Convites

Couve flor com passas e alcaparras

Preciso dizer duas coisas pra vocês. A primeira é a seguinte: façam essa receita! Não tenho palavras pra descrever a deliciosidade desse prato. Couve-flor assada já é divina, mas misturada com alcaparras, passas e coentro é de cair pra trás! Já fiz esse prato com cuscuz marroquino (sêmola de trigo), mas dessa vez queria tentar uma versão sem glúten. Eu usei couve-flor crua no lugar de sêmola de trigo nesse tabule com resultados extremamente satisfatórios, então resolvi fazer isso mais uma vez. A couve-flor ralada substitui o grão com inúmeras vantagens. Além de não ter glúten, é uma maneira interessante de comer menos carboidrato e mais legumes. A dupla dose de couve-flor (crua e assada) criou um sabor mais complexo. Passas e alcaparras podem parecer uma combinação infeliz, mas elas pontuam o prato com notas doces e salgadas deixando esse humilde legume tão mais interessante! E o coentro nasceu pra ser comido com couve-flor, garanto (nem pense em substituí-lo por outra erva). Façam esse prato o mais rápido possível, vocês não vão se arrepender. A menos que você não goste de couve-flor. Ou de alcaparras. Nesse caso não posso deixar de sentir pena de você, que não provará dessa delícia…

Segunda coisa a ser dita: nesse final de semana estarei no Rio de Janeiro. Será minha primeira visita à cidade e estou ansiosa pra descobrir os encantos do lugar. Leitores que moram no Rio, quais são seus lugares e programas preferidos? O que devo visitar/fazer (além dos óbvios passeios de turista, claro)? Alguma dica de restaurante veg? E falando em restaurante veg, que tal a gente se encontrar em algum deles pra trocar uma ideia? Quem estiver desocupado semana que vem e quiser tomar um suco comigo (e me escutar falar mal de açúcar e declarar meu amor por tahina, entre outros) se manifeste nos comentários e tentaremos organizar algo.

Couve-flor com passas e alcaparras

Se quiser fazer a versão com cuscuz marroquino, use 2x de sêmola de trigo hidratada (na água fervente). Outra opção, sem glúten e super nutritiva, é usar a mesma quantidade de quinoa cozida.

600g de couve-flor, cortada em pedaços pequenos

250g de couve-flor crua ralada (ralo grosso)

2cs de passas

2cs de alcaparras

Um punhado de coentro

1cs de suco de limão (ou a gosto)

Azeite, sal e pimenta do reino

Disponha os pedaços de couve-flor em uma placa ou forma de vidro, regue com um fio de azeite e tempere com sal. Asse em forno médio-alto até o legume ficar macio e dourado em vários lugares. Em uma saladeira grande, misture a couve-flor crua ralada, as passas e as alcaparras. Tempere com um pouco de sal (cuidado pra não exagerar, pois alcaparras costumam ser bem salgadas). Junte a couve-flor assada e acrescente o suco de limão, mais um fio de azeite (aproximadamente 1cs) e pimenta do reino. Misture bem, prove e corrija o tempero se achar necessário (mais sal, mais limão…). Por último junte o coentro picado e dê mais uma mexida. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Rende 4 porções como acompanhamento.

60 comentários em “Convites

  1. Ah se eu pudesse! Vc fica no Brasil até quando? Sei que ficarei feliz só de saber que você está por “perto”, respirando o mesmo ar tupiniquim que nós. A Anne virá com você? Espero que sim e que vocês aproveitem muito. Grande abraço e boa viagem!

    1. Fico no Brasil até meados de agosto, na maior parte do tempo em Natal. Anne vai também pois ela precisa ainda precisa tomar muita água de coco e comer muita macaxeira antes de ganhar um passaporte brasileiro:-) Uma pena você não morar nem em Natal nem no Rio…

      1. Uma pena mesmo, mas quem sabe um dia nossos caminhos se cruzam. Quando comentei que estaríamos respirando o mesmo ar me esqueci que viajo pros States no final de julho e só retorno meados de setembro. Ficaremos “perto” por pouco tempo. Estou indo visitar minha filha e minha neta. Aliás, gostaria de pedir um favor: se tiver um tempinho me dê dicas de coisas boas que posso encontrar lá. Levedo maltado já está na minha lista. Ah e não economize água de coco e macaxeira com a Anne, esse passaporte tem de sair logo. Beijos

        1. Não sou muito íntima dos produtos veganos dos States, só estive por lá uma vez, de passagem. Mas visite o supermercado de produtos naturais Wholefoods, pois ele é uma meca de comida vegetal! Vai faltar espaço na sua mala pra trazer todas as gostosuras que você vai encontrar lá. Boa viagem.

    2. Recomendo o restaurante de comida viva (rawfood) Universo orgânico que fica no fundo de uma galeria na rua Conde de Bernadote, Leblon. E boa viagem!

  2. Sou do Rio mas viajo hj e volto domingo pra aproveitar essa semana livre da Rio+20. Vc fica só o fim de semana mesmo? Conheça o Refeitório Orgânico – Rua dezenove de fevereiro, Botafogo (melhor buffet vegano) e o Vegetariano Social Clube (domingo come à vontade tb – melhor sorvete de gengibre e nem é com açúcar, mas com malte acho). bjs

  3. Sabendo que você tem uma rotina espartana, não sei se é A dica, mas eu acho que pelo custo e variedade, vale ir ao Tempeh:

    http://www.restaurantetempeh.com.br/localizacao.php

    No Tempeh dá pra pessoa comer como se não houvesse amanhã. Ele fica quase do lado do CCBB, da Loja Granado original da 1° de Março, da Praça XV, do Centro. Como eu conheço bem a sua guia, acredito que já esteja no roteiro dela ir ali na rua Camões, onde tem uns sebos lindos, pertinho da Confeitaria Colombo, das ruas descritas por Machado de Assis e das esquinas frequentadas por Olavo Bilac (eu adoro ver espírito de poeta nas minhas andanças). A parte do Rio que eu mais adoro é o Centro. Talvez boêmio e caótico demais pra Sandrita. Mas é o que mais de mim eu posso sugerir, já que não estarei de corpo presente.

    Beijos

    1. Não me conformo com a sua não ida ao Rio, moça… Tanto que sonhei com a feijoada:-( E que história é essa de rotina espartana, criatura? Obrigada pelas dicas. Vou caçar espírito de poeta também:-)

      1. Espartana que eu digo é saudável, frugal, sem substâncias nocivas à saúde. Pra você ver como eu sou JUNKIE: toda vez que eu faço feijoada, começo a cozinhar abrindo uma cerveja. E se brincar, ainda faço caipirinha depois. Imagina isso junto com feijão, couve e farofa? Acaba todo mundo entrando em coma, em vez de fazer sesta.

  4. Poxa, o Rio é mto bom, acho que vai gostar! E dizem que no Brasil é o paraíso vegano, provavelmente junto com São Paulo! Ainda mais comparado com o restante do nosso Brasil!

    No blog distritovegetal já fizeram um post com apanhado de lugares para ir no Rio “Rio Vegetal”: http://distritovegetal.wordpress.com/2011/08/02/rio-vegetal-scene-report-vegan-1/
    Me parece interessante! Eu fiquei com vontade de ir a vários desses locais!!
    Espero que sua estadia seja mto proveitosa e que prepare vários pratos com ingredientes típicos nossos pro seu livro!!

  5. Sexta feira – Noitada na Lapa no fim de semana. Aquilo ferve, vale a pena a visita nem que seja pra observar.
    Sabado -Pista Claudio Coutinho nos pés do Morro da Urca, linda caminhada, pedras do Arpoador, Mirante do Leblon. Depois Vegetariano Social Club é certo pro almoço. Fica no Leblon. Tenta o Celeiro tbm, nas Dias Ferreira, Leblon idem. A noite Lapa, se vc não fez na sexta. Ou um teatro na Gávea, cai bem tbm !
    Vai cedinho no domingo: Paineiras, muito gostoso e a vista é deslumbrante.Visite o Parque Laje no Jardim Botânico para um café pela manhã após a caminhada . Restaurantes… tente os mesmos indicados antes. Tarde subindo o Corcovado. Pedalinho no fim de tarde na Lagoa. Esse seria o meu roteiro pra vc.

    Aproveite muito !!!

    Beijos

  6. Se for vir às bandas do interior paulista, avise.
    Há uma feira de orgânicos na minha cidade que você iria adorar.
    No domingo de manhã haverá quermesse na feira.

    Aproveite para fazer água de coco batido com limão e hortelã!
    E aproveite a sua estadia.

    1. Dessa vez só irei ao Rio e à Natal, mas quem sabe da próxima não passo por essas bandas? Tenho certeza que ia adorar a feira do orgânicos da sua cidade, pois feira é um dos meus lugares preferidos no mundo:-)

  7. O primeiro convite aceito com certeza!Esta salada deve ficar uma delícia!Hoje fiz a versão verde(feijão mung com quivi)da sua salada de feijão preto com manga, ficou uma maravilha. O segundo convite adoraria aceitar, já fui ao Rio em 2002 e amei.A cidade tem uma magia que convida a voltar…não é à toa que é a Cidade Maravilhosa. Espero que vocês aproveitem bem as férias merecidas! Bebe muita água de coco por mim!

    1. Pode deixar que beberei muita água de coco pra compensar os longos meses que estive privada dessa maravilha. Combinação original essa sua, mas se você diz que ficou bom eu acredito:-)

  8. Confesso que senti uma invejinha branca….. Torço para vc vir visitar Ribeirão Preto (SP) !!!!! Terei imenso prazer em levá-la para passear na city, e comer umas coisinhas gostosas naturais…

  9. Fiz e ficou muuuuuito boa,amei!!
    Obrigada pela receita,Sandra!!
    Posso dizer que estou em processo de namoro com seu blog há cerca de duas semanas,simplesmente devorando-o. Suas receitas são maravilhosas e sua história de vida,um exemplo.
    Parabéns,por tudo que você faz e por quem você é!!
    Eu vi em outro post que você vem a Recife a trabalho,é alguma palestra? Gostaria demais de poder participar!!

    Bjs grandes

    1. Muito obrigada, Camylla. A passagem por Recife ainda não está confirmada, mas estou torcendo pra que dê tudo certo. Se a viagem se concretizar, farei palestras sobre a Palestina e sobre alimentação vegetal. Claro que você estará convidada pras duas. Te mantenho informada.

  10. Sandra, q bom q vc irá chegar logo ao Rio! Não posso te prometer de encontrar vc, pois eu e minha esposa estamos bem enrolados… Mas com as dicas que eu já te passei e com as dicas que a turma aqui já te passou você não vai passar fome nem morrer de tédio no Rio! E, se der, a gente se esbarra, nem q seja rapidinho, pra falar de tahine (rs…), pois eu trabalho no Centro do RJ! Grande abraço!

    1. Ou, moça, eu ia adorar te conhecer também (você e o senhor seu marido, claro). Quem sabe da próxima vez… Andaram me dizendo que São Paulo é o paraíso vegano das terras tupiniquins. Confere?

  11. Que ótima notícia!
    Não conheço muitos restaurantes vegetarianos no Rio, pois estou morando em Niterói( que fica do lado).
    Já fui no tal social club no leblon mas acho que nao tive muita sorte no dia que fui.
    Achei o cardápio muito sem graça, pouco diversificado e criativo, comida sem muito sabor e caro pelo que é.
    O que salvou foi um suco que tomei com melado de cana que era uma delícia.
    Tinha 4 pratos quentes ( arroz, feijao, uma abóbora e uns cogumelos, uma sopa e duas saladas bem sem gracinhas), achei pouco para um lugar que é tipo self service.
    O Biocarioca em copacabana, fui e gostei muito.
    Comida leve, saborosa , ambiente agradável, comi uma moqueca de caju que estava bem gostosa( nada comparada aos seus quitutes rs).
    Amanha vou almoçar em um vegetariano em botafogo, então depois te conto se gostei.
    Gostaria muito de conhecê-la Sandra, aqui em casa você é quase alguém da minha família.
    Toda hora que vou falar uma coisa com meu namorido é assim ” então a sandra disse”, ” sabe aquela receita da Sandra?”..e ele sempre pergunta que Sandra( porque nao conhecemos nenhuma sandra).
    Gente, a sandra do papacapim! E ele continua sem entender nada..
    Enfim, já que você é particamente um membro virtual da família quero ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
    Tenho uma agenda flexível e o que você marcar para mim está bom, dou meu jeito.
    bjs
    Susana

  12. Sandra,
    Quanto tempo pretende ficar no Rio?
    Vou ver com uma amiga minha sugestão de roteiros.
    Se você for ficar pelo menos 1 semana, acho que vale a pena aproveitar para dar um pulo em Bùzios, Paraty, Cabo Frio ou Angra.
    Existem umas operadoras que fazem o passeio de 1 dia por algumas praias e o custo é bem acessível, saem de manhã cedo de barco e voltam no final da tarde.
    Se você quiser um ambiente mais underground, descolado e heterogêneo vale a pena ir na lapa, circuito alternativo do Rio.
    Outro lugar que gosto muito é Santa Tereza, tem uns lugares super charmosos é bem bucólico e tem um restaurante espetacular chamado Aprazível.
    É caro, a comida é boa ,mas o que vale mesmo é o ambiente e a vista que é linda, super romântico, ambiente rústico se você vier com Anne, vão adorar.
    Não é veggie mas creio que dá para imporvisar alguma coisa com os pratos de massa.
    Em Ipanemae no Leblon tem uns bistrôs muito charmosos, vale a pena tirar um dia para andar despretensiosamente pelas ruas dos bairros.
    Também são boas pedidas para um programa noturno, botafogo também tem umas opções legais para sair à noite.
    Tem também programas turísticos básicos pão de açúcar, corcovado, jardim botânico, etc.
    Vou ver algumas dicas e depois te passo.
    bjs
    Susana

  13. Olá… Que bom que vi a tempo de dar sugestões… 🙂 Eu estou com Dengue (me recuperando), mas dou a dica de dois restaurantes Veganos: o primeiro já fui várias vezes e adoro: Vegan Vegan. É a La carte, possui cardápio sazonal e todo sábado tem feijoada com destaque pra caipirinha de gengibre sem álcool. Tem sobremesas deliciosas e pouco açucaradas (ponto pra eles. Heheh). Amo o sorvete de gengibre, mas não posso abusar porque descobri que gengibre em excesso ataca meu fígado. Tem duas opções de pratos por dia e entrada a escolher entre sopa ou salada (as duas sempre deliciosas). O endereço: rua Voluntários da Pátria, 402, em Botafogo. Não abre domingo.
    O outro é o Tempeh. Este só fui uma vez, mas amei a comida e por isso indico. É MUITO saborosa. Tem uma variedade maior e é buffet self-service. Endereço: rua Primeiro de Março, 24, sobreloja. Ele fica perto de vários centros culturais e museus do centro da cidade, portanto é uma dica que vai junto a de um tour cultural: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil e Centro Cultural dos Correios. Ficam um do lado do outro e muito próximo ao restaurante. É só ir em direção a rua Pres. Vargas na própria calçada do restaurante que chegará no CCBB (que fica na esquina com a Pres. Vargas e é enorme, do lado fica a Casa França-Brasil e do lado também o Centro Cultural dos Correios). Indo na direção contrário, ou seja, em vez de seguir a Primeiro de Março em direção a Pres. Vargas ir na direção da Praça XV, tem o Paço Imperial. Mais adiante tem o Centro Cultural da Caixa e seguindo em direção a Cinelândia tem o Museu de Belas Artes. Ufa! Parece complicado, mas é tudo pertinho. Bom, pelo menos eu considero. Se você gostar de caminhar pra você será também. Mas o ideal é que seja no sábado (domingo o Tempeh também não abre), pois dia de semana essas ruas são muito movimentadas por ser o centro comercial do Rio.
    Contudo, em termos de segurança, se for pra resumir o passeio, sugiro que fique num perímetro menor e priorize o Tempeh-CCBB-Casa França Brasil e Centro Cultural dos Correios. 🙂

  14. Ah, poxa, ficou enorme e o pior é que me dei conta de que teria muito mais a dizer. MAM, por exemplo, na mesma reta do tour cultural é fica no aterro do Flamengo (onde tá tendo aCúpula dos Povos da Rio+20), nos jardins de Burle Marx. Vale dizer que todos os centros culturais são de graça, exceto o Museu de Belas Artes (que domingo é de graça) e o MAM. Beijinhos…

    1. Obrigada pelas dicas, Daniela. Comi hoje no Vegan Vegan e achei os pratos salgados uma delícia (já os doces não fizeram sucesso). Infelizmente não tinha o famoso sorvete de gengibre:-(

      1. Que bom que gostou da comida! Tenho um carinho IMENSO por esse restaurante. Costumo comer o sorvete de sobremesa. Achei que fosse gostar das sobremesas, pois não são muito doces. Lembro de já ter comido uma torta de castanha e banana e um mousse de chocolate (esse dei pro meu pai, pois não gostei) que ao invés de açúcar leva agave. Enfim, endosso o coro do Biocarioca também, apesar de só ter ido uma vez. Beijos e divirta-se!

      2. Ah! Acho que no Vegetariano Social Clube no Leblon tem sorvete de gengibre também, mas lá nunca fui (embora tenha muita vontade). . Beijinhos.

  15. Nossa, parece muito bom. Só vou tirar a uva passa (no me gusta nada, rs), mas não vejo porque ficaria menos gostoso 🙂

    Vou testar o mais rápido possível.
    E boas férias pra vcs!

    1. Acho que o prato não fica o mesmo sem as passas porque o interessante aqui é a mistura doce-salgada. Mas se você realmente não gosta, tente usar outra fruta seca que te agrade (damasco?) ou uma fruta fresca (uva?). Se fizer uma versão adaptada me conte como ficou.

      1. É, foi o que eu pensei mesmo. Em substituir por outra fruta pra manter a mistura de sabor (ou mesmo aquele tomate uva, já experimentou? é bem docinho). Depois eu volto pra contar 🙂

        Obrigada

  16. Que bacana você vir ao RJ. Se você poder visitar Niterói, lá tem uma vista muito linda, logo ali próximo ao MAC, tem uma orla, o próprio MAC fecha o passeio com chave de ouro. Abraços bom passeio.

  17. Oi Sandra, tudo bem? Não quero interromper suas férias, mas já interrompendo, te mandei um email para fechar alguns detalhes. Fale-me quando tiver um tempinho para conversarmos pelo skype ou me passe um telefone fixo que te ligo pois preciso esclarecer algumas duvidas antes de fechar com os patrocinadores. abracos e bom passeio! Ah, prove o hamburguer de shitake com creme de macadâmia+brownie de cacau do restaurante Universo Orgânico.. sensacional!!!

  18. Sandra, essa receita ficou divina, acabei de fazer aqui, substituindo 1/2 medida da couve-flor crua por quinua cozida : ) Obrigada por compartilhar! Bjs

  19. Gostaria de agradecer imensamente pela oportunidade de ter conhecido você e Anne.
    Espero que aproveitem bastante a estada no Brasil.
    Adorei o almoço, vocês são muito queridas, muito obrigada pela companhia e espero poder revê-las em breve.
    Sempre que forem dar uma passadinha por aqui não esqueçam de avisar.
    Estou à disposição para o que precisarem.
    bjs
    Susana

Deixe uma resposta