Feijão com entrevista

Salada de feijão e milho

Tem essa salada de feijão que fiz semana passada que é tão gostosa que preparei de novo dois dias depois. Mas tem também uma entrevista minha no site Vista-se. As duas coisas me deixaram muito feliz e não sei do que falar primeiro.

Comecemos pela entrevista. Em novembro a super simpática Renata Octaviani do Veg Vida perguntou se eu topava ser entrevistada por ela. Eu topei e a longa lista de perguntas que ela me enviou acabou rendendo um texto quilométrico, o que precisou de muita edição (e seis mãos pra fazer o trabalho). O resultado pode ser conferido aqui. Eu consulto o Vista-se regularmente e sempre fico impressionada com a qualidade do trabalho do pessoal, logo estou mais que honrada de aparecer por lá. Obrigada mais uma vez, Renata, e não esqueça que as portas do meu humilde lar continuam abertas, caso você queira nos visitar.

Agora a salada de feijão. Gostaria de ter uma história mais interessante pra contar, mas a verdade é que não sei bem como surgiu a idéia de preparar essa salada. Acho que foi assim: vi várias receitas de salada de feijão preto com milho (aparentemente um clássico tex-mex) na internet, fiquei com vontade de experimentar, um dia acordei com vontade de comer feijão, lembrei da salada, improvisei com os ingredientes que tinha na cozinha, adorei o resultado, dois dias depois refiz a salada, me apaixonei pelo prato, fim. Pra uma pessoa que adora comida com história como eu, isso é um pouco frustante, mas a salada é tão boa que compensa. Lembra as saladas de feijão verde que fazemos na minha terra (o RN), mas com milho, cominho e sem feijão verde. Usei feijão vermelho no lugar do feijão preto tradicional, porque era o único que tinha em casa, mas gostei tanto que acho que vou usar sempre o vermelho. Esse feijão é mais firme e mantém a forma depois de cozinhado, perfeito pra saladas, além de ter uma cor linda.

Eu sou louca por feijão, mas com o escaldante verão palestino cada dia mais próximo, a idéia de comer algo quente e pesado não me apetece nem um pouco. Por isso fiquei tão feliz em ter encontrado um prato à base de feijão mas que é leve e fresquinho. Agora vou poder comer feijão mesmo quando fizer 40° lá fora, sem derramar uma gotinha sequer de suor. Não sei o que é melhor: entrevista no Vista-se ou comer feijão o ano todo.

 Salada de feijão e milho

Obviamente, você pode usar feijão preto no lugar do feijão vermelho. Só não esqueça de cozinhar com sal suficiente (acrescente o sal no final do cozimento) pro feijão ficar mais gostoso. Tentei fazer saladas com feijão cozinhado só na água e mesmo acrescentando sal depois, o interior dos grãos continua insosso. Eu uso cebola verde porque não sou muito fã de cebola crua, mas cebola roxa é mais tradicional nessa receita. Assim como no creme de milho, milho fresco faz toda a diferença então é melhor não usar enlatado. Feijão e milho juntos formam uma proteína completa (lembrem-se do mantra vegano “leguminosa + cereal = proteína vegetal completa”) então essa salada pode ser servida como prato único.

 2x de feijão vermelho cozido (sem temperos mas com sal)

1x de milho fresco (cerca de 1 espiga) ou congelado

1x de pimentão em cubinhos (uma mistura de verde e vermelho, se possível)

1/2x de cebolinha picadinha (ou cebola roxa)

1 tomate em cubinhos

1 punhado de coentro picado (usei 3/4x)

1cs de azeite

Vinagrete:

1/3cc de semente de coentro em pó

1/3cc de cominho

4cs de azeite

4cs de suco de limão

sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça 1cs de azeite em uma frigideira e refogue o milho até ficar macio e bem dourado. Tempere com sal a gosto. Na tigela em que for servir, junte todos os ingredientes da salada, menos o coentro. Combine os ingredientes da vinagrete e despeje sobre a salada. Misture bem pra cobrir todos os legumes com o molho. Junte o coentro e misture mais uma vez. Sirva imediatamente ou, melhor ainda, deixe a salada repousar meia hora em temperatura ambiente pros sabores se acentuarem. Serve 4 porções como acompanhamento, 2 como prato principal (o que prefiro).

8 comentários em “Feijão com entrevista

  1. Conheci seu blog exatamente através dessa entrevista e fiquei quase uma manhã inteira só lendo os posts.
    (Ainda bem que depois veio o almoço, pq ficar vendo as fotos das suas receitas não é fácil…dá uma vontade de comer…rs!).
    Minha mãe que adora salada com feijão, ela inventa às vezes umas saladas diferentes, imagino que ela iria adorar essa!
    Eu já prefiro o feijão “tradicional” aqui do Brasil, sabe? Aquele que todo mundo come com arroz (e que eu não sei como é chamado, hehe) mas a salada parece ter ficado mto boa!

    Parabéns pelo blog! Ainda to lendo os posts, mas posso dizer que estarei aqui sempreee!

    Bjos!

    1. Eu também prefiro o feijão “tradicional”, como você disse. Quando era pequena comia uma pratada de feijão frio no jantar e achava aquilo a melhor coisa do mundo. Ainda aprecio um prato de feijão puro, mas a salada é mais apropriada pros dias de calorão (que aqui são muitos). Espero mesmo te ver sempre por aqui, Leticia. As portas do blog (deveria dizer “janelas”?) estarão sempre abertas. Um abraço da terra santa.

  2. Oi Ninha, tô com saudades e suas receitas de algum modo me aproxima de vc, e feijão é feijão, todo brasileiro gosta. Amei a reportagem no site vista-se, aos poucos, todos conhecerão seu trabalho e assim vcterá mais aliados na luta em prol da vida ( humana e animal). Sou consciente das minhas fraquesas, mas torço pra que tenha no mundo mais pessoas como vc e nemos como eu. rs rs rs. Bjos e parabéns pelas receitas.

  3. Afe, minha mulher fez essa receita ontem… Uma semana sem carne e essa foi a coisa mais gostosa que comi, de longe! A combinação é perfeita!

  4. Sandra, há 01 semana iniciei um processo pra mudar minha alimentação, eliminar a carne da minha vida. Moro em uma ilha com abundância de peixes, acho que ainda vou demorar um pouco pra deixá-los, mas estou bem decidida a começar o caminho. Boi e frango já comecei etem sido mais fácil do que imaginei, apesar que só tem 1 semana né? rsrsrs Hoje fiz essa salada, mas com feijão preto. Ficou incrível, deliciosa demais, não usei milho em lata, tudo fresquinho, ficou muito boa! Me senti bem alimentada e meu corpo tem reagido muuuuito bem a tudo isso. Eu adoro o seu blog e as suas receitas, obrigada!

    1. Também adoro essa salada, Raquel. Vou ficar aqui torcendo pra sua transição ser um sucesso e que esse novo caminho traga muitas receitas deliciosas pro seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta