Só o bom senso salva

Aveia dormida com chia e amêndoas

Depois de fazer furor nos States, parece que a semente de chia virou a comida saudável da moda no Brasil. Quando escrevi sobre como preparar essa sementinha, ela ainda era uma desconhecida por aí, mas depois de ter aparecido algumas vezes na telinha brasileira a chia virou estrela. Desde então muitas pessoas me escreveram querendo saber como usar essa nova maravilha da natureza. Falei tudo o que sabia sobre a chia naquele post, mas pensei em voltar ao assunto por dois motivos. Primeiro porque fico extremamente incomodada quando uma comida ganha fama de “super alimento”. Segundo porque descobri uma maneira nova de comer chia e queria dividir essa deliciosa receita com vocês. Mas comecemos pelo começo.

Não há dúvidas que semente de chia é um dos alimentos mais nutritivos que existe. Ela é extremamente rica em fibras, ômega 3, cálcio e ainda por cima é uma proteína vegetal completa! O que me incomoda é essa ruma de gente pensando que a chia é a solução pra todos os problemas do mundo. A bola da vez agora é a chia, mas já andaram falando maravilhas sobre farinha de feijão branco, linhaça, ração humana… Seria ótimo se a saúde perfeita, ou o peso ideal, só dependesse da ingestão de um único alimento. Mas precisamos reconhecer que a única maneira de manter a saúde, e o peso, é ter uma alimentação equilibrada, pelo menos na maior parte do tempo. Comer chia, linhaça, ração humana, ou o que mais estiver na moda, e continuar com os mesmos maus hábitos alimentares e falta de exercício não vai fazer milagre nenhum. Todos os dias (TODOS OS DIAS!) pessoas me escrevem dizendo que começaram a “tomar chia” e que esperam emagrecer. E eu fico pensando que se essas pessoas não estão fazendo algo mais (comendo mais legumes, menos açúcar, menos carboidrato refinado, fazendo mais exercício…) a chia não vai operar o milagre sozinha.

Se você estava vivendo bem e com saúde antes da chia dar o ar da graça, ela vai com certeza trazer benefícios pra a sua dieta, especialmente se você for vegano/vegetariano (pensem em todo esse ômega 3!). Já pra quem precisa perder peso, a chia sozinha tem poucas chances de revolucionar a sua vida. Em todo caso, ela está longe de ser um alimento indispensável. Não adianta procurar atalho nem produtos milagrosos! Saúde e peso equilibrado são o resultado, principalmente, de uma alimentação rica em verduras e frutas frescas, folhas, feijões e cereais integrais e pobre em açúcar, cereais refinados e gordura saturada. Mesmo se um alimento tem a reputação de ter poderes mágicos, se ele não vier acompanhado da dieta citada acima as chances de perder todo o seu “poder” são enormes. Alimentação pobre em nutrientes é kryptonita pra qualquer “super alimento”.

Depois de ter esclarecido esse assunto, passemos à receita. Ontem depois do jantar percebi que o pão tinha acabado e que não tinha farinha pra fazer mais. Sabendo que hoje eu ia ter um dia cheio e que precisava de um café da manhã robusto, resolvi preparar aveia dormida. Aveia é pra mim o café da manhã mais perfeito que existe. Ela é rica em proteína, ferro e fibras e me deixa alimentada até a hora do almoço. Mas, pensei, um tiquinho de chia deixaria a refeição ainda melhor, não? Bingo! Por que não pensei nisso antes? A textura da aveia dormida com chia fica sublime, mais leve do que uma papa normal e cremosa como um pudim. Juntando passas e amêndoas, criei um café da manhã delicioso e extremamente nutritivo. E se você quer aumentar a quantidade de fibra da sua dieta, aqui está o prato que vai te ajudar. Mais fibra do que isso, só engolindo uma bucha vegetal!

Moral da história: nenhum alimento sozinho é capaz de trazer saúde ou fazer alguém perder peso, só o bom senso salva e aveia dormida com chia é o meu novo café da manhã preferido.

 

Aveia dormida com chia e amêndoas

Essa receita pode ser servida fria ou quente. No verão como minha aveia dormida gelada, mas agora que está bem frio, prefiro esquentar um pouquinho antes de degustá-la. Uma colher de sopa de passas é suficiente pra adoçar minha aveia, mas se preferir algo mais doce dobre a quantidade. Pra deixar a mistura mais nutritiva (e mais doce), gosto de acrescentar uma banana pequena em rodelas. Maçã ou pera ralada também ficam uma delícia aqui.

1/2x de aveia em flocos

1cs de chia

1 1/3x de leite vegetal (amêndoas, soja, aveia…)

1-2cs de passas

1/3cc de canela em pó

Um punhado de amêndoas cruas picadas (ou castanha do Pará, nozes…)

1 banana (opcional)

Misture os cinco primeiros ingredientes* e deixe uma noite na geladeira (em um recipiente com tampa). No dia seguinte esquente a aveia em fogo baixo. Talvez seja preciso juntar um pouco mais de leite pra manter a consistência de pudim. Fora do fogo, junte as amêndoas e a banana picada (se estiver usando). Sirva imediatamente. Também pode ser servido frio. Rende uma porção.

*Esqueci de dizer ontem que ao misturar a chia com a aveia e o líquido será necessário esperar 5 minutos, mexendo umas 3 ou 4 vezes, antes de colocar na geladeira. Assim a chia hidrata por igual e a textura fica uniforme, sem “aglomerações” (bolinhos de chia). Só depois disso transfira a aveia pra geladeira pra terminar de hidratar.

57 comentários em “Só o bom senso salva

    1. Inês, acredito que não exista uma “quantidade indicada” de chia por dia, assim como não existe uma “quantidade indicada” de arroz ou de feijão. Chia não é medicamento, é um alimento com outro qualquer. Eu nunca como mais de 1 colher de sopa por dia simplesmente porque chia é muito cara aqui onde moro. Mas com 1cs já tenho todo o ômega 3 que preciso num dia, mais bastante fibras e cálcio, então me dou por satisfeita. Minha alimentação é bem variada e equilibrada, então considero a chia como um “plus”. Consumo principalmente pelo ômega 3, pois minha alimentação já é suficientemente rica em fibras e nutrientes. Mas cada um deve analisar as próprias necessidades e calcular a quantidade em função disso. Se dinheiro não for um problema e você precisar de uma dose extra de fibras/nutrientes na sua dieta, ninguém te impede de aumentar essa dose. Quanto às maneiras de preparar a chia, dê uma olhada no post que escrevei sobre o assunto. O link está no texto acima.

  1. Hmmm, que delícia! Podes ter certeza, ainda esta semana experimento um café da manhã com essa receita. Sinceramente, às vezes canso de comer pão integral com geleia… Se pelo menos existisse uma boa marca de manteiga de amendoim no Brasil…

    Parabéns, mais uma vez!

    1. Ana Paula, é tão fácil fazer manteiga de amendoim em casa! Você só precisa de um multi processador potente, amendoim torrado e um pouco de paciência. Se experimentar a aveia com chia não deixe de falar o que achou.

  2. Minha prima acabou de comprar um pacote de chia, aí eu resolvi olhar aqui as dicas que tinha dado no post antigo e me deparo com uma receita nova falando exatamente isso! Que legal!!
    Tava pensando que não to comendo mta linhaça e não tava prestando mta atenção em ômega 3, então essas sementinhas e essa receita nova vão ser uma mão na roda! Acho que vou seguir sua dica de uma colher de sopa por dia, até pq aqui tb é meio caro, e não acho que minha alimentação tenha outra carência nutricional! Obrigada!

  3. Confesso que quando passei em frente de uma loja de produtos naturais e vi que lá tinha a “milagrosa chia” fiquei com muita vontade de comprar, nao comprei por nao saber o que fazer com ela, mas agora me arriscarei e comprarei (:
    aah eu fiz a vitamina que voce ensinou e ficou maravilhosa *-* usei leite de aveia ( era a primeira vez que tinha feito e adocei, mas quando tomei a vitamina vi que nem era preciso ), minha mãe tem intolerancia a lactose, mas nem sempre gosta das coisas que eu faço com leites vegetais, mas a vitamina nao teve como nao gostar, acho que sentir algumas fibras da laranja deu um sabor super especial e diferente na vitamina, adorei mesmo ! Obrigada

  4. Adorei!!!! Adorei tudo, pois realmente o que precisamos mais, é de bom senso. Como tenho refluxo, meu café antes de correr (tipo 6:30h), é 1cs de chia (hidratada em 1/2x de água) com mel e banana, vou tentar fazer com aveia dormida. Já no lanche da manhã, capricho numa vitamina que vai linhaça, gergelim, soja, abacate, folha de couve e canela. Depois é só esperar pelo almoço!!! Parabéns pelo artigo e por todo blog!!

  5. Fiz a papa e fica uma delícia! Não aguentei e tive de provar pouco dps de fazer e já tava boa, mas ficou mto boa depois de descansar uma noite na geladeira!

  6. Olá Sandra. Fiz essa receita e ficou deliciosa. Obrigada mesmo! Só fiquei com uma pequena dúvida: Dá pra fazer e guardar na geladeira por alguns dias? Ou é melhor fazer e consumir logo no outro dia?

  7. Queria que minha mãe voltasse a gostar de aveia. Ela tomou um abuso grande. So que seria um café da manha altamente nutritivo para ela. Resultado, como apenas cafe com leite e bolachinhas… você poderia criar um post dando dicas de café da manha para nossa mama! Não sei mais o que fazer!!!

  8. Olá, Sandra!Fiz esta receita hoje e foi a melhor papa de aveia que já alguma vez comi! Fiquei satisfeita até a hora do almoço!Obrigada por partilhares connosco! Vou testar as outras receitas de papas também, agora que tenho quase 1 litro de leite de soja para gastar e descobri que fica muito bom na papa(em bolos ou cremes também), porque bebido sozinho para mim é intragável(mas eu também não gosto de nenhum leite…)
    Adorei conhecer o teu blogue, além das receitas fantásticas a maneira como escreves é muito especial.
    Sou brasileira, natural de São Paulo e moro em Portugal há 24 anos.
    Há pouco mais de um ano criei um blogue de culinária, o Aroma de Café(http://aromadecaf.blogspot.com/), longe de saber o quanto mudaria a forma de alimentar-me e que me fez repensar nas consequências deste acto automático mas que tanta repercussão traz à vida no Planeta. Através da Rute, do blogue Publicar para Partilhar(http://publicarparapartilhar.blogspot.com/), que gentilmente emprestou-me o livro Como Comemos:Porque as Nossas Escolhas Alimentares Fazem a Diferença, de Jim Mason e Piter Singer, depois de lê-lo e embora não traduza a realidade européia fez-me levantar o véu que todo onívoro coloca no acto de comer carne(e consumir produtos animais), véu que esconde uma realidade macabra e que não queremos ver…Hoje em dia os produtos animais vem tão manipulados e empacotados que é fácil esquecer que foi de um ser vivo(que respira e sente) que proveio. Não conheço(ainda) a Rute pessoalmente, somos amigas virtuais, mas o facto de me ter emprestado o livro e as nossas conversas foi o empurrão que faltava para tornar-me vegetariana(há cerca de 6 meses) e até agora estou a adorar! A descoberta de um novo mundo, a culinária rica, os novos ingredientes(eu também não sou muito fã de soja granulada, embora consuma ocasionalmente, prefiro mil vezes o grão natural)tem sido muito bom. O meu marido e filha de 8 anos continuam onívoros assim como toda a família e amigos, mas de qualquer forma eles acabam por se alimentar da “minha comida” e gostam e quem sabe no futuro… tudo tem de ser feito conscientemente e por vontade própria. Assim como ninguém me obriga a seja o que for, também não sou “vegachata” e todos comem mais vegetais, o que é ótimo!Acho que os actos e exemplos são mais importantes que campanhas!
    Bem, escrevi um pouco demais, mas gostei de compartilhar com você esta minha infância vegetariana(a caminho de vegana)!
    Posso publicar em meu blogue a foto da papinha linkada para a receita do teu blogue, com os teus créditos?É que acho que o teu blogue merece ser divulgado e conhecido porque é mesmo muito, muito bom! Aguardo a tua resposta.
    Beijinhos de Portugal
    Lina

    1. Lina, sinta-se à vontade pra publicar a foto da papa e o link pra receita no seu blog. Dei uma passadinha por lá (aproveito pra dizer que adorei o nome. Café é um dos meus 5 aromas preferidos) e gostei por demais de sua escrita. Espero que você consiga ir adiante com suas “Resoluções ambientais para 2012”. Se eu puder te ajudar na parte “tornar-me definitivamente vegetariana” ficarei bem feliz. Obrigada por compartilhar sua história e espero te ver por aqui mais vezes. Beijos da terra santa.

      1. Oi Sandra! Vim atrás da Lina. Estou adorando seu PapaCapimVeg. É tão ao meu jeito. Aliás, em espirito eu já cá estáva pois a Lina sempre me inclui no cartão de visita dela.

        Tenho tanto para lhe dizer, mas nem sei por onde começar. Vou evitar deixar um texto tão longo quanto o da minha amiga 🙂 Caso contrário, você vai pensar: rssss estas portuguesas não se calam!.

        Pra começar, levo o link do seu blog para a minha lista de partilhas alheias (na lateral direita do PPP). Já estive admirando alguns dos seus posts, o que me fez sentir vontade de convidá-la a participar com a gente na Blogagem Coletiva Teia Ambiental, a acontecer a todo o dia 7 de cada mês. Para saber mais acerca, por favor visite este link: BCTA. Esta blogagem tem quase 2 anos de existência mas não é obrigatório ter participação assidua. O próx dia de coletiva é dia 7 Março.

        Para terminar: adoro aveia, adoro chia e adoro papa crudivora. Costumo fazer esta aqui. E concerteza vou amar a sua versão de aveia e chia dormida 🙂
        Beiiiiiiiiiiiijos bem portugueses. Boa semana para você.
        Rute

  9. Olá papacapim tudo bom?
    Vou começar com uma dieta para reduzir meu peso.
    Gostaria de saber se essa receita no café da manhã tem muitas calorias?
    Ha outra coisa será que posso só comer isso no café da manhã?
    Obrigaduuuuu
    Bjs

    1. Olá, Débora. Não sei a quantidade exata de calorias dessa receita, mas gostaria de chamar a sua atenção pra uma coisa: esse prato é extremamente nutritivo e na minha humilde opinião (não sou nutricionista) acho que isso é mais importante que as calorias. Prefiro ingerir calorias de qualidade (acompanhadas de vitaminas, mineirais e fibras, como é o caso desse prato) do que comer algo “light” e nutricionalmente pobre. Pense nisso. Quanto a sua segunda pergunta a resposta é sim, você pode (deve) comer só isso no café da manhã, pois, como disse, esse prato é extremamente nutritivo.

  10. Oi, é uma ótima idéia, adorei, mas não entendi muito bem essas abreviações de colher e as outras coisas abreviadas na receita, tem alguma tabela de referencia ou algo assim? complicou um pouco isso…mesmo assim ótima dica, obrigada, beijos.

    1. Priscila, na seção “receitas”, onde tem a lista com todas as receitas que apareceram aqui, explico as abreviações usadas no blog, mas aqui vai tudo explicadinho pra você: cc = colher de chá, cs = colher de sopa, x = xícara.

  11. Olá papacapins!
    Concordo em todos os pontos de que nao há essa de “alimento milagroso!” Lembro-me de quando o acaí virou moda nos EUA e europa, era acaí para tudo quanto é lado, mas muito pouco na forma que conhecemos no Brasil. Pois no exterior se propagou mais a forma farmaceutica do acaí do que a inatura. Com a agitacao sobre o acaí “the poweful berry of the amazon” suplementos vitamínicos e super antioxidantes surgiram no mercado prometento quase que a cura do cancer, se for para exagerar. Depois vieram os cosméticos de acaí, porque “deixam seus fios mais brilhantes” e “sua pele sem radicais livres etc.” Depois do acaí veio a acerola…entao compostos de vitamina C com acerola comecaram a abarrotar as prateleiras das farmácias. A semente de quinoa tbm teve seu nome escrito na calcada da fama nutricional dos EUA. Chegou ao Brasil, mas talvez nao fez tanto sucesso devido seu preco elevado se comparado com os internacionais, já que maior parte da importacao era feita por EUA que vive a febre da quinoa. Agora a bola da vez é a chia, prometendo quase tudo e um pouco mais…famosos e tv relatam os benefícios da chia..enfim puro marketing agrário. Agora revelar que o alto consumo de produtos industrializados, cheios de acúcares, realcadores de sabor, conservantes, aromas, emulsificantes, vida sedentária etc. sao poucos explorados pela tv. Realmente só “o bom senso salva e aveia dormida com chia” tem tudo para se tornar meu café da manha preferido tbm, vou tentar esta receita amanha de manha ao invés do usual “Brei” no alemao que é parecido: aveia passada no óleo de coco, farelo de grao sarraceno e farelo de arroz, com passas, bananas amassadas e raspas de macas – cobre-se entao com água e deixa cozinhar em fogo brando até virar uma papinha super deliciosa e nutritiva, pode-se tbm acrescentar nozes, amendoas etc. Realmente a aveia é ótima para comecar o dia, principalemnte antes de subir uma montanha ou fazer qualquer outro esporte!Um grande beijo!

  12. Gostaria de saber o que faço com a massa que sobra do leite de amêndoas.
    Se possível gostaria de algumas receitas.
    Suas receitas são muito boas.
    As matérias são excelentes.
    Estou tentando mudar meus hábitos alimentares.
    Grande beijo.

  13. Oi! Achei seu blog por acaso mas desde que comecei a ler não consegui mais parar… Quando terminar de ler todos os posts, pretendo começar a acompanhá-lo na medida em que você for postando 😉 Mas então, eu simplesmente DETESTO passas! Será que daria certo substituir por ameixas secas? Beijinhos e parabéns pelo blog 😀

  14. Sandra, suas receitas sao maravilhosas e um enriquecimento para vida de qq pesssoa q queira uma otima alimentacao. Estou muito feliz com a minha amiga Teresa q me trouxe ate vc! Vcs duas fizeram a diferenca em 2013! Beijo enorme no seu coracao! Mavie

  15. Olá. Não sei se você vai ver esse comentário nesse post antigo… Acabei de conhecer o seu blog e gostei muito. Não sou vegetariana, mas mesmo assim busco uma alimentação que seja nutritiva e sustentável, e compartilho muito do que que você coloca por aqui.
    Fiquei um uma dúvida: como você lida com a questão da aveia e do glúten? Vi que você evita o glúten, e as aveias que temos por aqui contém essa proteína. Acho que na verdade a aveia em si não contém, mas devido ao local de beneficiamento acaba ‘contaminada’. Será que tudo bem porque é pouco glúten?

    1. Letícia, na verdade eu não evito o glúten propriamente dito, pois até onde sei não tenho intolerância à essa proteína. Mas como procuro ter uma alimentação diversificada, eu tento evitar o excesso de trigo. Por isso consumo aveia regularmente (na verdade diariamente) sem me preocupar com o glúten. Mas você está certa, o maior problema da aveia é a contaminação cruzada com o trigo. Em alguns lugares do mundo é possível comprar aveia que não sofreu nenhuma contaminação com trigo e vem com a etiqueta ‘sem glúten’. Mas pelas minhas pesquisas descobri que aveia tem um tipo de glúten, diferente do glúten do trigo, mas que mesmo assim pode ser nocivo pra uma pequena parte da população que tem doença celíaca.

  16. Experimentei hoje (na verdade, nesse exato momento) e tenho que admitir que não esperava que fosse ficar tão gostosa! E não precisa de açúcar mesmo, o docinho das frutinhas e o gostinho da canela já são suficientes…

    Estou precisando muito mudar meus hábitos alimentares… meu estômago não é muito fortinho e volta e meia tenho alguma complicação por causa de alguns alimentos. Estou começando uma mudança e vou usar muitas das suas receitas daqui pra frente!

    1. Fico muito feliz em poder ser útil, Lahis. Espero que você encontre muitas outras receitas por aqui que te ajudem a mudar seus hábitos alimentares.

  17. Sandra, estava vendo uma página no Facebook da Zona Cerealista (de São Paulo) e vi uma receita de “MINGAU DE AVEIA PROTEICO COM CHIA E AMÊNDOAS” utilizando a sua foto daqui do site ( a receita tbm é praticamente idêntica), assim que vi reconheci, pois amo essa papa e já abri a página dessa receita muitas vezes. Não te deram os créditos, por isso estou avisando…não sei se vc se importa ou não, mas quis te avisar pois não acho justo. Bjs

    1. Me importo sim! Muito obrigada pelo aviso. Escrevi pra Zona Cerealista, mas você pode me ajudar deixando um comentário no post com um link pra receita original. Isso acontece com muita frequência e já não sei mais o que fazer pra impedir as pessoas de roubarem minhas fotos e receitas 🙁 As pessoas acham que conteúdo publicado na internet não tem dono e que eles podem usar e abusar.

      1. Você pode pôr marca d’água do nome do blog nas suas fotos. É um recurso usado muito por aí para impedir o uso não autorizado de fotos. Muitos sites e blogs usam.

    1. Mas eles me responderam explicando que tinham tirado a foto, mas que se eu quisesse eles podiam colocar de volta com os devidos créditos e um link pra receita original. Eu disse ‘claro!’, então talvez eles coloquem de volta… Pelo menos me responderam rapidinho e tiraram a foto, o que já me deixou bem feliz 🙂

  18. Olá, Sandra! Estou muito curiosa para provar esta papa. Pela manhã, não tenho tempo de fazer um bom café da manhã e por vezes fico até a hora do almoço sem comer nada (às vezes só como um mix de oleoginosas e frutas secas, mas a fome fica grande, viu). Gostei da ideia da aveia dormida, me facilitaria muito, mas eis minhas dúvidas:
    1- posso usar leite de vaca? (isto seria temporário, logo faria a receita original. Mas nunca fiz um leite vegetal e preciso testar, mas ando sem tempo);
    2- posso aquecer no microondas na manhã seguinte? (eu levaria para o trabalho e comeria lá – de novo, por falta de tempo).
    Sei que posso estar “assassinando” sua receita com essas alternativas, mas já me ajudaria a ter um café da manhã nutritivo.
    Obrigada!! Beijos

  19. Olá, Sandra,
    Acima de tudo,obrigada por sua generosidade neste blog.
    Fiz a aveia dormida mas,antes de esquentá-la para comer,fiz uma “banana caramelizada” ao estilo de um outro post seu e aí,na mesma panela,esquentei a aveia. Delícia! Realçou o sabor doce e azedinho da banana prata super madura que usei. Nham! 😀

  20. Querida Sandra, obrigada pelo site e seus conteúdos. Parabéns 🙂 Tenho uma dúvida um pouco insignificante mas importante 🙂 o que significa nas quantidades o “x”? 1/2 x é meio de quê? Obrigada!

Deixe uma resposta