Aqui vai mais um a colaboração com a Vege TV. Dessa vez fui parar em Londres pra preparar minha salada preferida. Tenho que agradecer à minha querida amiga Cida por ter deixado eu transformar sua cozinha em estúdio (a coitada nem sequer comeu da salada!). Vou aproveitar o ensejo pra mandar um recado pra ela: a vasília de plástico que aparece no final do vídeo é sua e mora hoja na minha cozinha. Desculpa. Obrigada. Da próxima vez terá salada pra você.
Salada de batata, tofu defumado e uva
Essa salada precisa começar a ser preparada no dia anterior, mas garanto que vale a pena. Ela fica ainda melhor no dia seguinte, depois de ter passado uma noite na geladeira.
Para preparar o tofu
1/2x de shoyo
1/2x de água
1cc de alho desidratado (ou 1 dente de alho pequeno ralado)
1/2cc de alecrim desidratado
1/2cc de tomilho desidratado
1cc de levedo de cerveja
200gr de tofu defumado (firme), cortado em cubos pequenos
um pouco de azeite
Molho
180gr de tofu sedoso
1cc de alho desidratado
1cc de alecrim fresco
1/3cc de pimenta do reino moída
3cs de azeite
1cs de suco de limão
sal a gosto
Salada
1kg de batata
6 cebolinhas pequenas picadas (a parte branca e uma parte do verde)
3 galhos de salsão picadinhos (um pouco mais de 1x)
1 1/2x de uvas roxas, cortadas ao meio (retire as sementes)
1cs rasa de alecrim fresco (jovem, com folhas macias)
sal a gosto
Na véspera misture os 6 primeiros ingredientes e coloque o tofu nessa marinada. Deixe na geladeira por uma noite. No dia seguinte separe o tofu da marinada (reserve pois pode ser usada novamente), aqueça um pouco de azeite e doure os cubinhos. Reserve. Descasque as batatas, corte em pedaços médios e cozinhe no vapor (cuidado pra não cozinhar demais). Enquanto as batatas cozinham prepare o molho. Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o azeite, até ficar homogêneo. Junte o azeite aos poucos, com o motor ligado. Reserve. Quando as batatas e o tofu estiverem frios prepare a salada. Misture a batata com o salsão, a cebolinha, as uvas e o molho. Por último junte o tofu e mexa delicadamente. Deixe a salada descansar na geladeira por 2 horas antes de servir (fica melhor ainda de um dia pro outro). Rende 4 porções.
Sandra me deixando com água na boca desde que conheci o papa capim. O vídeo ficou ótimo. E da próxima vez que tu for a Londres tem que deixar uma salada dessas pra tua amiga. rs
Pois é, sou uma amiga ruim:-(
Uma das minha grandes dificuldades em fazer salada é com as coisas verdes. Fatalmente vou acabar estragando (a não ser que passe a semana toda comendo a mesma coisa) e acabo não comprando 🙁
A única coisa verde e fresca que compro e preparo é o brócolis. Salsão, cebolinha, couve, e até mesmo alface… Não compro nada disso, se não estraga (marido não come “verde”).
Vc tem dicas de conservação pra folhas em geral?
Ameeeei sua salada, adoro batatas e esse tofu pareceu super delícia 😉
Menina, você perguntou a pessoa certa 😉 Não aprendi nenhuma receita com a minha mama (ela detesta cozinhar), mas ela me ensinou algo valiosissimo: como conservar folhas. Eu estava guardando essa dica pra ensinar aos meus filhos, mas como você perguntou primeiro (e como não quero ter filhos) vou dividir a sabedoria de dona Oziné com você. Assim que chegar em casa com suas coisinhas verdes lave tudo, envolva (ainda bem umido) com um pano de prato limpo e coloque em uma vasilia de plastico grande, com tampa. Depois é so guardar na geladeira e as folhinhas conservarão a “frescura” durante varios dias. Agora vai a minha dica: compre as folhas mais frescas que encontrar, pois se elas chegarem na sua casa ja tristinhas não tem pano de prato que salve! Algumas folhas duram mais (couve aqui em casa se conserva até uma semana), outras menos. Compre quantidades pequenas e so uma ou outra coisa verde por vez, ja que você é a unica a apreciar essas delicias.
Caraca, nem me lembrava dessa saladinha! A minha preferida! Acabei de ver o video com Gabi… adoramos! 🙂
P.S. traga muito salsão qd vier dai, pois os daqui são horríveis! Quero muito comer essa saladinha preparada pela minha irmazinha!
Que bom que gostaram. O problema não é nem o salsão, é o tofu defumado que não tem em Natal 🙁
Fiz no fim de semana e trouxe hoje para o trabalho. Estou apaixonado. Sou vegano a pouco tempo e seu site foi uma ajuda e tanto. A salada está uma delícia, mesmo. 🙂 Obrigado
Agora você entende porque é minha salada preferida, né? 🙂 Espero que o papacapim continue te ajudando, Bernardo.
Lembro com muito gosto saborear esta salada de batata sentadinha no Hyde Park!
Voce eh uma amiga linda que, apenas surrupiou uma vasilha da minha cozinha. Amiga ruim sou eu que, pelo segundo ano, esqueco do seu aniversario. Isso sim eh ser canalha!
Colega, o seu blog estah cada dia mais lindo e interessante. Agora que encontrei alguem que quer provar da minha comida, to me atualizando com as suas receitas!
O video ficou otimo e a salada….bem, a salada deve ter ficado otima tambem…rs
Um beijo cheio de saudade!
essa salada parece ser maravilhosa!
gostei da trilha sonora também, é musica da palestina? é possivel baixar essa musica e outras assim? =)
A minha melhor amiga é violinista e uns anos atrás criou um grupo junto com uma palestina de Jerusalem que canta e toca alaúde e um rapaz aqui da região de Belém que toca tablas. Eles gravaram um CD e essa é uma das músicas dele. Aliás usei as canções deles em todos os vídeos (menos o do gnnochi). Infelizmente não tem como baixar essas músicas…
Sandra, eu consigo substituir o levedo? Faz muita diferença?
Nessa receita não faz muita diferença Tuanny, então pode deixar de fora.