Desastre culinário e uma vitamina de consolo

Vitamina de pêssego, banana e chia

Desastres culinários acontecem com os melhores cozinheiros e a minha humilde cozinha não poderia ser uma exceção. Desde ontem afago, acaricio e converso com uma bola de massa que deveria se transformar em bagels hoje. Minha agenda de afazeres do mês de novembro está assoberbadíssima e a ideia era congelar pão pras próximas duas semanas. Mas os deuses do pão não estavam do meu lado. Não sei o que deu errado, porém suspeito que meu fermento pra pão venceu e não faz mais efeito. O fato é que meus bagels não cresceram nada, ficaram tão densos e pesados quanto tijolos de barro e são totalmente intragáveis. Enquanto digito essas linhas uma fornada de 16 (16!!!!) bagels aguarda o seu destino no forno apagado. Na verdade 15, pois comi um pra tentar me convencer que, não, não, meus pãezinhos não são tão ruins assim, e acabei com o equivalente a um quilo de cimento no estômago. Ai! Infelizmente o destino da fornada será o lixo. Nem me lembrem do desperdício que isso significa, pois minha consciência já está tão pesada quanto o meu estômago!

Por causa disso não tive condições (espaço no estômago) pra almoçar, mas como precisava ingerir alguma coisa e achei um saquinho com pêssegos no congelador (lembranças do verão), fiz uma vitamina. Geralmente é isso que tomo quando preciso me alimentar, mas ao mesmo tempo estou sem vontade de comer. E gosto de aumentar os nutrientes das minhas vitaminas juntando uma colher de sopa de sementes de chia. Se você estava procurando mais uma maneira de incorporar essas sementinhas mágicas na sua alimentação, acabou de encontrar.

P.S. Prometo que a receita dos bagels (os bons, não os feitos de cimento) aparecerá aqui semana que vem. Felizmente certos dias sou capaz de fazer bagels deliciosos.

Vitamina de pêssego, banana e chia

Pelo menos uma das duas frutas deve estar congelada, mas se quiser uma mistura parecida com um sorbet, use as duas frutas congeladas. Acho que leite de amêndoas casa perfeitamente com pêssegos, mas você pode usar leite de soja ou outro leite vegetal (de preferência não adoçado). Você também pode substituir os pêssegos por outra fruta (mamão se dá muito bem com banana). Quer saber tudo sobre a chia? Leia esse post e mais esse.

1x de pêssegos em cubos (frescos ou congelados)

1 banana (fresca ou congelada)

1x de leite de amêndoas gelado (ou seu leite vegetal preferido)

1cs de sementes de chia

Bata todos os ingredientes, menos a chia, no liquidificador até ficar cremoso. Junte a chia e pulse duas ou três vezes (só o suficiente pra misturar as sementes com o líquido, sem necessariamente tritura-las). Sirva imediatamente. Rende uma porção generosa.

18 comentários em “Desastre culinário e uma vitamina de consolo

  1. Ai Sandra, tive vontade de chorar com seu post. É muito triste mesmo quando uma receita não dá certo. Ainda lembro do meu último desatre culinário: foram alguns pães sem queijo que fiz com um óleo que já era muito velho. Infelizmente eu só percebi isso depois que misturei o óleo, mas mesmo assim assei os pães. Mas não deu outra, depois de assados, o gosto de óleo velho estava tão forte que não deu para comer, foram todos para o lixo…. Nessas horas a gente perde até a fome… Mas espero que os seus próximos bagels dêem certo e vou ficar aqui esperando ansiosamente pela receita 🙂

    Abraços
    Fernanda

    1. Felizmente tenho fotos dos penúltimos bagels que fiz e que ficaram perfeitos, porque fiquei tão triste com esse disastre culinário que acho que não vou querer refazer bagels tão cedo…

  2. Poxa, dá nem pra tostar e fazer farinha de rosca? Morro de pena de desperdício, faço armengue pra tudo ter um fim útil… Em último caso, pego tudo e transformo em adubo pra retomar minha mini-horta.

    Mas essa vitamina parece que vale um pequeno desastre, hein?

  3. Que pena, Sandra que esse desastre aconteceu. Coincidência que outro dia estava desfolhando uma revista de culinária vegetariana e vi uma receita de bagels e fiquei contente porque lembrei dos seus maravilhosos sanduiches, mas quando vi a receita fiquei desanimada pois levava alguns ingredientes que acho não combinarem com um pão saudável: uma dose elevada de margarina e açúcar. Então pensei, será que a Sandra faz os seus próprios bagels?Se assim for, com certeza ela terá uma receita decente…Adivinhei! Oxalá os deuses do pão façam com que a publiques rápido!
    Fico ansiosamente a aguardar!
    Bjos

  4. Ah! já ia esquecendo, a vitamina deve ser ótima!E outra coincidência, tenho um saco de pêssegos congelados que sobraram do verão e pensei há dias: o que farei com eles? Aqui no Papacapim encontro resposta para tudo!

  5. Desastres culinários acontecem a todos, e são algo que me deixam profundamente triste 🙁 Ainda há 2 semanas tentei fazer um bolo de laranja e amêndoa e foi o maior desastre de sempre, não cresceu nada e ficou completamente molhado e gorduroso, horrível! Acabei por desistir da ideia… Espero que não desistas dos bagels, aqui toda a gente está a torcer por ti! 🙂
    Ótima sugestão a da vitamina, ainda há uns dias fiz uma com mirtilos congelados e soube-me tão bem (porque é que eu não guardei também pêssegos?! :()

    Beijinho

    1. Márcia, eu tenho uma receita ótima de bolo de laranja e amêndoas (sem glúten e sem açúcar). Criei pra um amigo que não pode comer glúten e ficou tão bom que fiz várias outras vezes depois. Te interessa?

  6. Não, não, não, não e não! Quero bagels, e quero já ! ):
    Fiquei tão triste com a notícia de que seus bagels viraram pequenos monstrinhos de concreto que peguei a primeira receita que vi na internet e fui fazer… Só digo uma coisa: Borracha. Eu me senti comendo uma esponja dura.. mas pelo menos o gosto estava bom D:
    Agora o jeito é esperar né ):

Deixe uma resposta