Como secar ervas aromáticas

Em sentido horário, começando por baixo: camomila, alecrim, sálvia, verbena e tomilho. Tudo desidratado na minha cozinha.

Talvez algumas pessoas não saibam, mas é muito fácil secar ervas aromáticas e medicinais em casa. Tenho potinhos de alecrim e manjericão no pátio e a vizinha cultiva algumas ervas medicinais no jardim que divide conosco. Além disso, o mercado de Belém, com toda a sua abundância de sálvia e tomilho, entre outras ervas, fica pertinho de casa e vez ou outra trago lindos buquês verdes de lá. Aqui na Palestina a bebida tradicional é uma mistura de chá preto e sálvia (às vezes chá preto e hortelã), por isso os buquês vendidos na feira são bem grandes. Por mais que eu adore ervas frescas, às vezes minha cozinha fica inundada de ervas (buquês comprados na feira, presentes da vizinha, ramos das minhas plantinhas que precisaram ser podados…) e é impossível usar aquilo tudo nas minhas receitas antes que elas apodreçam na geladeira. A solução é transformá-las em ervas secas, pois assim elas se conservam por muito mais tempo.

Uso ervas secas em sopas, molhos, massas e ensopados, mas também pra perfumar sal marinho e fazer chá (infusão). Pra secar as ervas em casa é muito simples. Geralmente lavo os ramos com água e deixo secar sobre um pano de prato. Quando toda a água tiver evaporado, junto os ramos em um buquê e penduro em algum lugar da cozinha onde não bate sol. Tenho uma fruteira de metal, com vários andares, e na cestinha de cima tem sempre ervas secando. Algumas pessoas aconselham envolver os buquês com papel toalha ou papel de seda, antes de pendurá-las, pra ajudar a absorver a umidade das folhas. Embora eu nunca tenha usado esse método, e sinceramente minhas folhinhas secam perfeitamente sem precisar de papel, acho que devo isso ao clima da Palestina, que é extremamente seco. Se o lugar onde você mora é úmido, provavelmente o papel vai ser útil. Percebi também que essa dica é boa pra proteger as ervas de poeira, que pode se acumular durante os dias (as ervas precisam de vários dias pra secar). A minha cozinha não tem janela, infelizmente, mas a vantagem é que justamente por causa disso quase não entra poeira aqui.

Então fica a dica: amarre as ervas limpas, sem nenhuma gota da água da lavagem, formando um pequeno buquê (um buquê grande demoraria mais pra secar e as folhas do meio podem mofar) e pendure em algum lugar da sua cozinha onde não bata sol direto (um varal, um gancho, um porta chaves), envolvido ou não em uma folha de papel toalha ou papel de seda. Depois é só separar as folhas dos galhos e guardar em um pote bem fechado (fora da geladeira). Eu deixo as ervas nos galhos, como mostram essas fotos, e vou arrancando folhinhas conforme a minha necessidade. Mas atenção: nem todas as ervas podem ser desidratadas em casa. Ervas como manjericão, hortelã, salsinha e coentro, por exemplo, geralmente apodrecem antes de secar. As que já sequei em casa com sucesso são as seguintes: sálvia, tomilho, alecrim, camomila e verbena.

Sugestões de uso de algumas dessas ervas:

-Sálvia: combina muito bem com jerimum (abóbora), batata doce, feijão branco e cogumelos. Quer mais inspiração? Veja essa receita de quiche com cogumelo, limão e sálvia que publiquei aqui ano passado. Sálvia também pode ser consumida na forma de infusão. Ela é ótima pra ajudar a resolver problemas intestinais como digestão difícil, dores no estômago e diarreia. Ferva uma xícara de água e junte uma colher de sobremesa de sálvia seca. Deixe descansar alguns minutos, coberta, e coe antes de beber. Aprendi essa “receita” com minhas amigas palestinas e ela me ajudou várias vezes.

-Alecrim: perfeito com batatas. Também fica ótimo com qualquer legume assado. Mais inspiração: risoto de alecrim e limão com tomate cereja assado e salada de batata, tofu defumado e uva. As duas receitas usam alecrim fresco, mas você pode substituí-lo por alecrim seco no risotto.

-Tomilho: gosto de usar em legumes assados e sopas. O sabor é bem intenso, então uma dose pequena é suficiente pra perfumar o prato. Tomilho é a base do condimento mais famoso na Palestina e que faz parte do café da manhã de todo mundo aqui: za’atar (um dia posto a receita).

-Verbena e camomila são deliciosas como infusão. Verbena é calmante e digestiva (além de ter um sabor ótimo) e uma xícara de infusão de camomila meia hora antes de deitar é garantia de espantar qualquer insônia. Lembre-se que pra aproveitar o poder medicinal das ervas é imprescindível cobrir a xícara, ou chaleira, enquanto a erva descansa na água quente e tomar as infusões SEM AÇÚCAR.

Sal marinho com tomilho.

Folhas delicadas, que não podem secar ao ar livre, podem ser desidratadas no forno, como expliquei no post sobre como fazer sal de salsão. E falando em sal de ervas, aqui vai mais uma sugestão deliciosa. Misture uma parte de sal marinho com a mesma medida de tomilho seco e triture bem. Você pode usar um pilão ou um mini processador pra fazer isso. Depois é só guardar em um pote bem fechado e usar pra temperar sopas, feijão, arroz e ensopados.

22 comentários em “Como secar ervas aromáticas

  1. Nossa dona Papacapim, você lê pensamentos? Quando vi esse post, fui ver com a Luciana se ela tinha te perguntado como secar ervas, pq semana passada compramos manjericão na feira e estávamos nos perguntado como sercar para não jogar fora! rsrsrsrs

  2. eu nem li o post, mas estou de boca aberta!! essa semana a gente tava aqui esquentando os miolos pra saber como secar manjericão, adoro e não dura nada…
    o Marcos me perguntou se eu tinha te perguntado alguma coisa haha
    vc lê pensamento? bom vou ler agora… beijos e obrigada

    1. Hihihi, vocês são o casal mais engraçado que aparece por aqui:-) Eu leio pensamento, sim (não sabiam que veganos tinham super poderes?). Realmente não dá pra secar manjericão usando o método que descrevi no post, mas como já sequei folha de salsão no forno e funcionou direitinho, eu tentaria secar manjericão assim. Só não posso garantir o sucesso, pois ainda não testei. E também dá pra congelar as folhas frescas: é só retirar as folhas dos galhos, lavar, secar bem e congelar em um saco plástico (de preferência daqueles que fecham com um zip). Isso eu já fiz e apesar do sabor ser menos intenso do que a erva fresca, quebra um galhão quando a gente tem manjericão demais na geladeira. Mais uma coisa: manjericão congelado só dá pra ser usado em molhos, sopas e outros pratos cozidos. Nem tentem usá-lo em saladas, pois depois de descongelar ele fica com uma aparência nem um pouco apetitosa.

      1. o engraçado é que a gente conversou, escreveu e depois que eu vi que ele escreveu quase a mesma coisa que eu rsrs… 2 doidos…
        vou testar então o forno e te falo..
        obrigada..
        e continue assim lendo pensamento, a gente ama <3
        bjs

  3. Ah!
    Achei que tinha encontrado a solução para os ramos enormes de salsinha que sempre estragam em casa, mas justo com essa erva não da pra fazer. Tem alguma dica para isso?
    Se não achar outro jeito, vou ver se planto num vaso e colho na hora. Será que num pequeno dá? Beijos

    1. Pois é, a salsinha é mesmo problemática:( A solução é ter um potinho dela na cozinha (pode ser pequeno, sim). Ou congelar usando a dica de Mariana (leia o cometnário que ela deixou abaixo).

  4. Oi Sandra, tudo bem?
    Sabe o que eu já fiz com as ervas, foi congelar com azeite. Eu vi circulando na internet, a foto mostrava cada erva num buraquinho da forminha de gelo, mas eu coloquei em um pote maior e misturei algumas e coloquei bastante azeite.. ele vira uma pasta dura como se fosse manteiga. Eu uso para passar no pão também e coloco em alguns legumes cozidos também.
    Enfim, vou testar secar com alguma erva que eu encontrar por esses dias.
    Até mais.
    Mariana

  5. Ola papacapim 🙂 parece que somos vizinhas, voce na Palestina e eu na Jordania. Adorei suas dicas, e tenho uma duvida, e necessario lavar a camomila? nao da pra secar e quando for armazenar, bater pra tirar o po:( parece meio anti-higienico, mas vi fazerem isso com o tomilho (za’tar)..tenho medo que mofe..pois uma vez lavei a mulukhia, espalhei ela num lencol grande, mas boa parte mofou..entao me falaram, que nao se lavava o tomilho e a mulukhia, o que achas? e queria saber se sabes o nome da mulukhia em portugues, e o nome do manjericao em arabe..
    beijos,
    obrigada..

    1. Oi, vizinha. Não sei como dizer mulukhia em Português, pois descobri essa folha aqui. Manjericão em Árabe se diz ‘rihan’. E acho melhor não lavar as ervas antes de coloca-las pra secar.

  6. Olá! Por quanto tempo posso armazenar chás desidratados? Me refiro aos comprados a granel em lojas de produtos naturais. Desde já obrigada!

  7. Salsinha cebolinha (ou ceboulete), depois de lavadas, eu pico bem pequenas, coloco em potes e congelo. uso congeladas mesmo, pegando dos potes com colheres e adicionando nas comidas Também faço isso com os pimentões vermelho, verde e amarelo. Retiro as sementes, pico em pedaços pequenos, misturo os três, coloco em potinhos e congelo. Duram mais de seis meses no freezer.

  8. Eu desidratei hortelã e boldo da chacará to usando no terreré e no chimarão , uso um desidratador que fiz com uma geladeira usada.

Deixe uma resposta