A sobremesa da despedida

Pavê trufado de chocolate amargo e morango

Na minha última noite em Natal preparei uma sobremesa especial pra ser degustada no dia seguinte, antes de ir embora. Despedidas são sempre tristes e deixam um gosto ruim na boca, então eu quis amenizar isso oferecendo algo delicioso, e doce, pra minha família.

Quando estou com meus pais, irmãos, sobrinhos e afins gosto de preparar receitas que normalmente não faria se estivesse em casa, como sobremesas convencionais (nem eu nem a outra moradora daqui gostamos desse tipo de sobremesa). Claro que o meu “convencional” já é bem diferente, pois minhas sobremesas não usam nenhum produto de origem animal. Mas tirando esse detalhe, gosto de criar receitas parecidas com as que normalmente agradam o paladar da minha família natalense e isso significa muito chocolate e algumas alterações na maneira como cozinho no dia-a-dia (em casa não uso açúcar –nem branco, nem preto, nem verde- nem produtos industrializados).

Usei a minha receita de torta de chocolate, banana e amendoim como base e fui fazendo alterações. A mais importante foi transformar a torta em pavê, cortando assim a margarina da massa (odeio margarina com todas as minhas forças!). Já que estava usando um biscoito industrializado, não precisava juntar mais porqueira na receita! Combinei chocolate com morangos, porque minha família adora os dois juntos, e nasceu essa delícia.

Hesitei bastante na hora de batizar minha criação, mas como o creme de chocolate é bem denso, parecido com uma trufa firme, e que a sobremesa tem camadas, achei justo chamar de “pavê trufado”. Se isso não existia, acabo de inventar.

Apesar da sobremesa ter ficado ótima, ela não conseguiu adoçar a minha partida. Pois é, faz dez anos que moro no exterior e ainda assim é um chororô só a cada despedida. Mas pelo menos agora eu posso dividir essa delícia com vocês.

PS Devido à falta de colaboração da minha máquina fotográfica, que continua quebrada, e ao estado em que me encontrava naquele dia, não consegui fazer fotos boas do pavê. Felizmente minha irmã me socorreu e fez esse close da sobremesa com a máquina dela. Então a primeira foto é minha e a segunda é dela. Obrigada, Lulu. Pela foto e por ter insistido pra que eu publicasse a receita aqui no blog.

Pavê trufado de chocolate amargo e morango

Usei rosquinhas da marca Fortaleza, que são veganas e fortes em cacau, mas você pode substituir por outro biscoito de chocolate crocante e sem recheio. A baunilha realça o sabor do chocolate e do morango, mas se você não tiver baunilha em favo nem extrato natural, não tem problema (só não pense em substituir por extrato artificial, que tem um sabor muito inferior). Eu não adoço o creme, pois acho que o açúcar presente no chocolate é mais que suficiente, mas você pode juntar um pouquinho de açúcar, se preferir sobremesas mais doces. Ou substitua o cacau em pó (sem açúcar) por chocolate em pó (que é uma mistura de cacau e açúcar- não confundir com achocolatado!). Essa sobremesa fica melhor depois de passar uma noite na geladeira, então lembre-se de prepará-la na véspera.

4x de tofu sedoso (ou o tofu mais macio que você encontrar)

400g de chocolate amargo, com no mínimo 50% de cacau (o amargo da Arcor é vegano e com 53% de cacau)

1cs de cacau em pó

2 favos de baunilha ou 2cc de extrato natural de baunilha (opcional)

1 pacote (350g) de rosquinhas de chocolate

4x de morangos em pedaços

2-3cs de açúcar

Pique o chocolate e derreta em banho-maria. No liquidificador, bata o tofu sedoso até ficar homogêneo e bem cremoso.  Se seu tofu não for sedoso você provavelmente vai precisar acrescentar um pouco de líquido (leite vegetal ou água) pra atingir a consistência de um creme espesso. Junte o chocolate derretido, o cacau e as sementes de 1 favo de baunilha (ou 1cc de extrato), se estiver usando, e bata mais 30 segundos, desligando o motor e mexendo o creme com uma colher algumas vezes durante o processo, se necessário. O creme de chocolate deve ficar cremoso e ligeiramente aerado. Prove e adoce com um pouco de açúcar, se achar necessário (eu não acrescentei açúcar e ninguém lá de casa reclamou).

Espalhe metade das rosquinhas de chocolate sobre o fundo de uma grande travessa de vidro (use a maior que você tiver) e cubra com metade do creme de chocolate. Repita a operação com a outra metade das rosquinhas e termine com a outra metade do creme. Cubra a travessa com papel-filme e leve à geladeira por 12 horas ( o creme vai endurecer, o gosto de tofu vai desaparecer completamente e tudo vai ficar maravilhoso!).

Algumas horas antes de servir, misture metade dos morangos em pedaços com 2 ou 3cs de açúcar (a quantidade vai depender da doçura dos seus morangos) e leve ao fogo por alguns minutos, só o suficiente pro açúcar dissolver e os morangos começarem a amolecer. Fora do fogo, misture com o resto dos morangos e junte as sementes de um favo de baunilha (ou 1cc de extrato), se estiver usando. Deixe descansar na geladeira por 2 horas.

No momento de servir, espalhe os morangos em calda sobre o pavê. Rende 12 porções (essa sobremesa é muito intensa, então é melhor cortar porções pequenas).

29 comentários em “A sobremesa da despedida

  1. Oi Sandra, faço sempre boas e demoradas visitas aqui!! Gosto bastante do conteúdo do seu Blog. Tenho duvidas quanto ao tofu, confesso que ainda ainda nao o descobri, tenho na memoria um gosto um tanto quanto indesejável quando penso nele. mas sei que a minha idéia está erradíssima e quero-o mais presente em minhas receitas. Aqui em sao paulo em mercados o tofu é muito caro e sempre fico na duvida de qual comprar. Para esta receita por exemplo, um tofu sedoso, como sei qual que é? aspecto, aparência, ahhh eu nao sei nada sobre tofus, me ajuda?

    1. Também tive experiências traumáticas com tofu, mas sabendo escolher e preparar ele é uma delícia, além de ser nutritivo e muito versátil. Resumindo um pouco, tofu pode ser extra-firme, firme, mole e sedoso. Essa denominação tem a ver com o tempo de drenagem do tofu: quando mais tempo ele fica na prensa, mais água sai e mais firme fica a textura. Tem também tofu defumado (geralmente esse é bem firme), que é ótimo em pratos salgados, mas não nessa sobremesa, claro;-) Na hora de escolher procure uma loja de produtos japoneses (eles fazem o melhor tofu) e compre o mais fresquinho que encontrar (confira a data de fabricação). Se não estiver escrito na embalagem se ele é firme ou mole, pergunte ao vendedor. Tofu sedoso é o mais macio de todos, com a textura de um pudim bem consistente. Não é fácil de achar, mas um tofu mole também funciona nesse tipo de sobremesa. O bacana de usar tofu mole é que ele pode substituir o creme e os ovos (como nesse pavê) e quando misturado a ingredientes de sabor marcante, como chocolate, o sabor dele desaparece completamente. Se não conto que tem tofu na sobremesa, ninguém é capaz de adivinhar! Se você é tofu-fóbica, essa receita é perfeita pra você fazer as pazes com ele. Garanto.

  2. Que bonita essa sobremesa 😀
    Mas não sou muito fã de chocolate – não, nem de chocolate de verdade, rs.

    Em alguns posts vi você comentar sobre mel aqui e ali, então ficou uma pergunta que queria fazer: você consome mel ou está usando o termo pra melado? (não é uma crítica, só curiosidade).

    Obrigada 🙂

    1. Também não sou muito fã de sobremesas com chocolate, mas como aqui coloquei bastante morango até eu gostei. E quanto ao mel, não me lembro de ter colocado mel em nenhuma das receitas que publiquei aqui… Será que você está se referindo ao “mel de engenho”? É que no Nordeste chamamos melado de mel de engenho, mas não tem nada a ver com o mel da abelha, não:-)

      1. Sim, é isso. Não nas receitas, mas em alguns outros posts você mencionou. Não sabia que melado era mel de engenho no Nordeste, desculpe a ignorância, rs. Por isso mesmo perguntei 🙂

        Obrigada (e parabéns pelo trabalho – todos eles!)

  3. Vou surpreender minha mãe com essa receita, tofu para mim ainda é um problema. Só consigo encontrá-los em Fortaleza e como não vou sempre, este ainda me causa problemas. Quem sabe a solução seja fazer uma caseira, depois posto o resultado aqui.

  4. Hummm, ficou ótima! Acho que vou preparar um tofuzinho para repetir a dose. Agora, será que consigo fazer o tofu? Sempre penso que é difícil, muito embora, eu tenha visto fazer umas 356 vezes.

  5. Que delícia! Já tinha usado a base da sua receita pra fazer uma espécie de pavê, mas com bolo de chocolate esmigalhado, umedecido, e camadas do creme de chocolate com tofu e bastante amendoim!! Tb já usamos em casa pra rechear e cobrir bolo em camadas! Mais uma versão pra testar ! Biscoito e morango! Mmm!

  6. Que lindo pavê! Nem imaginas como adoro sobremesas de chocolate!
    Ainda não experimentei usar tofu em sobremesas. Será que o tofu firme também resulta? É que cá em Portugal nos supermercados é fácil encontrar desse tipo, mas o tofu suave é mais difícil… Vou dar uma olhada nas lojas de produtos naturais 🙂

    1. Márcia, o tofu firme não serve pra usar aqui. Mesmo passado no liquidificador por muito tempo, ele fica com uma textura granulada, nunca vira um creme liso. Você acabaria com pedacinhos inteiros de tofu na sobremesa. Mas você precisa provar uma sobremesa com tofu sedoso, fica muito, muito bom. Boa sorte na busca do tofu (já pensou em procurar em lojas de produtos japoneses/chineses?).

  7. Sandra, vivo remexendo seu blog, então vou deixar comentários, mesmo que atrasados, pois, para mim, é uma forma de dizer “obrigada de novo e de novo por mais uma delícia”. Fiz ontem esse pavê e mesmo tendo a certeza de que não chegou nem aos pés do seu, todos comeram com gosto. Eu, particularmente, adorei. As pessoas torcem um pouco o nariz quando falamos que tem tofu em receita doce, mas foram adiante e não se arrependeram. Agora posso usá-lo também em receitinhas doces, que satisfação! E, empolgada pela seu exemplo, também estou fazendo tofu em casa, já há algum tempo. Ainda não funciona como imagino, mas dá pra comer com prazer tranquilamente, não compramos mais tofu. E para essa receita, foi perfeito, pois não acerto fazer o tofu muito firme, mesmo deixando bastante tempo drenando. E marido, companheiro, fez um molde de tofu de madeira pra mim, he, he! Um beijo!

  8. Ola como vai, sabe onde moro é dificil achar tofu então faço em casa….mas sempre sai com um gosto amargo meio caracteristico. Ja o comprado pronto é neutro quase sem gosto. O que estou fazendo de errado pro meu tofu ficar assim meio amargoso? Grata .

    1. Denise, eu também faço tofu em casa quando estou no Brasil e nunca tive esse problema. Talvez você esteja usando muito coagulante… Eu uso cloreto de magnésio e uma colher de chá é suficiente pra coagular um litro de leite de soja. Boa sorte.

  9. Oi Sandra,
    sempre visito seu blog, ele é quase uma terapia pra mim! rssrr
    Estava lendo sobre os sucos e, não sei nem como, cheguei a essa receita deliciosa! (sou fã de chocolate) De quebra, ainda aprendi uma marca de chocolate vegan o que me será muito útil pq ainda não sabia nenhuma 🙂
    Quero agradecer por dividir receitas tão maravilhosas e informações tão úteis!
    Abraços,

    1. Tem muitos chocolates veganos no Brasil, Keissiane. Leia a lista de ingredientes (pra ver se não tem nenhum produto de origem animal) e você vai descobrir muitos outros chocolates. A garoto tem chocolate vegano, a Cacau Show…

  10. Agora tem xarope de bordo aqui! risos…carissimo, mas tem. Eu comprei dois galoes ( galoes mesmo) quando fui nos eua e ate hj nao terminei o primeiro.

  11. Oi Sandra!! Fiz essa receita e queria saber qual o tempo de validade. Pergunto porque já tá a uma semana aqui na geladeira de casa (fiz para experimentar a receita, ficou muito bom ,mas aqui não somos muito de doce).

Deixe uma resposta