Vídeo: salada de batata em Londres

Aqui vai mais um a colaboração com a Vege TV. Dessa vez fui parar em Londres pra preparar minha salada preferida. Tenho que agradecer à minha querida amiga Cida por ter deixado eu transformar sua cozinha em estúdio (a coitada nem sequer comeu da salada!). Vou aproveitar o ensejo pra mandar um recado pra ela: a vasília de plástico que aparece no final do vídeo é sua e mora hoja na minha cozinha. Desculpa. Obrigada. Da próxima vez terá salada pra você.

Salada de batata, tofu defumado e uva

Essa salada precisa começar a ser preparada no dia anterior, mas garanto que vale a pena. Ela fica ainda melhor no dia seguinte, depois de ter passado uma noite na geladeira.

Para preparar o tofu

1/2x de shoyo

1/2x de água

1cc de alho desidratado (ou 1 dente de alho pequeno ralado)

1/2cc de alecrim desidratado

1/2cc de tomilho desidratado

1cc de levedo de cerveja

200gr de tofu defumado (firme), cortado em cubos pequenos

um pouco de azeite

Molho

180gr de tofu sedoso

1cc de alho desidratado

1cc de alecrim fresco

1/3cc de pimenta do reino moída

3cs de azeite

1cs de suco de limão

sal a gosto

Salada

1kg de batata

6 cebolinhas pequenas picadas (a parte branca e uma parte do verde)

3 galhos de salsão picadinhos (um pouco mais de 1x)

1 1/2x de uvas roxas, cortadas ao meio (retire as sementes)

1cs rasa de alecrim fresco (jovem, com folhas macias)

sal a gosto

Na véspera misture os 6 primeiros ingredientes e coloque o tofu nessa marinada. Deixe na geladeira por uma noite. No dia seguinte separe o tofu da marinada (reserve pois pode ser usada novamente), aqueça um pouco de azeite e doure os cubinhos. Reserve. Descasque as batatas, corte em pedaços médios e cozinhe no vapor (cuidado pra não cozinhar demais). Enquanto as batatas cozinham prepare o molho. Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o azeite, até ficar homogêneo. Junte o azeite aos poucos, com o motor ligado. Reserve. Quando as batatas e o tofu estiverem frios prepare a salada. Misture a batata com o salsão, a cebolinha, as uvas e o molho. Por último junte o tofu e mexa delicadamente. Deixe a salada descansar na geladeira por 2 horas antes de servir (fica melhor ainda de um dia pro outro). Rende 4 porções.

13 comentários em “Vídeo: salada de batata em Londres

  1. Sandra me deixando com água na boca desde que conheci o papa capim. O vídeo ficou ótimo. E da próxima vez que tu for a Londres tem que deixar uma salada dessas pra tua amiga. rs

  2. Uma das minha grandes dificuldades em fazer salada é com as coisas verdes. Fatalmente vou acabar estragando (a não ser que passe a semana toda comendo a mesma coisa) e acabo não comprando 🙁
    A única coisa verde e fresca que compro e preparo é o brócolis. Salsão, cebolinha, couve, e até mesmo alface… Não compro nada disso, se não estraga (marido não come “verde”).
    Vc tem dicas de conservação pra folhas em geral?
    Ameeeei sua salada, adoro batatas e esse tofu pareceu super delícia 😉

    1. Menina, você perguntou a pessoa certa 😉 Não aprendi nenhuma receita com a minha mama (ela detesta cozinhar), mas ela me ensinou algo valiosissimo: como conservar folhas. Eu estava guardando essa dica pra ensinar aos meus filhos, mas como você perguntou primeiro (e como não quero ter filhos) vou dividir a sabedoria de dona Oziné com você. Assim que chegar em casa com suas coisinhas verdes lave tudo, envolva (ainda bem umido) com um pano de prato limpo e coloque em uma vasilia de plastico grande, com tampa. Depois é so guardar na geladeira e as folhinhas conservarão a “frescura” durante varios dias. Agora vai a minha dica: compre as folhas mais frescas que encontrar, pois se elas chegarem na sua casa ja tristinhas não tem pano de prato que salve! Algumas folhas duram mais (couve aqui em casa se conserva até uma semana), outras menos. Compre quantidades pequenas e so uma ou outra coisa verde por vez, ja que você é a unica a apreciar essas delicias.

  3. Caraca, nem me lembrava dessa saladinha! A minha preferida! Acabei de ver o video com Gabi… adoramos! 🙂
    P.S. traga muito salsão qd vier dai, pois os daqui são horríveis! Quero muito comer essa saladinha preparada pela minha irmazinha!

  4. Lembro com muito gosto saborear esta salada de batata sentadinha no Hyde Park!
    Voce eh uma amiga linda que, apenas surrupiou uma vasilha da minha cozinha. Amiga ruim sou eu que, pelo segundo ano, esqueco do seu aniversario. Isso sim eh ser canalha!
    Colega, o seu blog estah cada dia mais lindo e interessante. Agora que encontrei alguem que quer provar da minha comida, to me atualizando com as suas receitas!

    O video ficou otimo e a salada….bem, a salada deve ter ficado otima tambem…rs
    Um beijo cheio de saudade!

    1. A minha melhor amiga é violinista e uns anos atrás criou um grupo junto com uma palestina de Jerusalem que canta e toca alaúde e um rapaz aqui da região de Belém que toca tablas. Eles gravaram um CD e essa é uma das músicas dele. Aliás usei as canções deles em todos os vídeos (menos o do gnnochi). Infelizmente não tem como baixar essas músicas…

Deixe uma resposta