Mais receitas pra um churrasco vegano

Uvas assadas com alecrim e figos grelhados.

Como prometi no post de ontem, aqui vão mais receitas (inéditas) pra fazer no churrasco e deixar todo mundo com vontade de provar a sua comida. Essas são minhas receitas “pra churrasco” preferidas e gosto tanto que às vezes as preparo em casa, no forno. Tenho a sorte de ter um forno com a função “grill” (ele tem fogo embaixo e em cima), então asso minhas preparações e nos últimos minutos acendo o grill pra deixar a comida bem gratinada.

Batatas com limão, cebola e pimentão antes de irem pra churrasqueira.
Minhas batatas prontas, acompanhadas de várias delícias.

Trouxinhas de batata com limão

Usei esses ingredientes porque é uma combinação que adoro, mas você pode usar os legumes, temperos e ervas que preferir. Preparo as trouxinhas em casa e quando chego no churrasco é só colocar diretamente sobre as brasas. Se quiser fazer essa receita no forno, asse em uma travessa de vidro coberta com papel alumínio. Quando as batatas tiverem bem macias, retire o papel alumínio e deixe gratinar um pouco.

4 batatas, cortadas em pedaços médios (descascar é opcional)

2 cebolas, em fatias grossas

1 pimentão vermelho, em fatias grossas

4 dentes de alho (ou mais), picados

Suco e raspas de 1 limão grande

Azeite, sal e pimenta do reino

Em um recipiente grande misture todos os legumes. Junte o suco e raspas de limão, regue com bastante azeite e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Mexa bem pra envolver os pedaços de legumes com os temperos. Corte quatro quadrados grandes de papel alumínio. Distribua os legumes sobre o papel alumínio e junte as pontas de cada quadrado, formando uma trouxa (feche bem). Coloque as trouxinhas diretamente sobre brasas e deixe assar até as batatas ficarem bem macias. De vez em quando abra uma trouxinha e espete um pedaço de batata pra verificar o cozimento. Gosto de deixar cozinhar bastante, assim as batatas ficam bem macias e as cebolas, ligeiramente caramelizadas. Rende 4 porções.

Trouxinhas de uvas e alecrim

Quando fiz essa receita usei um pouquinho de geleia natural de figo (feita sem açúcar, como essa aqui), mas achei que ficou doce demais. Por isso estou dando a receita sem a geleia.

1 cacho grande de uvas

1cc de alecrim fresco, picado

Azeite

Coloque as uvas lavadas (o cacho inteiro) no centro de um quadrado grande de papel alumínio. Polvilhe com o alecrim e regue com um fio de azeite. Feche bem o pacote e asse diretamente sobre as brasas, até as uvas ficarem bem macias e ligeiramente caramelizadas. Rende 2 porções.

Cogumelo e tofu grelhados com molho de maçã e cebola

Compro vários blocos de tofu e congelo em porções menores. Tofu congelado, além de durar mais, fica mais firme e, ao mesmo tempo, mais poroso depois de descongelado. Ele absorve melhor os sabores da marinada e quando assado adquire uma textura muito agradável. (Atenção: pra fazer tofu mexido e quiche prefiro a textura do tofu fresco.) O molho de maçã e cebola casa maravilhosamente bem com esse prato, mas você pode preparar só o cogumelo com tofu, se quiser (também é uma delícia sozinho).

250g de cogumelos brancos frescos (champignons)

150g de tofu (leia dicas acima)

Marinada

2cs de molho de soja (shoyu)

2cs de azeite

2cs de água

2 dentes de alho, ralados

1/2cc de sálvia + 1/2cc de tomilho (desidratados)

Pimenta do reino a gosto

Corte os cogumelos em fatias e o tofu em cubinhos. Misture todos os ingredientes da marinada e despeje sobre a mistura de cogumelo e tofu. Mexa bem pra envolver tudo com a marinada. Cubra e deixe marinando na geladeira durante algumas horas (pode deixar marinando de um dia pro outro). Transfira os cogumelos e tofu pra dois pedaços grandes de papel alumínio e faça trouxinhas. Antes de fechar completamente o pacote, regue com a marinada. Feche bem e coloque as trouxinhas na grelha. Esse prato precisa de pouco tempo pra ficar pronto, mas é importante entreabrir as trouxinhas no final do cozimento pro líquido evaporar. Está pronto quando os cogumelos tiverem reduzido bastante, o tofu estiver ligeiramente dourado e quase todo o líquido tiver evaporado. Você também pode preparar esse prato em espetinhos. Nesse caso corte os cogumelos e o tofu em pedaços maiores e enquanto grelha regue constantemente com a marinada. Se quiser preparar esse prato em casa, como fiz, é só assar no forno bem quente (os cogumelos, tofu e toda a marinada), até ficar ligeiramente caramelizado. Sirva com o molho de maçã e cebola. Rende 2 porções.

Molho de maçã e cebola

Esse é o molho que acompanha minhas deliciosas panquecas de batatas e que ensinei a fazer nesse vídeo. Usei um pouquinho de vinagre dessa vez pra criar uma harmonia balanceada de doce, salgado e ácido, mas isso é opcional. Essa receita faz uma quantidade maior de molho do que você vai precisar, mas é só guardar o resto na geladeira (em um recipiente fechado). Melhor ainda: divida essa delícia com os outros convidados do churrasco (me falaram que ele acompanha muito bem carnes). Prepare o molho em casa, na véspera do dia do churrasco, e coloque na geladeira. Lembre de deixá-lo voltar à temperatura ambiente antes de consumir.

2 cebolas, em fatias

2 maçãs, em cubinhos (com casca)

1x de suco de maçã natural (puro, sem açúcar nem água)

1cs de azeite

1cs de vinagre de sidra (opcional)

Sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela pequena (de preferência com o fundo grosso) aqueça o azeite e refogue a cebola. Quando ela estiver bem dourada junte a maçã picada e deixe cozinhar em fogo baixo, coberto, mexendo de vez em quando, até a maçã começar a se desintegrar. Acrescente o suco natural de maçã e cozinhe mais um pouco. Quando quase todo o líquido tiver evaporado desligue o fogo, junte o vinagre de sidra, se estiver usando, e tempere com uma pitada generosa de sal e pimenta do reino a gosto. O molho dever ter um agradável sabor adocicado, mas com notas salgadas e, se você usou o vinagre, levemente ácidas. Prove e corrija o tempero, se necessário. Rende aproximadamente 1 1/2x. Se conserva alguns dias na geladeira.

Minhas trouxinhas assando, junto com algumas cebolas, na brasa.

8 comentários em “Mais receitas pra um churrasco vegano

  1. Nunca tinha pensado em assar uvas!! Que delícia que deve ser!
    Também nunca fiz cogumelos assim! E tenho de concordar que são os filés vegetarianos!! Adoro!!! E minha mãe aprendeu a amar também, então fazemos muito aqui!!!
    E cebolas na brasa… hmmmm!!! água na boca!!!

  2. Sandra, tem uns 2 meses que acompanho seu blog e já se tornou um dos meus preferidos! Seu jeito de cozinhar / criar é diferente, meio que sinto que cada post abre mais a minha mente. 🙂 Sou ovolacto, mais lacto que ovo, e cada vez menos lacto, rs. To caminhando para o veganismo. Eu estou querendo mostrar para alguns amigos onívoros que comida vegetariana pode ser sim muito gostosa. Será que você poderia me sugerir algumas das suas receitas que fazem mais sucesso com os onívoros? Apesar de eu achar tudo que fiz deste blog muito gostoso, os onívoros são mais chatos de acertar. Eu vi que o Ensopado Marinho e a Quiche de abobrinha fazem bastante sucesso, né? Tem outros que possa me sugerir?
    Obrigada! Tudo de bom 🙂

    1. Fernanda, o ensopado marinho e a quiche de abobrinha e tomate seco realmente fazem sucesso com os onívoros. SEMPRE. Você tem razão, onívoros são críticos mais duros, mas é exatamente por isso que adoro cozinhar pros amigos não-vegs: se eles gostaram, sei que o prato é bom, mesmo:) Aqui vai minha lista de pratos onívoros-friendly (testados na família-brasileira e francesa- e nos amigos), todos publicados aqui no blog:

      -gnocci com tomate cereja e pesto de amêndoas (cozinhar na frigideira, o que deixa o exterior crocante, é fundamental pro sucesso da receita)
      -minha lasanha preferida (aconselho fortemente o creme de castanha no lugar do creme de soja – veja nos comentários)
      -salada de batata com tofu defumado e uvas (somente se você conseguir encontrar um tofu defumado gostoso)
      -tourte de cogumelo e espinafre
      -grão de bico catalão
      -ensopado senegalês com amendoim (delicioso, mas só faça se seus amigos gostarem de culinária exótica)
      Além, claro, do ensopado marinho (coloco 2cs de alga nori triturada e fica mais “marinho” ainda) e da quiche. Quando cozinho pra amigos (vegs e onívoros), sempre leve em consideração as preferências deles na hora de escolher o prato. Eles gostam de comida exótica? Não gostam de pratos super condimentados/apimentados? Preferem massas? Adoram cogumelo? Detestam grão de bico? E por aí vai. Assim fica mais fácil escolher um dos pratos da lista.

      Espero ter ajudado. Não esqueça de me contar o que preparou pros amigos e se eles gostaram.

  3. Sandra, estou dando os primeiros passos nessa caminhada de mudar a alimentação. Já fiz diversas receitas suas e todos em casa achamos deliciosas. Quero, senão limar totalmente os produtos de origem animal, pelo menos consumi-los muito moderadamente e com a certeza da origem orgânica. Mas minha maior dificuldade é combinar pratos. Fui criada com um prato de carne, uma salada, arroz, feijão e algum legume como acompanhamento. Fico perdida no que combina com que entre suas receitas. Vc poderia fazer um post com dicas de combinações saborosas e saudáveis das suas receitas para o dia a dia?

Deixe uma resposta