Vinte e nove

Torta de maçã (a melhor de todas)

Dizem que os ciclos dos planetas têm uma influência na nossa vida. Saturno leva vinte nove anos pra dar uma volta completa ao redor do sol. Quando alguém completa vinte nove anos acontece o famoso “retorno de Saturno”, a primeira grande crise da vida adulta. É quando começam aquelas cobranças do estilo “Já conseguiu um diploma?”, “Já comprou uma casa?”, “Já casou?”, etc.  É quando as pessoas sentem aquela vontade urgente de mudar de vida. Meu vigésimo nono aniversário aconteceu algumas semanas atrás. Um belo dia de novembro acordei e tinha vinte nove anos. Olhei ao redor e esperei a crise.  Felizmente, ao fazer a análise desses vinte nove anos de existência, o saldo foi positivo. Realisei o grande sonho da minha vida, que era fazer faculdade no exterior. Descobri o que realmente quero fazer da vida e joguei fora o diploma da faculdade. Visitei vários países. Matei meu pai (foi Freud que mandou e é no sentido figurado) e perdoei minha mãe por não ter sido a mãe que eu sonhei em ter (quanto a me perdoar por não ser a filha que ela sonhou em ter, essa será minha missão durante os próximos vinte e nove anos). Fiz as pazes com meu corpo. Encontrei o amor da minha vida e tratei logo de casar com ela pra não perdê-la de vista. Não tenho casa, nem carro, nem sequer cartão de crédito e tudo que possuo cabe em uma mala (tirando minha vaquinha Macabéa), mas se engana quem pensa que isso me preocupa. Achei o meu lugar no mundo e sou muito feliz.

Porém me senti na obrigação de mudar alguma coisa na minha vida, em consideração a Saturno. Então decidi que não faria bolo de aniversário. Acho um absurdo ingerir aquela quantidade imensa de farinha de trigo e açúcar quando se tem tanta coisa mais interessante pra comer. Então resolvi criar a torta dos meus sonhos pra comemorar a mudança de idade e o novo ciclo. Eu tinha em mente uma torta de estilo européia, não essas confecções submersas em leite condensado e creme de leite que os brasileiros têm o (péssimo) hábito de consumir. Eu queria uma massa fina e crocante, com o mínimo de farinha possível e com amêndoas. Queria bastante recheio e o recheio tinha que ser maçã porque sobremesas com frutas são as minhas preferidas. As maçãs tinham que ser flambadas no rum, pois nada como um pouquinho de álcool pra transformar uma sobremesa simples em algo especial. E ao invés de fazer uma torta grande, queria tortinhas individuais pois comer uma mini-torta é mais gostoso do que comer uma fatia de torta. Precisei de quatro tentativas pra chegar ao resultado que eu estava procurando (por isso só estou publicando a receita agora) mas consegui fazer a torta de maçã perfeita, a melhor que já comi.

Nunca mais quero bolo de aniversário, a partir de agora só quero essa torta.

Torta de maçã n°29

A receita é longa porque explico cada passo em detalhes, mas fazer essas tortinhas é super fácil. Se quiser uma sobremesa ultra especial, sirva com sorvete de baunilha vegano. Iogurte de soja de baunilha também é um ótimo acompanhamento.

Massa:

1x de amêndoas em pó (mais ou menos 3/4x de amêndoas inteiras)

2/3x de farinha de trigo

2cc rasas de açúcar demerara

2 pitadas de sal

½ cc de canela

4cs rasas de óleo de coco gelado

2cs de água gelada

farinha de trigo pra polvilhar

um pouco de leite de soja pra pincelar (opcional)

Recheio:

4 maçãs grandes (ou 6 pequenas)

suco de limão

1cs de  óleo de coco

1cs de açúcar demerara

2cs de rum

canela

Massa:

Se não encontrar amêndoas em pó, triture ¾ x de amêndoas inteiras no liquidificador até atingir a textura de areia fina. Se alguns pedaços ficarem inteiros, pique-os o mais finamente possível com uma faca afiada. Misture as amêndoas em pó com a farinha de trigo, o açúcar, o sal e a canela. Junte o óleo de coco gelado e misture com um garfo até a massa atingir um aspecto granulado. Junte 2cs de água gelada e mexa com um garfo até todos os ingredientes se misturarem, depois use as mãos e amasse ligeiramente até ficar homogêneo. Forme uma bola, envolva a massa com um pedaço de filme plástico e coloque no congelador enquanto prepara o recheio.

Recheio:

Descasque as maçãs (eu gosto de descascar metade das maçãs e deixar a outra metade com casca: é mais bonito e a textura fica mais interessante), corte cada maçã em quatro e regue com um pouco de suco de limão pra impedir que elas escureçam. Corte cada pedaço de maçã em fatias finas e regue com mais suco de limão, se preciso. Derreta o óleo de coco em uma frigideira grande e funda (se for de ferro, melhor ainda). Despeje as fatias de maçã na frigideira e cozinhe em fogo baixo até a maçã ficar macia. Polvilhe o açúcar e mexa delicadamente pra não quebrar as fatias. Junte o rum e incline a frigideira sobre a chama do fogão pra flambar as maçãs. Quando a chama se apagar desligue o fogo e deixe esfriar. Se não conseguir flambar, ou se tiver medo de brincar com fogo, não tem problema. Deixe a frigideira no fogo por alguns minutos e o rum vai evaporar naturalmente.

Montagem:

Aqueça o forno em temperatura média. Espalhe bastante farinha sobre a superfície de trabalho. Retire a massa do congelador e, com uma faca, divida em quatro porções iguais. Pegue um pedaço e coloque os outros de volta no congelador. Estique a massa (com as mãos ou rolo), formando um círculo um pouco maior que um CD. A massa é grudenta e você vai precisar polvilhá-la com farinha pra que ela não grude nas suas mãos. Use uma faca longa e reta pra descolar a massa da superfície de trabalho e transferi-la pra uma placa de alumínio, ou forma rasa (não precisa untar). Coloque a forma na geladeira enquanto prepara as outras três mini-tortas. Como a massa é rica em óleo, é importante mantê-la gelada senão ela amolece demais e fica impossível de ser manipulada. Divida o recheio em quatro e disponha cada porção de maçã sobre os discos de massa, deixando 1,5cm de borda sem recheio. Dobre as bordas sobre as maçãs, formando um “muro” ao redor do recheio. Não precisa ser perfeito, o charme dessas tortinhas é o visual rústico. Pincele as bordas com um pouco de leite de soja (opcional, a vantagem de fazer isso é que a massa vai ficar mais douradinha) e polvilhe com canela. Asse as mini-tortas até a massa ficar bem dourada (no meu forno velhinho leva de 20  à 30 minutos, mas isso varia de acordo com a temperatura do seu forno). Sirva morna. Rende quatro mini-tortas.

28 comentários em “Vinte e nove

  1. adorei o post. Nem sabia dessa crise dos 29. Bem, ainda tenho 2 anos e 2 meses pra realizar meus sonhos. Quero muito experimentar sua torta. Looks delicious!
    P.S. fico muito feliz em saber q vc ja realizou muitas coisas em sua vida e está feliz! E já matou seu pai e aceitou sua mãe. Só falta eu né!?
    bjins

  2. Olá :o)
    … de Portugal um Abraço vegano, e sem mais, porque não há mais nada, de facto, Agradeço-te Tua Presença neste Planeta, Lindo que é, por acolher e Fazer Crescer Pessoa com Tu :o)
    … muito Obrigada … e nem sei muito Bem por quê :o)
    Abraço e Novo Ano para ti e para os teus …. (pai e mãe incluídos :o)
    Parabéns !

  3. .. depois deste meu comentário, voltei ao Papacapim várias vezes …
    visitei várias páginas e, a cada uma delas, conheci melhor as vossas vidas … meus ainda Parabéns :o)
    Só hoje, vi tua resposta (tinha-me esquecido, onde tinha colocado o comentário :o) … e neste entretanto, já experimentei duas receitas …
    1- choco-banana (que minha filha Sara de 6 anos “devorou”) e
    2- queques natalícios que, apesar de ficarem “ligeiramente” diferentes (mas prometo que assim que tiver limões, eu irei fazer fielmente) … foram “devorados” pelo meu sobrinho Diogo ( de 4anos) :o) (minha filhota não os achou muito “interessantes”, como ela mesmo disse :o)
    é que substituí o sumo de limão e raspa por … (olha só a “ousadia” ) .. por kiwi :o) …
    bem, por mim estavam deliciosos … mas, certa, sei que a versão original devem fazer deles um deslumbre de Natal :o)
    … estão a ver, porque estou tão Agradecida … que Inspiração a Vossa :o)
    … mais uma, Vez, e nunca de mais, Muito Obrigada :o)
    …. Abraço Português … e de Portugal :o)
    p.s. … também foi minha estreia… enviar uma comentário para a Terra Santa :o)

    1. Fico até sem jeito diante de tantos elogios. Realmente, trocar o limão por kiwi foi uma escolha ousada. Eu não sou fã de kiwi e acho que reagiria como sua filhinha. Espero que o blog continue te inspirando e não deixe de deixar suas impressões se testar outras receitas. Um abraço da terra santa.

  4. Olá! Essa receita parece deliciosa, adoro recheios de maçã, mas gostaria de saber se é possível trocar a farinha de trigo normal por integral.

    Desde já agradeço, abraços!

  5. Sandra querida, fiz essa tortinha neste fim de semana, mas em vez de maçãs usei bananas bem doces, ficou divinoo.. Obrigada por essa maravilhosa receita!!!

  6. Oi Sandra, amei esta receita, mas queria saber se posso substituir a margarina por algum óleo vegetal. Vc já fez este teste? Que óleo e que quantidade usar? Muito obrigada.

    1. Fernanda, já fiz usando azeite (substituí a margarina das minhas receitas mais antigas por azeite, tanto nos pratos doces como salgados), na mesma quantidade indicada na receita. Use um azeite de sabor suave e o resultado final será muito melhor do que com margarina:)

  7. Olá papacapim, queria experimentar a receita mas sem a margarina na massa e o acucar. O acucar substituiria por melado de agave, mas será que daria para subtituir a margarina da massa por azeite por exemplo? Ou nao daria consistencia? Beijocas!

  8. Olá Sandra! Meu nome é Juliana, sou Ovo lacto vegetariana faz 3 anos e quero muito virar vegana. Vi a receita no Vege Tv e fiquei louca de vontade de provar. A farinha de amêndoas da um gosto maravilhoso na massa. A minha massa ficou escura, pois encontrei amêndoa moída com casca.
    Adorei seu site, Parabéns!

  9. Olá Sandra! Obrigada pela receita deliciosa! Queria saber se posso fazer a receita pela amanhã, sem assá-la completamente, e esquentá-la à noite para a ceia de natal. Obrigada!!

  10. Obrigada pela receita! Chamei duas amigas e fizemos a receita e depois saboreamos com chá. Ficou muito bom! Não tinha amêndoas na hora, daí substitui por castanha de caju crua, deu certo do mesmo jeito e a massa ficou parecendo um biscoitinho.

  11. Fiz a torta, todos aqui em casa adoraram! Tive muita dificuldade na execução pois aqui no Rio tá fazendo 40 graus (!) e por mais rápida q eu tenha sido ao manipular a massa (mesmo tendo deixado ela no freezer) a margarina derretia em segundos e se desmanchava toda quando ia passar os discos pra assadeira. Perdi a conta de quantas vezes enchi a massa de farinha e voltei pro freezer e tornava e tentar abri-la… Mesmo com esse malabarismo todo e pelo menos o dobro de farinha na massa, as tortinhas fizeram o maior sucesso aqui em casa, imagina se tivesse feito tudo certinho! Vou esperar o inverno pra fazer denovo, também pretendo testar com azeite e/ou óleo de côco. Muito agradecida pelas inspirações! xD

  12. Ownnn, faz isso não! 🙁 Amanha é aniversário de uma pessoa muito especial. Como eu não tenho internet em casa, ia copiar pra fazer essa deliciosa torta de maçã. Mas não dá mais pra copiar 🙁 e Agora?? Faz isso não! Desbloqueia esse troço por favor :(( Como vou poder ver as receitas em casa? sem internet? :(((((((((((((((((

  13. Não sei o que eu fiz que a minha massa desmoronou e virou um pó. Não sei se eu deixei muito tempo no congelador ou se foi porque eu fiz uma torta só grande ou se foi porque eu deixei queimar um pouco. Fui olhar se tinha acontecido isso com alguém mas só tem gente elogiando. Outro dia eu tento de novo.

    1. Talvez os três motivos reunidos… Massa de torta é algo sensível a diferentes fatores como umidade do ar, temperatura ambiente. Imagino que ela ficou seca demais (se virou pó depois de assada) e pra completar ela ficou ainda mais ressecada por causa do calor do forno (se você deixou queimar). Tente deixá-la mais úmida da próxima vez e fazer as tortas individuais, que assam mais rápido e tem menos risco de queimar. Boa sorte.

      1. Eu não vi que tu tinha respondido. Depois eu vi que eu confundi os potes e coloquei extrato de soja em vez de farinha de amêndoas. Obrigado pelas dicas mesmo assim.

Deixe uma resposta