Está faltando alguma coisa no seu prato?

Burguer de lentilha e beringela

Esse fim de semana hospedamos uma amiga australiana aqui em casa. Eu não conheço muitos australianos, mas parece que o churrasco é uma parte essencial da vida deles. Essa amiga se comportou como uma boa australiana adoradora de churrasco durante os últimos 61 anos, mas mês passado ela recebeu uma notícia que a fez refletir sobre suas escolhas alimentares. Seu médico avisou que com a taxa de colesterol e pressão altíssimas, casos de infarto na família e muitos quilos em excesso, ela se encontrava em uma situação de alto risco. O alarme na cabeça dela disparou e dias depois ela chegou aqui em casa dizendo que queria ser vegana por três meses pra baixar suas taxas e recuperar a saúde perdida. Quando eu disse que Bill Clinton também estava seguindo um regime quase exclusivamente vegano (ele come peixe de vez em quando) pelos mesmos motivos, ela se empolgou ainda mais. Se Bill conseguiu, ela também ia conseguir! Antes de ir embora ela me pediu dicas sobre alimentação vegetal, nutrição e até pegou emprestado um dos meus livros de receitas veganas.

Então quando a vi sábado passado, um mês depois do nosso último encontro, a primeira coisa que fiz foi perguntar se a mudança de regime tinha dado certo. Pelo jeito a determinação dela foi mais forte que as tentações e, tirando algumas escapulidas (“Só uns pedacinhos de frango assado aqui e acolá, mas é menos mal que queijo, não?”), ela se mantém firme na decisão. Claro que o fato de ter perdido alguns quilinhos sem fazer esforço, de estar se sentindo melhor, mais leve e com mais energia foram vitais pra ela querer continuar nesse caminho. Fiquei muito feliz em escutá-la dizer que já se acostumou com leite de soja, que passou a comer aveia todas as manhãs e que aprendeu a cozinhar, e apreciar, vários pratos veganos. Ela confessou que no entanto ainda estava se acostumando psicologicamente com a ausência de carne no prato. É que depois de uma vida inteira acomodando as verduras e cereais ao redor de um pedaço de proteína animal, ela sentia uma certa dificuldade em ver como prato principal o que antes não passava de um acompanhamento.

Embora eu nunca tenha tido esse problema,  entendo o que ela quis dizer. Pra fazer a transição de regime com sucesso, é preciso repensar a maneira como compomos as refeições. Muitos recém-vegetarianos procuram desesperadamente um substituo pra a proteína animal que eles possam preparar da mesma forma e consumir em todas as refeições. Isso explica, na minha opinião, o sucesso da proteína de soja. Mas eu acho que se concentrar em um único alimento, mesmo vegano, não é inteligente: você acaba privando seu organismo, e suas papilas, da grande diversidade de vegetais que a natureza nos oferece. Se aprendermos a tratar os vegetais com a atenção que eles merecem, eles deixarão de ser coadjuvantes e brilharão no papel principal. Hoje eu fico totalmente satisfeita com um risotto de cevada, por exemplo, e não sinto de maneira alguma que tem alguma coisa faltando no meu prato.

Mas se você ainda acha importante acompanhar seus legumes de algo mais sólido, de uma “mistura” (é assim que gostamos de chamar a proteina principal, sempre de origem animal, no Nordeste), esqueça a danada da soja e experimente esses burguers. Bolinhos salgados, ou burguers, são uma ótima opção pra preecher essa lacuna. Ricos em proteína, mas sem a gordura e o colesterol presentes na carne, eles são deliciosas opções de “prato principal” e acompanham perfeitamente legumes, saladas ou o feijão com arroz diário, complementando qualquer refeição. Eu já publiquei uma receita de bolinhos salgados aqui, mas a receita de hoje é minha última, e mais saborosa, criação do gênero. O sabor defumado das beringelas misturado com lentilhas e especiarias produz um resultado delicioso. Ao combinar lentilha (leguminosa) com aveia e farinha de rosca (cereais) temos uma proteína completa, então esses burguers são perfeitos em todos os sentidos. Eu os servi acompanhados de uma salada de beterraba e rúcula, então vou incluir essa receita também. Mas se quiserem acompanhá-los de outra coisa garanto que eles não vão reclamar.

Eu criei essa receita pra mostrar à nossa amiga australiana uma maneira saudável e gostosa de preencher o vazio deixado pela carne no seu prato. Ela adorou e voltou pra casa com a receita dentro da bolsa. Será que meus burguers vão ajudá-la a se manter no regime vegano e a recuperar a saúde? Espero que sim. Mas enquanto isso se eles ajudarem você a incluir mais variedade e sabor ao seu cardápio eu já fico feliz.

Burger de lentilha e beringela

Assar as beringelas diretamente na chama do fogão é importante pra dar um sabor defumado ao legume. Veja aqui como fazer.  Eu gosto de fazer minha própria farinha de rosca. É simples e mais nutritivo: basta assar algumas fatias de pão integral e triturar tudo no liquidificador. Esses burguers podem ser congelados e ficam ainda mais gostosos depois de uma temporada no congelador, por isso é uma boa idéia dobrar a receita e congelar uma parte. Não precisa descongelar os bolinhos antes de assar, coloque diretamente na frigideira e cozinhe como explicado na receita.

2 beringelas médias (1x de polpa assada)

1 ½ x de lentilha cozida

1 cebola picadinha

3 dentes de alho picados

1x de farinha de rosca

½ x de aveia fina

½ cc de semente de coentro em pó

1cc de cominho

2cs de shoyo

1cs de suco de limão

1cc de raspas de limão (orgânico, se possível)

2cs de azeite, mais pra cozinhar os burguers

sal e pimenta do reino a gosto

Asse as beringelas na chama do fogão até elas ficarem bem macias e a casca ficar completamente carbonizada (instruções aqui). Abra as beringelas no sentido do comprimento e recolha a polpa com uma colher. Você vai precisar de 1x de polpa pra receita. Se tiver um pouco mais reserve pra outro uso (muta’bal, por exemplo).

Aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e refogue mais 30 segundos. Desligue o fogo e junte todos os outros ingredientes. Misture bem e amasse ligeiramente as lentilhas com as costas de uma colher de pau. A massa não precisa ficar uniforme, lentilhas inteiras são bem vindas (clique na foto pra ver melhor a textura dos meus burguers). Prove e corrija o tempero. Depois de fria deixe a mistura descansar pelo menos meia hora (pode ficar até uma noite inteira) na geladeira, assim os sabores se intensificam e fica mais fácil de formar os burguers.

Retire colheradas de massa e, com as mãos, forme uma bola ligeiramente achatada. Use 1cs cheia de massa por burguer (burgers maiores não vão assar direito e podem se quebrar).  Espalhe uma fina película de azeite em uma frigideira grande e aqueça em fogo alto. Disponha de 4 à 6 burgers, dependendo do tamanho da sua frigideira, e cozinhe tampado até ficar dourado de um lado. Com uma espátula, vire os burguers com cuidado e deixe dourar do outro lado, dessa vez descoberto. Repita a operação com os burgers restantes. Resista à tentação de colocar azeite demais na frigideira. Os burgers cozinham no vapor (por isso é importante tampar a frigideira) e um pequena quantidade de azeite é suficiente pra deixá-los dourados. Se preferir, você pode assá-los no forno, em uma placa ligeiramente untada com azeite.

Rende aproximadamente 15 burguers.

Salada de beterraba e rúcula

Salada de beterraba e rúcula

Acho que a doçura da beterraba combina muito bem com o picante da rúcula. As folhas de hortelã são opcionais, mas elas acrescentam um frescor delicioso à salada.

2 beterrabas médias cozidas*

1 punhado de rúcula

1/3 x de folhas de hortelã (opcional)

3cs de azeite

2cs de vinagre balsâmico

sal e pimenta do reino

Descasce as beterrabas e corte-as em cubos pequenos. Lave e rasgue a rúcula em pedaços. No prato que for servir, disponha a rúcula, os cubos de beterraba e a hortelã. À parte misture o azeite, o vinagre balsâmico, uma pitada generosa de sal e pimenta do reino à gosto. Misture bem e despeje sobre a salada. Serve 2-4 porções.

* Aprendi com minha mãe à cozinhar betterabas inteiras na panela de pressão. Preserva as vitaminas e cozinha bem mais rápido.

15 comentários em “Está faltando alguma coisa no seu prato?

  1. Experimente com qualquer outro tempero que você goste, ou use só o cominho que já dá bastante sabor. Mas aí em Londres tem semente de coentro (em pó e inteira) em todos os supermercados. Tenho certeza que você não vai ter dificuldade nenhuma em encontrar.

  2. ontem fiz essas 2 receitas… a berinjela achei que ia dar tudo errado, menina, mas que delícia!! mais uma vez obrigada pela sua disposição em fazer e compartilhar essas delícias, inclusive de jeito claro, explicadinho que até eu (que não me dou bem com a cozinha) tenho conseguido fazer… bjs

  3. Sandra,
    Fiz e adorei, uma delícia!!
    Mais uma para meu caderninho de receitas.
    Você está presente diariamente aqui me casa rs.
    Você não tem idéia de como meu estômago está mais feliz depois que conheci seu blog.
    Coitadinho, antes viva entupindo ele de soja, acho que ele nunca foi tão mimado quanto agora.
    Minha vida pode ser resumida em A.P / D.P ( antes papacapim/depois pacapim).
    Acho que antes eu era uma “papasoja”, obrigada sandrinha por ter me levado para a luz!!
    bjs
    Susana

  4. Hoje o meu jantar foi com um destes burgers. Que delícia! Já imprimi a maior parte das suas receitas e fiz muitas, algumas já repeti e algumas amigas minhas, que não são vegetarianas também estão rendidas!A salada de feijão preto e manga é um sucesso!O puré de feijão branco e brocólis idem! Nunca fui muito fã de derivados de soja, excepto o tofu e o molho de soja.
    Gosto muito das suas receitas porque transformam ingredientes que todos encontramos em verdadeiros manjares!

    1. Que delícia ler esse seu comentário! Fico tão feliz quando minhas receitas fazem sucesso com onívoros:-) E que bom que você entendeu a filosofia da minha culinária: transformar ingredientes comuns em algo delicioso.

  5. Sandra, essa receita faz o maior sucesso aqui em casa, quase toda semana meu marido pede. Um dia desses eu não tinha lentilha em casa e substitui por feijão branco, ficou uma delícia também. Obrigada por suas receitas inspiradoras. Beijos

  6. Venho direto do meu processo agradável de digestão de ambos os pratos para dizer muito obrigado por compartilhar receitas tão gostosas!
    Não sou muito de comentar mas sempre passeio por aqui e gosto de tudo; a sua simpatia ao escrever, as fotos, as escolhas e principalmente as maravilhosas receitas! 🙂
    Beijos!

    1. Pois olha, nem esperei vc me responder. Acabei de fazer ficou delicioso.

      Mas mudei praticamente tudo. Preservei as proporções, mas no lugar de beringela, pus abobrinha; acrescentei pimentão picado, que adoro; troquei a farinha de rosca pela de milho; tirei o shoyu e botei páprika.

      Tô comendo ajoelhada aqui na minha cozinha, pq ficou DIVINO, ave!

      Muito obrigada 🙂

      1. Clara, fico feliz em saber que a sua versão deu certo. Receitas servem principalmente pra inspirar e devem ser adaptadas de acordo com nossos gostos.

  7. Muito obrigado por todas as receitas que estão postadas nos seu Blog. Tudo é simplesmente sucesso!!! E vejo que poderia ter este sucesso por mais tempo, devido aos comentários de 2012!!! Mas sou grato pelo o momento certo que encontrei seu blog com receitas e dicas Divinas que fazem Sucesso aonde vou sendo Vegano, Onivaros… Não importa sucesso aonde levo suas receitas. Muito Obrigado!!!

  8. Querida Sandra, infelizmente, estou em um período de restrição alimentar com beringelas! É muito trágico rs Entendo que a polpa deve ajudar a dar liga no burguer, você acha que posso substituí-la por algum outro legume?

Deixe uma resposta