e tão saboroso….que eu me arrependi de não ter feito o bloquinho de tofu inteiro!

    Com certeza vai fazer parte do meu dia a dia essa receita!
    Tô curada do trauma do tofu! Obrigada! rsrsrs

  19. Poxa, quis copiar a receita do tofu frito para meu arquivo (doc) a fim de facilitar da próxima vez que for fazer, mas verifiquei que vc não permite copiar….

    1. Basta fazer um ‘print screen’ da página com a receita, colar no Paint (aí você pode recortar só a parte que te interessa) e a receita é sua 🙂

  20. E foi hoje que experimentei esta maravilhosa receita!! 😀 Experimentei a versão simples, sem cebola e alho desidratados, e sem pimenta, que não apreciamos. Pois ficou inesquecível!
    Segui a receita, coloquei duas cebolas granditas e dois dentes de alho pequenos, fiz tudo com um azeite muito bom da Beira Alta (Portugal).
    Coloquei tudo na mesa, o tofu assim feito, o tomate cortadinho com cenoura crua às rodelas finas, o grão de bico com cebola picada, grelos de nabo e um pouco de arroz integral.
    Marido e filhos perguntaram o que era e eu disse que era tofu. Ah finalmente! disseram eles.
    Já no fim do jantar perguntaram, mas em que altura é que puseste os ovos? Os ovos??!!! Isso não tem ovos, claro! Não queriam acreditar! Muito melhor que ovos mexidos!
    Obrigada por estas partilhas tão boas que nos permitem arriscar em áreas de culinária pouco vulgares, ainda!
    😀

  21. Ainda não experimentei esta receita, mas parece apetitosa…. 🙂
    Já nas que faço (recentemente hambúrguer de tofu, courgete e cenoura) o tofu fica sempre com um sabor esquisito que enjoa e depois não sei como salvar a enorme quantidade de comida já preparada… Alguma sugestão?
    Obrigado 🙂

  22. Estou aqui jantando arroz,feijão branco, batata rústica…tofu mexido! Adaptei a receita: tofu soft drenado e espremido com garfo, refoguei cebola picadinha com azeite, tempero desidratado pra vinagrete(cebona, alho, cheiro verde e pimentão vermelho), açafrão da terra (cúrcuma), sal Marinho, uma pitada de coentro em pó. Ficou simplesmente delicioso !

Deixe uma resposta